O segredo da longevidade do Partido Comunista Chinês

http://dalailamafilm.com/talk-dalai-lama-film-dvd-tibet/wp-content/uploads/2009/07/china_communist_party.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

Thi Minh-Hoang Ngo*
Lana Lim

Para entender por que o Partido Comunista Chinês (PCC) dura tanto apesar das crescentes manifestações na sociedade, é preciso remontar à história da revolução comunista chinesa, no começo da guerra entre China e Japão (1937-1945). Pois foi nesse momento que o PCC fez a aposta de penetrar profundamente na sociedade, politizando-a ao extremo e transformando as identidades regionais e locais em uma identidade nacional.

Ao recorrer a métodos leninistas de crítica e autocrítica, e também à constituição de dossiês pessoais, o PCC interveio nas relações sociais e familiares, obrigando cada chinês a abandonar sua família, seus amigos e sua rede de relações pessoais para se identificar e se dedicar ao Partido.

A violência e a destruição psicológica que acompanharam esse processo revolucionário foram seguidas de uma reconstrução psicológica marcada pela submissão, mas também pela adesão e fidelidade ao partido.

A linguagem do PCC, seus princípios e suas normas foram adaptados pela sociedade não somente no espaço público, mas também no espaço privado que, apesar da coletivização agrária e da onipresença da unidade de trabalho (a “danwei”), não havia desaparecido totalmente. O espaço privado foi politizado, ele se conservou no espaço público que eram a vila coletivizada ou a unidade de trabalho. Esse processo revolucionário híbrido permitiu que o PCC estabelecesse uma relação direta com cada indivíduo e afirmasse sua onipresença dentro da sociedade.

Hoje, a intensa politização da sociedade permite que o PCC negocie com as manifestações e as várias reivindicações que se exprimem dentro da linguagem e utilizando as normas do partido. É da capacidade do PCC em desenvolver uma linguagem comum com as diferentes camadas sociais ao integrar suas reivindicações e suas preocupações ligadas ao meio ambiente, à saúde, à justiça social dentro de seu arsenal ideológico, que dependem a legitimidade do partido e sua capacidade em durar.

Identidade nacional
Por causa da história da revolução comunista, que estabeleceu os fundamentos das relações entre o partido e a sociedade, não se pode entender a China de hoje somente do ponto de vista dos dissidentes. É preciso pensar o Partido Comunista Chinês em sua interação com a sociedade em razão da linguagem comum que une um ao outro. Veja os camponeses, por exemplo. O PCC lhes deu o formidável poder de se exprimirem em uma linguagem revolucionária durante a revolução comunista chinesa. É esse poder de expressão que os camponeses utilizam contra as expropriações e os abusos dos dirigentes locais, apelando diretamente ao partido.

A sociedade chinesa é poderosa, e capaz de exprimi-lo hoje. O PCC sabe perfeitamente disso, pois foi ele mesmo que lhe deu esse poder, especialmente aos camponeses, no momento da revolução comunista chinesa.

Para durar, o PCC deve agora propor a essa sociedade uma identidade nacional forte, fundada sobre a história da revolução comunista, mas que também integra identidades ao mesmo tempo locais e inscritas em um espaço globalizado criado pela adoção do capitalismo, pelas migrações, pelas comunidades de chineses em outros países, pela revolução digital.

Seria o Partido Comunista Chinês capaz de propor uma linguagem e símbolos de identidade que permitam a adesão da maioria dos chineses? A revolução não terminou na China. A sociedade chinesa pede por direitos e poder. Será o PCC capaz de responder a esse desafio para manter sua legitimidade?

De qualquer forma, é mais do ponto de vista da história das relações e das interações entre o partido e a sociedade do que da repressão que se pode entender a evolução da China de hoje.

*Thi Minh-Hoang Ngo é historiadora especialista em China contemporânea, do Instituto de Pesquisa sobre o Sudeste Asiático (Irsea).
Fonte: Bol

8 Comentários

  1. “É da capacidade do PCC em desenvolver uma linguagem comum com as diferentes camadas sociais ao integrar suas reivindicações e suas preocupações ligadas ao meio ambiente, à saúde, à justiça social dentro de seu arsenal ideológico, que dependem a legitimidade do partido e sua capacidade em durar.”

    —–Que eu saiba um partido político seja ele qual for deve fazer isso, senão não ha uma razão real de existir… Se não escutar os anseios da sociedade e integrar estes anseios no programa do partido, que razão haveria de existir… mas no mundo ocidental existe o anseio das elites no seio dos partidos, e é esse o problema político ocidental e não o contrário!!

    “Veja os camponeses, por exemplo. O PCC lhes deu o formidável poder de se exprimirem em uma linguagem revolucionária durante a revolução comunista chinesa. ”

    —– Mas não foi durante a revolução cultural chinesa?? Onde todo cidadão poderia expressar a própria opnião sobre o país e a sociedade, somente com estância prática no partido, ou seja o cidadão fazia pedido formal de inserimento da prória idéia no programa político do partido, cadê a revolução nisso?… Esta no fato de não precisar ser filiado ao partido pra fazer isso!!!!

    “De qualquer forma, é mais do ponto de vista da história das relações e das interações entre o partido e a sociedade do que da repressão que se pode entender a evolução da China de hoje.”

    —–Poucos sabem disso, que um regime só se mantem no poder se tiver apoio popular, caso contrário caí, seja ele qual for, a repressão não basta!!

    Valeu!!

  2. “É da capacidade do PCC em desenvolver uma linguagem comum com as diferentes camadas sociais ao integrar suas reivindicações e suas preocupações ligadas ao meio ambiente, à saúde, à justiça social dentro de seu arsenal ideológico, que dependem a legitimidade do partido e sua capacidade em durar.”

    Ou eu hoje acho piada a tudo, ou isto É mesmo uma piada…

    o PCC trata do meio-ambiente AAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHH AHAHAHAHAHAHAHAH
    Sendo Pequim uma das cidades mais poluidas do Mundo (e sem regras ambientais de emissões de gases e sem vontade nenhuma de as ter e fazer cumprir), assim como toda a China é um imenso país em desastre ambiental, com largas zonas a enfrentarem uma desertificação acelerada fruto de uma agricultura desregrada, não vejo como isso acontece…

    Saúde na China, ou falta dela??? Onde é que está a saúde pública na China??? AHAHAHAH
    Os chineses são as maiores chaminés pedestres que existem
    à face da Terra (quase 80% dos chineses homens fumam) e as políticas contra o tabagismo só existem no papel, perante a Organização Mundial de Saúde, porque na prática é permitido fumar em todo o lado, sendo o tabaco património nacional.

    Ultimamente aliás, as grandes marcas mundiais estão a entrar nesse lucrativo mercado e a oferta deve aumentar em quantidade e “qualidade”…

    Unidade do território chinês? Outra….

    De facto não é apenas a repressão que arregimenta o Homem, o crescimento economico e o dinheiro no bolso também o fazem. Quando a curva de crescimento chegar ao pico e começar a descer, aí é que virão as reformas democráticas.

  3. Sinceramente,em um país onde se um casal tem 2 filhos ou mais,e por OBRIGAÇÃO DO GOVERNO eles só podem ficar com um filho e o(s) outro(s) eles devem ABANDONAR NUM ABRIGO OU NO MEIO DA RUA!!!

    Na China,os motoristas não tem a mínima noção de transito!Parece que estão em um parque de diversão.Chega a ser engraçado.

    Vocês sabem porque produtos chineses são tão baratos?Porque a mão de obra é barata,ois pagam miséria para seus trabalhadores,principalmente nas fabricas e indústrias.Depois eles vem criticar o capitalismo!

    Sinceramente,uma ideologia que diz ser “libertadora”,apenas oprime seu povo quando toma o poder.

    Um abraço a todos.

  4. É uma enorme e cruel ditadura. Isto sim explica a longevidade do PC. Lá se você tiver a ousadia de expressar sua opinião não morre na hora. Hoje Pequim é o lugar mais irrespirável do mundo, os chineses estão morrendo aos montes de problemas respiratórios e doenças derivadas do trabalho em condições escravocratas. Isto sem lembrar que lá pagam-se os piores salários da Ásia, milhões de trabalhadores morrem sem assistência médica, não existe previdência social. Pesquisas do Word Survey demonstram que a sociedade chinesa está apodrecida por dentro por causa desta ditadura, os chineses não confiam uns nos outros, vêem seus amigos, vizinhos, parentes, como delatores do governo, fecham-se de medo. È o medo de ser morto que faz com que os chineses aguentem um dos governos mais perversos do mundo.

  5. Uma das boas coisas que eu admiro neste povo é que apesar das humilhações sofridas ao longo do século 19 e 20. A sua elite apostou em um projeto de nação e hoje está se tornando uma potência planetária. Ao ponto dos mesmos países que os invadiram, os temerem hoje. Lembro que na década de 70 havia o dragão no Oriente e o gigante adormecido na Almérica do Sul, pois bem o dragão acordou e o gigante?

  6. O Ocidente crítica a China sobre o que nunca foi realizado no próprio!
    Ainda brasileiro podre tem coragem de criticar uma revolução séria.

    No Brasil, melhor que a China, vivemos num país perfeito… Sem poluição, crimes, pobreza, etc. Só na China existe! Nós temos a liberdade aqui, na China não. Que liberdade temos aqui!?

    A consciência antes deve recair sobre si, para depois recair sobre os Outros, e ainda um povo.

Comentários não permitidos.