Hillary pressionará Israel a fazer “escolhas difíceis” pela paz

http://images.nymag.com/daily/intel/20090618_hillary_560x375.jpg

WASHINGTON – A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou nesta segunda-feira que Israel enfrenta “escolhas difíceis, mas necessárias” no caminho para a paz com os palestinos, já que “o status quo é insustentável para todas as partes”.

A situação atual “promete apenas violência e aspirações irrealizadas”, diz o discurso que Hillary fará a um influente grupo pró-Israel que teve trechos divulgados antecipadamente pela assessoria da secretária.

“Há outro caminho. Um caminho que leve à segurança e à prosperidade para todo o povo na região. Isso exigirá que todas as partes – incluindo Israel – façam escolhas difíceis, mas necessárias.”

O discurso, menos de um mês depois de Israel irritar os EUA ao anunciar a ampliação de um assentamento em Jerusalém Oriental, salienta o “sólido” compromisso do governo Obama com a segurança e o futuro do Estado judeu.

“Garantir a segurança de Israel é mais do que uma posição política para mim. É um compromisso pessoal que jamais cederá”, dirá Hillary no discurso à entidade Aipac.

Mas ela ressalvará que é dever dos EUA “dizer a verdade quando necessário” e pedirá a Israel que dê passos pelo fim do conflito, que “ameaça o futuro de longo prazo de Israel como um Estado judeu seguro e democrático”.

Ainda nesta segunda-feira, o primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu, deve discursar à mesma entidade. Antes de embarcar para Washington, Netanyahu afirmou ter informado ao governo dos EUA que seu país não abandonará a construção de casas para colonos nos arredores de Jerusalém.

O anúncio inicial das obras em Jerusalém Oriental coincidiu com uma visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, a Israel. Em reação ao projeto, os palestinos ameaçam não participar de um processo indireto de negociação, sob mediação americana.

O enviado especial do governo Obama para o Oriente Médio, George Mitchell, está atualmente na região tentando retomar o diálogo.

No seu discurso de segunda-feira, Hillary dirá que os EUA continuarão exigindo que o grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, renuncie à violência e reconheça Israel. Ela também repetirá o apelo de Washington pela libertação do soldado israelense Gilad Shalit, mantido como refém em Gaza.

Fonte: Último Segundo

9 Comentários

  1. E fim dos tempos chegando aos poucos as coisas ruins vão acontecendo graças a falta de respeito do homem com o mundo que vivemos tudo para 1 e nada para o resto

  2. Toda a propotência dos governantes dos Estados Unidos virá pó, quando se trata de desagradar o tripé do lobby sionista: da Mídia, o Financeiro e o Político.

  3. Tá bom e papai noel existe, concordo com o Rogério, Israel não vai obedecer, quer coisa mais humilhante do que fizeram para o vice presidente americano, Israel já saiu do controle do americano a muito tempo, o judeus nos EUA dominam os principais órgãos de política de estado, o lobby judaico é fortíssimo, e eles não pensam duas vezes em usá-lo nem que tenham que apelar. Usaram os americanos e depois descartaram como se fossem a casca da banana, eles não precisam mais dos EUA, só não vê quem não quer. Soltaram o cão raivoso agora vão ter que segurá-lo…..

  4. Pq eu ñ consigo acreditar nesses caras? Eles sempre foram cúmplices nos massacres dos Palestinos, na expansão e tomada das terras dos mesmos…é agr estão posando de bom moço? Então , os sionistas atingirão os objetivos deles ou tem + sacanagens contra os Palestinos vindo por aê..+como é qual .como vão fazer p retirar os assentamentos , enclaves, levar o muro a linha verde, até como td era em 1967…DÚVIDO, se depender disso jamais haverá paz na região.O trista é os egipcios e sauditas calados…mt covardia deste é dos sionistas/ianks/ingleses.

  5. Pelo visto a Biblia estava certa mesmo, vai tudo terminar em Isreal.

    Aos poucos a Europa se torna Muçulmana e os EUA judes. Dois mundos forte e militarizados.

    O fim do mundo está próximo.

  6. E os caras ainda acham que o Lula Molusco pode fazer alguma coisa nisso aí. Imaginem isso: O Lula é um chiuaua, os EUA um pitibull, Israel um rotiweller e por fim, os árabes um bando de cachorro selvagem. Quem vocês acham que se dá mal nessa história?

Comentários não permitidos.