Defesa & Geopolítica

Fidae 2010: Para Alexander Formin as portas estão abertas para o Brasil no programa PAK FA caso o Brasil opte por um FX 3

Posted by

[Sukhoi_T_50_PAK_FA_by_nellenmellen.jpg]

Falando em português claro, em entrevista coletiva, o chefe da delegação Russa,  Alexander Fomin Vice-Diretor da Agência Federal de Cooperação técnico  militar Russa, detalhou que as portas estão abertas ao Brasil caso queira participar no desenvolvimento do caça de 5ª Geração PAK FA /FGFA.

Formim destacou as parcerias Russo Brasileiras no setor de defesa especialmente quanto a aquisição de mísseis terra-ar Igla. Fez considerações sobre os recentes contratos de aquisição dos helicópteros AH-02, Sabre ( Mil Mi-35) bem como da oferta de outros modelos de transporte, realçou a importância do Brasil como “abridor” de mercados para os modelos e ainda teceu considerações sobre programas futuros.

Destacou que apesar do Brasil contar com uma indústria capacitada a desenvolver  suas armas pessoais bem como veículos blindados de transporte de tropas e carros de combate, a Federação Russa poderia trabalhar juntamente, dando suporte técnico e mesmo oferecendo suas soluções as necessidades das Forças Armadas Brasileiras.

Formin destacou ainda  a participação da Sukhoi nas duas concorrências do programa FX e quando indagado sobre as perspectivas de colaboração entre Brasil eRússia, foi direto e  arriscou a “Sonhar”, chegando a afirmar que numa eventual hipótese do programa FX2 ser cancelado a Rosoboronexport certamente ofereceria o seu mais novo programa o PAK FA FGFA, caso a FAB se enveredasse por mais um FX 3.

Lidamos com a proposta deste projeto… estamos prontos não só para transferir as tecnologias mas sim construir juntos o avião da quinta geração. Não só transferir a tecnologia de montagem das peças sobressalentes, mas sim desenhar e fabricar juntos o caça de 5ª geração“.

Desempenhando bem o seu papel Formin foi diplomático ao falar em português e cortês respondendo a todos os questionamentos da mídia de forma clara e objetiva.

Viram só? não é só o editor do Plano Brasil que anda sonhando…

Texto Plano Brasil

E.M.Pinto

Colaboração.

Ferdnand  Kleiman – Direto da Fidae 2010


shared on wplocker.com