Defesa & Geopolítica

A-10 Thunderbolt — “Warthog” or simply “Hog”

Posted by

http://www.hdwallpapers.in/walls/a_10_thunderbolt_ii_air_support-wide.jpg

Autor: Konner

Plano Brasil

O mundo da aviação evoluiu muito desde suas origens, principalmente na área militar. Por isso hoje em dia existe uma infinidade de modelos de aviões que fascinam os fãs da aviação por seu tamanho, design ou armamento. Um bom exemplo disso é o A-10 Thunderbolt, de aparência incomum e características de voo impar que acabaram por levar ao seu apelido de “Warthog”.

http://free-photo-download.info/free-photo-downloads/wallpapers/aircraft/image/a-10_thunderbolt_ii.jpg

A necessidade surgiu durante o conflito do Vietnã.  Uma aeronave especializada capaz de dar apoio aéreo às tropas que operam na linha de frente de batalha.

http://www.wallpapers-free.org/wallpapers/34/A10_Thunderbolt_Warthog.jpg

Precisava ser uma aeronave fortemente armada que poderia responder rapidamente a um pedido de ajuda e tinha de ter a capacidade de atacar tanques, baterias de artilharia, e outros tipos de fortalezas inimigas com boa manobrabilidade, e capacidade de maior tempo sobre a linha inimiga no campo de batalha.

O primeiro voo da aeronave ocorreu em maio de 1972, e o primeiro esquadrão a ser equipado com o A-10 A, entrou em serviço em Outubro de 1977.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9b/A-10_Thunderbolt_II_cockpit_USAF.jpg

Uma vez que o A-10 foi construído em torno do General Electric GAU-8 Avenger, um canhão de 30 mm, o seu desempenho no aparelho foi crucial para determinar quantos A-10 seria construído. O GAU-8 Avenger superou todas as expectativas. Não só foi extremamente preciso, mas também podia disparar de 2.100 a 4.200 tiros por minuto sem complicações.

http://protias.com/Pictures/Military/GAU-8%20on%20A10%20Thunderbolt.jpg

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=h0iqS-XCmEQ]

http://www.timbrady.com/A10ammo05.jpg

O primeiro A-10 voou em outubro de 1975 e a produção cessou em 1984, o design de estruturas de base manteve-se inalterado. Construído em torno de dois critérios principais, sobrevivência e facilidade de manutenção com design simples e facilidade de acesso e componentes intercambiáveis tornou o A-10 adequado para a implantação de bases avançadas. O A-10 foi projetado para sobreviver mesmo em face de danos mais graves e ainda assim terminar a missão e se for o caso, com um pouso em uma pista não preparada.

http://www.texstars.com/files/Image/GalleryFullSize/aA-10Thunderbolt.jpg

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9La3Yc2u3NM&feature=related]

Contudo, agora é muito difícil conseguir algumas peças de reposição para os A-10. A maioria das empresas subcontratadas, que construiu as peça para ele, desde então, saiu do mercado ou descartou os modelos de peças dos seus componentes. O A-10 tem sido retro-equipado com um heads-up-display (HUD), que por vezes tem exigido reparação.

http://op-for.com/A10.jpg

Projetado para voar 4.000 horas, os A-10 já voaram entre 6.000 a 8.000 horas e a Força Aérea Americana quer mante-los voando até cerca de 2025.

Em 1999, a frota dos A-10 foi melhorada com a instalação de um Embedded Global Positioning System / Sistema de Navegação Inercial (EGI) e outras melhorias para alcançar tal objetivo.

A aeronave é capaz de implementar  operações  em qualquer parte do mundo a partir de bases austeras com o mínimo  de equipamentos de suporte.

http://www.flightglobal.com/airspace/media/militaryaviation1946-2006cutaways/images/11492/fairchild-a10-thunderbolt-ii-cutaway.jpg

Durante uma missão em Bagdá, uma aeronave encontrou fogo inimigo. Apesar de ter sofrido danos de batalha visivelmente significativo, a aeronave foi no entanto, capaz de retornar voando para sua base.

As imagens abaixo são de um A-10 Thunderbolt II que participou na Operação Iraque Freedom.

Clique nos links para Vê-las:

Imagens I

Imagens II

Imagens III

Imagens IV

Imagens V

Imagens VI

12 Comments

shared on wplocker.com