Líder do Irã critica países nucleares e delegados deixam plateia na ONU

http://www.huffingtonpost.com/huff-wires/20080923/un-general-assembly/images/4cfca8ad-2695-4476-b2ac-f63de53cbae8.jpg

Alessandra Corrêa

Da BBC Brasil em Washington

Delegados presentes à conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), em Nova York, abandonaram nesta segunda-feira o local onde o presidente do Irã fazia um discurso em que acusava Estados nucleares de ameaçarem aqueles que não têm esse tipo de arsenal.

O líder iraniano Mahmoud Ahmadinejad também pediu que “qualquer ameaça de uso de armas nucleares ou ataque contra instalações nucleares pacíficas seja considerada uma violação da paz e da segurança internacionais” e condenada pela ONU.

Os delegados dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da França abandonaram o recinto, reagindo às críticas às potências nucleares.

As declarações do líder iraniano foram interpretadas como uma referência à nova estratégia de defesa anunciada no mês passado pelos Estados Unidos, que restringe o uso do arsenal nuclear americano, mas diz que as determinações não se aplicam a países que “violem as regras”, como o Irã e a Coreia do Norte.

Ahmadinejad disse ainda que os Estados Unidos deveriam ser suspensos da diretoria da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) por conta de suas ameaças de usar armas nucleares.

“Como podem os Estados Unidos serem membros da diretoria quando usaram armas nucleares contra o Japão?”, questionou.

Pressão

Segundo alguns analistas, a presença de Ahmadinejad em Nova York, decidida na última hora, e a questão nuclear iraniana ameaçam ofuscar as discussões mais amplas do encontro, que reúne delegados de 189 países.

Os Estados Unidos lideram as pressões por novas sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o Irã.

O objetivo é fazer com que o Irã interrompa seu programa de enriquecimento de urânio, por temor de que o país planeje secretamente construir armas nucleares.

O Conselho de Segurança da ONU já aprovou três resoluções anteriores contra o Irã, mas o governo iraniano tem resistido às pressões e segue com seu programa nuclear.

Teerã rejeita as alegações de que planeje construir armas e diz que o programa é pacífico, com o objetivo de gerar energia.

Antes do discurso de Ahmadinejad, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, já havia pedido que o Irã “cumpra inteiramente” as resoluções do Conselho de Segurança a respeito de seu programa nuclear.

Clique Leia mais na BBC Brasil: Ban pede que Irã cumpra resoluções sobre programa nuclear

Brasil

O TNP foi criado em 1968, no auge da Guerra Fria, e tem o objetivo de promover a erradicação das armas nucleares e o uso pacífico da energia nuclear.

A cada cinco anos, é realizada uma conferência de revisão do tratado.

O programa nuclear do Brasil também deverá ser debatido no encontro em Nova York, em um momento em que o país sofre pressões para assinar o protocolo adicional do TNP.

Apesar de ser signatário do TNP, o Brasil não assinou o protocolo adicional, que permite maior acesso da AIEA às instalações nucleares do país.

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, está em Nova York.

Nesta segunda-feira, Amorim deverá manter um encontro bilateral com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Fonte: BBC Brasil

12 Comentários

  1. JA SE FAZ NESCESSARIO UMA REFORMULAÇÃO DA ONU! ESSE ORGÃO SÓ SERVE AOS PROPOSITOS DOA EUA E SEUS ALIADOS!
    O ABANDONO DOS DELEGADOS DOS EUA,FRANÇA E REINO UNIDO SO MOSTRA A ARROGANCIA DESSE GRUPO QUE SÓ QUER ”FALAR” E NUNCA OUVIR!!!

  2. Vejam só…

    ‘O programa nuclear do Brasil também deverá ser debatido no encontro em Nova York, em um momento em que o país sofre pressões para assinar o protocolo adicional do TNP.’

    Quem aplaude o pau que bate no Irã, prepare-se para ver o Brasil levar porretadas com o mesmo instrumento.
    Da mesma forma que as potências nucleares não aceitam a argumentação do Irã de que o Islã não permite armas de destruição em massa, não será aceita a argumentação de que nossa constituição proíbe armas nucleares.

    Assim como AIEA realiza todas inspeções que quer no Irã, o Brasil é totalmente fiscalizado, mas isso também não bastará.

    O Brasil será o próximo da lista… já começaram a agir mais forte.

  3. Eduardo Carvalho :
    Vejam só…
    ‘O programa nuclear do Brasil também deverá ser debatido no encontro em Nova York, em um momento em que o país sofre pressões para assinar o protocolo adicional do TNP.’
    Quem aplaude o pau que bate no Irã, prepare-se para ver o Brasil levar porretadas com o mesmo instrumento.
    Da mesma forma que as potências nucleares não aceitam a argumentação do Irã de que o Islã não permite armas de destruição em massa, não será aceita a argumentação de que nossa constituição proíbe armas nucleares.
    Assim como AIEA realiza todas inspeções que quer no Irã, o Brasil é totalmente fiscalizado, mas isso também não bastará.
    O Brasil será o próximo da lista… já começaram a agir mais forte.

    Já estamos falando isso faz tempo, mas tem muito entreguista no Brasil, principalmente aqueles que defendem a máquina militar Yankee, estes sim, não veem a hora de abaixar as Calç@$ e ver o porrete comer… que vergonha nacional os amates dos Yankees !!

  4. O ONU precisa de uma reforma no conselho de segurança urgente, eu concordo plenamente com oque disse o Ahmadinejad agora ele esta adotando um discurso mais racional.

  5. “Ahmadinejad disse ainda que os Estados Unidos deveriam ser suspensos da diretoria da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) por conta de suas ameaças de usar armas nucleares.”

    “Como podem os Estados Unidos serem membros da diretoria quando usaram armas nucleares contra o Japão?”, questionou.”

    Hehehee…é duro escutar umas verdades! Não aguentaram e saíram com as orelhas quentes…

    Quanto as pressões para que o Brasil assine o protocolo adicional do TNP, o Brasil tem condições de fazer uma “contra pressão”.

    Se as pressões se tornarem muito intensas, basta ameaçar em alto e bom som, que se houverem pressões que sejam sentidas como ameaças ou coações a nação brasileira, o Brasil não só não assinará o protocolo adicional, como denunciará o TNP já assinado.

  6. Caro amigo Cesar,

    Estas coberto de razão, a ONU deixou a tempos de ser um órgão que realmente funciona, pois ainda conta com a visão do Pós Guerra, onde existiam os ganhadores e os perdedores.
    Porém, todos os países tem direitos a um programa nuclear pacífico, no entanto se os EUA tivessem o intuito de não ter problemas com o Irã, bastaria que eles (os EUA), contribuissem com o desenvolvimento do programa nuclear iraniano, pois desta forma, estariam se precavendo de futuros problemas diplomáticos, além de poder fiscalizar de perto qual o destino desta tecnologia,entretanto, quando o Irã passou a controlar seu programa nuclear, este passou a ser mau visto pelo ocidente, em especial por países como EUA, França e Reino Unido
    Abraço.

  7. Turbinas nucleares sequestradas

    Vale lembrar que o Brasil já foi objeto de pressões e sabotagens muito similares às que sofre o Irã hoje. Durante a Era Vargas, que os neoliberais quiseram e ainda querem demolir, o Brasil comprou turbinas atômicas da Alemanha. Foi em 1952. Era parte da estratégia do Almirante Álvaro Alberto, idealizador do Programa Nuclear Brasileiro, para que o país tivesse condições de alcançar desenvolvimento tecnológico soberano nesta área estratégica. As pressões chegaram ao ponto extremo. As turbinas, prontas para serem embarcadas no Porto de Hamburgo para o Brasil, foram seqüestradas por um comando militar da OTAN, sob ordens dos EUA. Também sabemos como foram intensas as pressões norte-americanas contra o governo Geisel para que não firmasse o Acordo Nuclear com a Alemanha na década de 70. Agora, o governo iraniano denuncia que um de seus mais insignes cientistas nucleares foi seqüestrado a mando dos EUA. Definitivamente, este mundo para é para meigos….

    O tema não é segurança mundial mas segurança dos países nucleares de que não perderão a condição de domínio exclusivo destas tecnologias e, como ela, o poder de impor dependência tecnológica ao mundo. Que não surjam outros concorrentes. Foi o que disse certa o sinistro Henry Kissinger, ex-secretário de estado dos EUA, referindo-se ao Brasil: “não permitiremos que surja um novo Japão abaixo da linha do Equador”. A discussão não é nada nova, apenas vem revestida com ingredientes atuais como a difusa ameaça terrorista, agitada como justificativa para a “comunidade internacional” puna os países rebeldes.

    Trecho retirado do blog Carta Maior

  8. E.M.

    Sei que a matéria é da BBC, mas acho que o título tinha de ser corrigido:

    Líder do Irã critica países nucleares e delegados dos EUA, Inglaterra e FRança deixam plateia na ONU.

    Da maneira como o título está escrito, parece que todos foram embora, mas foram só os gatos pingados de sempre …

    • Certo Athalyba, vale a recomendação, porém não alterarei o título por manutenção dos direitos autorais.
      Fica assim a sua observação muito bem dirigida.
      Abraço
      E.M.Pinto

  9. O Sr. Ahmadinejad nao tem nada a acrescentar do que vem dizendo no dia a dia, só enrolando para ganhar tempo para trazer um fato consumado. Imagine um louco desses com armas nucleares, disimulado como é, O mundo nao deve permitir jamais.

  10. Jose Vanildes Luiz :O Sr. Ahmadinejad nao tem nada a acrescentar do que vem dizendo no dia a dia, só enrolando para ganhar tempo para trazer um fato consumado. Imagine um louco desses com armas nucleares, disimulado como é, O mundo nao deve permitir jamais.

    Mais um alienado que pensa mais nao pensa!

    Estados Unidos são os verdadeiros Terroristas,causam guerras,fome,crise economica,conflitos…

    EUA pensam que podem fazer tudo sem a intervenção da ONU,aliás,a ONU é uma piada!

    Não sejam pobres vítimas de Propaganda dos EUA,não sejam vítimas de “Iranofobia”!!!

Comentários não permitidos.