Lula está de olho no cargo de secretário-geral da ONU, diz ‘The Times’

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/400/149/48/7539448.lula_mundo_280_420.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria considerando a possibilidade de suceder Ban Ki-moon no cargo de secretário-geral da ONU, segundo afirma reportagem publicada neste sábado pelo diário britânico The Times. Segundo o diário, “diplomatas dizem que Lula da Silva, que deixa o cargo em janeiro, pode buscar o posto mais alto da diplomacia mundial quando o primeiro mandato de Ban Ki-moon expirar, no fim de 2011”.

“A ideia teria sido aventada pela primeira vez pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, durante a reunião de cúpula do G20, em Pittsburgh, em setembro”, comenta o diário.

A reportagem observa que a possibilidade já vem sendo discutido pela imprensa brasileira, com sugestões de que Lula teria sido consultado por mais de uma pessoa sobre a questão.

‘Paixão pela África’
Em entrevista ao diário, o assessor da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, não negou a possibilidade.

“Ele (Lula) tem um grande interesse em questões internacionais, no processo de integração da América do Sul”, disse Garcia ao Times. “Ele tem uma grande paixão pela África. Ele realmente quer fazer algo para ajudar a África”, afirmou.

Para o diário, o estilo pessoal do presidente brasileiro e sua capacidade para manter relações amigáveis com todos os lados – com a China e com os Estados Unidos, com o Irã e com Israel – elevou seu reconhecimento internacional.

O jornal comenta as ofertas feitas na última semana por Lula, durante sua viagem ao Oriente Médio, de servir de mediador para o conflito na região como um exemplo dessa proeminência cada vez maior do presidente no cenário internacional.

Veto
O Times observa, porém, que Lula tomou recentemente posições que desagradaram os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, ambos países que teriam o poder de veto sobre sua indicação ao cargo de secretário-geral da ONU.

O jornal cita a recepção dada em Brasília ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e as críticas às sanções ao Irã, e também o apoio à Argentina em sua disputa com os britânicos pelas ilhas Malvinas.

Segundo a reportagem, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, teria considerado as iniciativas de Lula pela paz no Oriente Médio como “risivelmente ingênuas”.

Fonte: Último Segundo

13 Comentários

  1. Os gringos e os seus lacaios preferem colocar no cargo pessoa facilmente manipulada por eles. O Sr. Lula da Silva, de capacidade inquestionável, já deu provas que não serve aos propósitos beligerantes dos primos do norte.

  2. Meu Deus. Mas o Lula é acessorado, ele não é inteligente quanto as pessoas pensam.
    Quer dizer, ele sabe negociar, mas ele não sabe ser neutro nm caso de guerra.

  3. O cara não fala nem o português direito, imagina o inglês então …. Depois dessa vai querer ser o novo papa.
    Lula não consegue unanimidade para o cargo que almeja, pois tem demonstrado que não possui o equilíbrio e a imparcialidade política que precisa para o cargo de um intermediador do mundo, pois as suas convicções políticas são claramente marxistas, o que lhe causa a repulsa entre os países desenvolvidos.
    Lula dá provas de sua limitação ao repetir a velha tática de sindicalista defensor dos fracos no cenário internacional, quando poderia mostrar amadurecimento e maturidade ao aproximar-se dos países desenvolvidos adotando uma conversa conciliatória e não de confrontação contra “os poderosos” como ele faz aqui no Brasil para aumentar o populismo de seu governo.
    Se chegar lá vai querer discursar a mesma ladainha de sempre como a lorota de forças opressoras, poderosos contra fracos, rico contra pobre e por ai vai, ou seja, ele vai aumentar o clima de animosidade na ONU para se apresentador como o salvador do mundo diante dos países pobres.
    O problema é que o Brasil não é mais um país pobre, pois somos a oitava potência do mundo, e qualquer manobra que ele fizer contra os “ricos e poderosos” afetará o Brasil também, pois estamos do lado abastado da linha que separa os pobres dos ricos, ou seja, vai atirar contra o próprio pé para sustentar uma ideologia míope e distorcido da realidade, vide os episódios ocorridos com a Bolívia, Equador e Paraguai quando Lula deu de presente os bens do Brasil a esses países para posar de padrinho dos pobres diante das câmeras.
    Lula quer se promover às custas da estabilidade política mundial, pois ele quer a confrontação e não o equilíbrio. Foi assim que se promoveu no ABC, e vai fazer o mesmo na sede da ONU.
    O mundo não merece isso.

  4. Excel,

    Sem comentários…
    ——————————————-

    Roberto Correia Matos,

    Concordo com vocë! Acho que não vinga!

    Sds.

  5. Agora sim, o FHC corta os pulsos…heheheheh

    Voce mandou muito bem Roberto Correia Matos, eh isso aih, Lula nao tem o perfil para ser Secretario Geral da ONU, uma organizacao onde o tio Sam paga a conta e manda!
    Sds.

  6. Pra secretário geral da ONU o Brasil deveria apoiar o barbudo que sempre aparece entre o Lula e qualquer dignatário estrangeiro. O cara é poliglota e tá por dentro dos assuntos quentes.

  7. Brasilino :
    Agora sim, o FHC corta os pulsos…heheheheh
    Voce mandou muito bem Roberto Correia Matos, eh isso aih, Lula nao tem o perfil para ser Secretario Geral da ONU, uma organizacao onde o tio Sam paga a conta e manda!
    Sds.

    Você deve estar brincado ou é totalmente desinformado.
    Os EUA estão em débito com suas contribuições à ONU há anos, e fora do âmbito do conselho de segurança (onde ela tem poder de veto) ela não apita nada, é por isso que ela despreza tanto a ONU, vide o caso da invasão do Iraq onde apesar de todo o esforço não conseguiu a aprovação da entidade para invadir o país (invadindo-a sem o apóio da entidade) e nem conseguiu derrubar o antigo presidente do IAEA que se recusava a curvar-se aos interesses norte-americanos enfurecendo Bush.

  8. Caro Excel, quanto ao FHC, nao vou dizer nada, fica a seu criterio decidir ou nao se o FHC gostaria de ter a moral para receber o mesmo apoio. Quanto as contribuicoes, chegaram a conclusao que era desnecessario pagar, uma vez que passariam por cima impunemente, isso que eu quero dizer : manda!

    Quanto a ONU, eu quis dizer que os EUA passam por cima dela a hora que querem e nao acontece nada. Quanto as resolucoes do CS, como voce mesmo mencionou o caso do Iraque, eles passaram por cima e levaram a cabo a invasao, contando com tropas inglesas, francesas e outras… Portanto eh isso que quero dizer e nesse sentido manda sim, e nao contece absolutamente nada para eles !!! Na verdade, o que eles respeitam eh a forca, o pais que diz NAO, conforme o cacife dele, nao aquela organizacao. Passam por cima impunemente e por isso manda.

  9. Carissimos,**
    “Quer dizer, ele sabe negociar, mas ele não sabe ser neutro nm caso de guerra.”Ao contrario, sabe ouvir a todos os lados, eh inteligente, eh bem intencionado e sensato, alem de ter uma boa estrutura diplomatica.
    **”O cara não fala nem o português direito, imagina o inglês então …. Depois dessa vai querer ser o novo papa.” Linguisticamente o portugues de Lula eh perfeito, um erro aqui e ali e gafes, todos nos cometemos. Afinal nossa lingua nao eh facil mesmo!!!Ateh porque esta mais que provado que para ser presidente nao eh necessario ser doutor e ser impecavel na lingua portuguesa. Quanto a falar ingles, ha muitos recursos convencionais e tecnologicos disponiveis,para lidar com isso. Ademais, quero lembrar que Ronald Reagan era um pessimo ator e foi Presidente dos Estados Unidos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O Lula pode ateh nao ter estudo,imaginem se tivesse!!!! E eh exatamente esse, o ponto onde pega mais para os tucanos preconceituosos, elitistas e entreguistas,dr. Alkmin e FHC. Com todos os cursos superiores que possam ter levaram um banho de competencia administrativa, politica e inteligencia do Presidente Lula, sem estudo, mas com comprovada competencia, inteligencia, boa educacao, civismo e brasilidade!!! Ateh Israel reconheceu a capacidade do Lula em levar a cabo as negociacoes entre israelenses, arabes e persas. Sua visita ao O. M. foi um sucesso!

  10. Brasilino,
    Ce tá viajando na maionese à velocidade da luz …
    O atual secretário da ONU, Ban Ki Moon, é ridicularizado pelos seus desafetos por causa do inglês dele que dizem ser ruim, sendo que ele fala inglês desde jovem e na juventude ganhou uma viagem à Casa Branca para conhecer o Kennedy por que ganhou um concurso de redação em inglês.
    O cara já tem a repulsa dos EUA e sua turma, imagina o que não vão fazer com ele por causa do “ingrês” dele … que aliás ainda não tem ….

  11. Excel,
    Ateh o FHC aprendeu frances, o Presidente Lula, que comprovadamente eh muito mais inteligente vai aprender o frances muito rapido. A lingua francesa com sotaque portugues eh muito bonita, xique, tem mais a ver com a nossa rica lingua portuguesa e com certeza sera mais util para as elites(pilotos) da FAB. A lingua inglesa vai junto com o dolar no mercado internacional, em franca decadencia, de mal a pior…rs.rs.rs Portanto, amigo falar ou nao ingles eh realmente irrelevante, pode ir esnobando em lingua portuguesa mesmo, o mundo inteiro ja parou para ouvi-lo em lingua portuguesa!!!!

Comentários não permitidos.