O primeiro-ministro Vladimir Putin e o presidente venezuelano Hugo Chávez discutirão um acordo de cooperação militar e econômica, bem como um empréstimo de US $ 2,2 bilhões para comprar armas russas, durante a primeira visita oficial do primiro ministor ao país sul-americano.
Putin visitará Caracas na sexta-feira.
Durante sua visita a Moscou, em setembro, Chávez disse que a Venezuela iria comprar 92 tanques T-72 e um número indeterminado de foguetes lançadores múltiplos Smerch , entre outros sistemas de armas Russos.
Desde 2005, a Venezuela já negociou US $ 4 bilhões em armamento russo, incluindo aviões, helicópteros e fuzis de assalto Kalashnikov.
Durante sua visita a Caracas, Putin vai supervisionar a entrega dos últimos quatro helicópteros russos Mi-17 Hip de um total de 38 negociados no âmbito de um contrato de 2006.
“Trinta e quatro helicópteros já foram entregues”, segundo um fonte do governo russo.
Na cooperação econômica, “prioridade será dada para o combustível, energia e mineração”.
Outras áreas promissoras de cooperação incluem o petróleo, gás, transportes e infra-estruturas e agricultura.
As relações entre Rússia e Venezuela reforçaram consideravelmente ao longo dos últimos 10 anos. Os dois países assinaram um grande númer de acordos de cooperação econômica e energética. O presidente russo, Dmitry Medvedev visitou a Venezuela em Novembro de 2008.
Mais tarde, na sexta-feira, Putin se reunirá também com o presidente boliviano Evo Morales em Caracas.
13 Comments