Brasil discute com EUA criação de base no Rio

http://amaivos.uol.com.br/upload/amaivos/br+eua.jpg

Objetivo seria reforçar combate ao narcotráfico e ao contrabando, sempre sob o comando de brasileiros

Rui Nogueira, Rafael Moraes Moura

BRASÍLIA

Por sugestão da Polícia Federal, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu ontem com o comandante do Comando Sul dos EUA, tenente-brigadeiro Douglas Fraser, a proposta de criação de uma base “multinacional e multifuncional” que teria sede no Rio de Janeiro.

A base formaria, com duas já existentes, em Key West (EUA) e em Lisboa (Portugal), o tripé de monitoramento, controle e combate ao narcotráfico e contrabando, principalmente de armas, além de vigilância antiterrorista.

Douglas Fraser passou o dia de ontem em Brasília. Após reunião de trabalho e almoço com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante americano encontrou-se com o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa.

A PF já tem um adido de inteligência trabalhando na base de Key West, na Flórida. O Planalto está para decidir se o adido junto à base de Lisboa será um delegado federal ou um oficial da Marinha.

A base no Rio, assim como as outras duas, não admite operações sob comando de estrangeiros. Os países que aceitam participar dos programas de cooperação de combate ao crime organizado enviam adidos que atuam sempre sob supervisão dos agentes do país soberano sobre a base. A ideia é que com a base da Flórida, que vigia de perto o tráfico no Caribe, e a de Lisboa, que exerce controle sobre o Atlântico Norte, a base brasileira sirva como posto avançado de monitoramento do Atlântico Sul.


Tragédia.


Key West é uma base aérea e naval que atua em cooperação com os departamentos de Defesa e de Segurança Nacional, agências federais e forças aliadas. Desde 1989, possui força-tarefa de inteligência que conduz operações contra o narcotráfico no Caribe e na América do Sul. Foi de lá que partiu o primeiro avião de resgate no caso da tragédia do voo AF 447, da Air France, em junho passado, no litoral do Brasil, perto de Fernando de Noronha. Notificada do acidente, a base mobilizou o adido brasileiro, que providenciou o início do socorro.

O grupo de agentes da força-tarefa de Key West tem como objetivo combater o cultivo, a produção e o transporte de narcóticos. Os governos britânico, francês e holandês contribuem com o envio de navios, aeronaves e oficiais. O grupo reúne ainda representantes de Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e outros países latino-americanos.

A presença dos Estados Unidos na região começou em 1823, com o objetivo de combater a pirataria local. Foi usada inicialmente como patrulha de operações submarinas e como estação de treinamento aéreo, utilizada por mais de 500 aviadores na época da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1940, ganhou a designação de base aérea e naval.

Em Lisboa, a base naval fica à margem do Rio Tejo, no Perímetro Militar do Alfeite. Foi criada em dezembro de 1958.

Fraser também veio ao Brasil para organizar a viagem do secretário de Defesa dos EUA, prevista para meados de abril. A visita é retribuição da viagem de Jobim aos EUA, em fevereiro, em Nova York. Em pauta, a cooperação estratégica militar entre os dois países, a compra de caças pelo Brasil e o interesse dos EUA em adquirir aviões de treinamento – a Embraer produz o Supertucano. A americana Boeing produz o F-18, Super Hornet, que está entre os três classificados na concorrência da FAB.


Atividade principal é de inteligência e monitoramento


Roberto Godoy – O Estado de S.Paulo

Cenário:

A instalação multifunção que eventualmente será criada no Rio, está mais para uma agência de inteligência, e menos para uma base militar. Essa condição seria inaceitável para o governo brasileiro, que já se manifestou, por exemplo, contra a presença de tropas americanas em bases militares instaladas na Colômbia.

A agência, todavia, é importante como plataforma de monitoramento, coleta de dados e coordenação dos trabalhos de repressão ao tráfico de drogas, mercado negro de armas e na guerra ao terror – nessa ordem, que é a seguida no Brasil. Não é uma sede militar porque não terá contingente nem sistemas de combate. O modelo permite ações combinadas de pessoal civil com informações obtidas pelas Forças Armadas.

Também dá acesso à infraestrutura, como os sensores do centro regional que o governo americano está instalando nas ilhas de São Tomé e Príncipe para cobrir 3,3 mil km no Atlântico Sul. No caso do Rio, o comando estaria sempre a cargo de autoridades brasileiras.

Fonte: Estadão Via CCOMSEX

24 Comentários

  1. Denunciar os atos criminosos dos EUA , não é preconceito! A não se que se acredite, que criticar os criminosos e denunciar seus crimes, seja preconceito.

    • Wi quanto ao post com links dos efeitos do Fósforo branco.
      acho que é interessante que os demasi colegas acessem a estas informações, mas para já gostaria de dizer que não estou de acordo com a divulgação de conteúdos como estes.
      Não é uma crítica a você, espero que entenda, apenas acho que este tipo de conteúdo as vezes é usado de forma sensacionalista muitas vezes inclusive por suas fontes.
      ainda sim liberei o comentário uma vez que alertastes sobre os riscos para quem quer acessar.

      Quanto aos efeitos descritos no seu post, temos uma matéria replicada no PB que trata do assunto e que infelismente ocorre neste momento não só em falujah como nos balacãs, afghanistan entre outros..
      sds.
      E.M.Pinto

  2. “olhem para os 2 lados”

    que tal este lado:

    by William Bowles

    Como se destruir um país e a sua cultura não fosse suficientemente mau, o que dizer acerca da destruição do seu futuro, dos seus filhos? Quero bradar isto de cima dos telhados! Somos cúmplices em crimes de tamanha enormidade que acho difícil encontrar as palavras para descrever o que sinto acerca deste crime cometido em meu nome! Em nome do mundo “civilizado”?

    (foto imprópria para pessoas sensiveis)
    http://www.creative-i.info/wp-content/uploads/2010/03/uranium-baby.jpg

    “Esqueça-se do petróleo, da ocupação, do terrorismo ou mesmo da Al-Qaeda. O perigo real para os iraquianos destes dias é câncer. O câncer está a propagar-se rapidamente no Iraque. Milhares de bebés estão a nascer com deformidades. Os médicos dizem que estão a lutar para enfrentar o aumento do câncer e dos defeitos natos, especialmente em cidades sujeitas a pesado bombardeamento americano e britânico”. — Jalal Ghazi, para New America Media

    Segundo Dahr Jamail,

    “Os militares estado-unidenses e britânicos utilizaram mais de 1700 toneladas de urânio empobrecido (depleted uranium, DU) no Iraque durante a invasão de 2003 (Jane’s Defence News, 4/2/04) acima da 320 toneladas utilizadas na Guerra do Golfo de 1991 (Inter Press Service, 3/25/03). Literalmente, todas as pessoas com quem falei no Iraque durante os meus nove meses de reportagem ali sabem de alguém que sofre ou morreu de câncer.

    (…)

    Ghazi cobriu Faluja, a qual absorveu a carga de duas maciças operações militares dos EUA em 2004, até 25 por cento dos nascituros têm sérias anormalidades físicas. As taxas de câncer em Babil, uma área a Sul de Bagdad, elevaram-se de 500 casos em 2004 para mais de 9000 em 2009. O Dr. Jawad al-Ali, director do Centro de Oncologia em Bassorá, disse à Al Jazeera English (10/12/09) que houve 1885 casos de câncer no ano de 2005, agora de 1250 a 1500 pacientes visitam o seu centro a cada mês. — ‘The New ‘Forgotten’ War’ By Dahr Jamail, 15 March, 2010

    Mesmo a BBC foi forçada a reconhecer a realidade (Ouçam: ‘Child deformities ‘increasing’ in Falluja’ 4 March, 2010). Mas é verdade que pesquisei o sítio web da BBC em busca do vídeo clip que havia visto na semana passada, de modo que fui poupado às cenas horrorosas que testemunhara, registadas no hospital principal de Faluja. Se isto tivesse sido uma herança de Saddam, teríamos visto imagens como aquelas acima repetidas infindavelmente nos mass media, completadas com resoluções da ONU e tudo o mais.

    Esta peça curta colocada no sítio web da BBC finalizava assim:

    “Numa declaração, o Pentágono disse que “Nenhum estudo até à data indicou questões ambientais que resultassem em questões específicas da saúde. Munições não explodidas, incluindo dispositivos explosivos improvisados, são um perigo reconhecido” “.

    Fim da história, tanto quanto o que preocupa a BBC. Assim, como é que isto não é uma manchete? Mesmo a Coligação Travem a Guerra (Stop the War Coalition) mal menciona o assunto, mais preocupada aparentemente com os apuros dos guerreiros do imperialismo, dos guerreiros britânicos que dispararam esta coisa imunda não só contra inocentes iraquianos como também contra inocentes da antiga Jugoslávia e do Afeganistão. Mas então somos os cidadãos do Império, o que explica porque Stop the War tem pouco ou nada a dizer sobre o assunto.

    “Quando disseram que o urânio empobrecido era a arma preferida do império estado-unidense, eles mentiam. A palavra ‘empobrecido’ é um truque de relações públicas. Ela faz parece que o material nuclear está esgotado. Não está. É urânio. Vamos chamá-lo urânio. Por outras palavras, DU é o resíduo nuclear de baixo nível. O DU também pode conter traços significativos de “neptúnio, plutónio, amerício, tecnícium-99 e urânio-236”. – http://tuberose.com/

    As declarações do governo britânico e estado-unidense de que o Depleted Uranium é uma arma “convencional” são contraditadas pelos factos:

    * O armamento com urânio empobrecido (DU) cumpre a definição de armas de destruição em massa em duas de três categorias sob o U.S. Federal Code Title 50 Chapter 40 Section 2302.
    * Desde 1991, os EUA libertaram atomicidade equivalente a pelo menos 400 mil bombas de Nagasaki na atmosfera global. Isto é 10 vezes a quantidade libertada durante testes atmosféricos, a qual era o equivalente a 40 mil bombas de Hiroshima. Os EUA contaminaram permanentemente a atmosfera global com poluição radioactiva que tem uma semi-vida de 2,5 mil milhões de anos.
    * Os EUA conduziram ilegalmente quatro guerras nucleares na Jugoslávia, Afeganistão e duas vezes no Iraque desde 1991, chamando o DU de armamento “convencional” quando de facto é armamento nuclear.
    * O DU no campo de batalha tem três efeitos sobre sistemas vivos: é um veneno químico como metal pesado, um veneno “radioactivo” e tem um efeito de “partícula” devido à dimensão das partículas que é de 0,1 mícrons ou mais pequeno.
    * Os planos para o DU como armamento são de um memorando de 1943 do Gen. L. Groves, do Projecto Manhattan, que recomendou o desenvolvimento de materiais radioactivos como armas de gás venenoso – bombas sujas, mísseis sujos e balas sujas.
    * As armas com DU são penetradoras com energia cinética muito efectiva, ainda mais efectiva do que as bio-armas uma vez que o urânio tem uma forte afinidade química para estruturas de fosfato concentradas no DNA.
    * O DU é o Cavalo de Tróia da guerra nuclear – ele mantém-se presente e continua a matar. Não há maneira de limpá-lo e nenhuma maneira de anulá-lo porque ele continua a desintegrar-se em outros isótopos radioactivos em mais de 20 passos.
    * Terry Jemison do U.S. Department of Veterans Affairs declarou em Agosto de 2004 que mais de 518 mil veteranos do Golfo (período de 14 anos) estão agora com incapacidade médica e que 7.039 foram feridos no campo de batalha naqueles mesmo período. Mais de 500 mil veteranos dos EUA estão sem casa.
    * Em alguns estudos de solados que tiveram bebés normais antes da guerra, 67 por cento dos bebés pós-guerra nasceram com defeitos graves – com falta de cérebro, olhos, órgãos, pernas e braços e doenças do sangue.
    * No Sul do Iraque, cientistas estão a relatar níveis de radiação gama no ar cinco vezes mais elevados, o que aumenta a carga corporal diária dos habitantes. De facto, o Iraque, a Jugosláveis e o Afeganistão são inabitáveis.
    * O câncer começa com uma partícula alfa sob as condições certas. Um grama de DU é da dimensão de um ponto nesta sentença e liberta 12 mil partículas alfa por segundo. – http://tuberose.com/

    De modo que todas vocês, pessoas alegadamente civilizadas, o que estão a fazer acerca disto?

    PS: Oh, esqueci-me das armas com DU fornecidas a Israel pelos EUA, também lançadas sobre o povo de Gaza.

    O original encontra-se em http://www.creative-i.info e em http://www.countercurrents.org/bowles210310.htm

  3. Leandro Mello, até compreendo que não gostem, até acho legitimo… mas acho que é exagerado em muitas abordagens, escrevem só por escrever e desejam o mal dos EUA, isso é a minha crítica.
    É verdade que há críticas que são fundamentadas, dizem que não gostem, mas são reais e concretas, isso sim, acho bem.
    Tenho lido comentários que me assustam, daí falar no exagero, o meu comentário é só par referir que nos diabos não só vivem no EUA, estão em todo, lado… Portugal, Brasil, Rússia, China, etc. etc. etc.
    Abraço amigo

  4. Parece que estao querendo encurralar o povo brasileiro, eliminar sua capacidade de defesa e resistencia contra a dominacao, quer seja contra golpistas a servico das elites mercenarias ou de uma possivel invasao de nosso territorio pelos iangues. Isso, na verdade parece estar unindo o povo brasileiro com os traficantes em defesa da soberania nacional. Eh como no territorio ocupado pelos ianques, as FARCs parecem estar, juntamente com a maioria do povo colombiano em defesa do territorio colombiano e contra a invasao ianque.

    Diante desse quadro, podemos questionar, se realmente interessa ao Brasil destruicao das FARCs, uma vez que a mesma age na floresta amazonica tanto contra colombianos entreguistas como os famigerados invasores ianques. Pode-se dizer que as FARCs estao ajudando tanto o povo colombiano quanto ao brasileiro na defesa das amazonias. Precisamos defender a amazonia a qualquer custo e a colaboracao das FARCs, certamente nao eh tao ameacadora e perigosa quanto a americana. Aqui, da para se perceber o quanto os ianques. Eh uma grande ilusao pensar que os ianques combatem ao narcotrafico, na verdade ha inumeras informacoes recentes e de fontes dignas de confianca, que os ianques estao promovendo e sustentando a industria do narcotrafico de um lado e fingindo-se combate-lo de outro, com o proposito simplesmente de dominacao e ingerencia em assuntos internos de outros paises, promovendo terrorismo e criando o caos em outros paises, usando os recursos do proprio narcotrafico.
    A meu ver, se o Brasil quiser acabar com as FARCs, certamente acaba: se quiser acabar com o narcotrafico e contrabando, seja la do que for, certamente tem meios e recursos para isso, basta querer e nao deve, em hipotese alguma aceitar a criacao desse QG disfarcado da Cia. em nosso territorio. Eh sem duvida, um cancer maligno, que serah usado para um sem numero de coisas, eh mais um instrumento de dominacao, em beneficio dos ianques em detrimento da soberania e interesses nacionais dos brasileiros, podem estar certo disso!!!! A historia fala por si mesma, os movimentos deles ja conhecemos de cor e salteado, bem como suas nefastas consequencias,invariavelmente devastadoras.
    Sds.

  5. O GLOBO

    1º de Abril de 2010

    1ª PÁGINA:

    “EUA já têm 200 agentes em atuação no Brasil”

    Welcome Uncle Sam, with a new base in Rio, you can send 20,000 agents to Brazil

  6. Ta aih, como dizia aquele cantor chamado Geraldo Vandreh e Zeh Ramalho: “Para nao dizer que falei de flores” You don’t sell your mother, because you have just one!!! You son of …AND PSDB!!!

  7. E.M.Pinto,

    também hesitei antes de postar o link com a foto, que não faço questão de olhar 2x…más guerra, qualquer guerra! é cruel e se reparar, nos tempos atuais de hiper informação, praticamente não são divulgadas imagens chocantes de guerra,nos anos 40, 50, 60…havia mais divulgação independente, repórteres em campos de batalha etc…Atualmente as guerras são tratadas como um videogame, sem imagens chocantes, tudo muito limpo, gerando insensibilidade e a sensação que guerras não são nada de mais, são algo “normal”, do dia a dia. Afinal,

    “o que os olhos não vêem, o coração não sente”…

    Más não tenho intenção, nem vontade, de ficar postando este tipo de imagem e obrigado pela compreensão.

    sds,
    Wi

  8. Caro “animador”,
    Sete bases militares na Colombia e um QG da CIA no Rio de Janeiro para combater o narcotrafico e contrabando, isso nao passa de uma piada de muito mal gosto!!!! Algum dia, alguem vai ter que dizer nao a esses crapulas!!!!
    As FARCs parecem ser do tipo “mixed blessing”, que mata e pega refens, mas parece que ninguem estah realmente interessado em acabar com ela, parece ser o tipo de guerrilha bombril, de 1001, utilidades, sendo util ateh para o Brasil, …rs..rs.rs..rs Nao sou marxista e nem tampouco tenho simpatia por essa ideologia, mas inequivocamente, o poder eh um instrumento importantissimo para qualquer um, veja a aflicao do tucanato, fazem QUALQUER COISA para reconquistarem o poder e ainda representam a antitese dos marxistas. Portanto, eh muito questionavel que isso seja uma debilidade exclusiva dos marxistas, com certeza a direitalha nao fica atras. O golpe militar daqui nao foi uma iniciativa marxista e sim da direitalha a servico do tio Sam. O fato eh que cada vez mais o posicionamento do Tio Sam esta se distanciando e se izolando-se das comunidades das nacoes, especialmente do povo brasileiro, estao muito mal vistos no mundo inteiro e acabando com os poucos simpatizantes que tinham. Tudo que conseque esta sendo pela forca, na marra e na maioria das vezes por pressao militar, como prenuncio de sua debilidade, sua decadencia, seu desespero e inevitavelmente seu fim – um eco da direitalha demotucana brasileira. Realmente, isso eh “animador”, para nos brasileiros, que acreditamos que o Brasil nao precisa de ninguem e muito menos dos ianques, para ser uma super-potencia. Soh precisamos de mais independencia politica e estarmos mais fortes, militarmente. Tendo feito isso, com certeza teremos muito mais competencia e recursos para isso e muito melhor do que os ianques!!!!

    Sds.

  9. Errata: onde se le se izolando-se, leia-se isolando-se…. Desculpe esta e outros erros que porventura aparecerem. Grato

  10. O mal desse páis é isso mesmo.

    Quando se critica os podres dos Estados Unidos, você é automaticamente chamado de comunista, amigo do Chaveze etc.

    Como se riticando a dirieta, eu fosse amigo da esquerda.

    Tem gente que é incapaz de raciocinar.

    Se me perguntassem de que lado eu estaria, respotaria com todas as letras, “nenhum!”.

    O capitalismo extremamente consumista vai acbar com o mundo quando a China crescer ainda mas.

    A materia prima chinesa é barata, mas é material como outro qualquer. Quantidade enor.

    Bom, pelo menos lá eles estão começando a aprende o que é “reciclagem”.

    Até hoje afunfa-se um navio no mar disperdiçando metal precioso.

  11. Só uma “pequena” base no Brasil ? 200 agentes da DEA/FBI já estão trabalhando desde….. ?

    7 bases na Colombia, centenas de agentes…..dezenas de bases no vizinho México, com milhares de agentes. Centenas de bases na Afghanistão, com milares de agentes!

    O RESULTADO?

    MOSCOW ACCUSES U.S. OF CONNIVING WITH DRUG PRODUCERS

    http://www.larouchepac.com/print/14034

    Que belo trabalho! Depois da Rainha Victoria de 1830, temos a Rainha Clinton de 2010 ! Elas cultivam o ópio com muito prazer! A DEA é quase inoperante!

  12. Caro animador,

    Tudo bem, a propaganda eh inerente, mas pode estar certo de que nao se trata de propaganda enganosa, tem sido mostrado muito da monstruosidade inrustida ou por tras dos mocinhos e mocinhas produzidos e mostrados pela fabrica de Hollywood. “Desmistificar” eh um eufemismo, quando na verdade tio Sam deveria ser e esta sendo desmascarado e satanizado. Quem faz propaganda para o tio Sam eh o “PiG” e essa sub-raca de “brasileiros”, mais conhecidos como vira-latas e entreguistas de carteirinha. Esses, sim, tem estado muito ocupados tentando esconder as sujeiras e promover a moral do tio Sam.

    Sds.

  13. Carissimo animator,

    Valeu, matou a pau!…rs..rs..rs.. Concordo contigo plenamente, bastante lucido, realista o seu comentario. Alias, suas acoes belicosas e sua propria projecao de poder, estah se tornando cada vez mais intensa, expoe nao a sua incapacidade e inseguranca, em lidar com as contradicoes sistemicas (atuacao de lobbies, violando leis da economia(vantagem comparativa) e consumo exacerbado(oferta/procura) e externas em suas relacoes internacionais, na eterna busca pela paz mas com forte dependencia dela, intensificada pela escasses de recursos naturais e consumo excessivo, mas a sua propria decadencia. Fortes lobbies domesticos exigem protecao para sua industria – ineficientes plantadores de milho(como voce bem colocou), algodao, laranja e outros produtos da agricultura, bem como os famigerados, poderosos e altamente explosivos..rsrsrs lobbies dos fabricantes de componentes, armas e equipamentos que exigem consumo de seus produtos e indiretamente a guerra, para desgraca da humanidade.

    A casa caiu, ruiu por dentro, perderam a moral de dizer “faca o que eu mando e nao o que eu faco, distribuindo papel, moeda sem lastro pelo mundo e ainda falido, devendo ateh as calcas para todo o mundo, especialmente aos “comedores de criancinhas”, comunistas chineses(perto de US$800 bilhoes) e ateh para o Brasil(“pais colorido, do eterno futuro”, dos vira-latas entreguistas e do futebol) cerca de US$ 160 bilhoes, por ironia do destino e hipocritamente. A proposito, agora estao introduzindo o SUS, Sistema Unico de Saude, ateh muito pouco tempo atras, tido como coisa de barbudo, vermelho, comedor de criancinha…Mais recentemente, Obama jura que Lula nao eh populista eh popular…rsrsrs..Realmente, tudo indica para o fim do famoso “faca o que eu mando e nao o que eu faco”. Isso marca o inicio do fim de uma nacao das mais desenvolvidas, extremamente bem armada, mas incapaz de andar com suas proprias pernas, devido a incompetencia de sucessivos governos na administracao do sistema capitalista, nao sabendo lidar com as imperfeicoes do sistema capitalista, leis economicas, com a escassez de recursos naturais e suas relacoes com a politica e economia num mundo globalizado(como voce bem notou). Os EEUU, por muito tempo ainda vao ser um pais muito importante, mas longe de ser uma super-potencia que domina a humanidade, com certeza e para o bem de todos!!!

    Um abraco

  14. Eu eu so antiamericano dez de guando eles a tacaran o iraque falando um bucado de besteiras so para robar ser petrolio e a mesma coisa que eles queren fazer com o brasil lula abre o olho eu fiquei sabendo que o americanos de merla querian monta uma base militas na amazonia para conter a venezuela desde guando eles precissan de ajuda isso não e estranho acho que o brasil tem que se prepara para algo maior e mais pirigosso os eua senpre botaran preção nos brasileiros por que voceis acha que eles queren monta bases na amazonia nossas riquezas e o noso uranio acho que devemos da um basta nisso acho que deveriamos mostra do que o brasileiros são capazes aposte se nos tivesemos bombas atomicas e bonbas nucleares ele não ficarian nevossos por que so eles deven ter e nos não por que eles temen a coreia e fica o tenpo todo espionando os corianos aogra os europeus queren vin montar basses na argentina negocio de petrolios perto do territorio brasileiro acho que deveriamos da um basta nisso e não reseber orde de nem um outro pais e ter novos aliados como a frança e um pais muito bom ter ter basado sua teclogia para o brasil por que os eua~so queria vender e não passa sua tecnologia se eles são alidos isso e istranho varios anos eles vem querendo ser de mais devemos da um basta nisso queria ver gual o brasileiro que não lutaria pela sua patria ate o ultimo suspiro vamo espusar os estrageiros amigos lula fassa alguma coisa abra o olho tão di oho no presal amigo vamos crecer brasil em armas em desenvolvimento em tecnoligia e espusar esses puliticos vagabundo que estão no teu lado.

  15. Os estados unidos estão operando na américa do sul pelo simples fato de que a amazônia, sera o loca ideal para o reinicio pos guerra (3° guerra mundial).
    que já se encontra em seus tramites finais para o inicio..
    afinal a amazônia tem tudo e muito mais do que se necessita para o desenvolvimento de qualquer pais…
    e quem chega primeiro bebe agua limpa. e se torna dono da fonte!!!
    hoje o que se tem de reserva legal e mais do o suficiente para que se tenha floresta sustentável… e ainda não esqueçamos dos 20% a que se pode desmatar..( ou seja 80% da propriedade particular e reserva legal também..
    ou governo abre o olho agora e toma posse de fato da nosso amazônia, ou veremos num futuro muito próximo a ocupação estrangeira na amazônia….
    O que uma nação precisa para crescer!!!!!!!!!!
    minério..
    ouro…
    diamante…
    madeira…
    água…..
    floresta…..
    animais…
    matéria prima para remédios…
    mínimo de desastres naturais…
    peixes….
    grandes extensões navegáveis…
    terra fértil….
    A AMAZONIA E O PARAISO SÓ BRASILEIROS E QUE NÃO VEMOS!!!!!!!

Comentários não permitidos.