A Índia está a trabalhar num shuttle automático, o Reusable Launch Vehicle Technology Demonstrator” (RLV-TD)

http://www.hinduonnet.com/thehindu/holnus/008200904010999.jpg

A Índia está a trabalhar num foguetão reutilizável e a sua agência espacial, a ISRO (Indian Space Research Organisation) ultima um “Demonstrador Tecnológico” para testar o conceito. O veículo será designado como “Reusable Launch Vehicle Technology Demonstrator” (RLV-TD) e será o primeiro passo para o desenvolvimento de um veículo de dois estádios completamente reutilizável.


O RLV-TD permitirá testar várias tecnologias como o voo hipersónico, aterragens automáticas, voo de cruzeiro com propulsão e voo hipersónico com ar atmosférico. Entre estas tecnologias, a ISRO (agência espacial indiana) vai começar por se dedicar ao voo hipersónico.


Por outro lado, a Índia continua a preparar a sua próxima missão lunar, a Chandrayaan-2 que deverá ser lançada entre 2012 e 2013 e está agora a avaliar 36 cargas úteis diferentes para o orbiter ou para o lander e rover da missão. Esta ambiciosa missão vai incluir um orbiter e um mini-rover indianos e um lander e um rover russos, na missão lunar mais colaborativa de sempre entre a Índia e a Rússia.


Fonte:Space-Trave via Quintus

4 Comentários

  1. Olha ai EUA o que vocês provocaram,a gora aguentem.
    Acho que esse também é o caminho para o Brasil, já que não mandaremos nenhum onibus brasileiro para o espaço, vamos ir de unibuzinho.

  2. Luiz, meu xará…
    Isso aí é um “motoboy” do espaço!
    kkk

    Sem dúvida demonstra a pretensão do programa espacial indiano, mas vale lembrar que todo o programa indiano ainda está muito mais na pretensão do que nos resultados…

    De fato é uma lição… Tem que pensar grande para fazer algo grande!

  3. Luiz Medeiros :
    mas vale lembrar que todo o programa indiano ainda está muito mais na pretensão do que nos resultados…
    De fato é uma lição… Tem que pensar grande para fazer algo grande!

    Nem tanto, meu caro. As vezes, as coisas mais simples como sonhar e “ver algo pequeno como se fosse grande”, quando bem pensadas, acabam se tornando realizações extraordinárias que com o tempo desencadeiam uma área científica. Como foi com a criação do primeiro microscópio. Depois dele, a ciência avançou mais ainda. Novas descobertas, células, vírus etc.

    Realizar coisas grandes, além de demandar toda a criatividade e uma “base”, precisa-se de verba. Você acha que a NASA trabalha sozinha? Tem muitos países envolvidos com o “onibuzinho” espacial dos EUA.

    abraços amigo o/

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention A Índia está a trabalhar num shuttle automático, o Reusable Launch Vehicle Technology Demonstrator” (RLV-TD) « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.