Defesa & Geopolítica

Base Aérea de Natal reúne participantes da Operação CRUZEX V

Posted by

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/5966/i1055160022116516.jpg

Sugestão: Cmdt Melk

De 3 a 7 de maio, militares das Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Uruguai e Venezuela participam no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), sediado na Base Aérea de Natal (BANT),  das reuniões preparatórias da V Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX). A Operação acontecerá no período de 28 de outubro a 19 de novembro deste ano.

Além dos planejadores dos países participantes, estão presentes nas reuniões três oficiais generais: Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos (Chefe da Subchefia de Operações do COMGAR), Major General Hugo Tilly Ebnsperger (Chile) e General de Brigada Luis Rafael Viana España (Venezuela).

Os assuntos discutidos envolvem desde a agenda de trabalho, objetivos do exercício, concepção, comando da operação, organização logística, aspectos administrativos e jurídicos, bem como a divulgação para a mídia.

A CRUZEX, coordenada pelo Comando-Geral do Ar (COMGAR), Brasília-DF, envolverá três bases aéreas: Natal (BANT), Fortaleza (BAFZ) e Recife (BARF), e desdobramentos nas cidades de Mossoró-RN e Campina Grande-PB. Este ano a Operação contará com observadores de sete países: Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Inglaterra, Peru e Paraguai.

O objetivo da Operação é a interação dos países na condução de operações aéreas de coalizão, utilizando o padrão OTAN de comando e controle. A BANT já sediou duas CRUZEX (II e IV), em 2004 e 2008.

Fonte: BANT

shared on wplocker.com