Madri cede e manterá Honduras longe de cúpula

http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A3/2529/3FC7/0125/3791/AEF4/03C0/honduras-reuters-hg-20092711.jpg

Após ameaça dos países latino-americanos de boicotar reunião com UE, Espanha restringe visita de hondurenho à assinatura de acordo comercial

Jamil Chade, CORRESPONDENTE / GENEBRA – O Estado de S.Paulo

O Itamaraty disse ontem que foi informado pelo governo espanhol de que a participação do presidente de Honduras, Porfirio Lobo, na Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe será limitada. A decisão abre espaço para a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Cristina Kirchner e outros chefes de Estado da região que haviam ameaçado boicotar o evento caso o líder hondurenho estivesse presente.

Ontem, fontes da UE afirmaram ao Estado que um acordo sobre a participação de Lula na cúpula já havia sido alcançado. O Palácio do Planalto confirmou, em conversas privadas com o bloco, a viagem do presidente a Madri, no dia 17. Em Brasília, assessores do Planalto afirmaram que a solução foi considerada satisfatória.

Em troca da confirmação da viagem de Lula, o governo espanhol aceitou limitar a participação de Lobo apenas ao evento entre a UE e a América Central, também em Madri, para a assinatura de um acordo comercial.

A participação de Lobo ocorreria um dia depois da cúpula, na qual participariam Lula, Hugo Chávez e outros líderes que se opõem ao governo do hondurenho. Para o encontro principal, Lobo teria sua participação suspensa. Assim, a UE não precisaria passar pelo embaraço de desconvidar Lobo. No entanto, ao mesmo tempo, não criaria um mal-estar completo com a maior parte da região.

“Convidamos todos os presidentes e estamos trabalhando para que a cúpula tenha êxito”, limitou-se a dizer o porta-voz do governo da Espanha, Juan Cierco. Ele admitiu, porém, que existem problemas em relação à participação de Honduras na reunião.

Na chancelaria espanhola, a porta-voz Arancha Banon rejeitou confirmar se Lobo terá sua participação limitada. “Não falaremos mais nada sobre o assunto”, disse.

No Itamaraty, altos funcionários dão o tema como resolvido diante das garantias que receberam de que Lobo e Lula não se cruzariam em Madri. “Sofremos muita pressão”, admitiu a assessoria do Ministério das Relações Exteriores de Honduras.

Diplomatas europeus trabalham para tentar salvar o evento, que corre o risco de ser esvaziado politicamente. A reunião deveria ser um dos principais marcos da presidência espanhola da UE, mas está se transformando em um pesadelo.

A decisão de Madri de convidar Lobo para o evento foi duramente atacada por Brasília, Buenos Aires e Caracas. Há vários dias, o Itamaraty vem mantendo reuniões em Bruxelas com os espanhóis para alertar sobre a situação constrangedora de ter na mesa a presença de Lobo, que tomou posse em janeiro após uma conturbada crise política em seu país.

Relações. Desde o golpe que derrubou o presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho, o Brasil ainda não normalizou as relações com Honduras. Quase três meses depois, em 21 de setembro, Zelaya abrigou-se na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. Eleições foram realizadas em novembro, mas o Itamaraty fez uma série de exigências antes de voltar a ter uma relação normal com o governo hondurenho.

De olho em um acordo comercial que poderia ser assinado entre a UE e a América Central durante a cúpula, o governo espanhol insistiu em convidar Lobo, tentando dar um tom de mediador regional.

COLABOROU TÂNIA MONTEIRO

Fonte: O Estado de São Paulo via CCOMSEX

25 Comentários

  1. O assunto Honduras nao eh pagina virada coisa nenhuma!!!! O uso de forca na deposicao de Zelaya constitue um golpe. Essa de dizerem que a lei Hondurenha permite isso eh pura balela daqueles interessados em esparramar golpes de estado na america latina. Zelaya tem que voltar, sim e os golpistas enforcados, prisao eh muito pouco para esses calhordas, assassinos covardes e vendilhoes da patria em paises latino-americanos!!!Leis constitucionais existem para serem respeitadas e inviolaveis pela propria natureza, especialmente pelos militares. Elas se constituem em pilares da ordem social e institucional. Sua violacao deve ser punida exemplarmente, com a morte, enforcamento!!!

  2. Lula não aceita o Lobo que foi eleito legitimamente mas abraça o Fidel Castro, Hugo Chávez e Mahmoud Ahmadinejad.

    Realmente, uma excelente política externa.

  3. Ninguem eleito sob uma ditadura pode ser considerado legitimo. A eleicao foi ilegitima e o governo, consequentemente eh ilegitimo. O Lobo nao eh o presidente coisa nenhuma, nao passa de uma marionete oportunista, tao golpista quanto o Micheletti, colocado pelo tio Sam, numa tentativa de legitimar um golpe de estado, planejado nos poroes do pentagono. Nao adianta, nos, latino-americanos estamos escolados, esse golpe nao funciona mais, e sempre sera facilmente desmascarado!!!
    Zelaya eh o presidente de Honduras, democraticamente eleito, forca para os indisciplinados entreguistas, traidores do povo hondurenho !!!!!

  4. Em tempo quem nao sao gente sao os golpistas, forca para esses calhordas, vendilhoes da patria. Os espanhois estavam querendo abafar e legitimar os golpistas, conspirando contra o povo latino-americano, sujeira espanhola!!!! Parabens a UNASUL, PRIMEIRA VITORIA POLITICA DA INSTITUICAO!!!!
    Sds.

  5. Fidel defendeu seu Pais contra uma potencia alienigena, os ianques imperialistas, nada tem a ver com o caso de Honduras. Soh ele conseguiu vencer os invasores ianques, na America Latina: por isso foi legitimado e aceito pelo povo cubano, como um heroi que defendeu a Patria, sem entrar no merito do regime politico instalado em Cuba com a vitoria de Fidel!!! Tanto o capitalismo como o socialismo tem suas mazelas, mas a meu ver e sem medo de errar, o povo cubano hoje eh o povo melhor preparado para ser capitalista, em toda a America Latina!!!!

  6. “Ninguem eleito sob uma ditadura poder ser considerado legitimo”?

    E o Tancredo Neves foi o que, então, sabichão?

  7. Zelaya era tão autoritario quanto Hugo Chavez. estava mas do que claro que ele tinha a intenção de se perpetuar no poder, quando desrespeitou uma decisao da justiça e forçou um referendo passando por cima da constituição do país. a postura do Lula é de que ditaduras de esquerda pode, ditaduras de direita não.

  8. Acho que tu andas lendo inVEJA demais, meu caro Lecen, para de ler folha também, porque só tem golpista. Voce não entende de politica, pois se entendesse não estaria comparando absurdamente o caso do Tancredo, que foi um final de ditadura, com meia duzias de idiotas coronéis que não querem perder o poder nas favelas deles la em Honduras. São como traficantees que querem colocar medo nas pessoas para continuarem no poder. Não fala do Lula porque ele esta milhões de Kilometros acima de voce, todo o planeta enxerga ele, voce mal consegue se olhar no espelho. Acho que todos podem opinar aqui e enqualquer blog, mas vir aqui pra patifar só podia ser tucano.

  9. É sabichão, então me explica como em apenas uma semana de golpe e governo provisório de Michelleti, Honduras teve o maior número de fechamento de meios independentes de comunicação, até a Rádio Globo hondurenha, estado de sítio, assassinato de jornalistas, ameaças a autoridades de organizações como ONU e OEA, extrapolando tudo muito acima do que o governo Chavez conseguiu até hoje.

    Aliás, me explica se pela atual correlação de forças interna em Honduras e suas posições políticas, essa não se trata de mais uma falsa democracia na América Latina tal qual Chavez? É pimenta nos outros é refresco, olha pro prórpio umbigo de “direita” ou de “esquerda” e vê como tá todo mundo com o traseiro sujo.

  10. Tancredo Neves não foi eleito por voto popular universal, então era apenas um sopro de legitimidade.

  11. Pois é e os Yankees apoiando os Sauditas, onde as mulheres são tratadas como um objeto, onde tem a pena de morte quase que pra todo reato, e onde a repressão do regime à liberdade de palavra é total… que excelente política externa !!

    Parece que o Lecen está desinformado a respeito de Honduras, pois parece que tudo la esta acontecendo como ele gosta, assassinatos de jornalistas que falam como as coisas estão, prisões arbitrárias, torturas e mortes, tudo dentro da lógica democrata que o Lecen gosta e que os Yankees adoram fazer pelo mundo !!

    Mas a democracia pregada pelos papagaios do império é assim mesmo… violenta e cruel!

    Valeu !!

  12. Não esperem resposta dele, do Lecen, pois ele vem solta uma fortinha e depois sai correndo pra debaixo da cama… pois não consegue debater sem se irritar com as provas Kabais contra a hipocrisia da chamada “Democracia Yankee” !!!

    E se colocas as realidades do mundo e da Geopolítica como são, ele pega a bola e vai embora… muito interessante debater assim !!

    Valeu !!

  13. Francoorp :
    Pois é e os Yankees apoiando os Sauditas, onde as mulheres são tratadas como um objeto, onde tem a pena de morte quase que pra todo reato, e onde a repressão do regime à liberdade de palavra é total… que excelente política externa !!
    Parece que o Lecen está desinformado a respeito de Honduras, pois parece que tudo la esta acontecendo como ele gosta, assassinatos de jornalistas que falam como as coisas estão, prisões arbitrárias, torturas e mortes, tudo dentro da lógica democrata que o Lecen gosta e que os Yankees adoram fazer pelo mundo !!
    Mas a democracia pregada pelos papagaios do império é assim mesmo… violenta e cruel!
    Valeu !!

    O BRASIL está certo, + devemos deixar q os mesmos resolvam seu problemas,ou então q essa quase morta OEA dê uma dura no governos hondurenho é nos iankes seus patrocinadores.

  14. Francoorp

    Honduras está numa “Democratura”.
    Realmente, o assassinato de inocentes lá me deixou aqui no Brasil morrendo de raiva, ainda mais com a morte e estupro de uma adolescente filha de um radialista.

    Claro que eu sei que o Brasil também tem coisa parecida. Mas aqui se combate isso. Já lá… é o próprio governo e simpatizastes quem fazem isso, e ainda encobrem.

  15. Francoorp :
    E se colocas as realidades do mundo e da Geopolítica como são, ele pega a bola e vai embora… muito interessante debater assim !!
    Valeu !!

    É como o governo americano fujindo de Ahmadinejad quando estava criticando os EUA.
    rsrsrsrsrs Eu A-D-O-R-E-I ver isso!!

    Quando se usa as regras do jogo contra o “Jogador”, é normal ele perder, pois só ganha roubando.

    ____________________

    Foram criadas leis por países que depois da 2ªGM e a estabilização ocidental, essas leis começaram a atrapalhar as ambições dos ricos e começaram a passar por cima delas e às pregar “cretinamente” para os outros obedecerem.
    Hipocrisia é típico de políticas de dominação.

  16. Eu hein… essa coisa Democratura… tem mesmo quem que aTURA esta democratura, mas parece que e da Democra-DURA que “Eles” gostam mais! hehe, talvez é por isso que ele gosta tanto deles…

    Isso ai, os caras são caras de pau mesmo !!!!

    Valeu !!

  17. Meus caros, só o fato de vocês estarem escrevendo “yankees” corretamente já é um grande salto evolucionário.

    Espero que logo descubram como criar o fogo e aprendam a fabricar utensilios.

  18. Me dói um bocado concordar (em parte) com o Lecen…
    Mas…

    Meus caros companheiros de blog… vamos deixar o lado mais “fanático” de lado, vamos esquecer um pouco essa coisa de yankee e comunistas/esquerdistas…

    E pensar que se estamos falando de uma Cúpula, um local para discussões, debates, acertos e até mesmo acordos (além de que existem objetivos de integração), então por que virar as costas a Honduras?

    Assim como me recuso a aceitar que o mundo vire as costas ao Irã, pois aquele povo nada fez para merecer isso, eu defendo que em respeito ao povo de Honduras não se pode virar as costas…

    Além disso, governos vem e vão, mas o povo fica, a população é quem sofrerá restrições no final, aliás é quem já vem sofrendo… Eu defendo que um país vizinho deve ser tratado com respeito, e em especial a população daquele local deve ser respeitada.

    Ps..:: mas deixo claro que integração na américa latina, ao meu ver é uma furada, não tenho tanta fé… mas vamos tentar, “Para não dizer que não falei de flores”.

  19. Os canalhas golpistas têm que pagar pelo que fizeram!!! Não podemos aceitar nunca esse governo de lacaios.

    Um abraço.

  20. Quem virou as costas a todos os latino-americanos foram os vira-latas dos generais corruptos hondurenhos, fabricados nos poroes do pentagono e que ainda seguerm a cartilha da velha ESCOLA DAS AMERICAS, instituicao a servico do Tio Sam. Hoje transformada em “Acordos Militares” entre paises, inclusive com o Brasil, no ultimo acordo, levianamente assinado pelo traira NJ, apunhalando pelas costas, na surdina o povo brasileiro. O Paraguai ja esta balancando e o Urugurai tambem ja esta assinando o acordo para treinamento de oficiais guerrilheiros golpistas a servico do pentagono, eufemisticamente chamado de revolucionarios. Portanto foram esses alienigenas que romperam com o estado de direito latino-americano. Assim, estamos apenas e tao somente nao reconhecendo e nao aceitando a volta dos assassinos, parasitas sociais, da barbarie, da terra sem lei dos palhacos que servem a estrangeiros as custas das vidas, das liberdades, dos recursos e soldos pagos com o rico dinheirinho latino-americano. Eh isso, bom dia para todos!!!

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention Madri cede e manterá Honduras longe de cúpula « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.