Japão poderá ter sua primeira base militar estrangeira desde o fim da 2ª GM

http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Everyone%20Else/images-3/japanese-navy.jpg

Sugestão: Cmdt Melk

Texto e Tradução E.M.Pinto

Plano Brasil

Segundo a Janes, o Japão está abrindo a sua primeira base militar além mar desde o fim da segunda guerra mundial, a base será instalada no Djbuti, nas proximidades da Somália e do Yemen e servirá de apoio as operações anti-pirataria cno mar vermelho.

O empreendimento custará US$ 40 mi e será finalizado em 2011, o intuito do Japão em reforçar sua presença no golfo de Aden baseia-se na necessidade de cooperação com os demais países que combatem a pirataria naquela região do planeta, para tanto segundo a Janes, o Japão treinará também oficiais da Marinah e Fuzileiros navais do Djbouti.


A Base permitirar ao Japão efetuar operações militáres fora de seu território, o que quebra o longo período de limitações impostas desde a sua rendição na segunda guerra Mundial e assinatura de tratados pacifistas.

Fonte/Janes.com

5 Comentários

  1. O Djibuti alberga a principal base militar francesa no estrangeiro (três mil homens) e uma importante base militar americana (três mil e 400 homens), desde 2003.

    Já, a intenção japonesa após o término das operações na região, segundo um associado da Asian Society, é a de devolver a base militar da marinha ao controle soberano do Djibuti.

    Se é verdade ou não, sei q essa é uma extensão oficial à política de auto-defesa nacional praticada pelo Japão, como parte dos acordos de desarmamento e restrições militares assinados desde o fim da grande guerra.

    Isso porque, a alegação do combate à ameaça representada aos seus navios mercantes pelos piratas somali, permite a expansão do raio de atuação da sua frota naval, como escolta e rastreadora.

    Mas, é sempre bom lembrar daquele mini porta-aviões baseado num destroyer modificado, que permitiu a MSDF japonesa, passar com um vaso de combate por debaixo dos protocolos.

    Sayunara

  2. Projeção Global ou Operação Padrão?

    A China quer construir uma base naval no Índico Ocidental.
    China iria construir uma base naval no Golfo de Aden de forma a “poder apoiar melhor as operações contra os piratas somalis”.
    http://movv.org/2010/01/08/a-china-quer-construir-uma-base-naval-no-indico-ocidental/
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/china/6911198/China-may-build-Middle-East-naval-base.html

    Índia já tem base áerea no Tadjiquistão:
    http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/India-no-caminho-de-se-tornar-uma-potencia-mundial/

  3. Caro Fernando Donatelo 06/05/2010 às 14:58

    Muito bem lembrado pelo colega o caso do “destróier porta-helicópteros” para a JMSDF – Japan Maritime Self-Defense Force. Já são dois navios na verdade, o Hyuga(DDH-181) e o Ise (DDH-182).

    O Japão dá claros sinais de que não quer ficar indefinidamente na camisa de força que os EUA os colocaram ao final da II Guerra Mundial.

    Mantenham os olhos abertos meus caros com os japoneses…

    Grato.

Comentários não permitidos.