A fabricante russa United Aircraft nega participar da competição KC-X da USAF

http://nycaviation.com/newspage/wp-content/uploads/2009/10/Russia01.jpg

A fabricante de aeronaves da Rússia, a United Aircraft Corporation, não está planejanto participar da competição KC-X de US$ 35 bilhões do Pentágono para substituição das aeronaves de reabastecimento em voo da USAF, conforme informou o CEO da UAC Alexei Fyodorov, contradizendo artigos da imprensa dos EUA.

No dia 19 de março o Wall Street Journal divulgou a informação que a United Aircraft, a fabricante das aeronaves de transporte Ilyushin, estava preparando uma proposta para ser anunciada hoje. O Washington Post e outros jornais também produziram suas histórias sobre o plano no dia 20 de março, que previa uma proposta para oferecer uma versão modificada do Ilyushin Il-96 para o programa multi bilionário KC-X.

As reportagens da imprensa citaram John Kirkland, um procurador da Luce Forward em Los Angeles que diziam que uma parceria seria anunciada entre a United Aircraft e uma pequena, mas não indetificada empresa norte americana no dia 22 de março e que ele representaria o grupo na proposta ao Pentágono.

“Isso é absolutamente sem sentido,” Fyodorov disse numa entrevista para a agência de notícias Bloomberg News. “A UAC não está planejando participar da competição KC-X ou muito menos criar uma parceria nesse sentido.”

Fyodorov, na entrevista, disse que ele não conhece Kirkland. A United Aircraft, uma companhia estatal russa para fabricação de aeronaves, na sequência divulgou um comunicado no site oficial negando os planos de participar da escolha da nova aeronave de reabastecimento da USAF.

“Ou é tudo um grande mal entendido” ou ou uma questão de os russos não querer confirmar o plano “até que algo é anunciado oficialmente,” Kirkland disse ontem numa entrevista para a agência Bloomberg. “Se eu tenho sido enganado, é uma conspiração maciça, mas tudo é possível.”

Primeiro Ministro

“Eu pude falar com várias pessoas do lado russo” incluindo da United Aircraft, disse Kirkland, que adicionou que ele conversou com o Primeiro Ministro da Rússia Vladimir Putin que aprovou o plano para oferta. “Isso é consistente com o que eu tenho dito nos últimos seis meses,” ele disse.

Para apoiar suas palavras Kirkland apresentou documentos contendo cartas da fabricante russa, bem cópia dos e-mails com seus contatos. Ele também apresentou uma carta que ele escreveu ontem para o presidente da United Aircraft, Sergei Ivanov, e outros oficiais da Rússia pedindo por  asking for esclarecimento sobre eventuais imprecisões. Kirkland disse hoje que não recebeu nenhuma resposta.

A agência de notícias RIA Novosti informou hoje que Ivanov disse, “Como o presidente do conselho UAC, eu posso dizer oficialmente que não houve tais apelos à UAC do lado norte americano.”

O porta voz de Putin, Dmitry Peskov, disse por telefone que ele não tinha conhecimento de nenhum plano da United Aircraft de participar da competição. A mesma coisa foi informada pelo porta voz do Departamento de Estado dos EUA.


Fonte: Cavok

4 Comentários

  1. Os russos United Aircraft Corporation, não são tolos sabem muito bem que a água não se mistura com vinho esse tipo de concorrência é absolutamente perda de tempo e dinheiro, vide o que fizeram recentemente com a Airbus, essa concorrência já tem um vencedor BOEING… BOEING, seja que for o concorrente, 35 bilhões de dólares para compra de aviões de origem russa, os senado americano surtaria se sobra de dúvidas.

    • Arne. os Russos querem uma vitrine para expor o Il-96 para futuros compradores, acho que está ai a resposta para a proposta russa neste programa que como o nosso FX se arrasta que nem lesma…
      Sds
      E.M.Pinto

  2. Arne Nelson :Os russos United Aircraft Corporation, não são tolos sabem muito bem que a água não se mistura com vinho esse tipo de concorrência é absolutamente perda de tempo e dinheiro, vide o que fizeram recentemente com a Airbus, essa concorrência já tem um vencedor BOEING… BOEING, seja que for o concorrente, 35 bilhões de dólares para compra de aviões de origem russa, os senado americano surtaria se sobra de dúvidas.

    E se os americanos fizessem o mesmo na Russia.. ganhariam? 1 a prata da casa depois o resto… assim que funcina. Quando é militar… as coisa não dá… mem na russia e muito menos nos EUA.

Comentários não permitidos.