Obama “humilhou” Netanyahu, diz jornal

http://palestinechronicle.com/uploads/img_4fc85b4372_obama_netanyahu_getty_file.jpg

JERUSALÉM – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, “humilhou” o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na reunião que mantiveram na terça-feira, informa nesta quinta-feira o jornal israelense “Yedioth Ahronoth”.

O encontro realizado em Washington longe dos olhos da imprensa foi uma “emboscada” de um Obama “inflado” após a aprovação da reforma da saúde, segundo o jornal, que publica detalhes do que teria acontecido na reunião.

Logo após o início do encontro, o presidente americano teria perguntado ao chefe de governo israelense quais gestos estava disposto a tomar em direção aos palestinos para os convencer a retomar o diálogo de paz, interrompido há mais de um ano.

Obama não ficou satisfeito com as respostas vagas e insistiu na necessidade de passos concretos, enquanto Netanyahu seguia falando sobre um marco teórico de possíveis medidas.

Também foi debatido o controvertido tema da construção de colônias judaicas em território palestino ocupado, que colocou os aliados em lados opostos quando Israel anunciou a edificação de 1.600 moradias em Jerusalém Oriental durante a visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden.

Washington considereou o anúncio como uma humilhação a seu vice-presidente e, segundo alguns comentaristas locais, Obama quis revidar contra Netanyahu, principalmente após saber que, horas antes, Israel tinha dado o sinal verde para a construção de outros 20 imóveis em Jerusalém Oriental.

Às 19 horas locais, após uma hora e meia de debate sem acordos, Obama se levantou da cadeira e disse: “Vou à parte residencial (da Casa Branca) jantar com Michelle e as meninas.”

“Estarei por aqui. Me diga se houver algo novo”, teria respondido Netanyahu, sempre de acordo com o relato do jornal. Depois, Netanyahu teria solicitado uma segunda reunião com Obama, que durou pouco menos de meia hora.

A Casa Branca não permitiu o acesso da imprensa antes ou depois do encontro, nem divulgou fotos oficiais, como manda o protocolo, o que pode ser interpretado como outra forma de humilhar seu convidado.

Ainda de acordo com o jornal, Obama ofereceu uma linha telefônica, como é de costume, mas o chefe do governo israelense temeu que a linha estivesse grampeada e foi à embaixada de seu país para fazer suas chamadas.

Na reunião, Obama pediu para que Israel apresente 13 gestos, sem contrapartida, rumo aos palestinos, e disse que espera uma resposta por escrito até esta quinta-feira.

Entre as exigências está a ampliação, em setembro, da moratória parcial de dez meses na construção nos assentamentos judaicos na Cisjordânia, incluindo também Jerusalém Oriental, e a libertação de 100 a 1.000 presos palestinos.

Netanyahu, que já começou a preparar a resposta, convocou uma reunião esta tarde em Jerusalém com seus sete principais ministros para estudar a situação.

Leia Também

Netanyahu volta a Israel com divergências com EUA evidentes

Fonte: EFE via Último Segundo

10 Comentários

  1. Que nada, vai enganar trouxa, no fim vai dar en nada e os dois irão de mãos dadas na opressão dos palestinos!

    “Obama pediu para que Israel apresente 13 gestos” quais seriam estes gestos, novas formas de tortura e homicídios do Mossad e CIA???

    Valeu!!

  2. Quanta baboseira. Na viagem do VP Biden Israel foi quem comecou a briga quando lhe deu um “tapa” na cara do governo americano, aprovando a construcao de 200 casas num setor antes sem esse tipo de infraestrutura. O Netanyahu e muito fraco, dizem amigos israelitas, porque ele esta no poder gracas a seus alinhamentos com partidos de ultra-direita, inclusive o chefe do Ministerio do Interior, que aprovou as cosntrucoes no mesmo dia que o Biden disse que esses dois paises sao irmaos.
    Aguente agora, afinal quem paga as contas tem direito de falar mais alto.

  3. Tava demorando o Obama mostrar quem realmente é. Bonzinho e ingênuo nas eleições e depois que é eleito já viu, lobo em pele de carneiro. E não se trata somente deste caso aí, se você juntar o que ele já fez desde que se tornou presidente verá e saberá do que estou falando. Agora, não é de hoje mas, o que o povo palestino sofre nas mãos de Israel e Estados Unidos ( que fornece armas e equipamentos ) não tá no gibi. Realmente essas reuniões não servem de nada mesmo a não ser pra revidar a humilhação que o vice dos EUA sofreu lá em Israel, conversar sobre o povo palestino pra mim foi só mais um dos incontáveis pretextos usados pelos EUA para conseguir o que quer. Lamentável saber que mais uma vez aquele povo sofrido ficou em segundo plano de novo, e o foco agora é saber quem humilhou quem !!!

  4. Teatrinho,

    1º, o vice Joe Biden se fez de ofendido com o anuncio das 1600 casas, pra ficar bem na fita da opinião pública, depois, encenam ( longe de câmaras e reporteres…) que Obama humilhou Netanyahu, para fingir indignação e que uma resposta foi dada a “humilhação” encenada de Joe Biden em Israel. E tudo segue como dantes no quartel de abrantes…

  5. Titulo de reportagem sem credibilidade alguma,humilhação so pra palestinonem ver e é claro que não viram nada e nem vão ver, pois isso não passa de teatro de praça publica. é so pra ri.

  6. Humilhados são os Palestinos td os dias, sem água, sem comida, sofrendo de um sério embargo , sem direito de ir é vir dentro de sua terra; se resistir é taxado de guerrilheiro é imediatamente é assassinado..isso sim é humilhação.Até pq os ingleses/ianks são cúmplices dos sionitas, pq os iriam humilhar?

  7. Marco nortman :
    todos os comentarios sao anti-semita. os palestinos sao tratados como animais pq sao animais

    Eu me deivirto muito com esse tipo de cometário seu. É por isso que eu agradeço à vida por não ser igual.

  8. Animal…é aquele que chama os palestinos de animais, além de ignorante! Afinal árabes, judeus , palestinos, são todos semitas.

  9. Olá Marco boa noite:Tendo lido o teu sobrenome, percebo que deves ser descendente de judeus-poloneses e se não for mil perdões;Sou engenheiro de mina por conseguinte tenho uma pequena empresa que presta serviços de demolições, terraplanagen e principalmente de desmonte de rochas quer com explosivos ou mesmo a frio com uso de massa expansiva, sendo assim vus digo que ja trabalhei tanto para judeus como para arabes,fazendo terraplanagen e desmonte de rochas nos cemiterios israelita do butantan e do Embu e no cemitério libanes aqui na capital.Contudo,jamais ouvi tal barbaridade de qualquer uma das parte referindo-se a outra muito pelo o contrario vi muito respeito e companherismo e profissionalismo entre ambos,agora o que vc falou é de uma aberração tamanha que incondis com os ensinamentos da Torá e olha que sou apenas um simples Cristão.me desculpa caro mas está escrito que o homen humilde se aproxima de Deus, pratique isso e veras q a magua não é coisa de Javé. boa noite.

Comentários não permitidos.