Premiê de Israel sugere que palestinos desistam de barrar expansão de colônias

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/48/48/48/3924381.obama_encontra_netanyahu_mundo_264_398.jpg

Insistência pode atrasar processo de paz, disse Netanyahu nos EUA.
Palestinos só negociam se assentamentos forem congelados.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira (23) temer que o diálogo para a paz no Oriente Médio possa ser adiado por mais um ano se os palestinos não deixarem de lado a exigência por um congelamento total das novas construções de assentamentos israelenses.


“Não devemos sofrer um impasse por causa de uma exigência sem lógica e insensata”, disse Netanyahu a líderes do Congresso norte-americano durante visita a Washington, segundo seu porta-voz. “Isso suspenderia as negociações de paz por mais de um ano.”

Os palestinos recuaram de um acordo para começar as negociações indiretas, intermediadas pelos EUA, com Israel há duas semanas, depois que o governo israelense anunciou planos de construir 1.600 casas para judeus nos territórios ocupados da Cisjordânia anexados a Jerusalém.

Os diálogos diretos estão suspensos desde dezembro de 2008.

O novo projeto residencial também desencadeou a disputa mais séria entre Israel e Washington desde que o presidente dos EUA, Barack Obama, assumiu o cargo no começo do ano.

Netanyahu fez seu comentário depois de uma reunião no Capitólio com líderes democratas e republicanos, algumas horas antes de uma reunião mais reservada com Obama na Casa Branca.

Autoridades israelenses ignoraram receios dos palestinos sobre os assentamentos israelenses em Jerusalém Oriental, território que Israel capturou da Cisjordânia na guerra de 1967 no Oriente Médio.

Eles disseram até que os palestinos compreendiam que os blocos de apartamentos que Israel construiu para os judeus nos territórios ocupados da cidade não impediriam qualquer acordo de paz futuro.

Os palestinos querem Jerusalém Oriental como a capital de um estado que almejam na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, assegurou a Netanyahu que o Congresso estava “ao lado de Israel”.

“Nós, do Congresso, estamos ao lado de Israel. Esse é um ponto que está acima das divisões partidárias”, afirmou Pelosi, na presença do chefe da minoria republicana, John Boehner, ao receber Netanyahu no Capitólio.

“A longa amizade entre os Estados Unidos e Israel se baseia em valores comuns: democracia, pluralismo e liberdade. E em desejos comuns de paz e segurança para nossas crianças”, acrescentou Pelosi.

Netanyahu manteve-se firme sobre a questão de Jerusalém na segunda-feira em Washington, em um pronunciamento no Congresso Anual do American Israel Public Affairs Committee (AIPAC), principal grupo de pressão pró-israelense nos Estados Unidos. Ele afirmou que “Jerusalém não é uma colônia”, e sim a capital de Israel.

O republicano Boehner reconheceu a dificuldade do momento, mas que a presença de Netanyahu poderá conduzir a um diálogo “franco e aberto”, sobre a forma de se chegar à paz.

Também nesta terça-feira, a Casa Branca anunciou que as discussões entre o Biden e Netanyahu na segunda-feira foram “francas” e “produtivas”, poucas horas antes do encontro entre o presidente Obama e o primeiro-ministro israelense.

“Ontem à noite, o vice-presidente e o general Jones (conselheiro para a segurança nacional James Jones) tiveram um jantar de trabalho com o primeiro-ministro israelense (Benjamin) Netanyahu e com o ministro israelense da Defesa (Ehud) Barak na residência do vice-presidente”, indicou a Presidência americana em um comunicado.

Fonte: G1

10 Comentários

  1. Grande novidade em o congresso americano apoiar Israel em crimes contra a humanidade que vem praticando sitematicamente em territórios ocupados.
    O politico americano é financiado por empresas e grupos de particulares o lobby judeu é no dinheiro mesmo, ou vc apoia ou esquece as contribuições de milhões de dolares na próxima campanha, entao que vc acha que eles fazem, fecham os olhos para as atrocidades que os “amigos” cometem e na próxima camapanha virão os bilhoes de dolares dos banqueiros ,empresarios e profissionais liberais judeus que moram nos EUA ou judeus americanos, sinceramente eu acho que nunca vai acontecer de Israel querer a paz pois para isso teria que volatar as fronteiras originais que a ONU estipulou em 1946 sabem quando isso pode acontecer, só apos um grande conflito generalizado na regiao ou quem sabe mundial para mudar a ordem politica do mundo

  2. Pow até chantagem com os yankees ele está fazendo agora é…. 😯 olha o que falou:
    ““Isso suspenderia as negociações de paz por mais de um ano.””

    Estou vendo bem ou parece que a crise entre os dois é maior do que acreditávamos! 😕

    Esse cara não para nunca de massacrar o povo palestino mesmo, e ninguém vai fazer nada como sempre!! 😡

    Eles tem Nukes e o Irã não tem… qual a diferença entre os dois para esta desigualdade??? Pecado que eu todos nós ja sabemos a resposta. 🙁

    Valeu!!

  3. Totalmeten revoltante. Será que os isrealences não são contra isso?
    Depois essa cabada reclama dos antisemitismo.
    Está na hora de fazermos passeatas contra Isreal.

    Meu primo já fez (e não apoio) pixações em forma do simbolo nazista em um semitério Judeu na minha cidade BH.

    Sou contra, mas em tempos radicais, medidas radicais.

  4. Os dirigentes árabes são incompetentes por isso os árabes da palestina não tem seu estado. Por que Israel conseguiu e eles não?

  5. Jerusalem nao é colonia, é a capital do Estado de Israel, Eterna e Indivisível e qualquer construçao ali é legal. Os palestinos nao tem seu estado por causa deles mesmos e de seus irmaos árabes.

  6. O

    Jose Vanildes Luiz :
    Jerusalem nao é colonia, é a capital do Estado de Israel, Eterna e Indivisível e qualquer construçao ali é legal. Os palestinos nao tem seu estado por causa deles mesmos e de seus irmaos árabes.

    Como vc poderá ter um Estado ocupado militarmente e cheio de enclaves, assentamentos em + de 60% das terras Palestinas? Ex.: Eu invado a sua casa, ñ te deixo ir na sala da mesma..vc é o bandido…é isso? Tas brincando ? ou o quê?

Comentários não permitidos.