Senado quer explicações do governo sobre cortes no Orçamento

http://3.bp.blogspot.com/_5jnXBLAeF-M/SgOshLsJ9NI/AAAAAAAABSU/PdRcBaSvDPA/s320/Senado+Brasilia.jpgO Senado quer explicações do Ministério do Planejamento sobre cortes no Orçamento da União que, segundo a oposição, podem colocar em risco programas militares das Forças Armadas.

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira requerimento do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) com pedido de informações ao Ministério do Planejamento sobre os cortes que serão executados na área militar.

O senador, presidente da comissão, questiona se os cortes impostos pelo Ministério do Planejamento ao Orçamento da União “interferem em projetos estratégicos para o país” no âmbito da Marinha e Aeronáutica.

Azeredo teme que os cortes possam trazer impactos no programa de construção de um submarino nuclear brasileiro, na licitação para aquisição de três navios-patrulha e no projeto de compra de helicópteros Seahhawk, entre outros.

O tucano também pede, no requerimento, que Bernardo explique os impactos dos cortes em programas que vêm sendo executados pelas Forças Armadas, como a compra de 36 aviões-caça pela Aeronáutica no programa FX-2.

“Na área de segurança e defesa nacional, a política de restrição orçamentária deve seguir critérios cuidadosos, que não interferem com os interesses maiores do país. Alguns desses programas, como o da aquisição dos navios-patrulha de 1850 toneladas, são indispensáveis para a proteção das reservas petrolíferas do pré-sal”, afirma o tucano.

O senador afirmou que as informações do Ministério do Planejamento são “necessárias para avaliar o impacto dos cortes na progressão da estratégia nacional de defesa” –que está em analise no Senado.

Apesar do aumento na arrecadação no início do ano, o governo anunciou na semana passada um corte de R$ 21,8 bilhões no Orçamento de 2010. Isso representa uma redução de 11,2% nas despesas não obrigatórias dos três Poderes. Esse é o maior contingenciamento promovido no governo Lula, pouco acima dos R$ 21,6 bilhões cortados inicialmente em 2009, ano em que a arrecadação caiu pela primeira vez desde 2003.

Disputa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ouvir o Conselho de Defesa Nacional para decidir sobre a compra dos 36 aviões-caça do programa FX-2.

Estão na disputa o F-18 Super Hornet da Boeing (EUA), o Rafale da Dassault (França) e o Gripen NG da Saab (Suécia), embora o governo brasileiro já tenha formalizado nos bastidores a decisão de optar pelo modelo francês.

O vencedor não apenas fornecerá as 36 primeiras unidades, como será base para as etapas seguintes da renovação, substituindo gradativamente os Mirage e os F-5, da década de 1970, e o AMX, programa Brasil-Itália da década de 1990.

A expectativa da FAB é que, além de adquirir aeronaves, o país também possa se habilitar a montá-las e a produzir parte de suas peças internamente.

Fonte: Uol

9 Comentários

  1. “Na área de segurança e defesa nacional, a política de restrição orçamentária deve seguir critérios cuidadosos, que não interferem com os interesses maiores do país.”

    Olha só que o PSDB agora se importa com as forças armadas!!!!

    Por quê não fez isso nos oito anos de governo FHC, onde o revanchismo falava mais forte, e não tinha nem um centavo de acréssimo no orçamento militar por anos e anos????

    não vem querer cavalgar as vitórias dos investimento militares do PT não meu caro Azevedo, Foi o goveerno Lula que invetiu e está solevando as forças armadas, não a oposição!

    Lembren-se deste nome Azevedo e deste partido PSDB, eles querem manipular a verdade, não aceite esta mentira votando em quem fez realmente investimentos nas forças armadas, o atual partido de governo!

    Mas eu por uma questão ideologica, voto no outro candidato da esquerda, mas depois desta mentira e tentativa de roubo do PSDB, nele eu não voto em nenhum caso, nunca mais, caput, FINITO pra ele comigo!!!

    Valeu!!

  2. “Olha só que o PSDB agora se importa com as forças armadas!!!!
    Por quê não fez isso nos oito anos de governo FHC, onde o revanchismo falava mais forte, e n”ão tinha nem um centavo de acréssimo no orçamento militar por anos e anos????

    É verdade, pq ele não se importaram com isso antes, depois de 3 leis criadas e aprovadas dentre elas uma que proíbe cortes na área militar….

    Não sei não… Como diz o ditado…

    Tem caroço debaixo desse angú!

  3. É, pelo visto vai ter que dar a Dilma mesmo.

    Olha, não é do meu perfil chutar a oposição e aplaudir o governo. Na verdade, eu até que admiro alguns da oposição, pois só quem assiste TV Senado pode ver que temos ótimas pessoas que foram perseguidas pelos militares antigamente e que agora abraça nosso soldados, pois os reconhecem como anjos da guarda. Mas tem muitos políticos (amadores) que não tem a capacidade de enxergar o papel do desenvolvimento que investir na defesa pode nos proporcionar.

    Por exemplo. vem um certo Senador, daqueles que raramente aparecem, mas quando aparece é só para dizer o que o Governador “mandou” ele dizer, como que: “para que investir em caças, nós não temos inimigos”, ora, até parece que precisamos de inimigos para termos Forças Armadas.
    Outro vem e fala “O Brasil é um país pacifico, não precisamos desse tipo de arma”. Então fale isso para os indianos, reis do pacifismo, mas que não dispensam suas Bombas Atômicas.

    Isso podemos ver muito do lado Democrata, não de tucano ou arara, mas de muitos outros.

    Tomo o Sr. Mão Santa. Francamente, eu sei que ele se importa muito com os estados pequenos, sobretudo o tão repetido Piiiiaiuííí. Sempre usando de termos baixos para desqualificar seus rivais, fazendo apologia a religião, PSC, “Sou do partido Jesuis” coisa muito tipica de políticos de republiquetas Taiwaneses, onde os políticos saem na agressão verbal mesmo.

    OBS: Eu não importo se o Irã vive em estado teocrático, temos partido religioso. Só por que são islâmicos não podem?
    Não existe o PSC Partido Socialista (!!!) Cristão ????

    Santa paciência tem o Sr. Suplici, eu no lugar dele, já teria me matado.

    Enfim. Não vou mais falar nisso pois vou me desgasta a toa, afinal, o que deveria ser feito mesmo era organizar a pensão, tem bisneto ganhando até hoje.

    **************************************************************************

    Muitos não sabem, mas o Brasil seria um dos primeiros países do mundo a fabricar um avião com sistema de decolagem vertical, VTOL. Mas desde antigamente não se investia certo na defesa, não podemos ter um motor potente para o avião. Tínhamos que importar dos EUA, e adivinhem! Embargaram!. Culpa dus americanu? Não! Culpa nossa mesmo, sempre vendo a defesa como desperdício de dinheiro. Poderíamos hoje ter algo parecido com os F-16, Chinook, V-22, RAH-66 Comanche, entre outros aí que nós invejamos e babamos

    **************************************************************************

    Não me importa o partido, se é socialista, democrata ou satanista. Desde que tenha amor a nação, invista na educação, tecnologia, desenvolvimento, terá um lugar no meu coração.

    Mas se vier com essa de que “defesa não serve pra nada”, que “isso não da lucro”, que “isso não é importante”. Vai ter um lugar sim em mim, mas num lugar muito fedorento.

    *************************************************************************

    Agora vamos lá, vamos ver no que vai dar,. Não dá para confiar em ideologia de partido em si, propriamente dito, mas bem que a decisão do PT em ajudar o Irã tendo em mente o nosso próprio programa nuclear foi muito bem decidida, rendendo elogios de países direitistas que viam que a “esquerdada” (como chamam a esquerda países de direita) do Brasil consegui o que “1º mundo” nenhum conseguiu.

    ************************************************************************

    Quem é pró-Brasil é digno de respeito, seja de direita ou esquerda, o resto é detalhe.

    Espero que isso se resolva.

    B. Luiz R.

    o/

  4. como muitos diz antes tarde do que nunca tem que trabalha cabada mais o detalhe que tem mais ladrão de esquedar do de direita sou mais Serra um ante socialista do que Dilma que pode ate ganha com tanto que tenha puso firme e outra as pesquisa que estão ai muitos sabem que ela ja ta fazendo propagada serra inda nem começo espera pra ver

  5. Caraca, pensei que fosse obrigatório todos dizerem amém para esses caras-de-pau! Sempre que noticiassem sobre suas hipocrisias, mas vejo que aquí há coração batendo pelo Brasil. Chega a ser gritante a atitude “deles”, eles sufocam o orçamento, impedem a reforma fiscal, bagunçam a partilha do pré-sal, impedem o andamento da câmara e do senado, e vêm soltar peidos ( desculpem-me os modos ) dizendo a favor das nossas forças, eu estou estou morrendo do coração com isso, muito cinísmo. Estou mesmo esperando estas eleições, e se retornarmos ao que era antes, eu tirarei uma conclusão- povinho masoquista viu… será que não viram o que era o Brasil a 10 anos atráz? Sendo chutado, escrachado, pau-mandado do FMI, imprensa comprada, Brasil sendo repartido com os estrangeiros, nossos indicadores sociais eram uma piada, bem pior do que ainda é. Enfim, assundo que fale NESTES PATRIOTAS, me sufoca mesmo.

  6. tirar dinheiro da defesa sempre foi bandeira da esquerda, parece que a coisa está mudando, mas ainda tem muita gente no PT, e PMDB que não vai com essa idéia portanto é bom que alguns da oposição defendam a causa, mesmo que seja por interesse.

  7. Com certeza eh tatica eleitoral da oposicao, diante das eleicoes que se aproximam, estao tentando ser menos hostis ao Presidente, sabendo que LULA esta com popularidade extremamente alta perante o povo. Os entreguistas casuistas, estrategicamente estao minimizando as brutais diferencas ideologicas que existem entre essas duas vertentes politicas para poderem amenizar os impactos dos numeros nas comparacoes, bem como evitarem rejeicao do povo – frente a antitese representada por FHC – em sua grande maioria, que apoia o governo LULA e ,consequentemente, a candidata dele(Lula) – Dilma Roussef. Mas nao estao mudando nao sao vira-latas convictos e nao vao mudar nunca, eh soh passar as eleicoes e uma vez no poder, viram as costas o povo e o apunhalam pelas costas, trazendo a miseria, vem como as crises sucessivas crises economicas e caotica politica de defesa e seguranca nacional. Podem estar certos disso!!! Portanto, aih tem caroco sim, Sr. Leandro Mello!!!

Comentários não permitidos.