Lula diz que vai ouvir sociedade para tomar decisão sobre caças

http://www.semipa.org.br/especiais/apaixao/images/intro4.jpg” E Pilatos lavou suas mãos”

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que não se decidiu ainda sobre a compra dos 36 aviões de caça, cuja disputa envolve empresas suecas, francesas e norte-americanas. Lula disse, ainda, que sua preocupação é escolher sem pressa, nem traumas, pois este ano é eleitoral e, portanto, “atípico”.

Ele também quer ouvir todos os setores. Para o presidente, o objetivo é garantir a melhor parceria para o Brasil ter condições de fabricar caças e, futuramente, ser exportador.

“Temos apenas de ter o cuidado necessário porque estamos em ano eleitoral e uma coisa desta envergadura não pode ser especulação política, vamos ter de conversar com todos os setores da sociedade. Depois, vamos tomar a decisão”, afirmou o presidente após encontro com o rei e a rainha da Suécia, Carl XVI Gustaf e Silvia, no Palácio Itamaraty.

Depois de conversar com o rei, Lula disse estar pronto para tratar do tema com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da França, Nicolas Sarkozy, e da Rússia, Dmitri Medvedev.

De acordo com o presidente, todos vão querer vender seus produtos. Bem-humorado, Lula brincou que quem sabe assim o Brasil consegue fazer a melhor compra com os preços mais baixos.

“É importante ouvir o que cada um vai falando, quem sabe assim os preços vão caindo (risos) e a gente vai conversando. De toda forma, todo mundo sabe que nós queremos ter tecnologia, e quem sabe, no futuro bem próximo, fabricar esses aviões no Brasil. E isso vamos decidir sem traumas”, disse o presidente.

Em abril, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve concluir um relatório técnico sobre a compra dos 36 caças.

O Ministério da Defesa analisa as propostas apresentadas pelas três empresas finalistas: a sueca Saab, fabricante do modelo Gripen NG; a norte-americana Boeing, responsável pelo caça F-18 Super Hornet; e o consórcio Rafale International, liderado pela francesa Dassault.

Lula confirmou que vai convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto e só depois tomará a decisão. No governo, não há consenso sobre qual das três propostas seria a ideal.

Para setores das Forças Armadas, a transferência tecnológica dos franceses supera a apresentada pelos demais concorrentes. Porém, o relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) confirma que os três fabricantes têm níveis semelhantes.

No encontro de hoje com Lula, o rei da Suécia afirmou que quer ampliar as parcerias de cooperação desde os setores de defesa militar, tecnologia, educação ao meio ambiente. O rei destacou particularmente o setor da aeronáutica.

(Agência Brasil)


Nota do Editor.

Sua excelência,  onde entra o Medvedev nessa? Não lhe informaram que a copac já excluiu o concorrente Russo? porque consultaríamos uma país cuja fábrica de aviões é inferior ao tear do interior de minas sô???? parafraseando o nosso vice presidente…

Parece que a copac bem como os turma da rainha vão ter que convencer agora além do governo a sociedade brasileira em pleno ano eleitoral de que caças  e aviões de comabte é um assunto importante e o pior, convencer o governo de não adiar mais o F X (infinitus ou indefinitus).

Pudera, depois de ejetarem 3 ministros a FAB agora se vê numa encruzilhada, literalmente a ver navios, e nucleares da Marinha de Guerra do Brasil…

E.M.Pinto

Fonte: Valor via Último Segundo

34 Comentários

  1. É bricandeira esse FX-2.
    Agora só falta virar plebiscito.
    Pra mim o FX-2 devia ter sido assinado já, como aconteceu com a compra dos submarinos. Não importa se é frances, suéco ou americano. O negócio tem q sair.
    Se for pro outro governo, o FX-2 é cancelado.
    Sei que muita gente torce por isso, mas se acontecer, os próximos candidatos serão apenas projetos não concluídos (vide PAK-FA).
    Chega desse martírio e vamos trabalhar!

  2. Isso tudo já estava previsto,a Fab já deveria estar com tudo pronto até o final do ano passado,e quis refazer o relatório,e as ondas de boatos,dos disse e me disses,mas acho que o Rafale será o escolhido,mas virá depois das eleições,se o lula pretende se candidatar a Secretário Geral da Onu,não vai jogar pelo ralo o apoio de um menbro permanente do Conselho de Segurança da Onu,ele deve anunciar depois das eleições,assim poupa a sua candidata do desgaste,mas bem que a Fab merecia um puxão de orelha,espero que a FAB ganhe os seus caças,e tb que seja mais objetiva nas próximas comprar,seria surreal a marinha com seus sub,estaleiro para um submarino nuclear,verba para seu subnuclear,e a FAB com o FX-2 cancelado!

  3. Também acho Jose que Lula só dirá quem é o vencedor do FX-2 quando terminar as eleições, ou entaum está se estendendo tanto pq haverá um surpresa no contrato de quem ganhar o FX-2.

  4. Devíamos encetar uma campanha: “FAB – FORA AMEBAS DO BRASIL !!!”
    Tirando os mal-chamados políticos, existe ainda algum setor com um mínimo de sabedoria necessária para governar o Brasil ?? é inconcebível que um país do tamanho do Brasil fique de lenga-lenga na escolha de aviões destinados à proteção da sua soberania, enquanto a única preocupação é a linhagem sucessória e um pretenso futuro de falsos laures na ONU (organização de nenhuma utilidade) !
    Cada vez mais me convenço que só nasce no Brasil quem tem Karma Político pra pagar !!!!

  5. “Depois de conversar com o rei, Lula disse estar pronto para tratar do tema com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da França, Nicolas Sarkozy, e da Rússia, Dmitri Medvedev.”

    Será que a dupla SU-35 / Pak Fa , ainda está no páreo?

  6. Sei não heim mas eu acho queo PakFA mexeu com a cabeça do Governo.
    Agora vai ver com a sociedade, eu acho que se for ver por esse lado não dá Rafale e sim PakFA que seria o mas certo.
    Mas barato e um vetor mas novo, tudo escrito em contrato bem feito.
    Precisamos apenas de atitude somente isso.

    Abs.

  7. Pra mim isto tudo era só pra fazer sala às vizitas reais de sangue azul!!

    Acho que sai em breve, mas acho que esperar as eleições em novembro seria dar sorte pro azar, pode ainda acontecer de tudo até lá!!

    Valeu!!

  8. pra mim isso já passou de uma tremenda palhaçada, essas coisas que acontecem no Brasil da muita raiva, nossos politicos mais uma vez mostra que estar mais preocupado com suas imagens dq o melhor para nosa Pátria

  9. “vamos ter de conversar com todos os setores da sociedade”..

    Sr. Presidente. O Sr pretende consultar a opnião tb do Sindicato dos catadores de latinhas recicláveis do estado do Acre? (Nada contra). è uma palhaçada quando eu vejo esse tipo de comentário. Fala logo que o vencedor vai ser os Rafale (que alias, sejam muito bem vindos).

  10. Certíssima a Marinha, que trabalha quieta e eficientemente.
    Um exemplo a ser seguido.

    O Presidente, caso tenha se precipitado, deveria ter logo assumido isso. Se realmente já se definiu, encerrado o assunto.

    Não sei o que aconteceu, mas nesse último momento a FAB não deveria ter silenciado para justamente não ter se envolvido em ‘tititi’ de jornalistas politico-partidários.
    Deveria logo ter deixado claro se há ( e dado claramente os motivos) ou não de fato a ‘preferência’ pelo gripen.
    Saiu desgastada e algo desmoralizada, pois parece (pelo menos para o público leigo) não saber o que quer ou não tem segurança na avaliação que fez.
    Agora essa questão parece ter tomado uma dimensão muitíssimo maior do que a que realmente tem.

    Trata-se apenas de reaparelhar a Força Aérea, com o máximo possível de envolvimento no conhecimento do avião, para futuramente partir, numa primeira etapa, para fabricar o modelo e depois projetar e produzir aviões próprios.

    Muita conversa para, no final, apenas 36 aviões. Ou mesmo 120 possíveis.

    Um dramalhão sem fim, parece que falta seriedade e capacidade de decisão, o que até prejudica a imagem do Brasil.

  11. ….o fx2 já tá definido, é dos franceses…mas não esperem que eles repasem a tecnologia das turbinas,nem dos radares…quando muito se vier será do código fonte…se vier,oque eles vão fazer é ensinar a embraer a montar os caças,se o brasil optar pelo rafale provavelmente vai ter que entrar no projeto do neuron, porque os russos não vão aceitar o brasil no projeto pak-fa…salvo se comprar os su35…;a pergunta que não quer calar é porque o governo deu um gelo nos franceses,provavelmente diz respeito a trânsferencia de tecnologia…e essa só pagando…

  12. Pelo que já adiaram desse FX2, agora só faltava, pela declaração do Molusko, entrar os aviões russos na disputa… tô vendo que nem nesse nem no outro governo sai essa compra… (É mais fácil o Super Tucano virar um “caça” de 5ª geração a sair esta compra)

  13. A FAB entregou o relatorio o 17-março-2010, aí a demora.
    Achar que o Lula vai adiar, é só desejos da oposição.
    Como o SxMarcos colocou, a Marinha mandou pra valer.
    E eu adiciono, a MB respondeu imediatamente as fofocas da Folha, a FAB entrou no jogo de alguém.

  14. Das duas uma, ou é estratégia de “armotecimento de imparcto” da escolha, ou é estratégia paraacabar com o F-X2 mesmo, até os presidentes enfrentam problemas.

    Acho que em parte é o que o José disse. Ele estão muito empenhado em colocar o Brasil e um nível mais alto no mundo, sobretudo na ONU. Não iriam dar para trás com a França.

    Agora, bem que eu acho que essa T.T não existe, pois apenas estando comprando apoio da França, e para isso, temos que pagar caro mesmo (no F-X2).

    É isso aí. O F-X2 não passou de um joguinho de marqueting aliado a embição brasileira de conquistar a cadeira do CS.

    Triste.

    Nâo venham chamar os brasileiros de “vira-latas”, o Brasileiro é recalcado pois sabe muito bem que NO BRASIL NÃO SE PODE CONFIAR NUNCA MESMO.

    Revoltante!

  15. Acho que o FX vai ter a versão 32 mais ou menos. Lula não quer atrapalhar a candidatura da Dilma. É difícil explica pra eleitores por que o Brasil escolheu o avião mais caro. Ao contrário do assunto dos submarinos que também tem valores altíssimos o assunto dos caça ganhou páginas de jornais e revistas e interesse do público. Vai ver é por que os submarinos submergem e se escondem sob as águas.
    Péssima essa hein!!!!

  16. Acabou o tempo p o povão, eu , por exemplo, p sermos ouvidos, a FAB ñ pode esperar +. é hora da decisão, chega de lero-lero.., sr.lula, essa novela tá se esticando mt.P ontem.

  17. Pode faltar-lhe mais estudo, requinte e “bom gosto”, um dedo e ateh diccao perfeita, mas sua esperteza e inteligencia eh flagrante e compensa as suas inperfeicoes. Com a estrutura que ele tem do Itamaraty, sem duvida, vai longe. Definitivamente nao eh bobo e por isso, tem dado uma grande canceira nos doutorezinhos preconceituosos e entreguistas, metidos a besta!!!Num ano atipico, de eleicao presidencial, certamente ele tem que tomar suas precaucoes, para nao ter serios aborrecimentos e prejudicar a sua candidata. Tem que ouvir a sociedade mesmo, estah certissimo!!!

  18. É realmente lamentável ter conhecimento todos os dias dos desencontros do nosso governo na decisão deste assunto. Não entendo porque a coisa fica tão enrolada. Será que o Brasil está querendo mesmo ser taxado de país subdesenvolvido? De país aonde os seus dirigentes não se entendem? A espera terá um alto preço. Daqui a pouco entra um novo player e mela toda a negociação. O Sr.Presidente precisa agir. Já. Não tem que esperar ninguém. Não pode deixar que interesses pessoais (dele e de outros membros do governo) influenciem a decisão. Isso aqui é coisa séria. O país não é deles. É de todos nós. Acordem!!!! Chega de tanta baboseira. Definam de uma vez quem será o vencedor e vamos partir para outra. É por esta e outras que o Brasil anda a passos de tartaruga. E perde o que não precisa. Tempo e dinheiro.

  19. Está na cara que o melhor avião para o Brasil é o sueco. Só não enxerga quem não quer. Mas vão encontrar um modo de mudar isso. A escolha será errada e o país pagará muito caro por isso. Que pesadelo!!!!!

  20. A anulação do FX-2 e só um sonho da oposição.
    Tem aquele pessoal da Folha etc torcendo para as coisas não dar certo.
    Olha, não é a elite (Gerdau etc) não, a elite apoia o Lula e este novo Brasil que age como actor global.
    A oposição não conta com o apoio da elite, é só politicagem, daquele que enfraquece o país.
    Eles não tem projeto de país, eles só são sanguessugas que querem voltar para terminar o serviço para os americanos (entregar Alcântara etc).
    ——————–
    Tem que assistir o canal NBR, Lula fala todos os dias que vai governar até o 31 de dezembro.
    “a FAB ñ pode esperar +.”
    A FAB entregou o relatório no dia 17-março-2010, quem esperou pela FAB foi o ministro NJ.
    Entanto a Marinha fechava o negócio a FAB ficou enrolada defendendo o Gripen, algo que é impossível de entender.
    A novela deveria se chamar “SaabFolhaFAB” torcendo para que o governo adiara o FX-2 e o país ficasse vulnerável por mais tempo.
    ——————–
    Grande verdade dANIEL, se tivéssemos inimigos nos ameaçando, a FAB haveria decidido já no ano passado e por um avião já desenvolvido (Rafale ou F18).

  21. O Brasil pra ficar bonito, tinha que fechar com o Rafale (36 / 60), e depois com os Russos PAK-FA (60). Ai ficava bonito!!

  22. Isso é um palhaco…

    O cara (Lula) vive em uma Ilha de Corrupcao cercada de Miseria por todos os lados…(Brasilia)…
    E Quer ouvir a sociedade??? Que raio de sociedade é essa que ele quer ouvir??? A Base Governista que eram ou Terroristas da Esquerda Fundamentalista, ou Terroristas Aventureiros da Esquerda, ou entao os antigos rivais que agora sao amiguinhos do Governo… velhos Coroneis latifundiarios e seus filhos que entraram pelas entranhas da Industria durante a ditadura….

    Mas agora… No Brasil Democratico… onde todos SEMPRE sao beneficiados com MENSALOES… que deve de ter comecado na epoca do Sarney e SEGURAMENTE DURA ATE OS DIAS DE HOJE…
    O Presidente…o senhor LULA… está jogando com a soberania do Brasil… esta adiando a decisao do FX2 (um negocio Bilhonario, que ja atraiu a pressao de todos os Chefes de Estados de Todos os paises concorrentes, que precisam de vencer a disputa por motivos Geopoliticos e para evitar que suas proprias empresas nao corram o risco de falencia…Vide o caso da SAAB e da DASSAULT) tentando calcular se isso será ou nao prejudicial para seu Lobby pessoal em tronar-se SECRETARIO GERAL DA ONU…

    Jesus…só mesmo o Senhor pode salvar esse pais…

    Senhores… os 3 avios sao otimos… o problema do Hornet é que é USA, o do Grippen é o Motor que é o USA… por isso o Rafale em termos de Transferencia é o mais seguro… (isso todos ja sabem)…

    a FAB… coitada da FAB… tendo seus militares de chapeu na mao pedindo esmola no Planalto Central…(como todos os outros das demais forcas tambem)… Sao os da FAB que vao pilotar os avioes…Eles sao os verdadeiros especialistas… Esta na cara de qualquer um que a FAB prefere o Grippen por que é o mais barato em tudo… A FAB tem medo de ter um monte de avioes novos…mas nao conseguir coloca los no ar por NAO TER VERBA de manutencao…
    Os Militares da FAB sabem muito bem em que Pais eles vivem…

    Jesus…só mesmo o Senhor pode salvar esse pais…

  23. A sociedade que o Lula se refere eh o Conselho de Defesa Nacional, gente, onde os diversos setores da sociedade estarao ali representados. Eh isso, ele nao vai sair por ai se explicando e perguntando o que o fulano ou o ciclano acha ou se aprova sugestao de compra dele. Ele vai sim, expor os motivos e propor a compra do caca que ele, o Ministerio da Defesa, em conformidade com o parecer da FAB, escolheram para defender a soberania nacional do Brasil. Se o CDN der o parecer favoravel eh Golaco da Franca.

  24. Brasilino, é como os EUA já reconheceram os Lula (quem diria). Diszem os EUA que o presidente Lula é popular sem ser populista.

  25. Salve Luiz,

    Rsrsrsrs….Eh mesmo…casuismo total, tudo depende do angulo que se ve as coisas. Brincadeira…talvez seja pra justificarem a implantacao do SUS nos EUA…agora isso nao tem nada a ver com socialismo..rs..rs..rs..

    Abraco

  26. Parece piada, tem vários leitores falando que o Lula demora! Incrível!
    Eu não o votei, mas é óbvio, que se a FAB entrega o relatório no dia 17 de março de 2010, a demora é da FAB.

    O Gripen NG não passa de un ‘brinquedo’, esse 50% nacional que um leitor colocou, será que está no 60% que falta desenvolver? kkkkkkk

    O G-NG é un ‘brinquedo’ e a FAB perdeu o tempo ‘jogando’ com esse brinquedo.
    Seria pra rir se não fosse que está em jogo a vulnerabilidade aérea do país.

    Acho que a FAB não queria que o Lula fosse quem a aparelhara, queria adiar para o próximo governo, assim talvez um Serra o quem for comprava F18.

    O jeito que encontraram para adiar todo foi jogarse por um avião que custava quase como os aviões reais, provados em combate, mas que só tinha um motor, e faltava desenvolver un 60%.

    Se ferraram, porque o Lula não é tolo, e vai assinar assim que puder.
    Fazer política com o FX-2 como faz a oposição a Folha e a FAB não acho bom para o país.

    Muitos brasileiros que não votamos Lula nem em 2002 nem 2006 vamos votar Dilma nesse 2010.
    A guerrilhera vai ser mais patriota que os que tentavam entregar Alcântara aos americanos.

    As viúvas do FHC ainda tem muito para sofrer, o Lula está fazendo deste país uma potência, e tem aqueles que choram por ter perdido a oportunidade de ser patriotas quando foi a sua vez.

  27. O paú q surrou lucas serve p bater em Pedro. Argentina apanhando dos ingleses daqui a pouco poderá ser o nosso BRASIL…então estamos sim sendo ameaçados, até por ñ por ajuda-los.

1 Trackback / Pingback

  1. Elena

Comentários não permitidos.