Em troca de caças, Saab pode construir fábrica no Brasil

http://www.joildo.net/wp-content/photos/charges/ainda_os_cacas_frank-dom.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

Gabriel Mestieri, do R7

CEO da empresa, Ake Svensson, diz que Brasil poderá vender aviões de transporte

O CEO da Saab, Ake Svensson, disse nesta quinta-feira (25) em São Paulo que, caso o governo brasileiro opte pelos caças Gripen NG, da Suécia, a empresa pode construir uma fábrica no Brasil. Svensson diz que a nova instalação, que seria provavelmente localizada em São Bernardo do Campo, poderia fabricar aeronaves e carros.

De acordo com o executivo, a Suécia busca um parceiro e não um cliente. Além da Saab, disputam o contrato para a venda de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) a francesa Dassault, com os caças Rafale, e a norte-americana Boeing, com os F-18 Super Hornet, numa transação que pode chegar a R$ 10 bilhões.

Para Svensson, mais do que transferência, a Suécia oferece uma oportunidade de desenvolvimento conjunto de tecnologia.

– Nossa melhor oferta foi feita. Oferecemos um pacote completo no qual não estamos apenas colocando um produto no Brasil, mas confiando no Brasil como um parceiro. Temos uma ótima proposta financeira, um produto que supera as necessidades brasileiras e a garantia de apoio do Estado da Suécia. Não podemos ser mais fortes do que isso.

Svensson disse ainda que a Aeronáutica sueca precisa de aviões de transporte, dando a entender que uma escolha brasileira pelos Gripen NG poderia facilitar uma escolha da Suécia por aviões da Embraer. A parceria poderia resultar ainda, diz Svensson, na venda de aeronaves para a África do Sul, que utiliza os caças suecos Gripen.

Svensson afirmou que o momento atual é ideal para que o Brasil e a Suécia façam um “acordo perfeito”.

– Nós queremos casar e ser felizes por muito tempo.

Como um antecedente que conta a favor da parceria, Svensson citou o Sivam (sistema de radares da Amazônia), que foi desenvolvido em conjunto pelos dois países.

Entre as vantagens da aeronave sueca estão seu preço, cerca de metade do Rafale, francês, e a transferência – ou desenvolvimento, conforme Svensson – de tecnologia, uma vez que, dizem os suecos, grande parte das aeronaves seria fabricada no Brasil. Já como desvantagens pesam o fato de o Gripen NG ter apenas um motor e utilizar componentes que não são fabricados no país, o que poderia resultar em limitações caso o Brasil queira comercializar o produto no futuro.

Svensson participou nesta quinta de um debate sobre interação de alta tecnologia entre o Brasil e a Suécia. Também presente ao evento, o rei do país europeu, Carl Gustaf, não falou sobre os caças. Amanhã, o rei deve visitar a fábrica da Embraer em São José dos Campos.

Fonte:R7

32 Comentários

  1. Vamos lá, de novo.
    Putz, ainda estão roendo este osso?
    Construir uma fábrica para fabricar 100 aeronaves?
    Tem engenheiro aí? Executivo? Ninguém monta uma fábrica para fabricar 100 aeronaves. Acorda.
    Será que nós teriamos todos os fornecedores também? Ou simplesmente importaríamos os componentes para montá-los na nova “fábrica”?
    Os caras estão falando em exportar Gripen para o mundo. Que mundo? O Gripen já tem mais de duas décadas e ainda não consegui mercado expressivo fora da Suécia, nem com o apoio da Grã Bretanha. Por que o NG conseguiria? Ele foi um excelente projeto para antes da queda do mundo de Berlim. Estamos partindo para outro patamar, 5G, UCAV, UAV. O NG é um excelente avião, mas chegou com duas décadas de atraso. Sem contar pelo menos mais uma de desenvolvimento e entrega. Os principes da FAB ainda não aprenderam. Não conseguiram o F-86 que queriam, empurraram o P-80, engoliram o Gloster Mk8, não conseguiram o Phanton F-4 que queriam, engoliram o Mirage III. Estão roendo este mesmo osso por 20 anos!!! e não aprenderam. Sabe qual caça eles vão levar? O FX-3 ou FX-4. Se fosse a Marinha ou o Exército já teriam batido o martelo. A marinha quer o Rafale, e ponto final! Mas a realeza aérea é mais orgulhosa.

  2. Se com 100 não dá, imagina com 36! È pesadelo, e francês. E o pessoal continua com medo do Lula mudar de opinião. Rafaletes isto não vai acontecer, Lula já decidiu desde Setembro bebendo uma boa garafa de vinho com seu amigo Sarko mandar as 30 mil páginas de relatório as favas e adotar a rajada de vento. E tem a eleição, não esqueçamos dela. Vive la Banque de France.

    • Ricardão, Dassault e boeing que não estão apelando para prefeitos, economistas nem mesmo para brigadeiros da reserva pois confiam no taco dos aviões que estão oferecendo, nunca propuseram um disparate destes.
      Eles se comprometem sim em montar os caças 36 e posteriormente os que vierem na sequencia, nas instalações da Embraer, na fábrica de Gavião peixoto, pois não precisa de mais nenhuma fábrica “concorrente” no solo brasileiro.
      Técnicos e engenheiros, estes sim são bem vindos e devem acompanhar toda a dinâmica do processo d emontagem dos aviões ao longo do programa, fabrica nova para produzir 100 aviões? isto é até uma falta de respeito.
      Nada tenho contra o Gripen como já disse, porém estou decepcionado com a forma que setores da imprensa e da própria FAB querem demonizar os participantes concorrentes, criando factóides e jogadas mesquinhas.
      Acho que o comandante da FAB precisa agir e coibir este tipo de coisa, fazendo um pronunciamneto esclarecedor sobre estes fatos.
      já estou enojado do FX e sóposto as matérias pois muitos leitores as pedem, mas não consigo mais aguentar tanta mentira como vem sendo veiculada na imprensa em geral.
      espero que o Presidente ordene um esclarecimento severo dos fatos por todos os envolvidos no projeto pois as coisas estão virando casa da mãe joana.
      Do jeito que as cosias estão indo vai sobrar pra FAB apenas as suas “Zonas Aéreas””.
      SDS.
      E.M.Pinto

  3. Fabricar carro e caça na mesma fábrica essa é boa,acho que nem na china eles fazem isso!
    Além do mais esse “Pode ” é meio vago,coloca isso no papel e com a promessa do Rei da Suécia,ai vamos reavaliar,mas ficar no “PODE” é meio suspeito!

  4. E.M.Pinto :Ricardão, Dassault e boeing que não estão apelando para prefeitos, economistas nem mesmo para brigadeiros da reserva pois confiam no taco dos aviões que estão oferecendo, nunca propuseram um disparate destes.Eles se comprometem sim em montar os caças 36 e posteriormente os que vierem na sequencia, nas instalações da Embraer, na fábrica de Gavião peixoto, pois não precisa de mais nenhuma fábrica “concorrente” no solo brasileiro.Técnicos e engenheiros, estes sim são bem vindos e devem acompanhar toda a dinâmica do processo d emontagem dos aviões ao longo do programa, fabrica nova para produzir 100 aviões? isto é até uma falta de respeito.Nada tenho contra o Gripen como já disse, porém estou decepcionado com a forma que setores da imprensa e da própria FAB querem demonizar os participantes concorrentes, criando factóides e jogadas mesquinhas.Acho que o comandante da FAB precisa agir e coibir este tipo de coisa, fazendo um pronunciamneto esclarecedor sobre estes fatos.já estou enojado do FX e sóposto as matérias pois muitos leitores as pedem, mas não consigo mais aguentar tanta mentira como vem sendo veiculada na imprensa em geral.espero que o Presidente ordene um esclarecimento severo dos fatos por todos os envolvidos no projeto pois as coisas estão virando casa da mãe joana.Do jeito que as cosias estão indo vai sobrar pra FAB apenas as suas “Zonas Aéreas””.SDS.E.M.Pinto

    Calma bicho vai infartar !!!!!
    kkkkkkkk

    Su35 já !!!

    • Salve meu amigo Darkman e Ricardão, a raiva não é com vocês é com as zebradas da FAB imprensa.
      Cara,s e não morri quando li que o SU-35 tava fora (porque era apenas um protótipo e não transferia tecnologia) nem com a suceiva brilhante campanha do Palmeiras, não vai ser agora que o coração vai parar, eheheh.
      Esta lama que a imprensa tá fazendo e vem sendo de certa forma permitida pelas autoridades que deveriam fazer como fez a Marinha, vai direto na imprensa e fala, só o comandante da Marinha se pronunciou, e não a turma da rainha que está d efora fazendo peixada e fazendo do programa um mercado de peixe.
      Já mais que passou da hora da decisão mas a FAB parece querer voard e F 5 indefinidamente, fazer o que?
      Sds
      E.M.Pinto

  5. Eita…esses caras sao ARMARGAR!!!!!

    O OBJETIVO DO FX-2, NAO EH DAR EMPREGO, E SIM, INDEPENDENCIA POLITICA,SOBERANIA E SEGURANCA NACIOCIONAL, EM CONFORMIDADE COM A END, PARA ISSO, PRECISAMOS DE UM CACA
    DE VERDADE, NAO UM AVIAOZINHO DE PAPEL, UM BRINQUEDO…!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Esses caras torram a paciencia de qualquer um, ja nao posso nem ver carro e caminhoes da Saab que me da nojo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Para mim a Saab perdeu a oportunidade que tinha primeiro FX, e isso em 1998!

    Se ganhar agora é perda de tempo, pois precisamos de um caça para ontem!

  7. Outro dia ouvi uma entrevista com o prefeito de São Bernardo. Ele foi convidado pela SAAB a voar no Gripen. Foi muito engraçado ouvir ele contar de de toda a preparação e medo que ele estava sentindo. Quando ele já estava instalado na cabine alguém deu para ele um envelope com 2 comprimidos e um pirulito. ele perguntou pra que eram. O auxiliar disse que aquilo era para o caso de o avião sofrer um acidente e ele precisar ejetar, os comprimidos e o pirulito que é de morfina são para ajudar a suportar a dor de fraturas e amputações enquanto o socorro não vem. O prefeito disse que só não pulou fora do avião por que iria ficar muito feio.

    Não tenho conhecimento técnico para dizer se um avião é melhor que outro mas sei que o processo foi muito mal conduzido. primeiro o Lula diz que o Brasil iria compara o Rafale, isto antes de a concorrência terminar. Depois tem um monte de desmentidos, vários factóides lançados na imprensa não especializada. Aí vem o relatório da FAB que teria apontado o Gripen como melhor opção, agora parece que tem um relatório dizendo que o Rafale é o melhor.
    Além de tudo tem a pérola sobre o veto ao Sukhoi no FX-2:
    A justificativa do vice José Alencar
    Naquele lugar não dá para montar nem uma pequena indústria têxtil do interior de Minas Gerais…”.

  8. E.M.Pinto :Ricardão, Dassault e boeing que não estão apelando para prefeitos, economistas nem mesmo para brigadeiros da reserva pois confiam no taco dos aviões que estão oferecendo, nunca propuseram um disparate destes.Eles se comprometem sim em montar os caças 36 e posteriormente os que vierem na sequencia, nas instalações da Embraer, na fábrica de Gavião peixoto, pois não precisa de mais nenhuma fábrica “concorrente” no solo brasileiro.Técnicos e engenheiros, estes sim são bem vindos e devem acompanhar toda a dinâmica do processo d emontagem dos aviões ao longo do programa, fabrica nova para produzir 100 aviões? isto é até uma falta de respeito.Nada tenho contra o Gripen como já disse, porém estou decepcionado com a forma que setores da imprensa e da própria FAB querem demonizar os participantes concorrentes, criando factóides e jogadas mesquinhas.Acho que o comandante da FAB precisa agir e coibir este tipo de coisa, fazendo um pronunciamneto esclarecedor sobre estes fatos.já estou enojado do FX e sóposto as matérias pois muitos leitores as pedem, mas não consigo mais aguentar tanta mentira como vem sendo veiculada na imprensa em geral.espero que o Presidente ordene um esclarecimento severo dos fatos por todos os envolvidos no projeto pois as coisas estão virando casa da mãe joana.Do jeito que as cosias estão indo vai sobrar pra FAB apenas as suas “Zonas Aéreas””.SDS.E.M.Pinto

    Faço da suas palavras as minhas pra quer outra fabrica ?
    Embraer se for melhor ampliar oque ja temos se alguma dessas ganhar pra mim tinha que ser supervisionado pela Embraer e pelos engenheiros da Fab se o NG for tão bom pq não vejo ninguem só um ou dois paises tem ele se fosse bom seria igual aos F18 que é de duas cabeça modelo 2000 4 garação e frente de 2010 de 5 geração e são testados em guerra que garantia melhor que essa ? e o rafale pode ser caro mais é superior e potente se for bom seria igual ST que mostro que bom e é o melhor na sua categoria e aprova esta ai pra quem quiser ver varios paises ja tem o pai T-27 e agora o filho passado sua herança A-29

  9. Esqueçam o Lulinha e Mr. Jobim já bateram o martelo, os dois ases, especialistas em avião e política global já escolheram a jaca francesa, teremos que engolir aquela tranqueira por 100 anos e pronto. e assim caminha o Brasil a passos largos em direção a mediucridade e ao segundo plano global…

  10. Se o BNDES financiar a Embraer e comprar ou trocar ativos com a Saab, encaminhando um processo de fusão de portfólios, acredito que devamos ejetar o Rafale. Creio que a ENGESAER(?) poderia participar da holding. Seria interessante contar com a divisão de armamentos e radares da Saab, não seria? Up grade generalizado para a Defesa Nacional.

  11. Eles só falta dar alma junto…já ñ queria o gripen por ñ existir é ter turbinas ianks….agr mesmo nem de graça….rafale neles…p ontem ,nosaa FAB está precisando é mt, coragem, é o melhor p o BRASIL; pelo q o trato vai nos dar em autonômia militar…

  12. E.M.Pinto :Salve meu amigo Darkman e Ricardão, a raiva não é com vocês é com as zebradas da FAB imprensa.Cara,s e não morri quando li que o SU-35 tava fora (porque era apenas um protótipo e não transferia tecnologia) nem com a suceiva brilhante campanha do Palmeiras, não vai ser agora que o coração vai parar, eheheh.Esta lama que a imprensa tá fazendo e vem sendo de certa forma permitida pelas autoridades que deveriam fazer como fez a Marinha, vai direto na imprensa e fala, só o comandante da Marinha se pronunciou, e não a turma da rainha que está d efora fazendo peixada e fazendo do programa um mercado de peixe.Já mais que passou da hora da decisão mas a FAB parece querer voard e F 5 indefinidamente, fazer o que?SdsE.M.Pinto

    Pelo Jeito vamos de F5 por um bom tempo.
    Quando não puder voar mas vamos de ST mesmo.
    Lamentável

    Abs.

  13. Não é somente uma questão da FAB. No GF todo mundo fala, agora a bobão da vez é o Samuel Pinheiro e como é de prache deste Sr. falou muita porcaria. Por fim fecha tudo. Vamos ver se conseguimos alguma coisa com o F-35 ou PAK. Acho o Rafale uma das maiores roubadas da história, mas o que irrita é ver que ele foi decidido numa mesa e não através de uma análise decente.

  14. Só uma frase:

    Não se esqueçam que quem manda realmente no mundo são as grandes empresas e seus empresários que vendem seus produtos para o mundo…

    O que eu quero dizer é que esse FX-2 visa um objetivo maior…

  15. Por causa da pirataria Chinesa nos Su 27, os Rússos estão com paúra de transferir tecnológia, mt caças chinese são cópias, um pouco piores, dos caças Rússos…daí o ñ repasse ao BRASIL…então , q venha os rafales…P ONTEM.

  16. E.M.Pinto achei interessante esta nota publicada no blog do Claudio Humberto:

    27/03/2010 | 00:00
    Caças na Justiça
    Oficiais da Força Aérea Brasileira articulam uma ação popular com o objetivo de paralisar a compra dos aviões-caça Rafale. Eles estão indignados com o negócio: nenhum outro país comprou esses aviões.

    Se é para o bem do Brasil e da FAB apoio integralmente esta idéia, chega de aceitar porcaria e pagar a conta por decadas.

    • Rafael, concordo que é dever dos militares denunciarem todo e qualquer incidente como este.
      mas não podemos esquecer que os 3 caças que ai estão foram escolhidos pela FAB, que crédito terão so militares por entrarem na justiça contra algo que eles mesmo escolheram? se nãohá algum ai que não responde as pretenções da FAB então proque escolheram?

      E.M.Pinto

  17. E.M.Pinto :
    Rafael, concordo que é dever dos militares denunciarem todo e qualquer incidente como este.
    mas não podemos esquecer que os 3 caças que ai estão foram escolhidos pela FAB, que crédito terão so militares por entrarem na justiça contra algo que eles mesmo escolheram? se nãohá algum ai que não responde as pretenções da FAB então proque escolheram?
    E.M.Pinto

    Pois é, concordo com vc, porém a nota não é totalmente clara, por exemplo a princípio seriam militares da reserva (aposentados) que entrariam com esta ação, visto os militares da ativa estarem sujeitos a sanção disciplinar se tomarem tal atitude, caso contrário, se realmente forem militares da ativa, possivelmente serão aqueles que não estavam participando da comissão que participou do FX-2, de qualquer forma a notícia está aí, vamos ver se vai dar em alguma coisa. Um abraço.

    • Rafael, na minha opinião isto ainda é amsi grave.
      Sou defensor de que em programas como estes a FAB forme comissões de ex militares (não só brigadeiros, mas engenheiros e técnicos de patentes menores) para prestarem consultorias a FAB numa coisa como estas.
      O que nãoa dmito é, Um grupelho de militares que recebem dinheiro de um dos participantes juntarem-se para defenderem os seus interesses única e exclusivamente.
      Como cidadãos assim como você e como eu, é o dever destes senhores denuciarem toda e qualquer tentativa de corrupção, agora bagunçar o programa com todas as medidas descabidas só por que não vão levar o que querem é que não cabe.
      Por isto eu disse, o comandanted a FAB pessoa a quem admniro muito e respeito, Sua excelêcia Juniti Saito, está falhando e muito num quesito, Transparência, ele precisa tomar atitudes dentro da FAB e colocar os pingos nos “I”.
      Se há crime sou a favorque se faça uma investigação, agora, o que não admito é o seguinte.
      enquanto estes senhores estavam na ativa a FAB voava sem equipamento, sem combustível, sem armas, e eles nada ou pouco fizeram para mudar isto. por que agora querem mandar mais que o comando da Aeronáutica?
      Está na hora destas coisas começarem a ser esclarecidas.
      Sds
      E.M.Pinto

  18. Rafael não acredito que eles entrem na justiça pois teriam que explicar muita coisa,muita manobra,seria fácil para a ADVOCACIA DA União ganhar essa causa,está previsto a escolha do Presidente nos temas de segurança Nacional por decreto,está na própria lei das Licitações,na parte de dispensa,teria que vir muita coisa a tona,sobre manipulações,informações não verdadeiras,vazamentos,complicaria a vida dos oficiais da ativa,e outra o defensor da União falaria que o CAÇA não existe,não vem com armamento,que se o RAFALE e o F-18 viessem sem armamento teriam um preço equivalente ao grippen,basta alguém dizer a verdade,que o caça é um projeto de risco,que a segurança Nacional estaria comprometida,caso o projeto não desse certo,esse mito do grippen só não cai por terra porque ninguém fala o que tem que ser falado,e seria tb uma injustiça com a saab,ela está tantando vender o peixe dela,veja p caso da Índia,o grippen não foi para demonstração porque não existe,existe um demonstrador que é um grippen cd com alguma das tecnologias!

  19. E tem outra Rafael, imagina a cara dos oficiais se o Defensor da União afirmar para o juiz que o rafale já voa e atira e perguntar a eles se o grippen já voa e atira!

  20. Mano,

    Sua sugestao eh muito plausivel, a Saab estah mal das pernas na industria aeronautica, por isso estao apostando tudo no negocio com o Brasil. O que nos interessa eh tecnologia propria dela, o “know how” e “know why” deles, na area de integracao do sistema de armas e radares, com certeza isso eh de grande interesse para nos. Assim, vejo com muito bons olhos, a imcorporacao dessa divisao da Saab ao patrimonio da Embraer. Precisamos de um parque aeronautico mais compativel com as necessidades da Embraer, ela nao pode continuar vulneravel a interesses estrangeiros, da forma que esta hoje – nao temos autonomia de producao e de venda nem se quer dos ST!!!! Temos que ter uma industria nacional de partes e componentes para aviacao completo e com total dominio pela industria nacional, para assim poder suprir toda a necessiddade da Embraer. Portanto, precisamos desenvolver esse parque industrial, a montadora ja temos e de excelente qualidade, inclusive ja alguma fabricacao propria de componentes e partes. Acho que o FX-2, nos serve de um alento para os perigos da vulnerabilidade da Embraer em sua dependencia externa de componentes e partes, passando ateh a comprometer a credibilidade da propria FAB. Eh flagrante a desmoralizacao e o desgaste da FAB, no projeto FX. A Forca Aerea Brasileira nao pode ficar e/ser tao desmoralizada como claramente foi nesse projeto! Precisamos repensar as relacoes da Embraer, FAB e fornecedores.

    Um abraco

  21. moro em um pais abençoado por Deus .Mas infelismente destruido por tanta iprocrizia aonde relatorios sáo feitos mudados de acordo com coviniencia , uma cara de pau tremenda abusando da iteligencia de todos nós brasileiros , eu sou piloto gosto da aviação mas só vejo uma ANAC que serve para atrapalhar ,tenho saudade do antigo DAC era menos nocivo. Me explique para que concorrencia e lecitação publica se o Sr. Jobim fala abertamente que prefere Rafale, O Sr Lula esta com medo de tanto que vai sofrer de critica da oposição . Porque ja que vamos ser potencia para que comprar caças de quarta geração, todo resto do mundo aonde os governos são menos corrupitos estão envestindo em caças de quinta geração ,exemplo F-35 o melhor do mundo hoje. Para que tanta mentira de enganar o povo com transferencia de tecnolgia sendo que ja é ultrapassada e não vale apena envestir para fabricar só cem caças. Porque não termina o que começamos exemplo A10,morreu,submarino alemães ,morreu, um simples jeep não fabrica mais ,importa,ressucita a engesa.

  22. E.M.Pinto :
    Ricardão, Dassault e boeing que não estão apelando para prefeitos, economistas nem mesmo para brigadeiros da reserva pois confiam no taco dos aviões que estão oferecendo, nunca propuseram um disparate destes.
    Eles se comprometem sim em montar os caças 36 e posteriormente os que vierem na sequencia, nas instalações da Embraer, na fábrica de Gavião peixoto, pois não precisa de mais nenhuma fábrica “concorrente” no solo brasileiro.
    Técnicos e engenheiros, estes sim são bem vindos e devem acompanhar toda a dinâmica do processo d emontagem dos aviões ao longo do programa, fabrica nova para produzir 100 aviões? isto é até uma falta de respeito.
    Nada tenho contra o Gripen como já disse, porém estou decepcionado com a forma que setores da imprensa e da própria FAB querem demonizar os participantes concorrentes, criando factóides e jogadas mesquinhas.
    Acho que o comandante da FAB precisa agir e coibir este tipo de coisa, fazendo um pronunciamneto esclarecedor sobre estes fatos.
    já estou enojado do FX e sóposto as matérias pois muitos leitores as pedem, mas não consigo mais aguentar tanta mentira como vem sendo veiculada na imprensa em geral.
    espero que o Presidente ordene um esclarecimento severo dos fatos por todos os envolvidos no projeto pois as coisas estão virando casa da mãe joana.
    Do jeito que as cosias estão indo vai sobrar pra FAB apenas as suas “Zonas Aéreas””.
    SDS.
    E.M.Pinto

    “Por isto eu disse, o comandanted a FAB pessoa a quem admniro muito e respeito, Sua excelêcia Juniti Saito, está falhando e muito num quesito, Transparência, ele precisa tomar atitudes dentro da FAB e colocar os pingos nos “I””

    É por isso tudo que digo que o Excelentíssimo Brigadeiro Saito está queimado demais pra ficar no posto depois de concluido o FX2… Eu acho que acabou pra ele!

    lembrem-se que a Marinha sempre respondeu as eseculações da Imprensa e derivados, masa FAB só deixa os boatos adarem, e isso pode ser para tentar forçar a política a aceitar o que ela (FAB) ainda considera como estratégico sem considerar a END, END essa feita por políticos civis, então não consideravél pela caserna da FAB.

    Pra isso tudo é so poeira nos olhos, se queiserem montar realmente uma Fabrica aéronautica aqui no Brasil, pode-se fazer isso fora do FX2 correndo todos os riscos do capitalismo, por quê não fazem assim?? Talvez assim consiguam vender para a A.L. e África, como dizem eles, e depois até mesmo a FAB peça algumas unidades!

    Valeu!!

  23. E.M.Pinto, concordo plenamente.

    E mais, acho que esse FX2 virou uma bagunça muito maior que se podia imaginar e tolerar.
    A FAB deveria ter esclarecido de modo inequívoco essa ‘preferência’ pelo gripen.
    Se há de fato, explicar claramente a escolha, com detalhes e motivos, sem deixar espaço para dúvidas e especulações.
    Se não há, elucidar devidamente o ocorrido, e em que circunstâncias surgiu essa ‘notícia’, relatando providências a respeito e dando inclusive os ‘nomes aos bois’.

    Uma simples compra de equipamento para renovar uma força (e principalmente ampliar a capacitação tecnológica do país) está quase a se transformar em uma questão de graves implicações institucionais, o que é inaceitável.

    E para quem voa ‘flintstone’ F5 e AMXiiii… a FAB está muito de ‘salto alto’.
    Tem muitas décadas que essa força não tem a oportunidade de operar equipamento com o grau de atualização que hora se apresenta, e por isso é inaceitável esse ‘melindre’ todo.
    E se não são de ‘última’ geração é porque o país ainda não comporta, principalmente no aspecto industrial-tecnológico (embora tenha centros de excelência basicamente acadêmicos e em escala experimental), uma empreitada desse porte.
    Temos que aprender uns procedimentos mais básicos primeiro, depois ir para algo realmente audacioso e de ultima geração.
    Aviação militar de ponta demanda industrias de ponta em todos setores, o que ainda não é o caso do Brasil.
    É preciso lembrar-se que nossas indústrias não são, em geral, exemplos de P&D. A maioria delas pouco investe nisso. E são as industrias, e não os centros de excelência, o fator determinante para a capacidade produtiva.
    Para quem ‘fabrica’ (com muitos componentes que não sabe fabricar, lembrem-se) aviões comerciais e alguns aviões militares (bons, é inegável) mas bem restritos, um salto desses (de ST para F35, por exemplo) é quase certo transformar-se um tropeço.
    Podemos avançar bem rápido, mas correria desabalada vai levar a tombos bem graves, assim como passos muito tímidos só aumentarão nosso atraso.

    Desculpem-me todos se pareço desrespeitoso à FAB, essa não é minha intenção.
    Não sou militar, mas tenho por essas instituições (as FA’s) o maior respeito, desde que se atenham àquilo que lhes é devido.
    Penso eu que nesse caso, a FAB, tanto quanto os demais envolvidos no assunto (do governo à imprensa), não está devidamente adequada.

Comentários não permitidos.