Forças armadas comemoram Dia da Vitória

http://novo.almanaquebrasil.com.br/wp-content/uploads/2008/12/selo2.jpg
Selos comemorativos de 2004

O comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado convida a sociedade alagoana para juntamente com a Capitania dos Portos, Força Aérea e a Associação dos Ex-combatentes do Brasil – Secção Alagoas comemorarem o Dia da Vitória. Esta data reveste-se de significado, pois representa o término das hostilidades por parte das tropas inimigas.

O evento intitulado Dia da Vitória será realizado às 08h, em frente ao Monumento da Força Expedicionária Brasileira – FEB, situado na Avenida da Paz.

Durante o conflito bélico intensificado nos anos de 1944 e 1945, denominado segunda guerra mundial, a tropa brasileira sob o comando do General João Batista Mascarenhas de Morais procedeu, no último combate, a rendição de mais de 14 mil militares inimigos, contribuindo decisivamente para a vitória dos países aliados e a efetiva consolidação da democracia mundial. Naqueles anos difíceis os nossos pracinhas souberam lutar com criatividade, destemor e entusiasmo superando as dificuldades do terreno e as intempéries do tempo.

Ao final da campanha, a Força Expedicionária Brasileira havia aprisionado mais de vinte mil soldados inimigos e uma considerável quantidade de armamento e equipamentos.

As vitórias conquistadas em Massarosa, Camaiore, Monte Prano, Barga, Monte Castello, Belvedere, Castelnuovo, Montese e Colecchio foram um prenúncio do êxito obtido na batalha de Fornovo Di Taro, impedindo a execução de mais um plano de combate por parte das tropas alemãs, não deixando outra opção senão aceitar a rápida rendição de suas tropas na Itália.

Fonte: Assessoria/59ª BIMTZ via Notimp

1 Comentário

  1. A todos da FEB, nossa gratidão !

    Gostaria de vê-los todos devidamente reconhecidos, mas infelizmente hoje não se fala nesses bravos.

    Parabéns e muito obrigado, pelo sacrifício e pelo exemplo de coragem !

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention Forças armadas comemoram Dia da Vitória « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.