Fidae 2010: Para Alexander Formin as portas estão abertas para o Brasil no programa PAK FA caso o Brasil opte por um FX 3

[Sukhoi_T_50_PAK_FA_by_nellenmellen.jpg]

Falando em português claro, em entrevista coletiva, o chefe da delegação Russa,  Alexander Fomin Vice-Diretor da Agência Federal de Cooperação técnico  militar Russa, detalhou que as portas estão abertas ao Brasil caso queira participar no desenvolvimento do caça de 5ª Geração PAK FA /FGFA.

Formim destacou as parcerias Russo Brasileiras no setor de defesa especialmente quanto a aquisição de mísseis terra-ar Igla. Fez considerações sobre os recentes contratos de aquisição dos helicópteros AH-02, Sabre ( Mil Mi-35) bem como da oferta de outros modelos de transporte, realçou a importância do Brasil como “abridor” de mercados para os modelos e ainda teceu considerações sobre programas futuros.

Destacou que apesar do Brasil contar com uma indústria capacitada a desenvolver  suas armas pessoais bem como veículos blindados de transporte de tropas e carros de combate, a Federação Russa poderia trabalhar juntamente, dando suporte técnico e mesmo oferecendo suas soluções as necessidades das Forças Armadas Brasileiras.

Formin destacou ainda  a participação da Sukhoi nas duas concorrências do programa FX e quando indagado sobre as perspectivas de colaboração entre Brasil eRússia, foi direto e  arriscou a “Sonhar”, chegando a afirmar que numa eventual hipótese do programa FX2 ser cancelado a Rosoboronexport certamente ofereceria o seu mais novo programa o PAK FA FGFA, caso a FAB se enveredasse por mais um FX 3.

Lidamos com a proposta deste projeto… estamos prontos não só para transferir as tecnologias mas sim construir juntos o avião da quinta geração. Não só transferir a tecnologia de montagem das peças sobressalentes, mas sim desenhar e fabricar juntos o caça de 5ª geração“.

Desempenhando bem o seu papel Formin foi diplomático ao falar em português e cortês respondendo a todos os questionamentos da mídia de forma clara e objetiva.

Viram só? não é só o editor do Plano Brasil que anda sonhando…

Texto Plano Brasil

E.M.Pinto

Colaboração.

Ferdnand  Kleiman – Direto da Fidae 2010


52 Comentários

  1. Mas nosso Ministro da Defesa vai dizer que é muita coisa para o Brasil eque não vamos precisar.
    Seria tudo de bom para o Brasil,alguns MIg35 e deposi entrar de cabeça no PAKFA.
    Fala sério a porta ainda está aberta Sr. Jobim.

    Abs.

  2. ….uma coisa é uma coisa,…outra coisa é outra coisa,uma coisa é dizer , outra é colocar no papel…e cumprir,refiro-me a uma possível transferência de tecnologia ou o esboço de uma participação no projeto,no mercado internacional oque mais se faz são promessas, e oque menos acontece são concretizações…

  3. ” hipótese do programa FX2 ser cancelado a Rosoboronexport”

    Dio Mio.

    Mas ou esse F-X2 sai, ou é cancelado, já adiamos de mais isso.

  4. Como ficariam os EUA e nossos vizinhos depois de noss adquirissemos um caça de 5ª geração?

    E se nós tivessemos os PAK-FA antes dos compradores do F-35?(!!!!!!!!)

    Como ficaria a posição de pacificoa do Brasil se nos compramos um “cação” desses?

    B. Luiz Rocha

  5. 😯 😯 …. hum hum, mesmo assim ainda acho que deveriamos é terminar o FX2 primeiro, e depois abrir um FX3… 🙄 e aí sim nadar de braçada no PAK-FA até ir ao maxímo de tecnologia Stealth conseguirmos pegar e ter operativa!! 😈

    Tomara que seja verdade, mas vamos acabar com o FX2 primeiro galera, ai depois vamos no PAKão!!! 😉

    Valeu!!

  6. Calma gente, vamos devagar, não se esqueçam que a sukhoi fez o vôo do Pak-Fa, sem equipamentos, para ver se consegue financiamento e ampliar parcerias, o aparelho que voou não sera o Pak-Fa defenitivo, é uma derivação de menor escala do su-30, com modificação do angulo traseiro visando diminuir a rcs (assinatura de radar), que é muito alta.

    Não foi divulgado nenhum avionico do modelo, apenas sua capacidade de transporte de armas ser interna, e gente por mais que se queira a participação do Brasil em um projeto deste nivel, por hora eu creio, isso é inviável. Afinal, o desembolso da India, um pais que tem interesse e uma bela industria de defesa, só para começar no Pak-FA foi de US$ 800.000.000,00, isso tudo só agora no inicio da P&D.

    A doutrina russa de desenvolvimento de vetores de defesa, é diferente da ocidental, pega-se um modelo de base, no caso o SU-27, um projeto dos anos 80, e evolue-se continuadamente em 3 versões do SU-27, seguidas por 2 do SU-30/33/35, derivando destas um bombardeiro tático SU-34, e um caça multi-role pesado, o SU-35-1, cuja força aerea russa encomendou 24 unidades para entrega até 2016, todos os SU exportados tem variações: Ex: o da India (MKI), tem avionica indiana, francesa e israelense; o da China (MKK), tem alguns avionicos de origem israelense mas montados e configurados na China; os Venezuelanos (MKV) são de avionica totalmente russa.

    Podem esperar que o verdadeiro PAK-FA, estara disponivel lá por 2018/20, e será um avião completamente novo. A FAB, não nos esqueçamos, precisa de um caça para ontem, sendo assim, é de suma importancia a finalização “AGORA´´ do FX2. Portanto, se tivessemos condições financeiras e técnicas para participar de um programa desta envergadura logo após a escolha do FX2, seria excelente, mas, é muito dificil isso ocorrer…

    Saudação a todos.

  7. Soh que nessa o Brasil vai entrar soh com o dinheiro, uma vez que a essa altura do campeonato o caca ja estah voando, quase pronto. A FAB tem questionado e argumentado que os tecnicos brasileiros eram incompetentes e nao conseguiriam absorver e acompanhar a tecnologia avancada de um caca de 4a. geracao, e que exatamente por isso preferiam os Gripens, e nao os Rafales! Imaginem os de 5a. geracao, no atual estagio de desenvolvimento ???? Infelizmente tenho que ser pessimista, a FAB nao quer isso, nao quer nada nao, quer Gripens e os Rafales, se vierem, foi uma imposicao do GF, na marra! PAK FA T-50, NEM PENSAR, MUITO INFELIZMENTE!!! ALGUEM PODE EXPLICAR PORQUE OS SU 35BM FORAM DESQUALIFICADOS NO FX-2??? Que a Russia se recusou a transferir tecnologia nao vale.

  8. Concordo contigo Melk, precisamos de caças para ontem, assim teriamos tempo para cozinhar um acordo com os russos e indianos para a eventual participação brasileira no projeto.

  9. Concordo com a finalização do FX zzzzzzz , qualquer que seja.
    Precisamos de equipamento para ontem.
    Também deveríamos embarcar, logo que possível e conveniente, em algo mais avançado, mas tendo em mente que os resultados seriam (penso eu) para uns 20 anos, ou até um pouco mais.
    Um passo de cada vez, para não tropeçar.
    Aprender o máximo possível agora, e, assim que possível, concomitantemente ir aprendendo mais.
    E devemos nos aproximar de qualquer país que tenha algo de razoável a nos oferecer, em projetos e parcerias que possamos (grana e capacidade) e tenhamos algum interesse, tendo sempre em vista a nosso independência militar-industrial e tecnológica.
    Existe sempre algum risco, ‘mas quem não arrisca, não petisca’.

  10. ???? o brasil não tem dinheiro nem pra comprar pneus pros f-5 avali um caçar prefero a fab com teteco do que um pak-urso do que não ter a fab ainda fazemos medo a algumas pessoas e vizinho

  11. Que que é isso… Cancela o FX-2 e voa de F-5 até 2020? Imagina, um passo de cada vez… Cancelar o FX-2 seria um desastre… E depois entramos no programa que não tem data ou orçamento para acabar sem concorrência, em uma conversa direta com os Russos, já estaremos voando os novos caças e com muito mais capacidade técnica para realmente colaborar no PAK-FA ao invés de ficar desenhando tanque de combustível externo e dizer que sabe fazer caça!

    Não ao cancelamento do FX-2 e sim à entrada no PAK-FA de forma organizada e planejada…

  12. “Lidamos com a proposta deste projeto… estamos prontos não só para transferir as tecnologias mas sim construir juntos o avião da quinta geração. Não só transferir a tecnologia de montagem das peças sobressalentes, mas sim desenhar e fabricar juntos o caça de 5ª geração“.

    desenhar ? não é meio forçoso isso não ???? se participarmos do desenvolvimento de armamentos e avionica, eu entenderia, mas “desenhar” tá meio estranho…

    uma pergunta aos colegas mais entendidos, desculpem minha ignorância mas a distância entre as duas turbinas não é meio exagerada ??

  13. Sonho ou não sonho, o correto na minha opinião seria o Brasil estreitar os laços com a Russia, concretizar a compra do Rafale e ao mesmo tempo criar uma parceria entre Brasil, Russia e França.

    Não vejo o governo com urticária da Russia (muito pelo contrário , tanto o Viegas como o Mangabeira eram totalmente a favor dos caças russos), mas pelo o que se sabe o alto comando da FAB tem essa urticária. Talvez isso explique o motivo do SU-35 ter saído tão cedo do FX2.

    Mas enfim…se as portas do PAK-FA não estão fechadas ao Brasil, creio que ainda se possa tentar uma parceria tiangulada, uma vez que a parceria com a França já existe.

    abraços a todos

  14. Gosto bastante do PAK-FA.
    Mas imaginem todo o processo de cancelamento, reabertura, testes, documentação e conclusão do FX-2 para o FX-3. Seria coisa para uns 5 a 8 anos pelo menos. Fora depois a primeira leva (considerando que o PAK-FA esteja completamente desenvolvido) depois a transferência de tecnologio (isso se os russos realmente a fizessem).
    Se o FX-2 quase virou lenda, o FX-3 seria outro submarino nuclear, com previsão para 30 anos.
    Nossas naves não aguentam isso.
    Agora, não da pra viajar levar o FX-2 em paralelo com o FX-3. É desperdício de dinheiro e de tempo. Devemos dar um passo de cada vez.
    Se for dar Rafale com toda a disponibilidade de tecnologia (disponibilidade é diferente de transferencia garantida) vai depender só da capacitação técnica brasileira e o investimento pesado.

  15. Adoro o visual desse avião, está no meu Top 3
    Bem isso é uma notícia que agrada qualquer um, o Brasil com esse bichinho, ui ui
    O PAK que envergadura tem, algum dado oficial, alguém sabe?
    Ainda é um projecto inicial e vai desenvolver-se, o valor final ainda está para saber, mesmo com os números que já li, acho ainda cedo para falar em preço por unidade.
    Mas que é uma bela máquina, lá isso é…
    Luiz,
    …”Como ficariam os EUA e nossos vizinhos depois de noss adquirissemos um caça de 5ª geração?…”
    Lixados da vida por o Brasil não comprar um caça americano e felizes porque poderiam treinar com o caça mais avançado russo. Era uma maneira de ver os F22 nos céus brasileiros
    😉

  16. a FAB precisa de um caça para ontem sim é verdade..mas tendo em conta e que no futuro “5 a 10anos” meio mundo estara a correr e querer voar com um caça de 5geraçao nao seria mais viavel o brasil começar “adaptar se” ao caça russo, “em vez do rafale ou gripen para o Fx ser o su35 ou ate mesmo o mig35” e ao mesmo tempo tar a participar no PAK FA T-50,e adequerir mas conhecimentos e tecnologia para operar num futuro proximo PAK FA T-50?

  17. É BRINCADEIRA, FX – FX1 – FX2- A INCOMPETÊNCIA DE NOSSOS GOVERNANTES E DA FAB, A FAB NÃO ACEITA O SU-35 POR QUE É RUSSO E DIFICIL LEITURA DE EQUIPAMENTOS KKKKKK,A VENEZUELA RECEBEU O SU 32 EM INGLES, PREFEREM A MESMICE DAS SUCATAS AMERICANAS E FRANCESAS…

    O FX-2 NEM FOI CONCRETIZADO E JA ESTA SUPERADO PELO PAK-FA, IMAGINEM I GRIPPEN QUE NEM SAIU DO PAPEL E É O PREFERIDO DA FAB KKKKKKKK, NOSSOS CORONÉIS AVIADORES SÃO RIDICULOS….

    CANCELA O FX-2 COMPRA-SE O SU-35 E VAMOS AO PROJETO DO PAK-FA

  18. concordo com os comentários, acho que deveriamos cancelar o FX-2 comprar os 36 caças SU-35BM , e partir para o projeto PAK-FA.

    Masss pela incompetência da FAB e ministros, vamos ficar com os já ultrapassados grippen e rafalle.

  19. “Change is coming in ways you cannot imagine!”
    Parabéns ao editor Pinto e aos leitores que vêm torcendo pelo PAK-FA, está confirmado que não era impossível os russos continuar interessados em desenvolver um 5G com o Brasil.
    Agora falta a FAB estar à altura deste novo Brasil actor global, e o governo e os legisladores dar mais orçamento às FAs.
    Verbas não vão faltar nos próximos anos, haverá uma revolução no agro tocada pelos avanços em genética.
    O campo brasileiro vai se transformar num grande laboratório de produção de moléculas de todo tipo, para uso em medicina, indústria, nanotecnologia etc.
    Este vai ser o século do Brasil!

  20. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, só se rolar 10% para o Lula, 10% para o Jobim, e mais 10% para o resto da catrefa, lembrem-se Brasil em último lugar, em primeiro vem os intere$$e$.

  21. e pq não coprarmos uns su-30 duas duzias por exemplo e cair de cabeça no projeto PAK FA T-50? pra mim seria muito melhor dq o FX2…

  22. Concluir o FX-2; atentar que a França e a Rússia estão se somando em planos em comuns… portanto espera-se que um acordo com a França não bloqueie os russos. Levar em conta os danos imediatos possíveis se formos (como eu gostaria) com os russos, pois embargos dos EUA poderiam vir, e quebrar a espinha de uma de nossas empresas, linha mestra no FX-2. Após termos mais autonomia para não dependermos totalmente da GE, como nos jet’s, dentre outros itens, seguir em possível parceria com nosso programa espacial, quem sabe franco-xxxxx-brasileiro, tipo consórcio internacional de lançamentos, buscando mais homologações. Buscando linha de produção, aplicar NOSSAS turbinas, repotenciá-las e buscar aplicação industrial, e se possível, abrindo projeto para propulsão naval, e seguir nesta linha…autonomia, autonomia. Não precisamos desesperar, França e Rússia oferecem baixa histerese em comum, podendo com dois ou 3 dos BRICS afinar pool internacional. Mas… cuidado para não bater de frente com os EUA, ir comendo pelas beiradas, e tomando cuidado com as armadilhas de seus lobs.

  23. Assim como o Francoorp, MELK e o Peacemaker, eu também acho que antes precisamos ter caça para ontem, e para isso precisamos termina o FX-2. Quando o ganhador do FX-2 estiver voando aí sim poderíamos pensar no PAK-FA.

  24. AOS EDITORES…

    Tem uma noticia na net, dizendo que a Romênia vai comprar 24 caças F-16…

    A crise econômica obrigou a Romênia a modernizar sua Força Aérea com caças F-16 de segunda mão, o que permitirá ao país economizar dinheiro para sanear as contas públicas.

    Nesta terça-feira, a imprensa romena informou que o Conselho Nacional de Defesa (CSAT) aprovou a compra de 24 caças F-16 usados por aproximadamente US$ 800 milhões. A aquisição de modelos novos do mesmo avião custaria cerca de quatro vezes mais.

    Aí o link da noticia com ela completa…

    http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5hDLtANkTlFalNuqyYhHCmkA6sH-Q

  25. Brasilino, para infectar um corpo, é preciso apenas um virus.
    O virus, ao entrar no corpo, se aloja em uma célula e incere o seu RNA (derivado do DNA) dentro da célula hospedeira, assim, esse RNA se completa com os nutrientes da célula e forma novos virus. Os novos virus formados dentro da célula se desenvolvem até que estega maduros, mas até esse ponto, a célula já está morta, restando aos virus eclodirem e romperem a mebrana da célula.
    Eles são liberados no corpo onde na corrente sangúinea fazem a mesma coisa com outras celulas.

    **************************************

    Imagine que alguém lá de dentro da FAB, está, digamos, fazendo uma de agente duplo, mas não exatamente vazando para outra nação, mas um “grupo oculto” no governo, quase sempre nesses casos tem empresários no meio, não qualquer empresário, mas um muito poderoso.

    Bem, eu imagino que estão usando certas pessoas lá dentro para criar esse tanto de informações “não confirmadas” (gritada aos 4 ventos pela mídia) para causarem uma sensação de “bagunça” nesse prorama de reaparelhamento.

    Você pode não acreditar, mas desde muito tempo tem gente lá dentro ganhando o seu “por fora”. Digo isso porque fazemos armas aqui no Brasil, mas de uma forma muito “peculiar” optamos pela escolha da importada mais cara (lembou do Rafale né?), mesmo sabendo que temos algo mais barato e melho fabricado aqui dentro.

    É uma coisa muito complicada mesmo. Eu não posso acusar a FAB, se não estaria sendo muito imprudente e antecipado.

    Mas uma coisa EU tenho certeza, tem emprsáio e politico mechendo, não o pauzinho, mas a “vara” toda em cima desse F-X2.

  26. Corre o boato q a embaixada dos ianks em Brasília , passou a mensagem q o caça Rússo ñ seria bem visto ; então, o Su 35BM foi desqualificado…isso eu li, é fiquei assombrado com tamanha falta de indepedência nossa, se isso for verdadeiro. Seria o sonho ver nossa FAB com os SU 35/37…Tudo de bom, uns 60 a 120 caças , ímbativeis…é isso o q eu sei. Espero q a mesma seja um boato falso.

  27. karlus73 :
    Como ficariam os EUA e nossos vizinhos depois de noss adquirissemos um caça de 5ª geração?…”
    Lixados da vida por o Brasil não comprar um caça americano e felizes porque poderiam treinar com o caça mais avançado russo. Era uma maneira de ver os F22 nos céus brasileiros

    heuahueaueahuehauehaueauheuaeh [risada brasileira]

    Mas eu quis dizer no ponto de vista deles.

    Sei que os EUA não iriam gostar duas vezes.
    Mas a minha maior preocupação seria nossos vizinhos.
    Aqui na A.L. Somos visto de dois modos, amigos ou estranhos.
    Se comprássemos um caça avançadíssimo, acho que eles (hermanos) abririam mais espaço para os outros países venderem suas armas, elem de aumentarem a possibilidade de mais uma base na região.
    Não seria uma boa do lato geopolítico. Poderíamos ter o T-50, mas quem garante que o Chile não iria comprar uns F-35 para contrapor?
    Poxa, aí sim daríamos motivos a essas criticas de “Corrida Armamentista” na América do Sul.
    Eu sou totalmente favorável a nós nos armarmos, mas temos que pensar na estratégia certa. Desenvolver o nosso parque industrial chama bem menos atenção do que comprar um monte de armamento da noite para o dia.

  28. Esse povo tá viajando!!!

    O Su-35 não passou pois não havia Transferência de Tecnologia. Então não alimentem seus sonhos (acabados) pois vocês só vão se iludir ainda mais.

    Lembrem-se, o otimista é que mais sofre.

    Agora, esse F-X2 é uma palhaçada.

  29. carlos argus :
    Corre o boato q a embaixada dos ianks em Brasília , passou a mensagem q o caça Rússo ñ seria bem visto ; então, o Su 35BM foi desqualificado…isso eu li, é fiquei assombrado com tamanha falta de indepedência nossa, se isso for verdadeiro. Seria o sonho ver nossa FAB com os SU 35/37…Tudo de bom, uns 60 a 120 caças , ímbativeis…é isso o q eu sei. Espero q a mesma seja um boato falso.

    Mais que boato falso é o boato do Su-35 ter supostamente voltado.
    Nessa época de crise e fraquesa do ocidente, virou moda peitar os EUA. Então eu não acredito que foi pressão de Washington.

  30. doutrina, material russo, etc, etc…
    dissem que não temos doutrina, não somos acostumados com material russo e tal, mas vem ca, somo todos umas antas que não temos capacidade de nos moltarmos ao que pede tal materia?
    essa historia de doutrina para mim não cola!

  31. não sei se alguém respondeu o Brasilino mas aí vai a minha opinião:

    Acho que todos aqui são entusiastas dos russos, até certo ponto eu também.
    1º o suporte técnico oferecido por eles é inferior ao dos franceses, é só olhar os SU-30 Indianos e os Su-27 russos, volta e meia se vê notícia de algum caindo, no caso da ìndia até tiveram que ficar no chão por causa dos acidentes.
    2º temos ainda o agravante de nunca ter usado um caça russo, leva tempo para se adestrar a equipamentos novos, ainda mais um caça com aviônicos avançados como o SU-35BM. – Interessante observar os Mi-35 na FAB –
    3º O Su-35BM só entra em operação em 2011 ou 2012, até lá é só protótipo e com certeza haverá problemas a serem solucionados.

  32. Acho que se deve manter o sonho. mas acho que o valor do preço do bicho não será muito agradável ao orçamento brasileiro, a não ser e como já foi referido os russos estão á procura de parceiros para financiamento… não seria muito arriscado?
    Era preciso analisar muito bem as coisas… cuidado na Rússia também há lobos.
    Também não concordo com a anulação do FX2… tem de acabar com a escolha de um dos 3 caças que estão na “short list”.
    Já começo a ler teorias de conspiração…(e lá está os americanos no contexto) por causa do PAK. Os russos também não devem estar satisfeitos por não terem nenhum caça no FX2. Ao fazerem referencia da suposta anulação, também estão a fazer pressão. Uns perdem outros ganham… a vida é assim. E quem mais perderia nessa história seria mais uma vez o Brasil.
    Acho que se deve desconfiar de todos porque ninguém dá nada de borla e como foi referido é um sonho de alguém…

  33. Salve Grande Luiz,

    Eh sempre um grande prazer ler os seus comentarios (sem, de forma alguma, menosprezar os comentarios dos demais companheiros do blog que sao todos muito bons) muito inteligente e elucidativos, achei perfeita a sua analogia, fostes as raizes do comportamento anomalo do Estado brasileiro, claramente atuando no sistema nervoso central – no cerebro social. Totalmente consistente com corporativismo brasileiro, lah em cima da piramide onde a extratificacao social eh vertical. O virus foi estrategicamente inserido alih, num setor tradicionalmente poderoso e ao mesmo tempo vulneravel, o setor militar, no gargalo das relacoes militares-industriais. A forca resultante dos interesses industriais nacionais e internacionais eh extraordinaria e atua exatamente sobre essa vulnerabilidade militar, afetando e “infectando” os demais setores. Essas anomalias comportamentais do Estado, tanto a nivel domestico, com frequentes conflitos institucionais internos e externos, claramente afetam nosso desenvolvimento economico, sobretudo os setores industrial-militar, debilitando nossos meios de defesa. Por fim, podemos perfeitamente atribuir esse descompasso nos meios de defesa do Brasil, em relacao ao seu peso politico e economico na esfera internacionnal, a essas forcas operantes de dominacao socio-politica e economica, porem “ocultas”. Resta saber a quem interessa isso, para atribuir-lhes a responsabilidade por essa patologia no Estado brasileiro. O ditado ja eh velho: ” Quando a cabeca nao pensa, o corpo padece!!!! Ja sabemos que nao eh nenhum Dr. que vai curar o Estado brasileiro dessa patologia..rs.rs..rs. Claramente o genio operario fez grandes avancos nesse sentido e eh bem provavel que seja uma questao de tempo. Infelizmente, tempo eh um fator escasso e um tratamento lento e prolongado eh provavelmente o mais indicado, embora nao, necessariamente, o melhor.
    Luiz, concordo contigo, imagine o poder de um “lobby” dos governos estadunidense + sueco +Boeing+Saab+Embraer, ha uma enxurrada de dinheiro que vaza tudo, e qq. coisa, passando por cima de tudo como um trator, informacoes altamente sigilosas saem como merda, sao o de menos !!!! Mas eh quase tudo “por fora”, conforme bem inferido por voce. Nao tenho duvidas que isso eh desastroso para o Brasil, mas nao ha duvidas que precisa ter muito cacife, custa muito, muito e muito e eles tem tido, mas resta saber ateh quando vao aguentar. Luiz, valeu, um grande abraco a voce e a todos do blog.

  34. Caro Leandro Mendes,
    Grato pela atencao ao meu questionamento, sua resposta eh convincente, nao fosse o os inumeros e frequentes acidentes ocorridos com os SH e mesmo com os Rafales em diversas partes do mundo, atribuidas por ambas falhas, tecnicas e de pilotagem.
    Quanto ao suporte tecnico, eh uma coisa que da para se conversar e se fazer o acordo que mais nos interessa. Com certeza podem ser feitos como fazem os outros fabricantes.
    Realmente, Leandro, pode levar mais tempo para o adestramento, pelos avionicos avancados,mas sera que isso nao vale a pena, afinal sao pilotos e tecnicos que ganham para isso, nao acha? Serah que queremos que ficar parados no tempo e querer fabricar um caca de 5a. geracao????? Quanto tempo leva para se receber um aviao da fabrica????Alem disso, ha outros cacas de caracteristicas bem semelhantes aos SU 35BM, que poderiam ser usados para adestramento. Acho que eh uma grande coisa que, como voce disse, comecarao a entrar em operacao em 2010/2011, e os Gripens que nem existem, sem preco definido e com pecas fabricadas em muitos paises??? Ainda tem a cara de pau de dizerem que isso eh depender de vario pais e nao de um soh, se referindo aos Rafales?????Como puderam eles escolher os Gripens???? Assim,
    objetivamente, eh dificil explicar isso, realmente. Talvez a resposta seja mais pelo lado subjetivo. Muito grato pelo comentario, valeu!
    Um grande abraco!

  35. Lula citou certa vez, que acabaria recebendo os caças de graça. Ele quer o Rafale; mas aparentemente o preço continua sendo o problema. No seu estilo “sindical” ele vai deixando os concorrentes se espremerem. Todo esse embróglio que se tornou o FX-2,faz bem o seu perfil.

  36. A anulação do FX-2 e só um sonho da oposição.
    Tem aquele pessoal da Folha etc torcendo para as coisas não dar certo.
    Olha, não é a elite (Gerdau etc) não, a elite apoia o Lula e este novo Brasil que age como actor global.
    A oposição não conta com o apoio da elite, é só politicagem, daquele que enfraquece o país.
    Eles não tem projeto de país, eles só são sanguessugas que querem voltar para terminar o serviço para os americanos (entregar Alcântara etc).

  37. Milton Bras Cabral :A anulação do FX-2 e só um sonho da oposição.Tem aquele pessoal da Folha etc torcendo para as coisas não dar certo.Olha, não é a elite (Gerdau etc) não, a elite apoia o Lula e este novo Brasil que age como actor global.A oposição não conta com o apoio da elite, é só politicagem, daquele que enfraquece o país.Eles não tem projeto de país, eles só são sanguessugas que querem voltar para terminar o serviço para os americanos (entregar Alcântara etc).

    Caro sr. Milton,

    peço cordialmente que pare de volta e meia abordar sua visão particular do governo Lula e da oposição, pois este não é o foco deste forum. Não devemos permitir que o Blog seja palco de propaganda político-partidária. Creio que o editor deste compartilhe desta visão, ou eu só que discordo desse comportamento ? Quero deixar claro que não sou contra a discussão política, mas apenas acho que este não é local p/ isto. Abs.

    • Obrigado Luciano Baqueiro esta é sim a posição do Editor, nada tenho contra as discussões ou visões políticas apenas que estas não se enquadram com os conteúdos do Blog.
      Apesar de por vezes serem citados nomes e personalidades políticas o interesse do blog não é abordá-las e sim as consequências de suas decisões para a geopolítica estratégia e defesa.
      Já cansei de inúmeras vezes alertar para isso, vez ou outra tenho que tomar providências mas sempre se volta a esta discussão.
      Porém não costumo interferir antes de que uma boa parcela de pessoas começe a reclamar.
      acho que cabe a cada um o bom senso de procurar manter a linha de pensamento mas peço aos envolvidos nas abordagens políticas que considerem este pedido.
      SDS.
      E.M.Pinto

Comentários não permitidos.