Defesa & Geopolítica

Navio da marinha sul-coreana é afundado próximo à fronteira com a Coreia do Norte

Posted by

http://www.csmonitor.com/var/ezflow_site/storage/images/media/images/0326-south-korea-ship-sunk.jpg/7643002-1-eng-US/0326-south-korea-ship-sunk.jpg_full_600.jpg

Sugestão: Armando Rozário

Metade dos 104 tripulantes já teria sido resgatada.
Em resposta, sul-coreanos dispararam contra embarcação suspeita.

A marinha sul-coreana disparou nesta sexta-feira (26) contra um barco não identificado perto da fronteira com a Coreia do Norte no Mar Amarelo, depois que um de seus navios foi afundado, informou a agência de notícias Yonhap.

A embarcação teria 104 pessoas a bordo. Segundo o canal de televisão sul-coreano MBC, metade da tripulação já teria sido resgatada.

De acordo com a emissora local YTN TV, o governo de Seul investiga se o ocorrido foi consequência de um ataque de torpedos cometido pelos vizinhos norte-coreanos. Até o momento, não foi confirmado se houve troca de disparos.

O governo sul-coreano convocou uma reunião de segurança urgente depois do naufrágio, ocorrido próximo à ilha de Baengnyeong, controlada por Seul.

A agência de notícias Yonhap disse que um navio da Coreia do Sul teria disparado contra uma embarcação desconhecida no litoral norte do país depois que a primeira embarcação tinha começado a afundar.

A Yonhap, citando autoridades, assinalou que houve uma explosão na popa da embarcação, mas que ignorava a causa.

Nas últimas semanas a Coreia do Norte havia anunciado que aumentaria suas defesas marítimas em resposta a exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos, realizados neste mês.

Fonte:G1

5 Comments

shared on wplocker.com