Segundo uma nota publicada na revista Isto É desta semana, os Estados Unidos enviarão para a Cruzex V aeronaves de combate Boeing F/A-18E/F Super Hornet. Esta é a primeira vez que o país participa das manobras bienais promovidas pela Força Aérea Brasileira, cujo numero de nações convidadas aumentou para sete em relação à última edição. Além do Brasil e dos Estados Unidos, aeronaves militares de Argentina, Chile, França, Uruguai e Venezuela tomarão parte dos exercícios.
A França, país que tradicionalmente marca presença no evento, empregará pela primeira vez seus caças Dassault Rafale durante as manobras. Coincidência ou não, o acontecimento colocará frente a frente os dois maiores rivais da competição F-X2. Entretanto, o efeito de marketing poderá ter chegado tardiamente, já que as previsões indicam que o contrato com o vencedor da disputa já poderá estar assinado.
A Cruzex V está marcada para acontecer entre os dias 08 e 19 de novembro e o cenário de guerra fictício abrangerá áreas de alguns estados no nordeste do território brasileiro. As Bases Aéreas de Natal e Fortaleza abrigarão os meios aéreos participantes.
22 Comments