Para Samuel Guimarães, caso do Irã pode repetir “manipulação ideológica” pré-invasão do Iraque
CLAUDIA ANTUNES
DA SUCURSAL DO RIO
O ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, disse ontem que os países “extraordinariamente armados” pretendem “desarmar os desarmados totalmente, até o último estilingue”, e convencer o mundo de que são estes últimos os “perigosos e que oferecem grandes riscos à paz internacional”.
Foi uma das referências indiretas à pressão das potências ocidentais sobre o programa nuclear do Irã, em palestra na Escola de Políticas Públicas do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio) na qual o ex-secretário-geral do Itamaraty falou sobre “as perspectivas do Brasil para o mundo de 2022”.
Ele se referiu às negociações de defesa ao mencionar a criação de normas destinadas a “consagrar privilégios” como uma das tendências globais que o Brasil enfrentará.
Ao apresentar o ministro, o acadêmico Candido Mendes, reitor da universidade à qual o Iuperj é ligado, saudou o esforço brasileiro para “readmitir o Irã na comunidade internacional” e perguntou por que o país persa não pode ser potência nuclear “se Israel o é”.
Guimarães não entrou nesse mérito, mas disse que a manutenção de privilégios no sistema internacional envolve uma “manipulação ideológica permanente”, que segundo ele parte de universidades para organismos internacionais e a imprensa, e conseguiu, em 2003, “convencer” que o Iraque tinha armas de destruição em massa.
“Quem sabe não estamos diante de uma outra formulação do tipo, que se articula gradualmente?”, perguntou.
Antes, ao lembrar que países hoje no Conselho de Segurança da ONU, como França e Reino Unido, já estavam em posição de poder no início do século 19, o ministro disse que “uma das características do sistema internacional é o racismo, a ideia de civilizações superiores e inferiores”.
Disse que japoneses foram considerados “brancos honorários” para fazer negócios com a África do Sul do apartheid e comparou: “Fiquem sabendo os senhores que nós também somos brancos honorários. Mesmo aqueles aqui de pele mais alva”.
América do Sul
Guimarães disse que a crescente disparidade econômica entre o Brasil e seus vizinhos da América do Sul, e a penetração de empresas brasileiras na região, onde o “capital estrangeiro, como sabemos, nem sempre é bem-vindo”, exige que o país seja mais generoso.
“Será necessária uma política de grande audácia para reverter essa tendência, promover o desenvolvimento dos vizinhos e permitir o desenvolvimento equilibrado da região”, disse, citando também a intensificação do ativismo indígena, desconfiado da exploração de recursos naturais.
Ele sugeriu a formação de um mercado único sul-americano, mas não “ao estilo neoliberal”, no qual o Brasil continue a acumular superavit. Seria, disse, um esquema “em que o Brasil abra seu mercado, mas permita aos países menores proteger seu sistema econômico para poderem se desenvolver”.
Guimarães disse ainda que o Brasil sofrerá “danos extraordinários” se cair na tentação de se intrometer na política interna dos vizinhos, movido por interesses econômicos. “Será necessário manter o princípio da não intervenção e da autodeterminação”, afirmou.
…no caso do irã é um estilingue atômico, e a politica da boa vontade tem que ser recíproca, eu preferia essa politica da boa vontade, com o povo brasileiro; porque esse senhor não diz para os paises periféricos vizinhos oque disse o lula ao povo brasileiro(ou vamos favorecer os paises vizinhos em detrimento do povo brasileiro,a politica de dar tem que ter duas vias), que eles tem que aprender a pescar e se existe uma disparidade econômica foi porque nós pagamos o preço(digo o povo…e eu acho que está na hora do governo retribuir isso com programas sociais voltados para a saúde e a educação…esse senhor que guarde a sua demagogia para sí e sua “troupe”)…porque esse senhor não dá umas voltas pelas favelas do brasil e deixe de demagogia barata(ideologia),falando em ingerência só não citou “honduras”…porque será…e fala em autodeterminção dos povos…
O ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, disse ontem que os países “extraordinariamente armados” pretendem “desarmar os desarmados totalmente, até o último estilingue”, e convencer o mundo de que são estes últimos os “perigosos e que oferecem grandes riscos à paz internacional”.
…………………..
É isto aí. Com esta frase, o Ministro “mata a cobra e mostra o pau!”
Jomado,
Suas opiniões são totalmente incongruentes , vc fez uma postagem em outra matéria , totalmente racista , e agora defende , como vc fala o povo , através de saúde e educação. Quem deveria dar uma volta pelas favelas e estudar no sistema público , seria vc.
Esta situação que vc menciona de desigualdades sociais , é fruto de mais de 400 anos de dominação de uma elite escravista e excludente da pior espécie , que projetou milhões de brasileiros às favelas e à ignorância, para poderem manter seus privilégios.
Agora , pelo menos este governo está sim olhando para os menos favorecidos , e pelo menos tentando fazer alguma coisa, e as pressões das mesmas elites , econômicas e sociais , são as mesmas de séculos atrás, retrógadas e absurdas.
Nunca um governo socialista houve neste país , não por que não o quizessem ,mas pelos golpes de estados que os empediam , sustando a vontade da maioria.
Sugiro à vc que não seja dúbio em suas postagens.
Que significa JOMADO…derrepente deve ser JOão MAl-amaDO…alias jomado tu ja fizesse uma turne nas favelas algum dia? Nas favelas não tem banda larga e não da pro sugeito ficar o dia inteiro coçando e teclando na internet. Sai dessa meu, o cara ta certo, chega de capachismo.
Se deseja paz prepare a guerra… já diziam os romanos então. Caso o Irã esteja caminhando por este princípio está no seu direito soberano assim vale para todos os demais paises do globo, ou viram alguém fazer referência ao Brasil por comprar submarino nuclear e caças mais modernos, absolutamente, os grandes (França e EUA) fazem lobi para tentar vender armas para nós. A questão com o Irã tem mais a ver com Israel do que com qualquer outra coisa. Os judeus mandam no sistema financeiro mundial e na industria de armas e precisam “inventar” uma guerrinha para continuar vendendo. E por falar em crescimento regional eu pergunto quando vai cai a ficha para a america latina e perceber que o colonialismo acabou. Vamos andar com nossas pernas e pensar com nossa cabeça.
Concordo completamente, se me permite faço minhas suas palavras.
..só quero que olhe para os menos favorecidos do brasil, não dos outros paises(excluindo o caso do haiti,que é singular),eu não quero que se passe mais 400 anos para que alguém olhe par os nossos pobres,…ademais eu tenho opinião propria não necessito que um político(partido político ou governo seje qual for…seu viés ideológico, porque eu não quero salvar o governo seje qual for,…mas o povo eu penso que merece uma chance) pense por mim;….onde tu escreveste socialista(não seria comunista)…tu não viu oque os comunistas fizeram em seus paises(milhões foram assassinados) eu creio que o golpe militar cumpriu seu papel…pois o pais corria o risco de se comunizar…mas isso é passado…complementando… o filho do lula certamente tu o coloca como um desses menos favorecidos,que de pobre se tornou rico com ajuda de empresários…eu não tenho pena de políticos porque eu sou contribuinte e me dou o direito de cobrar deles…seje qual for,…seu penso sempre que eles podem fazer mais, eu como contribuinte sou um patrão que não gosta de comodismo…um abraço.
A elite brasileira é a principal culpada pela situação em nosso país,vejamos? quando a saúde e educação estavam péssima não fizeram nada para melhorar, em relação a todos ricos e pobres,não, simplesmente foram para o sistema privado.
Mauro Dias,
Você precisa se informar mais também.
Esse papo marxista de luta de classes é tão velha e ineficiente que só quem não a conhece de fato a repete feito um mantra sagrado.
Elites sempre existirão na sociedade humana, pois faz parte da nossa condição de seres vivos, afinal mesmo entre os animais existe a figura dos membros dominantes. Somo o que somos e não será uma ideologia de algumas dezenas de anos que irá mudar a nossa natureza de milhares de anos.
Sobre lula e seu governo “socialista”, você se esquece que os programas sociais que lula tanto propala por ai foram criados pelo governo “elitista” de FHC, e que este apenas o manteve capitalizando com o trabalho dos outros.
Aliás, este tem sido mesmo o grande “legado” de lula, sentar na cadeira e colher os frutos de quem soube chegar ao poder na época certa para se vangloriar do bom fortúnio. Se o povo vive melhor hoje não é por que o “socialista” Lula fez algo, mas porque o momento em que vivemos permite tal bonança.
Tirando as conseqüências positivas da prosperidade econômica (fruto dos trabalhos de FHC desde a época de ministro da fazenda) e dos programas sociais criados em governos anteriores, você poderia nomear ai algumas medidas concretas que o “pai dos pobres” tomou durante o seu governo para melhorar a situação do povão? Não estou falando de inaugurações de prédios e estradas, mas de medidas concretas na área de educação, saúde, infra-estrutura, etc como reforma concreta do sistema de saúde como aumento de leitos ou reforma do INSS para o pobre possa ter o atendimento que merece? mudança do sistema educacional para que todas as crianças do país tenham acesso a escolas, etc, e não somente de discursos que o barbudo fez? Pelo que você diz parece que o cara está liderando uma revolução social sem precedentes no país, mas se você se informar corretamente será que você mantém o que diz?
Pelo que tenho visto o governo de Lula aposta no continuísmo com embalagem nova, pois a corrupção e apatia do governo continuam ai.
Acorda rapaz …. se esse socialismo é tão bom porque todos os que passaram por ela se matam para se livrar dela?
O lula é só mais um político labutando em causa própria.
Bem, talvez o Irã mereça o que passa com ele hoje; basta ver o que este país (antiga Pérsia) fez no passado. Não era a pretensão de Xerxes ser um “Deus” na Terra ??
Vamos ver se hoje as flechas persas ofuscam o sol dos vizinhos… rs
Amigo “Excel” Primeiro quero deixar claro que respeito a sua opnião apesar de ser totalmente contra ela esse discuso que acabou de escrever (30/03/2010 às 16:03 | #9) é exatamente o discurso que Serra fara em sua defesa!
Sei que vc não pode não acreditar em mim mas sera assim!
vou colocar apenas alguns numeros para mostrar o resultado do governo atua!
LULA X FHC
Recebi esse email de um amigo que é Procurador da Fazenda Nacional. Repito as palavras dele, com as quais concordo: “Com o objetivo de comparar algumas coisas interessantes (e não apenas desgraças) segue a mensagem abaixo. Não conferi as fontes, mas a maioria dos números bate com o que é notoriamente conhecido…”
A comparação entre 4 anos do governo Lula e 8 anos do governo FHC:
Número de policiais federais:
Lula: 11 mil
FHC: 5 mil
Operações da PF contra a corrupção, crime organizado, lavagem de dinheiro etc.:
Lula- 183
FHC- 20
Prisões efetuadas:
Lula: 2.971
FHC: 54
Criação de empregos:
Lula: 6 milhões (4 milhões com carteira assinada)
FHC: 700 mil
Média anual de empregos gerados :
Lula: 1,14 milhão
FHC: 87,5 mil
Média mensal de empregos gerados:
Lula: 95 mil
FHC: 87 mil
Taxa de desemprego nas regiões metropolitanas:
Lula: 8,3%
FHC: 11,7%
Desemprego em SP:
Lula: 16,9%
FHC: 19,0%
Exportações (em dólares):
Lula: 118,3 bilhões
FHC: 60,4 bilhões
Balança comercial (em dólares):
Lula: 103,3 bilhões
FHC: – 8,4 bilhões
Transações correntes (em dólares):
Lula: 30,1 bilhões
FHC: – 186,2 bilhões
A comparação entre 4 anos do governo Lula e 8 anos do governo FHC:
Risco-país:
Lula: 204
FHC: 2.400
* No governo Lula, o país atingiu o patamar mais baixo da história.
Inflação:
Lula: 2,8%
FHC: 12,53%
Dívida com o FMI (em dólares):
Lula: dívida paga
FHC: 14,7 bilhões
Dívida com o Clube de Paris (em dólares):
Lula: dívida paga
FHC: 5 bilhões
Dívida pública:
Lula: 34,2%
FHC: 35,3%
Dívida externa:
Lula: 2,41%
FHC:12,45%
Investimento em desenvolvimento (em reais):
Lula: 47,1 bilhões
FHC: 38,2 bilhões
Empréstimo para habitação (em reais):
Lula: 4,5 bilhões
FHC: 1,7 bilhões
PIB:
Lula: 2,6% ao ano (até 2005)
FHC: 2,3% ao ano
Crescimento industrial:
Lula: 3,77%
* O lucro líquido das grandes empresas com ações em Bolsa quase triplicou nos três anos e meio de governo de Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao período da segunda gestão de Fernando Henrique Cardoso, de 1999 a 2002. Folha de S. Paulo (20/08/2006)
FHC: 1,94%
Produção de bens duráveis:
Lula: 11,8%
FHC: 2,4%
Lembrando: comparação entre 4 anos do governo Lula e 8 anos do governo FHC:
Aumento na produção de veículos:
Lula: 2,4%
FHC: 1,8%
Crédito para a agricultura familiar:
Lula: 6,1%
FHC: 2,4%
Crescimento real do salário mínimo:
Lula: 25,3%
FHC: 20,6%
* Ganho real de 25,7% em três anos
Valor do salário mínimo em dólares:
Lula: 152
FHC: 55
Poder de compra do salário mínimo em relação à cesta básica:
Lula: 2,2 cestas básicas
FHC: 1,3 cesta básica
Aumento do custo da cesta básica:
Lula: 15,6%
FHC: 81,6%
Índice de Desigualdade social:
Lula: 0,559
FHC: 0,573
Participação dos mais pobres na renda:
Lula: 15,2%
FHC: 14,4%
Número de pobres:
Lula: 33,57%
FHC: 34,34%
Número de miseráveis:
Lula: 25,08%
FHC: 26,23%
Transferência de renda (em reais):
Lula: 7,1 bilhões
FHC: 2,3 bilhões
Média por família:
Lula: 70 reais
FHC: 25 reais
Atendidos pelo programa Saúde da Família:
Lula: 43,4%
FHC: 30,4%
Atendidos pelo programa Brasil Sorridente (atendimento odontológico):
Lula: 33,7%
FHC: 17,5%
* 15 milhões de brasileiros foram pela primeira vez ao dentista.
Mortalidade infantil indígena (por 1000 habitantes):
Lula: 21,6
FHC: 55,7
Número de turistas que vêm ao Brasil:
Lula: 4,6 milhões
FHC: 3,8 milhões
Pró-jovem – estudo subsidiado
Lula: 93 mil (18 a 24 anos)
FHC: …
* 100 reais por mês de subsídio a cada estudante
Bolsa Família
Lula: 11,1 milhões de famílias
FHC: …
* Educação e subsídio alimentar
Incremento no acesso a água no semi-árido nordestino
Lula: 762 mil pessoas e 152 mil cisternas
FHC: zero
Distribuição de leite no semi-árido (sistema pequeno produtor)
Lula: 3,3 milhões de brasileiros
FHC: zero
Áreas ambientais preservadas
Lula: incremento de 19,6 milhões de hectares (2003 a 2006)
Do ano de 1500 até 2002: 40 milhões de hectares
Apoio à agricultura familiar
Lula: 7,5 bilhões (safra 2005/2006)
FHC: 2,5 bilhões (último ano de governo)
* O governo Lula investirá 10 bilhões na safra 2006/2007
Compra de terras para Reforma Agrária
Lula: 2,7 bilhões (2003 a 2005)
FHC: 1,1 bilhão (1999 a 2002)
Investimento do BNDES em micro e pequenas empresas:
Lula: 14,99 bilhões
FHC: 8,3 bilhões
Investimentos em alimentação escolar:
Lula: 1 bilhão
FHC: 848 milhões
Investimento anual em saúde básica:
Lula: 1,5 bilhão
FHC: 155 milhões
Equipes do Programa Saúde da Família:
Lula: 21.609
FHC: 16.698
População atendida pelo Prog. Saúde da Família:
Lula: 70 milhões
FHC: 55 milhões
Porcentagem da população atendida pelo Programa Saúde da Família:
Lula: 39,7%
FHC: 31,9%
Pacientes com HIV positivo atendidos pela rede pública de saúde:
Lula: 151 mil
FHC: 119 mil
Juros:
Lula: 16%
FHC: 25%
BOVESPA
Lula: 35,2 mil pontos
FHC: 11,2 mil pontos
Dívida externa:
Lula: 165 bilhões
FHC: 210 bilhões
Desemprego no país:
Lula: 9,6%
FHC: 12,2%
Dívida/PIB:
Lula: 51%
FHC: 57,5%
Eletrificação Rural
Lula: 3.000.000 de pessoas
FHC: 2.700 pessoas
Livros gratuitos para o Ensino Médio
Lula: 7 milhões
FHC: zero
Geração de Energia Elétrica
Lula: 1.567 empreendimentos em operação, gerando 95.744.495 kW de potência. Está prevista para os próximos anos uma adição de 26.967.987 kW na capacidade de geração do País, proveniente dos 65 empreendimentos atualmente em construção e mais 516 outorgadas.
FHC: APAGÃO
* Entre os anos de 2000 a 2005, as ações da Polícia Federal no combate ao crime cresceram 815%. Durante o governo do presidente Lula, a Polícia
Federal realizou 183 operações e 2.961 prisões? Uma média de 987 presos por ano. Já nos dois últimos anos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foram realizadas apenas 20 operações, com a prisão de 54 pessoas, ou seja, uma média de 27 capturas por ano.
Fontes: IBGE, IBGE/Pnad (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar – desde 1994); ANEEL; Bovespa; CNI; CIESP; Ministérios Federais e Agências Reg.; SUS; CES/FGV; jornais FSP, O Globo e O Estado;
Caro E.M.Pinto Peço desculpas por desvirtuar o post!
Caro amigo Excel não voltarei a falar sobre este assunto pois acreditamos em coisas diferentes quando tivermos um post sobre este assunto terei o maior prazer em debater (educadamente) com você abraços!
“Será necessária uma política de grande audácia para reverter essa tendência, promover o desenvolvimento dos vizinhos e permitir o desenvolvimento equilibrado da região”
Com isto o ministro não que dizer que se vai abandonar os pobres do Brasil pra beneficiar os lá de fora…
É boa estrategia interagir com os vizinhos de forma que cresçamos juntos, não é do interesse econômico do Brasil se uma ilha de prosperidade cercado de pobreza, seria como morar numa mansão em meio a uma favela, gera insegurança e instabilidade.Além de que vizinhos com mais dinheiro = mais oportunidades de negócios, no final acaba sendo bom para todos, inclusive os pobres brasileiros…
“A prosperidade só pode continuar crescendo se ela se expande por círculos cada vez maiores”
Para mim o Lula é so um fantoche do seu governo.
A pergunta é: O Brasil entraria no roll das elites?
Me pergunto isso pois vemos o atual crescimento do Brasil.
Penso se esses países elitistas ocidentais não veem o Brasil como talvez um “futuro parceiro”, pois eles nos veem como um grande adversário futuro. Aja visto a nossa população, nossa tecnologia militar, agricola.
Eu penso que o Brasil iria sim entrar para o Grupo hegemonico dos ricaços ocidentais imperialistas, pois eles não poderiam aguentar um páis rico como o nosso daqui a 40 anos, como 4ª economia mundial, ainda mais no Ocidente, onde era área de influencia deles.
Talvez eles (EUA e Europa) possam ver o brasil como uma ajudinha para “egurar” a China no momento que ela passar os EUA.
Acham que eles iam gosta de ver o Brasil “amiguinho” da China?
Eles com certeza nos colocariam restrições a uso de poder militar e etc, mas ele precisariam de nós.
Nãp é atoa que já não tem muita força e e vontade para nos abarrar. Uma vez que também fazemos parte da econoia deles.
Penso eu que poderíamos aproveitar dessa situação ao nosso favor.
Não estou do lado disso, penso que poderemos tirar o maior proveito desse “pseudo previlégio”
…se trabalhar tem como…e saber trabalhar seu dinheiro …e eu quero lembrar ao senhor que eu pago minha internet porque trabalho para variar….,não só fiz turne como morei ….e porque será que eu achei esse teu comentario tão pessoal…e desproposital…será que minha opinião tem que estar amarrada a alguma ideologia, credo politico ou religioso…nós estamos aqui para que cada um exponha a sua opinão, democraticamente(não sei se o senhor entende isso),com todo a liberdade porque a democracia é feita de divergências…
Concordo em alguns aspectos com Samuel P Guimarães em alguns pontos.
Realmente devemos nos precaver do ataque que seremos objeto quanto a questão de armas em geral.
Isso não é novidade.
Essa luta pelo ‘status quo’ é antiquíssima.
Não sei quanto às posições locais, precisaria me inteirar mais sobre o assunto.
Mas que os ‘armados’ não querem que ninguém mais tenha armas para não confronta-los, parece mais que óbvio.
Nenhuma nação no mundo consegue espaço senão às cotoveladas, no minimo.
Ou seja, vamos afiar os cotovelos, senão não vamos permanecer sob domínio.
corrigindo
…’senão vamos permanecer sob domínio.’
Primeiro:
“Antes, ao lembrar que países hoje no Conselho de Segurança da ONU, como França e Reino Unido, já estavam em posição de poder no início do século 19, o ministro disse que “uma das características do sistema internacional é o racismo, a ideia de civilizações superiores e inferiores”.”
Para os nosso vizinhos…
“Será necessária uma política de grande audácia para reverter essa tendência, promover o desenvolvimento dos vizinhos e permitir o desenvolvimento equilibrado da região”, disse, citando também a intensificação do ativismo indígena, desconfiado da exploração de recursos naturais.”
Para aqueles que acham que o Brasil naum se tornará um potência:
“Talvez eles (EUA e Europa) possam ver o brasil como uma ajudinha para “egurar” a China no momento que ela passar os EUA.”
Para aqueles que acham que reclamam e falam mal desse governo, sugiro que leiam o post do amigo Israel Reis…
Caro Israel Reis,
Esses dados que vc apresentam apareceram em diversos blogs por aí.
Ex.:
http://nalu.in/81
Formaram uma especie de corrente. Essa história de Tenho um amigo procurador….
Além do mais tem alguns dados estranhos por exemplo:
Média anual de empregos gerados :
Lula: 1,14 milhão
FHC: 87,5 mil
Média mensal de empregos gerados:
Lula: 95 mil
FHC: 87 mil
Como Lula pode ter gerando 1,14 milhão de vagas anualmente e FHC só 87,5 mil se as médias são tão próximas?
lula: 95 x 12 ( meses) = 1,14 milhão
FHC 87 x 12 (meses) = 1,4 milhão
Outro exemplo
Dívida externa:
Lula: 2,41%
FHC:12,45%
2,41% do que??
12,45% do que??
Fora outras comparações estranhas. Apesar se se colocar as fontes de dados, para mim essas informações estão fora contexto e não permitem comparações corretas.
Fiz essa observação no sentido construtivos ok??
Caro Israel Dias,
Tantos números só para comprovar o que todos já sabem. Você se lembra o que eu disse?
“Tirando as conseqüências positivas da prosperidade econômica (fruto dos trabalhos de FHC desde a época de ministro da fazenda) e dos programas sociais criados em governos anteriores, você poderia nomear ai algumas medidas concretas que o “pai dos pobres” tomou durante o seu governo para melhorar a situação do povão?”
O Lula não inovou em relação ao que era feito antes dele, e só teve o bom senso de não estragar o que estava feito, por isso que fico fulo quando dissem que o cara está mudando algo no país, que está revolucionando as coisas, e que “nunca na história deste país bla bla bla bla bla ….”.
A bonança de hoje é mera consequencia da prosperidade econômica que o país vive (beneficiado pelas novas tendências da economia mundial), para o qual ele não contribuiu. Com prosperidade assim até o tonto do chaves da venezuela era visto como revolucionário, mas quando o preço do petróleo baixou, a magia e encanto dele acabou.
O único crédito que dou ao barbudo é não ter estragado o que FHC fez antes dele, de resto, não merece a glória que leva, pois repito, não fez nada de diferente do que foi feito antes. O cara não consegue sequer decidir sobre a compra de alguns aviões de caça…
Ah … e só para constar, não sou partidário de nenhum partido brasileiro nem de qualquer político, diferente de muitos apologistas do lula que tem a carteira do PT no bolso.
…politica, tô fora!… meu irmão mais velho sempre dizia que politico bom é politico morto, porque depois que morre todo mundo diz que éra uma pessoa boa…o STALIN que matou milhões até hoje tem suas viuvas…
O Lula só mudou de nome.
Mas falando cério agora, quando o Lula assumiu, o Brasil já estava crescendo, devido o controlo dos gastos e da economia. O Lula ficou 8 anos no poder, quanto o Brasil CONTINUAVA crescendo.
Poxa, e o assunto era completamente outro, e agora aturamos tucanos distorçendo dados, e é claro não será aceito por outra parte da estrela vermelha. Concordo com a proposta acima para deixar-mos o assunto política para o foro próprio, pois disperdiçamos energia tentando justificar coisas que desaprovamos dos dois governos, e sempre me decepciona, e pode ainda sobrar adjetivos que não caberiam a nenhum dos participantes dete fórum, onde o interesse pelo bem do Brasil fica acima de qualquer paixão política. Vamos lá, temos um grande futuro pela frente, e com a bendita democracia, danos teremos que sofrer no aprendizado. Vejam o relato desta semana do Brasil, em suma, bombando para mas com uns manés roubando e atrapalhando ainda. Portanto, é um preço amargo que temos que pagar pela democracia, aturar muitos crápulas, e só respondo pelos meus atos, nunca pelos deles, geral. Eu tenho polaridade também, mas ficar cego? Nunca. O cinísmo da política é doentio…
Quanto ao tema em questão, chega a ser ridículo:
Pediram para retirar do Iraque as armas de destruição em massa. A inteligência informou algo, e disseram ao mundo que teria sido erro de informação das agências de informação um exagero acatado pelo governo dos EUA e associados. Pois bem, seguros que o “animal estivesse desdentado”, entraram rasgando fazendo festa, tirando de velentes, metendo o pé nas portas, enfim, se meteram noutra guerra assimétrica, sem aval da ONU. Vejam, não defendo aquí o Chaves, que o acho terrível, mas evitar até tucaninhos para ele, seria como não deixar ele comprar estilingues para se defender. Está escroto os gestos e moral deste poder dominante. Daí, encontram cínicos como o Irã, e vira entre ambrólio de agora…
Resumo, urgente rever algo que ou seja o CS ou equivalente, pois após o estupro da ONU pelos EUA, todos querem ter pelo menos uma GARRUCHA VELHA ENFERRUJADA na cintura, nem que seja para dois tiros e uma carreira…rs
Israel Pinheiro,
Cuidado com os números rapaz… Nem sempre a verdade é dita por eles, vide na ditadura milita que muito número foi manipulado, à época as coisas era mais “fáceis”, hoje são mais “refinadas”.
Acho que é importante que o Governo Lula tenha feito sim mais “estatisticamente” do que fez Fernando Henrique (perdão, não irei abreviar, pois sendo um ex-presidente merece respeito, como todos os outros incluindo os militares).
Aliás era a tarefa de Lula e será a de seja lá quem for o próximo(a). Mas à que custo chegamos até aí? Ao custo de todas as decisões tomadas anteriormente, fosse pelo Fernando Henrique, pelo Itamar Franco, pelo Sarney ou até mesmo por Collor, todos passaram pelo poder e fizeram para bem e para o mal, a base do que se tem hoje, assim como no próximo governo engrossaremos o “caldo” com o histórico e legado de Lula, mas não podemos esquecer os demais legados.
Aliás, o desvirtuamento do assunto é evidente e até me fez perder o “apetite” de comentar, ainda mais por que o Professor Samuel (sim professor, pois ele deu algumas aulas lá pelo MRE/Rio Branco) não me desce na garganta, mesmo que dizendo um série de coisas pertinentes, e peço desculpas aos que apoiam a esta figura, não quero desmerecê-lo, aliás minha postura é que em caso de não concordância eu não comento até para evitar ações de “represália”, mas com estas estatísticas eu tive de me pronunciar, pois creio ser um exemplo de falta de memória e capacidade de análise de uma situação como um todo, mas é minha opinião e posso estar errado.
Minhas desculpas ao editor pela fuga do foco.
Relendo, vi que tenho restrições quanto ao relacionamento com a AS.
Não ser ‘dominador e explorador’ até concordo.
Também colaborar para o desenvolvimento da região, claro.
Relações de confiança e justas, em cada caso que aparecerem, certo.
Ser ‘benevolente’, depende muito de cada situação.
Aceitar ser explorado, de modo algum.
E tomar cuidado extremo sempre, pois somos os ‘diferentes’ na região.
Não somos hispânicos, falamos português.
Simon Bolívar e outros libertadores da América têm para nós o mesmo significado que têm, por exemplo, para os canadenses.
Apenas uma figura histórica importante, nada a ver diretamente conosco.
Suamos muito para chegar até onde estamos, nada nos foi dado.
Portugal praticamente ‘tomou’ da Espanha maior parte do que é hoje o Brasil.
Não aceitar a menor tentativa de ‘revisionismo’ quanto a isso.
Ou seja, união sul-americana, guardadas as devidas diferenças, interesses e fronteiras.
esclarecendo
…
‘Simon Bolívar e outros libertadores da América HISPÂNICA têm para nós o mesmo significado que têm, por exemplo, para os canadenses.’
…
Bom dia amigos!
Citei os números e poderia ter citado as ações que o governo atual desempenhou para chegar ate eles!
Porem desvirtuaria o assunto ainda mais! O debate se prolongaria!
Gostaria de lembrar que em momento algum faltei com respeito ao ex. Presidente Fernando Henrique apesar de ter uma ótima memória e lembrar exatamente as suas ações em seu “governo”.
Do mais como disse:
Em um tema adequado ao assunto terei o enorme prazer em debater números ações dos dois governos! (parabéns aos amigos pelo nível do debate pois em outros sites já chacotas e alguns para falar algumas besteiras)
Tem muita gente que não tem capacidade mental para entender as coisas. Isso me deixa muito treiste, mas pior que isso, é que gente que não entende e ne se que pensam na hora de separa as coisas.
Quando se critica o Lula, você é taxado de Tucano, elitista, filho de butgues e etc.
Quando se apoia, você é chamado de comunista, antidemocrata.
É por isso que para mim, direita e esquerda, é tudo o mesmo lado. Existe os pró Brasil e os “sacos de vomito”.