Navios da Marinha participam das comemorações pelo aniversário do Porto de Paranaguá

https://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/ccsm/1_cprr_cms/img/1.jpg

Os Navios-Patrulha (NPa) “Babitonga” e “Benevente”, o Rebocador de Alto-Mar (RbAM) “Tritão” e a Corveta (CV) “Imperial Marinheiro”, pertencentes ao Grupamento de Patrulha Naval do Sul, com sede em Rio Grande (RS), atracados no Porto de Paranaguá para participar das comemorações dos 75 anos do Porto Dom Pedro II.

Durante a cerimônia cívica realizada em homenagem ao aniversário do Porto Dom Pedro II, em Paranaguá, no dia 16 de março, o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra, de março, Marcos Antonio Nóbrega Rios, destacou a importância da Marinha do Brasil na história do terminal portuário paranaense, principal escoador da safra agrícola brasileira.

“Iniciamos a construção da história da Marinha do Brasil em Paranaguá, em 1853, sempre contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, do Paraná e do litoral do Estado. Na inauguração do porto, em 1935, a Marinha esteve presente com a atracação do Navio-Escola ‘Almirante Saldanha’ e hoje não poderia ausentar-se desta comemoração. Nosso propósito é continuar fazendo parte desta história, atuando em conjunto com o Porto de Paranaguá e fazer dele um dos mais modernos do Brasil”, declarou o Capitão dos Portos.

https://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/ccsm/1_cprr_cms/img/2.jpgCapitão dos Portos dircursa durante evento comemorativo

Como parte das homenagens, o Capitão dos Portos e o Comandante do NPa “Babitonga”, Capitão-de-Corveta João Cândido Marques Dias, entregaram um brasão comemorativo ao Superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Sr. Daniel Lúcio Oliveira de Souza.

Ao final do evento, os NPa “Babitonga” e “Benevente”, o RbAM “Tritão” e a CV “Imperial Marinheiro”, atracados no terminal, acionaram suas sirenes simultaneamente como forma de homenagear o terminal portuário. Os navios ficaram abertos à visitação pública de 18 a 21 de março.

https://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/ccsm/1_cprr_cms/img/3.jpg

A cerimônia que marcou o aniversário do Porto Dom Pedro II contou com a presença de autoridades locais e estaduais, além de colaboradores da APPA. Na oportunidade, foram lançados o selo e o carimbo comemorativos aos 75 anos do porto, além da apresentação dos novos veículos adquiridos pela APPA.

Fonte: Marinha do Brasil