Opção Romena pelo F-16 na verdade “mira” o F-35

http://papundits.files.wordpress.com/2009/04/f-35-lightning-ii-11-07-07-oversizejpglarge_latestreleased_bae_cimg_dsei_f35_ligntning2_l_oversizejpglarge.jpg

Segundo o DEFPRO, o Ministério da Defesa Romeno, a iniciativa do país em gradualmente substituir seus MiG-21 por caças F-16 faz parte de um amplo programa de defesa que vislumbra ainda a aquisição da Romênia que também inclui a compra de um adicional 24 caças F-16 da versão Block 50/52 para em seguida efetivar a aquisição de 24 caças Joint Strike Fighter – JSF F-35 Lightning II que devem substituir os F-16 do primeiro lote no futuro.

Estes F-16 do primeiro lote devem ter uma vida útil remanescente estimada entre 10 a 15 anos e devem ser introduzidos na Força Aérea em 2013. Os F-35 tem a sua aquisição prevista somente para meados de 2025. Os F-16 da versão Block 50/52 devem ser encomendados neste intervalo de tempo.

A Empresa Sueca SAAB emitiu “nota” solicitando detalhes da aquisição já que a escolha pelo F-16 se deu em detrimento do seu Gripen. Da mesma forma funcionários do consórcio que produz o Eurofighter Typhoon também criticou a decisão de escolha dos F-16. Os Romenos analisavam cinco tipos caças para a sua força aérea o F-16, o JAS-39 Gripen, o Eurofighter Typhoon, o F-18 e o Rafale.

Fonte: Hangar doVinna

11 Comentários

  1. É um estrategia americana vende caças com custo altisso é tão alto que eu acho que tem essas caças vão ficar no chão é tão ruim que nem os Eua querem fez alguns e os outros projetos dele ta com atrasso pq não vende o F22? sera estrategia só os paises da europa tem pq participa do projeto e não tem outra escolha ja que é o cachorinho dos Eua

  2. A Romênia vai sim comprar o F-35. Só não falou quando, talvez para 2060, 2080…

    Quem não consegue bancar a compra de Grippen e tem que comprar caça usado, tá querendo demais com F-35.

    Querer comprar todo mundo quer. Só que “poder” comprar são outros 500. Ou outros bilhões.

  3. Só falta saber com o dinheiro de quem é q vao pagar!
    Sera com o deles ou com as ajudas para desenvolvimento q recebem da UE?

  4. Se a romenia ate nos dias de hoje o seu principal caça e o mig-21 é um sinal que vai ter o f-35 daqui a uns 30 ou 40 anos.. alias na europa todo mundo estranha esta opçao do f-16 para o lugar do mig21.. pra mim nao e de estranhar ja que por tras esta o EUA e sendo a Romenia é o proximo ponto dos sistemas de defesa anti missil dos EUA. nao tarda sera a polonia e a R.tcheca a voar com caças dos EUA

  5. A Roménia “interessada” na compra do F-35 é a melhor anedota que ouvi nos últimos tempos… AHAHHA muito boa.

    Não me riu de quem fez a notícia, até porque acredito que haja pessoas com esse sonho no Ministério de Defesa Romeno – são eles certamente a fonte da informação.

    Contudo, a Roménia pura e simplesmente não tem orçamento para um dia, nos próximos 50 anos, comprar uma frota de F-35. A não ser que volte a causar muita fome ao seu povo.

    A Roménia e a Bulgária são os mais recentes membros da UE e têm sido um verdadeiro problema. Os fundos comunitários entram nos cofres dos respectivos estados e desaparecem nos bolsos da corrupção. Ao ponto da UE ameaçar suspender os investimentos à Bulgária, por exemplo.

    Os estados do leste europeu (só o facto deles afirmarem repetida e enervantemente que não fazem parte da europa de leste, como se os bielo-russos ou ucraniamos fossem uma sub-espécie humana) estão “eager to please” aos novos aliados ocidentais e americanos principalmente até ao cúmulo da estúpidez – passando uma borracha no facto de que muitos deles (estados ocidentais) estiveram-se pura e simplesmente “nem aí” quando os primeiros começaram a ser envolvidos pela teia do comunismo. Disso eles esquecem-se e desculpam, aos russos não poupam um chavo.

    Ainda assim, a Roménia não tem unhas para o F-35. É uma quimera. E uma anedota.
    Como contribuinte europeu (para quem não sabe Portugal é um contribuinte líquido para a UE, como a Grécia aliás que tem sido tão massacrada por alemães e franceses) quero que os romenos apliquem bem o dinheiro que lhes é atribuido. Só.

Comentários não permitidos.