MODERNIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE GUERRA ELETRÔNICA DO ITA

http://www.lccv.ufal.br/downloads/copy_of_imagens/marcas/ita.jpg

Sugestão: Cmdt Melk

27/04/2010 08:09 — Um projeto financiado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) prevê melhorias na infraestrutura do Laboratório de Guerra Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/LabGE) na perspectiva de que se torne referência no Brasil e no exterior nas áreas em que atua, que são: Guerra Eletrônica, Análise Operacional, Comando e Controle de Armamento Aéreo.


A primeira fase deste projeto — “Modernização do Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA” — está concluída e resultou na implantação de novas instalações que foram inauguradas no dia 24 de abril com presença do Reitor e do Vice-Reitor do Instituto, Reginaldo dos Santos e Fernando Toshinori Sakane, respectivamente. Esta área compreende os laboratórios de fotônica, radar e sistemas embarcados.


O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), TCel Av Fabio Durante Pereira Alves, salientou a importância dos investimentos realizados pelo EMAER para prover instalações modernas e eficientes para as atividades de pesquisa aplicadas à Defesa Nacional e suporte aos alunos do PPGAO e do Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE).


O LabGE tem prestado serviços ao Comando da Aeronáutica, à Marinha do Brasil e ao Exército Brasileiro em atividades técnicas tais como: Arranjos experimentais para medidas de sensores na faixa de microondas (TS-100+); Apoio técnico a ensaios de sistemas de Guerra Eletrônica Embarcados e Mísseis; Levantamento de assinatura infravermelha de aeronaves e outras plataformas; Consultoria na área de enlaces a fibra óptica para transmissão de sinais de RF; Treinamento em radar, sistemas de Guerra Eletrônica e antenas (Lab-Volt); Análise de sensores de alerta de aproximação de mísseis nas faixas de UV e IV; Projeto de fotodetectores na faixa do infravermelho para aplicações militares; e Caracterização elétrica e óptica de materiais e dispositivos semicondutores em temperaturas criogênicas.

Fonte: Ita

6 Comentários

  1. Senhores,

    tenho certeza que muitos aqui, nem sonhavam que havia um Laboratório de Guerra Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/LabGE), pois é meu povo, o laboratório existe e tem prestado relevantes serviços as FAAs.

    E o melhor de tudo é ver o empenho/visão do EMAER no sentido de tornar o LabGE em referência no Brasil e no exterior nas áreas em que atua(Guerra Eletrônica, Análise Operacional, Comando e Controle de Armamento Aéreo). Investir em formação de profissionais altamente qualificados e desenvolver alta tecnologia é tudo de que mais precisamos.

    Saudação a todos.

  2. COMANDANTE MELK

    EU sei que temo, Melk, mas em péssimo estado e já defasados pelos governos, que só investem em seus salários.

  3. Falando nisso, Melk, como esta (se é que alguém mais sabe) o nossos programa do controle aéreo feito aqui mesmo (made in Brazil)?????????

  4. Caro colega Luiz 04/05/2010 às 16:40 | #5 Citar

    gostaria de tentar responder a sua pergunta dizendo que estudos realizados no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a participação do CPqD no desenvolvimento de pacotes de comunicação, as avaliações de qualidade realizadas pelo Coppe-UFRJ, o desenvolvimento de satélites brasileiros pela Star-One, empresa spin-off da Embraer com capital 80% nacional, e as contribuições da empresa brasileira Atech na área de controle do tráfego aéreo, são algumas das importantes ações que vem ocorrendo no sentido de não só modernizar, mas desenvolver tecnologia tupiniquin na área de controle do tráfego aéreo.

    O Brasil está bem posicionado no desenvolvimento e na implantação de novos sistemas nesta área, tanto pela excelência de seus projetos bem como dos profissionais e entidades envolvidas. Para que você tenha uma idéia de como o Brasil vem avançando na melhoria de nosso Sistema de Gerenciamento do Espaço Aéreo com tecnologia 100% nacional, gostaria de lhe dizer que a Atech está a frente do precesso de modernização dos Centros de Controlhe de Aproximação(APPs) e dos ACCs, que estarão todos revitalizados até o final deste ano.

    Estamos dando bons passos no desenvolvimento de sistemas extremamente modernos na área do controlhe aéreo, inclusive já começamos a exportar nossos sistemas para outros países meu caro Luiz…

    Grande abraço, saudação a todos.

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention MODERNIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE GUERRA ELETRÔNICA DO ITA « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.