Brasil tem peso para virar potência mundial, diz Wall Street Journal

http://si.wsj.net/public/resources/images/CO-AA012_PROCON_DV_20100326161316.jpg

Com o título original

For Brazil, It’s Finally Tomorrow

“How the country of the future has at last made it—and what remains to be done”

O The Wall Street Journal publicou a matéria reproduzida e traduzida pelo Estadão
Por: Sílvio Guedes Crespo


O diário norte-americano The Wall Street Journal publica nesta segunda-feira um caderno especial sobre o Brasil abrangendo “da sua notável moeda forte e seu explosivo mercado de ações até o ardente debate sobre um astro do futebol [o Ronaldinho Gaúcho]”.

Para o país do futuro, finalmente é amanhã”, diz a chamada da reportagem principal. “O Brasil virou a esquina e agora é uma nação de peso, ambição e fundamentos econômicos para se tornar uma potência mundial. Mas o país tem enormes desafios que precisa enfrentar até aproveitar integralmente esse potencial.”

Entre os obstáculos que o Brasil tem a encarar, o jornal cita a corrupção “cravejada” no País, o “crime galopante”, a “infraestrutura em mau estado” e o “ambiente de negócios restritivo (”com um código trabalhista arrancado das cartilhas econômicas de Benito Mussolini”). Ainda há ”trabalhos colossais” a serem feitos, diz a reportagem, assinada pelo correspondente Paulo Prada.

Uma das reportagens trata das eleições deste ano e conclui que os brasileiros “querem mais do mesmo”. No plano internacional, o jornal escreve que “de repente”, o que o Brasil fala passa a ter importância no exterior, mas afirma que o País “escorrega no palco global”.

O jornal traz textos, ainda, sobre o projeto de expansão do BTG Pactual (um dos maiores bancos de investimento do País), o crescimento e os desafios da Embraer, a tentativa do governo de resolver os problemas das conexões de internet no País, a dupla de artistas conhecida como Os Gêmeos  os restaurantes de São Paulo, eventos culturais e dados estatísticos.

O Brasil foi escolhido como o primeiro de uma série de países que serão objetos de reportagens do caderno “The Journal Report”. O objetivo do jornal, diz a “Nota do Editor”, é dar aos leitores “uma compreensão sobre um dos mais vibrantes e importantes lugares do mundo hoje”.

Fonte: WSJ-  Estadão via Hangar do Vinna

36 Comentários

  1. Eu sabia que só podia ser cartilha encomendada. No meio do eleogio vem a propaganda capitalista para que o Brasil siga o mercado e esqueça esta história de beneficiar o trabalhador. Corrupção é um meio de sobrevivencia capitalista, foi com eles que os brasileiros aprenderam, “escorregão no meio global” significa concordar com eles nas questãoes espinhosas como o Irã e Venezuela.Infraestrutura em mau estado significa, poluir terrivelmente os rios e acabar com as florestas como eles fizeram. Tudo que se conhece de ruim vem deles…pergunto o que esta gente tem pra nos ensinar?

  2. Precisamos definitivamente acabar com nossa baixa auto-estima, o Brasil sempre teve potencial para crescer, tem tudo o que precisa. Riquezas naturais sem fim e um povo patriótico e cativante que causa inveja a outras nações. Precisamos resgatar nosso orgulho, nunca para nos colocarmos acima dos demais mas para andarmos firmes com a certeza de que podemos fazer melhor. Para nos tornar-mos fortes precisamos pensar como tal.

  3. Nao penso que o problema seja falta de leis…

    O Problema ao meu ver é a falta de rigorosidade do cumprimento das Leis… ROUBOU..tem que ser preso… e isso nao importa quem seja…
    Estou cansado da lei do “2 pesos e 2 medidas”… o Arruda rouba e vai em cana… mas… e o Mensalao do Lula??? e o Sarney?? Lembrem-se que o Arruda so roubou o DF por que ficou impune daquele escandalo do painel eletronico do Senado…ficou impune ele e o Antonio Carlos Magalhaes… entao o que o Arruda fez??? rouba outra vez…

    Um abraco pro Maluff…o mas sem vergonha na cara e continua solto…

  4. Concordo que o maior problema seja a não rigorosidade do cumprimento das Leis.
    Mas esqueçam, esses “velhos” nunca faram algo que prejudique a eles mesmos.

  5. Eles criam leis q pune p metade eles, e pune mt os = a eu, pobres e miseráveis, agr, cuidado com o canto da sereia iank…só querem nos ferrar. olhos neles, ñ são confiáveis.O q eles estão tramando?

  6. O problema eh a auxencia dos mandamentos de Deus e de sentimento NACIONALISTA nos coracoes dos politicos e burocratas. O politico e todo o funcionario publico tem que ser conscientizado que estao alih para servir a nacao, com o empenho e dedicacao que ela merece, rigorosamente observando-se os preceitos cristaos de moral e etica.
    T

  7. Antes de virarem as costas para o povo que os elegeu, deveriam frequentar um curso obrigatorio e de caracter eliminatorio, antes de tomarem posse do cargo ou assumirem a funcao publica. Eh dever do servidor publico, respeitar o cidadao brasileiro e zelar pelos interesses nacionais, em todos os aspectos.
    Para se ter uma nocao de quao falacioso eh o patriotismo, eh o fato de que aqueles que sao, reconhecidamente, os maiores ladroes da historia deste pais, se auto-proclamam patriotas. Um exemplo disso eh o conhecido Paulo Maluf.
    Esses patriotas, tal como os estrangeiros radicados neste pais, assim que eleitos, viram as costas ao povo que os elegeu, voltando toda a sua atencao aos “lobbies” que financiaram a campanha e que agora vam cumprir os acordos que fizeram apos serem eleitos, sempre, invariavelmente contra os interesses da nacao que os elegeu
    apunhalando-a pelas costas. Os patriotas(termo derivado de patria=espaco geografico-aereo e maritimo,territorio=pais) governam para a populacao, desenvolvem a patria para a populacao(serve os interesses dos lobbies, que domina o poder politico) e nao para o povo, a nacao brasileira que vota e elege o politico. No termo populacao inclui-se estrangeiros definitivamente ou nao no Brasil, mas que nao votam, sao leais aos seus paises de origem. Dai se tem um governo que diz que o Brasil eh um pais de todos, mas os politicos legislam para os lobbies estrangeiros e nao para o povo brasileiro que os elegeu. Metem a mao nos poupudos salarios e mordomias que recebem, alem de muito dinheiro dos chamados lobistas. Eh muito tentador colocarmos o programa FX aqui. Os senhores nao tenham a menor duvida de que o patriotismo incutido no povo brasileiro eh falacioso, cujo civismo e brasilidade nao passa de curtina de fumaca para o patriotismo subversivo, falso, da entrega do patrimonio nacional a estrangeiros. O patriotismo verdadeiro esta implicito na ideologia nacionalista, a forca que move as sociedades mais avancadas tem sua origem no NACIONALISMO, uma ideologia politica. Por outro lado, por si soh, o patriotismo eh nocivo, nao passa de um engodo, nao eh uma ideologia politica. A corrupcao, sem duvida eh um cancer que precisa ser erradicado e com certeza passa pelo fim das nefastas acoes dos lobbies. Devemos promover o sentimento nacionalista no povo brasileiro, educando e formando cidadaos, ao mesmo tempo cobrando esse nobre sentimento dos partidos politicos e seus representantes, bem como estimular as igrejas a cobrarem politicos estimulando-os a observar os padroes de moral e etica cristas.
    Sds.

  8. Tempos atrás li uma monografia de um concurso da CGU analisando corrupção. O autor fez uma interessante comparação com o pais mais corrupto do mundo, os EUA, em 1900 claro. Comparando a evolução dos norte-americanos nesse sentido úma das grandes sacada deles foi aumentar o grau de transparência. Nesse sentido melhoramos muito, porque ainda que seja fácil roubar o que vemos é que esconder o rastro hoje em dia é muito difícil. Falta agora agilizar o sistema penal para punir os corruptos.

    A realidade atual pode ser deprimente, mas roubar sempre se roubou. Alguém acha que nos tempos em que acusar “coronel fulano” de favorecimento caía na vala comum da subversão isso não ocorria?

    Corruptos, como quaisquer outros mortais fazem um cálculo de custo x benefício. Se o risco de ser pego e punido for maior que o lucro a maioria desiste. O problema atual é que o baixo risco de punição fomenta a cobiça deles. Conseguindo essa segunda parte a coisa vai para níveis controláveis. Afinal suponho que ninguém acha que o primeiro mundo é um convento e todo mundo é santo só pq há um sistema educacional decente né?

    Mas pelo menos estamos andando, não caímos nos contos de um Chavez ou uma Kirchner, por exemplo.Vai demorar mas o povo está amadurecendo e o tempo dos caudilhos salvadores está indo embora. Lula pode ter altos índices de aprovação, mas já viu que não tem um cheque em branco do povo.

  9. Wall Street Jornal. Alguém ainda acredita nas letras deste?
    Para mim está mais para um saldosismo invejoso de um império em declínio, que é os EUA! Mas fico lisonjeado pelos apontamentos CONSTRUTIVOS do jornal. ¬¬

  10. Tenham certeza irmãos, o Brasil será admirado por todos em bem pouco tempo.

    Tem que se ensinar mais lógica português e matemática, não pode ser que as professoras estão grande parte do tempo ensinando reciclagem.
    Uma criançã hoje além de videojogos, só sabe falar de ecología, o outro dia o filho de um vizinho sumaba 250+20 e daba-lhe 280, assim pasei 5 minutos pedindo pra ele verificar, assim não dá, o garoto tá em oitava série.

    O Brasil tem de fabricar seu próprio caça, 5 bn é uma fortuna, a Embraer e a FAB tem de lembrar que são brasucas.

    Debe-se dar quatro vezes mais orçamento à EMBRAPA.
    Enquanto a obras, o Instituto Chico Mendes foi uma solução ótima, não pode ser que uma pedra que um antropóloga suspeitou era um machado indígena parou uma hidrelétrica 6 meses (ao final era só uma pedra).

    O governo está agindo direito em muitas áreas, em muitas, mas sempre se pode melhorar.

  11. Luiz :
    O “Homem Empurrando a Bola” para sima, significa a “escalada” do Brasil rumo ao desenvolvimento?

    Luiz,

    Temo que a imagem se refira ao mito grego de Sisifo.;)

    Sds.

  12. Marcelo Bahia :

    Luiz :
    O “Homem Empurrando a Bola” para sima, significa a “escalada” do Brasil rumo ao desenvolvimento?

    Luiz,
    Temo que a imagem se refira ao mito grego de Sisifo.;)
    Sds.

    Se for. É sacanagem do Wall Street Journal…

    Wikipédia:

    “Sísifo morreu de velhice e Zeus enviou Hermes para conduzir sua alma ao Hades. No Hades, Sísifo foi considerado um grande rebelde e teve um castigo, por toda a eternidade Sísifo foi condenado a rolar uma grande pedra de mármore com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível. Por esse motivo, a tarefa que envolve esforços inúteis passou a ser chamada “Trabalho de Sísifo”. “

  13. Al Carvalho :
    Antes de virarem as costas para o povo que os elegeu, deveriam frequentar um curso obrigatorio e de caracter eliminatorio, antes de tomarem posse do cargo ou assumirem a funcao publica. Eh dever do servidor publico, respeitar o cidadao brasileiro e zelar pelos interesses nacionais, em todos os aspectos.
    Para se ter uma nocao de quao falacioso eh o patriotismo, eh o fato de que aqueles que sao, reconhecidamente, os maiores ladroes da historia deste pais, se auto-proclamam patriotas. Um exemplo disso eh o conhecido Paulo Maluf.
    Esses patriotas, tal como os estrangeiros radicados neste pais, assim que eleitos, viram as costas ao povo que os elegeu, voltando toda a sua atencao aos “lobbies” que financiaram a campanha e que agora vam cumprir os acordos que fizeram apos serem eleitos, sempre, invariavelmente contra os interesses da nacao que os elegeu
    apunhalando-a pelas costas. Os patriotas(termo derivado de patria=espaco geografico-aereo e maritimo,territorio=pais) governam para a populacao, desenvolvem a patria para a populacao(serve os interesses dos lobbies, que domina o poder politico) e nao para o povo, a nacao brasileira que vota e elege o politico. No termo populacao inclui-se estrangeiros definitivamente ou nao no Brasil, mas que nao votam, sao leais aos seus paises de origem. Dai se tem um governo que diz que o Brasil eh um pais de todos, mas os politicos legislam para os lobbies estrangeiros e nao para o povo brasileiro que os elegeu. Metem a mao nos poupudos salarios e mordomias que recebem, alem de muito dinheiro dos chamados lobistas. Eh muito tentador colocarmos o programa FX aqui. Os senhores nao tenham a menor duvida de que o patriotismo incutido no povo brasileiro eh falacioso, cujo civismo e brasilidade nao passa de curtina de fumaca para o patriotismo subversivo, falso, da entrega do patrimonio nacional a estrangeiros. O patriotismo verdadeiro esta implicito na ideologia nacionalista, a forca que move as sociedades mais avancadas tem sua origem no NACIONALISMO, uma ideologia politica. Por outro lado, por si soh, o patriotismo eh nocivo, nao passa de um engodo, nao eh uma ideologia politica. A corrupcao, sem duvida eh um cancer que precisa ser erradicado e com certeza passa pelo fim das nefastas acoes dos lobbies. Devemos promover o sentimento nacionalista no povo brasileiro, educando e formando cidadaos, ao mesmo tempo cobrando esse nobre sentimento dos partidos politicos e seus representantes, bem como estimular as igrejas a cobrarem politicos estimulando-os a observar os padroes de moral e etica cristas.
    Sds.

    Muito bom, só não gostei do final “observar os padroes de moral e etica cristas.”
    Avezes, percisamos fazer escolhas dificeis, das quaisvão contra a fé cristã.
    Matar é errado incondicionalmente, mas se um avião está indo para são paulo “carregando um vírus mortal” para qualquer nação do mundo (islã, budista, satanica) não abriria mão de mandar um caça abater esse avião.

    Do contrário do que você diz, acho que devemos separar política de religião.

    Não precisamos pensar “eu vou para o inferno se eu pecar”, pois mesmo os partidos mais cristãos (PSC) tem bandidos canalhas.

    O que precisamos é de uma equipe de investigação, que investige TODOS OS CARGOS DE GOVERNO E MÍDIA. Se corta o mal pela raíz.

    Eu duvido que algum político ia acentar propina, se a mídia ia ser partidária e o escambau.

    Mas não tenha fé na oposição, nem no atual governo, pois ambos (o dono) são escrementos do mesmo reto. Fedem e são da mesma cor. Salvo escessões.

    Precisamos de força para agir de investigação.

    Precisamos que a população apoie isso, pois se depender do CONGRESSO, pode esquecer.

    Um abraço meu amigo.

  14. Vai para aí uma grande confusão entre o conceito de Nação e o conceito de Pátria…

    Curioso que o artigo diz que o Brasil já virou a esquina, mas continua a dizer sempre que AINDA tem de enfrentar GRAVES lacunas na Corrupção e nas desigualdades sociais…

    E para tal (esqueçamos a contradição do sentido do artigo) aponta o caminho para o sucesso… o caminho neo-liberal. AHAHAHAH Mais do mesmo.

    Isto quando o caminho do sucesso do Brasil tem sido exactamente o ter (ao contrário de muitas décadas) pensado por ele próprio.

    E, na minha modesta opinião, assim deve continuar.

    Quem me dera a mim que o meu país tenha uma estratégia própria.

  15. Afonso de Portugal :
    .

    Se bem sei, esse neoliberalismo é que desencadeou essa crise. Eu não acho que o Brasil deve aceitar conçelho de país nehum quanto a isso, até porque, foram os proprios países ricos de 1ª mundo que afundaram o final dessa década.
    Faço as minhas a palavra do colega lá encima, “o que esses países tem a ensinar ao Brasil?”

  16. Carissimo Luiz,
    Voce diz:
    **Do “contrário do que você diz, acho que devemos separar política de religião.”

    Realmente nao acredito na separacao entre politica e religiao. Ela faz uma grande diferenca na formacao do caracter do individuo, controlando seus impulsos moralmente moral e eticamente, reprovaveis. Isso vale tanto para o cidadao comum, como ao politico. Os mandamentos de Deus, por exemplo: “Nao roubaras, ganharas o pao com o suor do teu rosto !” eh muito claro, Deus reprova as acoes de politicos que roubam! Outro mandamento de Deus: – “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao proximo como a ti mesmo”, ou ainda : – “Amaivos uns aos outros, como eu vos amei!”
    Isso eh muito forte e Ele nao estava brincando. O politico que rouba eh sensurado por Deus e passivel de punicao tanto por Deus como pelos homens, da legitimidade na punicao!!! A educacao, assistencia social, servicos de saude e compra de remedios, alimentos e habitacao aos comprovadamente necessitados claramente eh um ato de AMOR AO PROXIMO, ao seu semelhante, independentemente da raca, cor, origem ou credo religioso, eh consistente com um dos mandamentos fortes mandamentos de Deus. Tendo dito isso, eu lhe pergunto: como pode um politico destituido desses valores estar preocupado com o bem estar do povo e com o impacto de seus atos ou procedimentos ilicitos sobre os necessitados ou ao povo que paga seus impostos??? Lembrando que as acoes ilicitas sao condenadas em ambas as leis – divinas e dos homens.
    De maos dadas ao cristianismo, surge o Nacionalismo, uma vez que proclama e promove o bem estar do cidadao e da nacao, como um todo, num ato de amor ao proximo, ao seus semelhantes, sem discriminar contra os demais seres humanos. Lembrando que me refiro ao nacionalismo fundamentado na cidadania, onde brancos, negros, marrons, amarelos, enfim de todas as racas e religioes sao acolhidas, respeitadas e nao discriminadas , como na sociedade nazistoide ianque. Um Nacionalista, certamente tem a consciencia de que eh um servidor publico e estah alih, justamente para isso, servir a nacao, o seu povo, da melhor maneira possivel, o sentimento nacionalista ilumina seus caminhos, nao deixando que ele se perca em sua caminhada, como servidor publico. Assim, nao tenho duvidas que o Cristianismo e o Nacionalismo andam de maos dadas, estao intimamente ligados e determinam o comportamento do politico ou do servidor publico. Quero lembrar que o patriotismo eh tao dissociado do Nacionalismo que um ser politico patriota serve a patria(seguindo-se que gregos e troianos serao os primeiros e mais beneficiados, estao melhor organizados e com o poder, sao os mais fortes – lobbies estrangeiros e elites nacionais,portanto, o povo fica com as migalhas) e nao as pessoas, a nacao, ao proximo, como nos preceitos cristaos. Deus disse “Amai-vos uns aos outros(seres humanos…” e nao: amai as suas patrias como eu as amei. Assim, para mim politica e religiao sao separaveis, sim, casuisticamente, jogando o patriotismo, propriamente dito, no meio, substituindo desastrosamente o cristianismo e nacionalismo. Essa eh a politica de lesa-povo(diferente do chamado lesa-patria por razoes obvias), onde os preceitos cristaos de moral e etica e do sentimento nacionalista, em que a gestao publica eh simplesmente jogada ao leheu, embora soh alguns possam perceber isso !!!
    Voce tambem diz;
    **”Mas não tenha fé na oposição, nem no atual governo, pois ambos (o dono) são escrementos do mesmo reto. Fedem e são da mesma cor.”
    Pensar assim soh beneficia a oposicao, se algum governo fez algo de realmente muito bom para a nacao brasileira, depois de Getulio Vargas, foi o atual governo, apesar dos pesares e das acoes subversivas da oposicao.

    As leis ja existem, para punir aos delinquentes e muitos(gealmente pobres) sao punidos, porem, a lei tambem garante meios e mecanismos para livrar e beneficiar os delinquentes que tem dinheiro – o delegado Protogenes de Queiroz que o diga!!!
    Assim, vejo que ha uma imperiosa necessidade de reforma nos sistemas politico e juridico nacional, para que esses dois sistemas possam funcionar, realmente, a contento e de acordo com as nossas necessidades sociais. O policiamento de Estado, a GESTAPO tupiniquim, deveria ser a ABIN, desde que realmente os interesses e o bem estar da nacao brasileira,-sem casuismo, considerando o presente e o futuro,- em todos os sentidos, realmente, estivessem em primeiro plano.

    Espero ter conseguido exclarecer meu pondo de vista.

    Um grande abraco amigo

  17. Luiz :

    Afonso de Portugal :
    .

    Se bem sei, esse neoliberalismo é que desencadeou essa crise. Eu não acho que o Brasil deve aceitar conçelho de país nehum quanto a isso, até porque, foram os proprios países ricos de 1ª mundo que afundaram o final dessa década.
    Faço as minhas a palavra do colega lá encima, “o que esses países tem a ensinar ao Brasil?”

    com todo respeito…
    “coçelho” eu nunca tinha visto..
    “la encima” piorou…

    o que pensaria o nobre Afonso sobre nossa reforma ortográfica.. rsrs

    • Senhores, discussões de cunho religioso, não são o enfoque do blog, sugiro caso queiram partilhar de suas opiniões sobre estes assuntos que contactem-se diretamente através da troca de email. obrigado
      E.M.Pinto

  18. Marcos,

    Com essa covarde agressao, sem base para opiniao propria, infelizmente tenho que dizer que voce eh um elemento destituido de moral e ehtica e porisso, totalmente desqualificado para emitir opinioes e entrar no merito da questao. Nem vou perder tempo em ver links de pessoas desqualificadas como voce. Ateh porque nao me dirigi a voce. De covardes estou com as medidas cheias, quantas bobagens em tao poucas linhas,
    dispenso as provaveis asneiras do seu link e ignoro as bobagens que voce disse!!!
    Divirta-se com essas que eu te disse.

  19. Salve E.M.Pinto,

    Em nenhum momento ofendi alguma religiao, muito pelo contrario, procurei exaltar e mostrar as virtudes cristans aplicadas a politica, sem ofender nenhuma outra. A postura do elemento eh de um covarde, onde acusa e foje(muleque), irresponsavelmente, sua falta de argumentos atesta sua ignorancia.

    Um grande abraco

    • Al carvalho, também não disse que ofendestes alguém, e nem tão pouco especifiquei alguém, apenas sugeri que caso os participantes queriam discutir o tema que o façam através do email.
      Quanto a atitude infantil citada, concordo com você, falta argumentação e respeito.
      Sds
      E.M.Pinto

  20. Afonso de Portugal :
    Vai para aí uma grande confusão entre o conceito de Nação e o conceito de Pátria…
    Curioso que o artigo diz que o Brasil já virou a esquina, mas continua a dizer sempre que AINDA tem de enfrentar GRAVES lacunas na Corrupção e nas desigualdades sociais…
    E para tal (esqueçamos a contradição do sentido do artigo) aponta o caminho para o sucesso… o caminho neo-liberal. AHAHAHAH Mais do mesmo.
    Isto quando o caminho do sucesso do Brasil tem sido exactamente o ter (ao contrário de muitas décadas) pensado por ele próprio.
    E, na minha modesta opinião, assim deve continuar.
    Quem me dera a mim que o meu país tenha uma estratégia própria.

    Gostei, Afonso!

    Concordo 100% com você!

    Um abraço.

  21. Lucas eu não sou Nobre AHAHAH Nem gostaria de ser. Sou Republicano dos sete costados.

    Quanto ao acordo ortográfico, algumas coisas concordo, outras não. A fonética não deve estar refém da escrita.

    Mas, por exemplo, para nós (portugueses) um facto é uma evidência. Um fato é aquilo a que vocês (brasileiros) chamam de terno.

    Com o acordo são a mesma coisa, já que caiu o C. Assim, é um fato que o fato é bonito. Qual fato?? AHAHAHH

    Mas isso é outra história.

    O Brasil que continue assim, que está muito bem e ainda nem começou a dar outros passos que trazem ainda maior crescimento económico, como são o caso da reforma e construção gigantesca de auto-estradas, caminhos de ferro (trem), melhoria das comunicações, etc… Com essa construção toda, vem mais emprego, maior investimento noutras infraestruturas, maior produtividade, rendas mais elevadas… e o maior perigo dos tempos modernos… um crédito bancário mais facilitado… ahahahah

    PS – Interpretações políticas à parte, sempre acreditei no Lula. Apanhou o avião a descolar, é um facto (ainda não me habituei…), mas portou-se bastante bem. Prova disso é que deixa a presidência com uma taxa de aprovação de 76%. Há quem ache o povo burro, quando não tem da mesma opinião que nós, mas 76% é uma taxa muito grande para sequer servir de inicio de conversa.

  22. Afonso:
    E qual a razão do nome terno que se dá aqui ao facto de Portugal, já que terno é um conjunto de três ?
    E óptica e ótica têm a mesma grafia agora ? São diferentes, não?

    Nosso idioma é meio misterioso para mim…
    Curiosidade, nada a ver com o texto…

  23. Pode ter a ver com influências estrangeiras que o português sofreu aí mais no Brasil, até a fonética evoluiu dessa forma, pois muitos dos novos brasileiros tinham dificuldades em pronunciar alguns ditongos, e as palavras eram “facilitadas”.

    Outras foram completamente adaptadas, como Prefeitura, que descende directamente do Italiano (e o português é uma língua latina) e não tem correspondente em português.

    Pois, ao que parece todas essas letras a meio caem.

    Mas pronto cada um tem a sua evolução.

    Para mim por exemplo é mais correcto dizer estado-unidense (como os brasileiros dizem) do que norte-americano…. os canadianos também são norte-americanos…
    Outras adaptações há que são simplesmente… horríveis…

    Mas isso já é fora do texto.

  24. Se a UE quer ficar com o mar português, será melhor Portugal deixar a UE e fazer um mercado comum dos países lusófonos.
    A UE não tem futuro e Portugal é muito apreciado no Brasil.

Comentários não permitidos.