Brasil discute com EUA criação de base no Rio

http://amaivos.uol.com.br/upload/amaivos/br+eua.jpg

Objetivo seria reforçar combate ao narcotráfico e ao contrabando, sempre sob o comando de brasileiros

Rui Nogueira, Rafael Moraes Moura

BRASÍLIA

Por sugestão da Polícia Federal, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu ontem com o comandante do Comando Sul dos EUA, tenente-brigadeiro Douglas Fraser, a proposta de criação de uma base “multinacional e multifuncional” que teria sede no Rio de Janeiro.

A base formaria, com duas já existentes, em Key West (EUA) e em Lisboa (Portugal), o tripé de monitoramento, controle e combate ao narcotráfico e contrabando, principalmente de armas, além de vigilância antiterrorista.

Douglas Fraser passou o dia de ontem em Brasília. Após reunião de trabalho e almoço com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante americano encontrou-se com o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa.

A PF já tem um adido de inteligência trabalhando na base de Key West, na Flórida. O Planalto está para decidir se o adido junto à base de Lisboa será um delegado federal ou um oficial da Marinha.

A base no Rio, assim como as outras duas, não admite operações sob comando de estrangeiros. Os países que aceitam participar dos programas de cooperação de combate ao crime organizado enviam adidos que atuam sempre sob supervisão dos agentes do país soberano sobre a base. A ideia é que com a base da Flórida, que vigia de perto o tráfico no Caribe, e a de Lisboa, que exerce controle sobre o Atlântico Norte, a base brasileira sirva como posto avançado de monitoramento do Atlântico Sul.


Tragédia.


Key West é uma base aérea e naval que atua em cooperação com os departamentos de Defesa e de Segurança Nacional, agências federais e forças aliadas. Desde 1989, possui força-tarefa de inteligência que conduz operações contra o narcotráfico no Caribe e na América do Sul. Foi de lá que partiu o primeiro avião de resgate no caso da tragédia do voo AF 447, da Air France, em junho passado, no litoral do Brasil, perto de Fernando de Noronha. Notificada do acidente, a base mobilizou o adido brasileiro, que providenciou o início do socorro.

O grupo de agentes da força-tarefa de Key West tem como objetivo combater o cultivo, a produção e o transporte de narcóticos. Os governos britânico, francês e holandês contribuem com o envio de navios, aeronaves e oficiais. O grupo reúne ainda representantes de Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e outros países latino-americanos.

A presença dos Estados Unidos na região começou em 1823, com o objetivo de combater a pirataria local. Foi usada inicialmente como patrulha de operações submarinas e como estação de treinamento aéreo, utilizada por mais de 500 aviadores na época da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1940, ganhou a designação de base aérea e naval.

Em Lisboa, a base naval fica à margem do Rio Tejo, no Perímetro Militar do Alfeite. Foi criada em dezembro de 1958.

Fraser também veio ao Brasil para organizar a viagem do secretário de Defesa dos EUA, prevista para meados de abril. A visita é retribuição da viagem de Jobim aos EUA, em fevereiro, em Nova York. Em pauta, a cooperação estratégica militar entre os dois países, a compra de caças pelo Brasil e o interesse dos EUA em adquirir aviões de treinamento – a Embraer produz o Supertucano. A americana Boeing produz o F-18, Super Hornet, que está entre os três classificados na concorrência da FAB.


Atividade principal é de inteligência e monitoramento


Roberto Godoy – O Estado de S.Paulo

Cenário:

A instalação multifunção que eventualmente será criada no Rio, está mais para uma agência de inteligência, e menos para uma base militar. Essa condição seria inaceitável para o governo brasileiro, que já se manifestou, por exemplo, contra a presença de tropas americanas em bases militares instaladas na Colômbia.

A agência, todavia, é importante como plataforma de monitoramento, coleta de dados e coordenação dos trabalhos de repressão ao tráfico de drogas, mercado negro de armas e na guerra ao terror – nessa ordem, que é a seguida no Brasil. Não é uma sede militar porque não terá contingente nem sistemas de combate. O modelo permite ações combinadas de pessoal civil com informações obtidas pelas Forças Armadas.

Também dá acesso à infraestrutura, como os sensores do centro regional que o governo americano está instalando nas ilhas de São Tomé e Príncipe para cobrir 3,3 mil km no Atlântico Sul. No caso do Rio, o comando estaria sempre a cargo de autoridades brasileiras.

Fonte: Estadão Via CCOMSEX

50 Comentários

  1. Não posso crer que isso seja sequer cogitato! Isso é um absurdo uma sandice. Toda base estrangeira que é montada faz-se necessária uma guerra para desmonta-la! Ainda mais de quem!!!!

  2. Toda parceria é bem vinda… troca de experiências, intercâmbios, etc.; agora esta terra tem dono e que sabe tomar conta dela, temos problemas sim e precisamos aprender a lidar com eles caso contrário ficaremos por toda vida dependendo de ajuda externa; basta olhar para a Colombia, há quanto temo os Yankees estão lá? Algo foi resolvido? As FARC continuam ativas até hoje e causando danos aquele país. Os Yankees são um vírus, contagioso e nocivo algo que sinceramente considero desenecessário para o Brasil que possui gente e equipamentos para combater contraventores como os citados na matéria.

  3. Pessoal não vamos começar a achar também que tem conspiração em tudo, deve ser chamada de base, mas “base” mesmo terá só o nome, deve ser um centro de controle, observação e investigação de crimes internacionais, nada a ver com armamento militar, pelo que entendi seria algo mais administrativo e de inteligência.

  4. Vocês já experimentaram ler a matéria antes de fazer opiniões racistas e sem nenhum fundamento?a base, se esta for criada não tera nenhum equipamento militar estrangeiro, ao contrário das bases da colômbia,além do mais, a base ficará sob comando de brasileiros,na verdade esta idéia é muito válida, pois colabora com a diminuição do tráfico de armas,drogas,terrorismo,como citado no próprio texto.
    A base, que na verdade não passa de um centro de inteligência seria de grande valia para o Brasil na luta contra o tráfico em geral.

  5. Se os EUA viessem trariam investimentos, simplesmente isso.
    .
    Vcs ficam viajando/sonhando com invasão, dominação, etc, em suma coisas de ufanistas/milicos/aborrecentes…… Se fossemos uma pequena ilha rica em algum minerio, até faria sentido levantar essa hipotese…
    .
    Deixem os caras trabalharem…

  6. Quem ficaria descontente com uma base dessas no Rio??

    As Farc???
    Alguns jogadores de futebol e seus amigos???
    Alguns artistas e seus amigos???
    Políticos???

    A cooperação entre diferentes países no combate ao crime é interessante. No link abaixo está a noticia de um traficante preso graças a informações da inteligência da policia alemã.

    http://eleitoral.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/criminal/justica-federal-aceita-denuncia-e-abre-processo-de-lavagem-contra-sheik/

  7. Não é mal nenhum uma vez que cumprem o que está escrito. Somente uma base de inteligência, investigação e nada mais. Agora, é bom ficar “veaco” sim, vai que eles se empolgam com essa primeira autorização e em seguida queiram montar bases aqui no Brasil, com envio de militares e equipamentos norte americanos, eles são bem capazes pois sabem fazer a cabeça do povo como nenhum outro país.

  8. Já que querem dar acesso à infraestrutura de radares e comando montada nas ilhas de São Tomé e Príncipe, o Brasil poderia acertar um acordo nos seguintes termos:
    Nenhum americano opera no Brasil, nenhuma força ou unidade de inteligência estrangeira opera na américa Latina e o Brasil passa a comandar e coordenar as tarefas das americanos e brasileiros a partir de São Tomé e Príncipe e utilizam a infra-estrutura instalada nas ilhas.

  9. Puxa! Ninguém em sã consciência pode autorizar uma imbecilidade dessas. Lógico que podemos e devemos cooperar com o combate ao crime organizado, mas não precisamos que país nenhum mante bases em nosso País para cuidar disso. Por favor sejam brasileiros, defendam o Brasil contra essa corja que querem tornar-se donos do mundo.

  10. Calma lá pessoal, ate paranoia deve ter sentido.

    A “base” não é dita neste momento se é militar ou de inteligência. Se for de inteligência, creio que será uma boa. Agora vamos ser frios. Uma base, militar ou não, é feita nesse caso por um grupo de estrangeiros. Interesses e ações escusas ou encobertas não podem ser desconsideradas.

    Como país soberano, devemos ser a favor de uma união, independente de quem seja, mas não podemos perder o controle e deixar eles si virarem sozinhos. Temos sim que sermos os cabeças. É irresponsável permitir uma base estrangeira onde eles é quem mandam.
    É uma questão de “patrão e empregado”. Mesmo que o chefe se esforce, sempre vai existir falcatrua na empresa.

    Devemos ficar de olho sim, mas vamos com calma em fala em dominação. Comprar o Bra$il é mais fácil do que se pensa, nem precisariam nos “invadir”.

  11. O antiamericanismo é complicado, as pessoas não se dão nem o trabalho de ler, tudo é conspiração, só rindo mesmo…rsrsrs

  12. “Devemos ficar de olho sim, mas vamos com calma em fala em dominação. Comprar o Bra$il é mais fácil do que se pensa, nem precisariam nos “invadir”.”

    Essa é a maior Verdade…

  13. Tem gente aqui que não pode escutar EUA que logo torce o rabo, como se tudo que os americanos fazem em outros países é com o intuito de invasão, por favor, cresçam crianças, se isto for de grande valia para o combate ao tráfico de armas e drogas, por que não? E parem com comentários de crianças que acham que os EUA só querem o pré-sal, a amazônia, tudo que eles querem é invadir e bla bla bla, se fosse assim Venezuela já estaria completamente destruída.

  14. Estranho aceita isso, sempre negamos isso, agora com a transferência do 1°/16°Gav. Para Campo Grande, também do esquadrão de Hercules para Anápolis, Pré-sal, sumiço dos laptops da Petrobrás contendo todos os arquivos sobre as jazidas dos campos do Pré-Sal anos atrás, que estava com uma empresa Americana ligada à família do ex-presidente George Bush que e umas das maiores família do ramo do petróleo nos estados unidos, que teve ligação direta na invasão do Iraque depois de uma mentira de armas químicas, e agora tomam conta total do Petróleo iraquiano e mais duas nações que devem Bilhões depois da Guerra, ( Arábia Saudita e Kuwait ) Inglaterra nas Malvinas, V Frota aqui no Atlântico, é será o Brasil o Novo Iraque, só não podemos esta na mão deles com esse tal F-18A melhorado E/F

    Esta também aqui no Estadão
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100331/not_imp531732,0.php

  15. Claramente eh uma base de inteligencia, onde a Cia vai deitar e rolar aqui dentro. Vao fazer o que fizeram na Colombia, eh um processo, realmente estao invadindo o Brasil e uns ingenuos nao estao nem percebendo. Isso vai ser um sofisticado QG da Cia. e ingerencia em assuntos internos do Pais. Se isso vier a ser verdade, inegavelvente serah a uma grande desmoralizacao para o Brasil e uma vitoria para os entreguistas de plantao e a direitalha tucana. Precisa ser extremamente ingenuo para acreditar nesse combate ao narcotrafico, alias nao da para acreditar na noticia, nao acredito no “PiG”!

  16. Sei não…

    Se for algo tipo ‘base policial’, até que se entende (entende, não quer dizer que se aceite…)

    Como tudo que se liga aos EUA, é de se desconfiar e muito.
    Uma base de ‘inteligencia’ mesmo restritamente policial é uma porta para outras ‘atividades’ de inteligência.
    Não creio que as autoridades brasileiras sejam inocentes e burras, se o negócio está sendo ou vai ser discutido, talvez possa até ser aceitável.

    Pessoalmente não gosto da ideia, e em princípio sou contra.

  17. …”Tem gente aqui que não pode escutar EUA que logo torce o rabo, como se tudo que os americanos fazem em outros países é com o intuito de invasão, por favor,” senhor lanterna verde.. tb lhe peço por favor.. so um exepmlo pra si: todos os paises com muitas riquezas em que o EUA quis ajudar ou msotrou qualquer tipo de interesse veja o k aconteceu.. iraque, “Congo belga, namibia, serra leoa, liberia. como um americano msm disse uma vez ” se algum dia o EUA mostrar interesse no teu pais ou querer ajudar,, fujam ..fujam e depressa! e mais ja ouviram falar do projecto nssm 201 ou no Projecto para um novo Século Americano (PNAC) nao sei se tem a ver com o contexto do blog mas alguem podia falar dele?
    e so uma coisinha desde os anos 1993 a 2001 o EUA lucrou mais com a venda de armas do que em ajudas no msm paises em k vendia as armas.

  18. Brasil precisa combater o contrabando de mercadoria chinesa. Até li num site chinês que eles estão aguardando a rodovia Manaus-Letícia para ter acesso à ZFManaus via o Pacífico. O contrabando chinês entra por Montevideo->CiudaddoLeste, e por Bolivia.
    Entra tb por Santos e parece que também agora vai entrar por RioGrande-RS.
    O governo tem que comprar mais 20 scanners de caminhões.
    O contrabando de mercadorias é mais perigoso que o de droga.

  19. Pessoal não vamos começar a achar também que tem conspiração em tudo, deve ser chamada de base, mas “base” mesmo terá só o nome, deve ser um centro de controle, observação e investigação de crimes internacionais, nada a ver com armamento militar, pelo que entendi seria algo mais administrativo e de inteligência.

    PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!! NÃO PIREM!!!! SE TIVER UMA “BASE” AQUI NÃO VAI
    SER COMO AS BASES NA COLOMBIA NÃO!!!!!!! A USAF TEM ATÉ CAÇAS F-15 NA COLOMBIA!!!!!! O KE NÃO VAI ACONTECER AQUI!!!!! Ô PARANÓIA!!!

    vai ser um centro de controle, observação e investigação de crimes internacionais, nada a ver com armamento militar!!!!!!!!!

    obs: não sou a favor da “base”

  20. Sempre a mesma desculpa do trafico de Drogas, pensei qeu esta desculpa fosse já batida demais, que inventariam outra, mas parece que em time que está ganhando não se muda nada!!

    Quanto é distante o Pré-Sal do Rio de Janeiro???
    A reserva de Tupi quanto é distante do Rio de Janeiro???
    A sede da Petróbrás é lá em Brasilia ou no Rio de Janeiro?? Será que pode-se fazer espionagem industrial nesta sede da Petróbras, assim para se ver clara a coisa do Petróleo na costa brasileira???
    Será que uma “base” no Rio, Qualquer que seja o nome e função técnico operativa, ajudaria a fazer amizades e conchavos com diretores e alto funcionarios da Petróbras, assim como se faz no Kuwait, Arabia Saudita, Dubai, Emirados Arabes Unidos, etc???

    E tem gente que ainda acredita nisso tudo, parece que esquecem como funciona o sistema do petróleo… vale tudo, e qualquer mentira vira verdade!

    Mas não creio em “invasão” militar, isso ainda é distante, creio eu, mas que o objetivo desta parceria contra o “crime” é o petróleo, isso é, e é até mesmo evidente!

    Se não tivessem petróleo algum na nossa costa eles estariam pouco se lichando para esta parceria contra o crime, morram afogados nas tuas lambanças… lembram dos anos 80?? Hiperinflação, crime galopante, dívida esterna, caos político administrativo, etc??? Onde estavam estes salvadores para virem nos ajudar naqueles tempos??

    Mas tem o ponto que naqueles tempos, não tinhamos ainda o petróleo na costa brasileira, então nada de ajuda ou colaboração contra o crime!!

    Pura e simples BALELA esta conversa de colaboração contra o crime, isso é evidente!

    valeu!!

  21. As bases de monitoramento do tráfico de drogas para o EUA, servem justamente para isto,dados para monitorar e controlar o negócio do tráfico, eu não disse combater…É para administrar o negócio mesmo !

    Os EUA são o maior mercado consumidor de drogas no mundo, além de serem os maiores produtores mundiais de maconha.

    Por onde passam, a história se repete, explode a produção e/ou consumo de drogas, além dos lucros, as drogas são consideradas pelos serviços de inteligencia norte-americanos, uma arma estratégica para desestabilizar países concorrentes.

  22. Gente vcs repararam no orgão de imprensa que deu a notícia,isso não existe,se o Brasil criticou as bases na colombia,vai aceitar uma coisa dessas!

  23. Sabemos que a nossas Forças Armadas estão numa pior, mas se o Brasil começasse a aceitar bases “militares”, creio que os militares já teriam feito protesto.

  24. NOTICIA RECENTE:
    —————————————————
    Rússia insatisfeita com atitude dos EUA em relação ao ópio afegão
    —————————————————
    AFP – Um alto funcionário russo encarregado da luta contra o narcotráfico criticou neste sábado,27/02/2010, a atitude dos Estados Unidos em relação à produção de ópio no Afeganistão, num momento em que a Rússia enfrenta uma onda de overdoses por heroína, informou a agência russa.“As declarações públicas dos Estados Unidos sobre a recusa em destruir as plantações de ópio, mesmo na opinião dos afegãos, são uma garantia sólida de impunidade para os produtores da droga no país”, declarou Viktor Ivanov, diretor do serviço federal de controle dos narcóticos.

    Depois de assumir suas funções em 2009, o presidente americano, Barack Obama, iniciou uma mudança na política americana de destruição sistemática das plantações de papoula no Afeganistão, estimando que isto prejudica a parcela mais pobre da população, que vive do cultivo.

    A decisão, no entanto, gerou preocupações em Moscou, que sofre com um grave problema de saúde pública causado pelo consumo de heroína: pelo menos 30.000 russos morreram em 2009 depois de ter consumido heroína proveniente do Afeganistão.
    ——————————————————

    “…o presidente americano, Barack Obama, iniciou uma mudança na política americana de destruição sistemática das plantações de papoula no Afeganistão, estimando que isto prejudica a parcela mais pobre da população, que vive do cultivo.”
    …………

    Tá bom, que bonzinho o Barak Obama…

    Alguns fatos

    Com base em números de 2003, o tráfico de drogas constitui “a terceira maior mercadoria global em termos monetários, a seguir ao petróleo e ao comércio de armamento”. ( The Independent, 29 de Fevereiro de 2004).

    Não é de hoje que os norte-americanos financiam seus serviços e operações de inteligência com o dinheiro do trafico de drogas.

    Desde o século 19 que os anglo-saxões descobriram e utilizaram o poder das drogas como uma “arma biológica” para desestabilizar e desestruturar países rivais, basta ver o exemplo da “Guerra do Ópio”(a britânica Rainha Vitória, pode ser considerada a 1ª e maior narcotraficante internacional…) cujos efeitos persistentes contribuíram de forma notavel com a dissolução do Império Chinês. E os graves problemas com o ópio persistiram até 1949, quando foi implantado o regime comunista.

    Quando os EUA estavam combatendo no Vietnã, sudeste asiático, esta região tornou-se a primeira região produtora de ópio no mundo, era o famoso “Triangulo Dourado”.Existem fortes evidencias do envolvimento da CIA.

    Após a derrota norte-americana e com sua conseqüente retirada do sudeste asiático , a produção de ópio do Triângulo Dourado caiu , perdendo importância como centro mundial na produção de ópio, a qual se deslocou nos anos 80 e 90 para o Afeganistão.

    “Coincidentemente”, os Talebãs que tiveram apoio dos EUA (com grande participação da CIA) na guerra contra a URSS no anos 80, foram financiados pelo dinheiro do ópio cuja produção cresceu exponencialmente neste período.

    Depois de vitoriosos, os talebans foram se afastando até romperem totalmente com os norte-americanos e em 2000-2001, implementaram, com grande sucesso, um programa de erradicação de drogas que levou a um declínio de 94 por cento no cultivo do ópio.

    Em 2001, segundo os números da ONU, a produção do ópio caiu para 185 toneladas anuais, em 1999 era de 4600 toneladas !

    Com certeza esta foi, mesmo não sendo a única, uma das principais razões para a invasão do Afeganistão: O restabelecimento da produção e do fluxo de ópio afegão.

    Após a invasão norte-americana, a produção de ópio explodiu, atingindo já em 2002, 3.400 toneladas! Multiplicando por 18 a produção, um aumento de 1800% !

    Em 2006 a produção atingiu 6.100 toneladas, aumento de 3200% sobre a produção de 2001, multiplicando por 33 em cinco anos!

    “Agora está ocorrendo não só a volta da produção de ópio no Afeganistão, mas também a construção de laboratórios que produzem heroína “dentro do Afeganistão” (com a proteção do exército invasor que não deixa os “maus” talibãs destruírem os laboratórios de droga nem as fazendas de papoula).”

    “A américa central, tornou-se grande operadora do transporte de drogas para os EUA, isto no tempo das intervenções do Reagan para expulsar o “perigo vermelho”.

    “A Colombia com forte presença militar norte-americana e da DEA, ocupa o principal posto na produção de cocaína, superando em muito a Bolívia, que diminuiu sua produção com a expulsão da DEA e o governo do cocaleiro Evo Morales.”

    “*O Afeganistão e a Colômbia são as maiores economias produtoras de droga do mundo, que alimentam uma florescente economia do crime. Estes países estão fortemente militarizados pelos EUA. O comércio de drogas é protegido. Está amplamente documentado que a CIA desempenhou um papel central no desenvolvimento dos triângulos de drogas da América Latina e da Ásia.”

    “*Prof. Michel Chossudovsky”

  25. Creio que se o Brasil matasse traficantes e desse uma surra daquelas nesses nóias a questão das drogas seria mais suave por aqui. A polícia não pode prender usuários, se encosta a mão podem ficar sem o emprego, traficante, então, é tratado como príncipe. Tem muitos interesses de autoridades partidárias, gente graúda da mídia na conservação do tráfico de drogas, afinal é uma “indústria” que movimenta bilhões de dólares por ano. E onde tem dinheiro, ainda mais do grosso, sempre tem prostitutas, políticos, ratos, grupos de mídia e toda uma escória a se arrastar atrás.

  26. Amigo Cos,

    Você considera o Brasil semelhantes a estes países que vossa senhoria citou, tanto politicamente, quanto econômicamente?
    Parabéns, se a resposta foi sim, pois pelo seu post parecia.

  27. Guia genial dos povos e não ovos – apesar de estarmos na pascoa!!!

    Marcelo: Não uso mais se nick.

    Lanterna verde: nem sei quem é…..

    Lanterna verde confirme ai a minha história

  28. Tenho umas palavras sobre isso e em várias línguas:

    Português: Não!

    Inglês: Not!

    Italiano/Francês: Non!

    Espanhol: No!

    Alemão: Nicht!

    Holandês: Niet!

    Japonês: ない!

  29. Acho que existe pessoal que vive com paranóia de invasão, muito que não gostem dos americanos… acho um grande exagero. Nem sendo uma coisa que beneficia nós todos já não serve… conspiração, invasões…
    Essa historia financiar serviços de inteligência seja de quem for… acho que os países que vocês defendem (os possíveis sucessores a potencia mundiais) estão mais machados a negro do que os americanos. Rússia… mmmmmmm ainda têm que aprender mais um pouco de democracia, a antiga URSS têm uma historia muito triste e negra; actualmente parecem querer fazer o mesmo (envenenamento de um líder de um país vizinho, a morte estranha de uma jornalista russa que se oponha ao governo… e muitas outras historias) ás tantas foram os americanos, pelo amor de Deus… olhem para os 2 lados.
    Essas acções custam a “cabeça” dos líderes nos EUA quando provadas, sabem porque eles são uma democracia, a mais antiga do mundo. O que acontece… nem que leve o período de 20 ou 30 anos… essas acções são tornadas publicas. Em outros lados… quem esteve envolvidos nas acções menos claras… simplesmente desaparece….
    Continuo a dizer… os EUA são o mal menor…

  30. eu acho uma excelente idéia !

    bases americanas no Brasil

    quem esta triste com isso deve ser algum traficante por ai…

  31. Preconceito, coisa + feia, “americanos” do norte é ser humano assim como a gente, falam como se a Russia, França e china fossem anjos, não tem seus interesses, fora q esse ultimo é o país q mais destroe a terra (por dinheiro)…só rindo mesmo…

  32. karlus73 :
    Acho que existe pessoal que vive com paranóia de invasão, muito que não gostem dos americanos… acho um grande exagero. Nem sendo uma coisa que beneficia nós todos já não serve… conspiração, invasões…
    Essa historia financiar serviços de inteligência seja de quem for… acho que os países que vocês defendem (os possíveis sucessores a potencia mundiais) estão mais machados a negro do que os americanos. Rússia… mmmmmmm ainda têm que aprender mais um pouco de democracia, a antiga URSS têm uma historia muito triste e negra; actualmente parecem querer fazer o mesmo (envenenamento de um líder de um país vizinho, a morte estranha de uma jornalista russa que se oponha ao governo… e muitas outras historias) ás tantas foram os americanos, pelo amor de Deus… olhem para os 2 lados.
    Essas acções custam a “cabeça” dos líderes nos EUA quando provadas, sabem porque eles são uma democracia, a mais antiga do mundo. O que acontece… nem que leve o período de 20 ou 30 anos… essas acções são tornadas publicas. Em outros lados… quem esteve envolvidos nas acções menos claras… simplesmente desaparece….
    Continuo a dizer… os EUA são o mal menor…

    Ah questão meu caro Karlus é que nós brasileiros tivemos muitos constrangimento ao longo da nossa história com vários países e um deles (principalmente) foi os EUA. Por isso o motivo da desconfiança por grande parte do povo brasileiro pelos EUA.

  33. Só que

    Dizem que próprios soldados americanos se drogavam no Vietnã sem que os oficiais americanos se preocupassem. Outra coisa, os americanos traziam a heroína do Vietnã em aviões militares americanos. Isso é retratado no filme “America Gangster”.

    Aluga-se
    Raul Seixas
    Composição: Cláudio Roberto / Raul Seixas
    A solução pro nosso povo
    Eu vou dá
    Negócio bom assim
    Ninguém nunca viu
    Tá tudo pronto aqui
    É só vim pegar
    A solução é alugar o Brasil!…

    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    É tudo free!
    Tá na hora agora é free
    Vamo embora
    Dá lugar pros gringo entrar
    Esse imóvel tá prá alugar
    Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!…

    Os estrangeiros
    Eu sei que eles vão gostar
    Tem o Atlântico
    Tem vista pro mar
    A Amazônia
    É o jardim do quintal
    E o dólar dele
    Paga o nosso mingau…

    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    É tudo free!
    Tá na hora agora é free
    Vamo embora
    Dá lugar pros gringo entrar
    Pois esse imóvel está prá alugar
    Alugar! Ei!
    -Grande Solução!…

    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    Agora é free!
    Tá na hora é tudo free
    Vamo embora
    Dá lugar pros outro entrar
    Pois esse imóvel tá prá alugar
    Ah! Ah! Ah! Ah!
    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    Agora é free!
    Tá na hora é tudo free
    Vamo embora
    Dá lugar pros gringos entrar
    Pois esse imóvel
    Está prá alugar…

    Está Prá Alugar Meu Deus!
    Nós não vamo paga nada!
    Nós não vamo paga nada!
    É tudo free!
    Vamo embora!

  34. Em tempos de paz essas bases estadunidenses realmente funcionam àquilo que se propuseram, controle do narcotráfico, porém de um passo a outro podem facilmente ser desviadas a finalidades obscuras, de único e exclusivo interesse político-estratégico dos EUA. Não devemos abrir brechas para que isso aconteça sob nenhuma hipótese! Já estamos fartos de saber quem são os EUA, e de suas insistentes intervenções na América Latina, vide a Ditadura militar e os planos de invasão do nordeste brasileiro. Será que eles aceitariam uma base estrangeira em suas terras?

  35. O nojo sentido por muitos brasileiros eh por conta da sanguinaria ditadura instalada aqui, foi uma terrivel experiencia que deixou serias sequelas no povo brasileiro.
    Os norte-americanos nao soh deram total apoio a esses criminosos que assassinaram, perseguiram e torturaram milhares de inocentes brasileiros e por mais de 20 anos!!!
    Para eficientemente emplementar a politica economica norte-americana para o Brasil, foi montado um escritorio do FMI (Fundo Monetario Internacional)em Brasilia. Dali partiam os arroxos salariais para dar sustentacao ao servico de pagamento da divida (com super altas taxas de juros) e tambem sustentar as sucessivas crises capitalistas dos EUA, que eram transferidas para o Brasil.
    Enquanto isso, no norte das americas, nada de ditadura e o povo se deliciando das maravilhas da liberdade e brutalmente consumindo os recursos naturais e mao de obra barata explorada no Brasil. Irresponsavelmente contrairam gigantescos imprestimos no exterior gerando uma gigantesca divida externa, com pagamentos rigorosamente em dia as custas do suor do povo brasileiro. Alias, quem nao se lembra da campanha ” Ouro para o bem do Brasil???”, quando os militares consumiram com o dinheiro, como se tivesse simplesmente desaparecido num buraco negro, uma montanha de ouro, joias e dinheiro para os bolsos desses que hoje, ao entrarem para a reserva, ainda tem a coragem de dizer que fariam tudo de novo, e que tem nojo de povo !!! Foram vinte anos de individamento exteranos de inflacao extratosferica. Quem rigorosamente pagava o servico da divida, logo que sempre foi o trabalhador brasileiro, alem de ter que lidar com altissimas taxas inflacionarias,- a ponto de mudarem os precos de produtos em supermercados duas vezes por dia, – e ainda ter que lidar com a opressao e repressao da ditadura a servico do Tio Sam. Certamente soh citei parte da historia, tem muito mais sujeira nessa ditadura do que imaginam muitos brasileiros e estrangeiros.
    Portanto, Leandro Mello, tens toda a razao em seu argumento, temos todos os motivos do mundo para detestarmos os norte-americanos e seus comparsas vira-latas brasileiros, que trairam o povo brasileiro, embora nao sejam os unicos!!! Vou dizer mais uma coisa, vivi essa experiencia, nao estou falando coisas que ouvi falar, li e vivi, como brasileiro, essa lamentavel parte da historia brasileira.
    Sds.

  36. Eles não conseguem acabar com o trafico no país deles, e querem tentar logo aqui. Eis alguns motivos para tanta desconfiança.

    “O Brasil deve aceitar a Soberania relativa sobre a Amazônia”
    Presidente Mitterrand (1985)

    “O Brasil deve delegar parte dos seus direitos sobre a Amazônia”
    Mikhail Gorbachev (não lembro o ano)

    “A Amazônia pode ensejar operações diretas sobre ela”
    Primeiro-ministro inglês Major

    “Caso o Brasil no uso da Amazônia puser em risco o meio ambiente nos EUA, estamos prontos para interromper”
    General Patrick Hugles, dos EUA.

    “Só a intenacionalização pode salvar a Amazônia”
    Grupo dos Cem, (1989, Cidade do México)

    “A Amazônia deve ser intocável, pois constitui-se no banco de reservas florestais da Humanidade.”
    Congresso de Ecologistas Alemães, (1990)

Comentários não permitidos.