Rafale e Super Hornet podem ficar frente a frente na Cruzex V

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Rafale_F-18.jpg

Segundo uma nota publicada na revista Isto É desta semana, os Estados Unidos enviarão para a Cruzex V aeronaves de combate Boeing F/A-18E/F Super Hornet. Esta é a primeira vez que o país participa das manobras bienais promovidas pela Força Aérea Brasileira, cujo numero de nações convidadas aumentou para sete em relação à última edição. Além do Brasil e dos Estados Unidos, aeronaves militares de Argentina, Chile, França, Uruguai e Venezuela tomarão parte dos exercícios.
A França, país que tradicionalmente marca presença no evento, empregará pela primeira vez seus caças Dassault Rafale durante as manobras. Coincidência ou não, o acontecimento colocará frente a frente os dois maiores rivais da competição F-X2. Entretanto, o efeito de marketing poderá ter chegado tardiamente, já que as previsões indicam que o contrato com o vencedor da disputa já poderá estar assinado.

A Cruzex V está marcada para acontecer entre os dias 08 e 19 de novembro e o cenário de guerra fictício abrangerá áreas de alguns estados no nordeste do território brasileiro. As Bases Aéreas de Natal e Fortaleza abrigarão os meios aéreos participantes.

Fonte: Tecnologia&Defesa

22 Comentários

  1. “Entretanto, o efeito de marketing poderá ter chegado tardiamente, já que as previsões indicam que o contrato com o vencedor da disputa já poderá estar assinado.”

    Talvez, até lá pode ser que os 20 dias do Jobim ainda não tenham acabado.

  2. Pois é Rodrigo Avelar, uma pena.
    Mas podemos ir de carro (ou avião) até Natal, são apenas 290 km…
    He he he.
    Abç, Ivan.

  3. Acho meio dúvidosa essa notícia,os E.U.A não arriscariam a imagem do F-18,vá que ele perca para o RAFALE,e as concorrencias em que o F-18 é cogitado,junto com o Rafale,seria um tiro no próprio pé!

  4. Duvido, e muito, que os F-18 sejam melhores que os Rafale. Quantos jatos de fabricação francesa já derrubaram os F´s? algum? Com motores como este M-88 acho difícil os Rafales aguentarem o tranco. A SNECMA tem que aumentar e muito a potência desta turbina, é obvio que o Rafale é um caça subpotencializado, a relação peso e potência dele não é boa vis-à-vis os outros caças biturbina de 4 geração. O F-18 tem o melhor motor fabricado hoje no ocidente. Não é coincidência que todos os países que estão esperando o F-35 estão escolhendo o F-18 como avião intermediário (o tal fecha gap). E ainda lembro que os Rafales ainda não tem radares AESA, que somente vão ficar operacionais em 2012, os F-18 já têm. No Cruzex V periga os Rafales serem derrubados de longe, vão querer fazer dogfight para terem mais chances contra o Super Hornet.
    Esta provável vinda dos F-18 vai ser uma sacanagem dos EUA para mostrar a FAB o que ela perdeu.

    Off topic – Li no Cavok que os EAU fizeram pedido de informações sobre o F-35, pelo jeito que a coisa esta indo o Rafale pode mais uma vez morrer na praia, no caso seria no deserto.

  5. Ou melhor vou-me adiantar em relação ao que dizes.
    Se estás a referir a algum exercício:

    Os exercícios não são campeonato de futebol onde o melhor ganha. São mais complexos, meu amigo. Essa forma cega que tens de interpreta as coisas, não são correctas. Deixa esse antiamericanismo á parte e analisa as coisas como elas são.
    Estas supostas vitórias do Rafale como o F18SH e mesmo com o F22… já me fizeram rir. Nem vou tocar no Raptor porque é outro tipo de avião que nem dá para comparar.
    Em relação e ainda dos acerca aos exercícios, os mesmo são para testar muitas formas de vulnerabilidades de cada caça e fundamentalmente a forma de combate, aqui aquele que ganha não corresponde se é melhor ou não. (pesquisa um pouca para como funciona a Red Flag por exemplo) Esta história de vitórias do rafale já foi desmentida na própria imprensa especializada francesa. (apenas serve de propaganda enganosa)
    O radarzinho do Rafale é muito inferior ao radar do F18SH, o PESA não chega aos pés do AESA. O AESA para o Rafale ainda está em desenvolvimento… dizem os franceses. E já agora; caso do Rafale vencer o FSX, virá com o AESA que os franceses estão a desenvolver?
    O F18SH com AESA combinado com o sistema de mísseis que actualmente usa em situações de combate real, a vida de um piloto do rafale será muito remota. Isso se o F18 for combinado com um EWAC… nem vale a pena falar.
    Agora se disseres que em combate dogfight o Rafale é superior, acredito que sim pois parece-me um caça mais ágil… mas nos combates de hoje essa vertente de combate cada vez é mais remota, pois já se abate sem ter o adversário na mira.
    O que tem de bom? Tem um sistema de armas razoável, tem versatilidade a nível de combate. Tem potencialidade de desenvolvimento a muitos níveis.
    O caça que vencer o FSX tem de ser aquele que mais dá contrapartidas ao Brasil, que seja o Rafale… mas que seja melhor na oferta e da tal oferta de TT prometida, isso é o ponto fundamental. Se os americanos não dão o que o Brasil pede, então fora Super Hornet, ponto final.
    O vencedor não quererá dizer que seria o melhor caça…
    Não me levam a mal intrometer-me em assuntos vossos… gosto de participar porque adoro esse grande país que vocês têm, o Brasil.
    Um abraço de Portugal

    • Salve Karlos, o Radar já está desenvolvido, só ainda não integra os aviões de série, pois a encomenda foi feita em finais de 2009. ou seja os próximos Rafale a sair da linha virão com o novo AESA já em 2012, O Rafale F 3 só foi considerado operacional em dezembro de 2009, portanto não existe ainda o F3 nem o sistema Aesa em operação e é só por esta razão.
      as novas células virão de fábrica com ele e é prevista outras conversões para os modelos mais antigos.

      Quanto a FAB, sim o requisito é que venha sim equipado com o Radar AESA seja qual for o vencedor.
      Sds.
      E.M.Pinto

  6. E.M.Pinto :Salve Karlos, o Radar já está desenvolvido, só ainda não integra os aviões de série, pois a encomenda foi feita em finais de 2009. ou seja os próximos Rafale a sair da linha virão com o novo AESA já em 2012, O Rafale F 3 só foi considerado operacional em dezembro de 2009, portanto não existe ainda o F3 nem o sistema Aesa em operação e é só por esta razão.as novas células virão de fábrica com ele e é prevista outras conversões para os modelos mais antigos.
    Quanto a FAB, sim o requisito é que venha sim equipado com o Radar AESA seja qual for o vencedor.Sds.E.M.Pinto

    A parte de softtware ainda está em desenvolvimento.. pelo que sei… Realmente é a data que os franceses dizem que vai estar operacional. Por isso está em desenvolvimento.
    Se vem com AESA, fico contento com isso…

    Há algo que faz-me um pouco confusão, o pessoal faz referência que os americanos não passam a TT, e os franceses vão passar essa tecnologia, mmmmmm não sei não…

    • Karlos, minha visão é que a TT que será passada não se resume a aeronave escolhida (seja ela qual for) e sim à futura aeronave em desenvolvimento no caso um Vant-C ou UCAV se preferir, ai é que o vencedor da concorrência terá qu ecolaborar com TT.
      Abertura de códgofonte e integraçãod e armas, não considero TT e sim questão contratual, quanto custa fazer isto? x então toma, quero este ou aquele míssil e acabou.
      TT está no campo estrutural dinâmico, software rardware e novos sistemas, nenhum dos concorrentes acrescentaria algo novo. apenas um novo projeto e acho que é ai que se concentrará a TT.
      Ps: não considero Gripen NG um novo projeto, para mim é o mesmo argumento que dizer F 16 block 60 ou Block 60 +1 novos sistemas apenas e alguma modificação estrutural mas a aeronave em si é apenas uma nova versão.
      SDS.
      E.M.Pinto

  7. Veja Rafale F-1 dando um Pau no Super Hornet F-18E/F
    .
    Esse e o Vídeo
    http://www.dailymotion.com/video/x6bnpq_rafale-vs-superhornet_sport
    .
    .
    Aqui as Fotos
    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/35562/
    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/18707/
    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/35561/
    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/35560/
    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/?p=2

    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/35614/
    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/35613/
    .
    Segue o Cacete, agora no F-16E/F Block 60 dos Emirados árabes unidos
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/35615/

    Cacetada também para inglês ver no Eurofighter Typhoon
    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/35567/
    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/35558/
    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/35557/
    .
    Ate o Mirage-2000-5 entro na onda do irmão mais novo, deu um Cacete no Gripen-D
    .
    http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/35559/

    Não tem preço ver essas fotinhas,“Não tem preço” Mastercard

  8. ricjam, as vezes penso desistir….
    Isso são exercícios e não significa nada… esse cacete é um exercício…
    Deixa de acreditar no pai natal e abre o olhos…
    Não coloques o rafale no topo porque ele não está lá (ainda).
    è um belo avião mas não vivas de ilusão. Lê noticias especializadas sobre o assunto e deixa de ler revistas cor de rosa, esses não percebem o que escrevem.
    Esse exercício nos EAU o Eurofighter Typhoon estava na mesma team do rafale, por isso já diz tudo. Também há uns videos ou fotos a dizer que o rafale bateu o F22… é a mesma coisa que acreditar no pai natal, mas enfim… foi combates WVR e não BVR.
    Fica aqui um link para entreteres: e saberes mais um pouco sobre o rafale, digo já se for vencedor do FX2 cumprirá as funções que a FAB necessitará.
    http://www.strategypage.com/militaryforums/6-57541.aspx

  9. Boas ricjam:
    Acho que é pelo contrário… há mais gente contra aos EUA do que ao contrario.
    Eu não defendo os EUA (embora par mim continuam a ser o mal menor, relacionando com outros países que querem ficar como potência mundial), apenas estou a referir a um facto que para mim é verdadeiro e real…
    A babação é mais pelos franceses, russos e chineses do que americanos, basta ler os comentários que aqui estão escritos.
    Ainda não me viste a dizer mal do rafale, (já fiz referência a isso, a disse o que penso)… agora não se pode “iludir-se” com coisas que tecnicamente ainda ficam aquém de vários caças que andam por aí, por exemplo o Eurofighter Typhoon e muito mais caça que o rafale.
    É natural que esteja errado em algumas avaliações que faço, mas sou meramente aficionado pela aviação militar e civil, estou nisto á 15 anos.
    Respeito a tua opinião, mas valoriza também a mim.

    (Gosto disto, poque aprendo coisas novas, assuntos que menos domino, e é na troca de ideia que está o ganho)
    E já agora os meus parabéns por este belo espaço
    Um grande abraço ricjam.

    • Salve Karlos, tenho que discordar de si quanto a comparação Rafale Eurofighter e mesmo F18 EF. A variante F3 está a frente em relação a estes dois modelos em inúmeros fatores.
      O sistema Spectra de eletrônica está a frente de tudo que existe hoje no ocidente e só será certamente superado pelo DAS que comporá a suite eletrônica do F 35.
      O eurofighter tem inúmeras pendências e está conceitualmente atrás do Rafale desde a sua concepção. Haja vista que a variante multi propósito a Tranch 3 só agora está sendo considerada operacional ( com inúmeros problemas graves segundo colegas engenheiros de sevilha com os quais trabalhei anos atrás).
      Ressalto ainda que costuma-se comparar o que chamam debilidade do Rafale em relação ao Eurofighter pela sua capacidade de engajamento de alvos mas sempre nestas comparações usam-se os parâmetros dos mísseis Mica IR RD, esquecem-se que a MDBA é liderada também pela França e que o Míssil Meteor compõe a suite de armamentos do Rafale.
      O RCS do Rafale e inúmeras vezes inferior das do Typhoon o qual logra possuir radar com maior alcance porém contra aeronaves de menor RCS este alcance tende a ser diminuido e daí ambos estão em pé de igualdade, com um diferencial a SPECTRA torna-se o fator preponderante.
      O Rafale está assim como o Typhoon podem ser considerados na categoria do F 15 EF ( na minha modesta opinião o melhor caça ocidental) porém sua dimensão e RCS são fatores consideráveis.
      Não se trata apenas de simulações ou treinos a aeronave é conceitualmente e tecnicamente superior, o que pesa contra é de fato o seu custo operacional e os detalhes técnicos tradicionais dos franceses…
      Quanto a questão do software noutro post levantado por si, sim tens razão não estão totalmente integrados mais também tem haver com introdução de novos sistemas de ECM e de armamentos como mísseis de novas gerações que ainda estão em desenvolvimento.
      O Radar em si não entrou em escala de produção mas já está desenvolvido.
      Sds.
      E.M.Pinto

      Ps: Os problemas na série Tranche 3B estão irritando tanto os britânicos quanto aos alemães que aliás já consideraram abandonar e se desfazer de pelo menos 37 aeronaves.
      o mesmo se diz em relação aos britânicos, mas não para estes números.

  10. Amigo karlus73, minha força aerea e composta de nada menos de 93% de produtor Americanos por isso, tambem queria uma mudança no Brasil, gostaria de ver SUKHOI aqui no Brasil mais dos 3 finalistas pra min e o Rafale, Grande Abraço

  11. Acredito que sim, e todo o país tem o direito de optar por essa escolha.
    Eu vejo o Brasil daqui uns a fazer a sua própria “máquina” com o mínimo de tecnologia vinda de fora. Esse é o objecto.
    Estava a ler á pouco a notícia que o PAK poderia ser uma alternativa caso haver um FX3, porque não! o avião promete. Também é preciso estudar bem essa alternativa, saber o que realmente é esse avião.
    Acho que passávamos aqui meses a discutir prós e contras de todo o tipo de aeronave que poderia o Brasil escolher.
    Seja que caça for, que sirva bem os interesses do Brasil… acima de tudo.
    Apenas partilho a opinião se haver a tal TT… a tecnologia americana está uns pontos acima da francesa… por isso o Brasil teria melhor. Apenas isso. Ando interessado em estudar a tecn russa, saber até que ponto estão evoluídos.
    Um abraço amigo e o Brasil vai ficar bem servido, seja que caça for e no futuro vai dar cartas a nível mundial.

Comentários não permitidos.