Irã diz planejar jogos de guerra e fotografou navio dos EUA

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/05/cvn69-sh-60f.jpg

País anuncia nova rodada de treinamento militar e diz ter identificado porta-aviões norte americano no Mar de Omã

O Irã anunciou nesta terça-feira que sua Marinha realizará novos exercícios de guerra e que um de seus aviões militares fotografou um porta-aviões norte-americano, um dia depois de Washington dizer que Teerã estava desafiando seu poder naval no Oriente Médio.

O avião iraniano sobrevoou o porta-aviões norte-americano no Mar de Omã e tirou fotos dele, disse o comandante da Marinha iraniana, Habibollah Sayari, que não disse quando o incidente ocorreu, mas sugeriu que a tripulação do navio dos EUA teria sido contra a ação.

O Irã também anunciou que iniciaria oito dias de exercícios de guerra no Golfo e no Mar de Omã nesta quarta-feira. As manobras navais ocorrem em um momento de crescente tensão entre o Irã e o Ocidente, que afirma que o programa nuclear de Teerã visa a produção de bombas. O Irã nega.

Sayari se pronunciou um dia depois de o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, afirmar que o Irã estava desafiando o poder naval norte-americano no Oriente Médio com uma série de armas de ataque e defesa.

Segundo a agência semioficial de notícias iraniana Fars, Sayari disse que o avião S-27 iraniano fotografou o navio dos EUA e que era “dever e direito” da Marinha identificar embarcações estrangeiras na região.

Em 29 de abril uma fonte militar americana anunciou que no dia 21 do mesmo mês, um avião F27 iraniano que sobrevoava o espaço aéreo internacional se aproximou do “USS Eisenhower”, que retornava de uma missão de rotina no Mar de Omã.

“Um avião F27 da Marinha sobrevoou o porta-aviões e o filmou. Apesar dos protestos do comandante do porta-aviões, respondemos que nossos aviões estavam em seu direito”, declarou o almirante Sayari à agência Fars. “Os navios americanos viajam em águas internacionais e a Marinha iraniana, conforme sua missão, está no direito de identificar as embarcações que circulam na região”, completou.

Fonte: Reuters via Último Segundo

13 Comentários

  1. Ué?
    Desde quando tirar foto de um PA é alguma prova de que se pode chegar nele em condições de combate e afundá-lo?

    O que mais o Irã vai usar? Seus mini-subs?

  2. O Irã está modernizando seus caças incluindo os F-14 “Persian Cat” e se armando com equipamentos bem mais capazes hoje, isso prova que o país já espera uma agressão. E o fato de terem filmado e fotografado um porta aviões norte americano não quer dizer mesmo, que são capazes de afunda-lo mas, soa como uma provocação.

  3. Horas, encontrar um porta-aviões no meio do mar já é o primeiro passo para armar um ataque. Se você não sabe onde está, não pode atacar.

    Afundar um porta-aviões não é missão das mais difíceis. Está mais fácil para o Irã hoje afundar um porta-aviões americano do que para a Argentina na Guerra das Malvinas, e olha que eles quase afundaram os dois naes britânicos.

    O que me deixa otimista sobre os iranianos é que, ao contrário dos iraquianos, eles se preocuparam em desenvolver seu próprio armamento, assim eles conhecem totalmente o funcionamento, operação e manutenção de cada armamento. Isso é fundamental.

    Eu sempre digo: O Irã não é o Iraque!

  4. Mas é muita arrogância,”Washington dizer que Teerã estava desafiando seu poder naval no Oriente Médio”, não aprendem mesmo, tem que levar ferro….ainda terei o prazer de ver os americanos fugirem com o rabo no meio das pernas.

  5. O Irã está brincando com fogo real. Desde quando os iranianos teriam direitos em águas internacionais ? Absurdo. Teriam que ter cuidado, pois Saddan Hussein dizia isso e aquilo e na hora H nao era e nem tinha nada e veja no que deu.

  6. Só espero q os Iranianos tenham as lanchas superrápidas e equipadas com os torpedos schival Russos….ñ precisa afundar um NAE,basta tornar ele inoperante…esse éogrnade medo dos ianks,uma bela propaganda.

  7. Os EUA não iriam se aventurar sizinhos contra o Irã. Para isso, o de sempre, seu bons e velhos capachos… digo, aliados.
    Acho que quem iria para essa guerra seria Israel, Ingletarra (que novidade) e, talvez alguma republiqueta da OTAN, claro que contado com uma “verbinha” dos EUA, é claro.
    Agora o Irã pode ate dormir tranquilo, porque tem muita gente interessada em ver os EUA e Cia na parede da AIEA (com pressões dos outros páises sem Nukes que se semtem ameaçados pelos ocidentais, ou seja, 2/3 das nações do planeta) como eu.
    Sim, também sou contra a Rússia e a China (essa deixa para o futuro).

  8. Eles pode usar um míssil balístico.
    Se eles tiverem pelo menos 1 satélite no espaço, pronto! É só apertar o botão vermelho.

  9. Propaganda de Guerra dos Americanos!
    Eles (EUA) querem um motivo para para entrar em confronto com o Irã.
    Se vocês olharem nas noticias que passam na mídia,os Americanos parecem estar fazendo “Iranofobia”.

    Enquanto que Israel mata Palestino desermado,ninguem fala nada!

  10. Olha só pessoal…
    Não sou especialista, sou leigo entusiasta, como creio que sejam a maioria, mas realmente tirar fotos de um NAE navegando em águas internacionais, ou seja, se deslocando de um ponto à outro, não é grande privilégio mesmo.

    Encontrá-lo, também não é a tarefa mais complicada do mundo. Estamos falando de um colosso de metal de mais de 80.000 toneladas no meio do nada com 5.000 pessoas à bordo e todo o tipo de transmissão e emissão possível…

    Sem dúvida que o Irã não é o Iraque, mas o Irã não é a China e muito menos a Rússia.

    Um PA americano em rotina de combate tem sempre patrulhamento aéreo e não permite que nada chegue em alcance capaz de causar problemas, ao menos pela superfície ou pelo ar (por meios submarinos o buraco é bem mais embaixo). Lembrando-se que um classe Nimitz pode lançar até 3 aeronaves quase que simultâneamente e o intervalo para novos lançamentos em situação de batalha é inferior à 2 minutos (sem contar com o que já está no ar antes desses três lançamentos).

    Além disso, em um eventual caso de conflito… nós todos sabemos muito bem que pode literalmente “Chover” Tomahawk na cabeça de Iraniano e contra isso eles terão muito pouco à fazer…

    Claro que o termo de “desafiar o poder naval americano” é um total absurdo, assim como essa provocação seria igualmente desnecessária, mas no assunto Irã eu vejo somente como mais dois eventos em que no final avaliamos que nenhum dos dois lados está correto e nenhum dos dois lados tem intenções razoáveis…

    Que o futuro determine o que vai acontecer e até eventualmente me prove que um PA americano possa ser afundado por “Persian Cats”, mas mesmo com as capacidades iranianas eu não ficaria supreso de ver “Persian Cats” serem picados por “Hornets”… e não conseguirem chegar perto de seus alvos devido a presença de “Olhos de Falcão”…

  11. Realmente, tirar fotos de um PA sem estar em um conflito armado não é nenhum mérito, pois caso estes estivessem em uma guerra, jamais este avião de esclarecimento marítimo se aproximaria deste navio sem ser interceptado por seus F-18, ou até mesmo ser abatido por estes.

    Os EUA caso invadissem o Irã, nunca farão isto sozinhos, pelo fato da crítica internacional não cair apenas sobre sua cabeça, por este motivo seus “capachos” como disse nosso nobre amigo Luiz, iriam apoiar a invasão e iriam colaborar com a mesma, creio que não é preciso nem apontar nomes de países aqui, pois todos sabemos quais são.

    Abraço.

  12. a desproporçao de forças entre eua e irá, é bastante grande mas o irá tem o mais rapido e letal torpedo existente depois da russia , uma versao mais lento do q os russos q nao sao bestas em vender o original cavitante a outras naçoes e sim uma versao mais lenta ,mas de qualquer forma a versao iraniana chega a 250nos capaz de afundar toda a frota americana no golfo isso faria um estrago enorme nas forças americanas que pra se vingar varreria o irá do mapa com suas bombas atomicas, acho dificil acomtecer este confronto essa é a nova guerra fria do seculo 21
    um abraço

Comentários não permitidos.