Obama diz esperar novas sanções contra o Irã ‘em semanas’

http://steynian.files.wordpress.com/2009/07/obama-friend-iran.jpg

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira esperar que novas sanções contra o Irã estejam em vigor “dentro de semanas”. “Minha esperança é de que vamos ter isso pronto nesta primavera (no Hemisfério Norte)”, disse Obama após um encontro na Casa Branca com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

“Não estou interessado em esperar meses para que um regime de sanções entre em vigor, quero ver este regime em vigor dentro de semanas”, afirmou o presidente americano.

Em sua passagem por Washington, Sarkozy e disse que fará “todo o esforço necessário” para garantir “que a Europa como um todo” apóie a imposição de novas sanções para pressionar o Irã a interromper seu programa nuclear.

O presidente francês disse que “é hora de tomar decisões” e que o Irã “não pode continuar com sua louca corrida nuclear”.

O Irã já é alvo de uma série de sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU por conta de seu programa de enriquecimento de urânio.

Os Estados Unidos e outros países temem que o Irã esteja tentando desenvolver armas nucleares secretamente e exigem que o governo iraniano suspenda o programa. O Irã, porém, nega essas alegações e afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos e o objetivo de gerar energia.

Falta de consenso

Recentemente, os Estados Unidos vêm aumentando a pressão para que o Conselho de Segurança aprove novas sanções mais rígidas contra o Irã.

No entanto, Obama reconheceu que ainda não há consenso internacional sobre o assunto. “Nós temos unanimidade na comunidade internacional? Ainda não. E isso é algo em que temos de trabalhar”, disse Obama.

Ainda não está claro se a China, um dos cinco países com assento permanente no Conselho de Segurança, apoiaria novas sanções contra o Irã.

O Brasil, que tem uma vaga rotativa no Conselho de Segurança, é contra as sanções e defende o diálogo como melhor forma de garantir que o Irã tenha o direito de produzir energia nuclear e evitar que desenvolva armas atômicas.

Fonte: Ultimo Segundo

7 Comentários

  1. Os Estados Unidos é um dos paises que mais possuem armamento nuclear. Porque não outras nações também fazer sanções contra o mesmo p´ra que de fato elimine parte desse arsenal.

  2. A lógica da supremacia e da hegemonia, da dominação é essa mesmo…

    ‘ Eu tudo posso, basta querer, mas você só pode ter o que não me atrapalhe meus planos.’

    Por isso o’nukes club’ pode ter bombas para arrasar qualquer nação, mas as demais não.
    Dizem que isso é ‘segurança global’.
    Acredite quem quiser.

    Eu pessoalmente acredito tanto nisso quanto em duendes…

  3. E o próximo da lista de ‘perigo’ para o mundo pode ser o Brasil.
    Nosso programa nuclear e nossas pretensões no assunto não agradam as ‘potências nucleares’…

    A pressão sobre o Brasil remontam dos anos 40/50, com o inicio do programa nuclear brasileiro, na época um esforço de Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, que foi seu criador e talvez o seu mais árduo defensor.

    Agora tais pressões serão sem dúvidas retomadas, principalmente depois que os EUA/Rússia deram o ‘majestoso’ exemplo de possuírem ‘apenas’ 1650 ogivas cada.

    O cinismo desse ‘nukes club’ é nauseante…

  4. Se certo presidente ñ tivesse bancado o agente duplo, triamos detonado as nossa NUKEs na serra do cachimbo…temos agr q mostra q podemos ter a bomba, ainda q ñ a tenhamos…é logo, o decadênte império está querendo auto firmar-se,Todo cuidado e pouco, devemos nos preparar p o pior agr, na pseudo paz…p ontem.

  5. As sançoes contra o irã devem ser impostas se realmente o enriquecimento de uranio feito por eles nao tiverem fins pacificos.. mas quem tem certeza disso?? ta no ar um blog bem interessante de discusao sobre esse assunto guerranoira.blogspot. com

Comentários não permitidos.