Desfile da Otan gera protestos em Moscou

http://www.elpais.com/recorte/20090501elpepueco_24/XLCO/Ies/20090501elpepueco_24.jpg

Milhares de comunistas saíram às ruas de Moscou, ontem, para protestar contra o desfile de tropas aliadas do próximo dia 9 na Praça Vermelha, que lembrará os 65 anos da vitória sobre a Alemanha nazista.

“Permitir a entrada de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Praça Vermelha é uma humilhação para os veteranos da Grande Guerra Patriótica’, disse Gennady Ziuganov, líder comunista russo, em referência à parte soviética da Segunda Guerra.

Em discurso, Ziuganov acusou expressamente o primeiro-ministro Vladimir Putin de convidar os soldados da Otan a desfilar contra o “sagrado” mausoléu de Lenin, fundador da União Soviética.

http://lh5.ggpht.com/_HZm55lfyLqs/S2TmeXhXUsI/AAAAAAAAt7A/kraSvzYwubk/s800/100130moscouPutinReuters.jpg

Numa das maiores manifestações comunistas dos últimos dez anos, os saudosos da URSS conduziram em Moscou uma grande marcha, neste sábado, entre a Praça de Outubro, onde está a estátua de Lenin, e a Praça do Teatro, em frente ao monumento dedicado ao pensador Karl Marx. “As tropas da Otan que bombardearam o Iraque e a antiga Iugoslávia não têm qualquer direito moral de pisar na Praça Vermelha”, assegurou ainda um porta-voz do Partido Comunista Russo.
Os comunistas apontam a Otan como “um agressivo bloco militar antirrusso”, que não abandonou a ideia de se expandir até as fronteiras da Rússia.

http://www.elpais.com/recorte/20090501elpepueco_18/XLCO/Ies/20090501elpepueco_18.jpg

Juventude

Ao contrário de outras ocasiões, entre os manifestantes foi possível ver muitos jovens, que erguiam cartazes com palavras contra o Kremlin e o Ocidente. O Kremlin confirmou, na semana passada, que milhares de soldados de Estados Unidos, Reino Unido, França e Polônia, todos membros da Otan, desfilariam pela primeira vez em plena Praça Vermelha.
A Rússia se propôs a celebrar em grande estilo este ano o 65º aniversário da derrota de Adolf Hitler. Os eventos já têm confirmadas as presenças, entre outros líderes, da chanceler alemã Angela Merkel, do presidente francês Nicolas Sarkozy, e do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

A parada deverá ter mais de 11 mil soldados e cerca de 300 equipamentos militares, entre mísseis intercontinentais, baterias antiaéreas, carros blindados, caminhões, aviões e helicópteros de última geração.

Celebração

O Kremlin retomou em 2008 os desfiles militares com mísseis intercontinentais e armamento pesado na Praça Vermelha, suspensos após a queda da URSS.

De acordo com estatísticas oficiais divulgadas recentemente, mais de 26 milhões de soviéticos, sendo quase nove milhões de soldados do Exército Vermelho, morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Diario do nordeste

7 Comentários

  1. O dia 9 de Maio, ou dia da Vitória, é um dos feriados mais populares da Rússia, até hoje, só perdendo para o Natal e ano novo, mas rivalizando em popularidade com os dois.

    Certamente que a parada militar é um momento belíssimo, especialmente ao final do discurso do presidente, que o mesmo encerra sempre com um sonoro: URA!, seguido de gigantesco URAA! proferido pelos soldados presentes, é tão emocionante a ponto de se poder ficar arrepiado!

  2. Quase levei um susto, quando vi a primeira foto pensei que se tratava da turma do pt fazendo campanha pra Vanda. 🙂

  3. Caramba, o assunto é sobre a Otan e o nacionalismo russo, mesmo que com presença forte dos adeptos do antigo PCUS, e o cara vem falar de PT!!

    Os caras fizeram dois governos, em que reiteraram a manutenção do atual status-quo de acumulação de capital, e tu ainda acha que são comunistas.

    Deve ser mais um daqueles que se juntaram a Regina Duarte em 2002 pra dizer que tinha medo do “comunismo ortodoxo e ameaçador” do Lula.

  4. Não sei onde o ministro Vlademir putin quer chegar, mas isso é uma tremenda falta de respeito aos seus compatriotas russos, acima de tudo comunistas autenticos.Tomara que ele repense melhor e que a Otan tenham simancol e não aceite esse convite.

  5. nao queria a mulher da capa como a minha mae “medo”, com uma mae dessa eu seria um novo Stalin, hahahaha

  6. O pvo Russo não perdu as suas raízes de protestar, reinvindicar.

    Enquanto à esse caso, a Russia deve desfilar sozinha, pelo o fato de que na Segunda Guerra Mundial, eles terem feito “tudo” sozinhos. Nenhum EUA, Grã-Bretanha, Brasil foram ajudá-los em Stalingrado e ninguém os ajudou à “virar o jogo”. A Russia não deve se submeter à algo tão constrangedor para as forças Russas. Se acontecer isso. acontecerá embaixo de protestos e ofensas, ou seja, o espetáculo será um desastre. Nada conta o EUA, Grã-Bretanha etc, porque são países maravilhosos, mas esses deveríam fazer uma parada em Paris, que foi dominada pelos nazistas e reconsquistada pelos Aliados, nada mais glorioso.

Comentários não permitidos.