Berlim negocia com os EUA recepção de presos da base de Guantánamo

http://chandrakantha.com/articles/indian_music/filmi_sangeet/media/2002_guantanamo4.jpg

Berlim, 27 mar (EFE).- O Governo alemão negocia com Washington a possibilidade de acolher presos do centro de detenção da base americana em Guantánamo (Cuba), informou hoje um porta-voz do Ministério do Interior.

A fonte confirmou uma informação sobre o assunto publicada hoje pela revista semanal “Der Spiegel” e disse que o Ministério do Interior alemão, junto com a Chancelaria e o departamento de Assuntos Exteriores, “reatou as conversas” com os Estados Unidos sobre a questão.

“O Governo alemão (…) mantém sua disposição de apoiar os EUA em seus esforços para desmantelar o campo de prisioneiros de Guantánamo”, acrescentou.

Segundo a “Der Spiegel”, uma delegação alemã viajou na semana passada à base naval americana para se reunir com os presos cuja eventual saída para Alemanha está sendo estudada.

A publicação revela que no final do ano passado, após meses de negociações, Washington propôs uma lista de nove candidatos para Berlim, alguns inclusive já foram recebidos por outros países.

A Alemanha estuda receber três presos: um palestino, um jordaniano e um sírio. O palestino, nascido na Cisjordânia, pertence a um grupo religioso conservador e foi detido no Paquistão, enquanto o cidadão jordaniano viajou ao Afeganistão no verão de 2001 e o sírio foi atendido em um hospital de Cabul e detido pouco depois.

O Ministério do Interior, o Escritório Federal de Investigação Criminal e o departamento federal de Imigração deve elaborar agora um relatório sobre a personalidade dos reclusos e o risco que a sua recepção pode supor para que o ministro do Interior, Thomas de Maizière, tome uma decisão o respeito. EFE nvm/pb

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte: Último Segundo


3 Comentários

  1. A imagem é forte.
    Prisioneiros ajoelhados…
    Será esse o comportamento que os próprios EUA não criticariam?

  2. Batata bem quentinha nas mãos da UE, saí fora…q os ianks libertem os mesmso nos seus paises…e aguarde as consequências das covardias contra os mesmos. É o preço, pagou levou..ou vai receber.HEHEHEHEHE

Comentários não permitidos.