Líbano atira contra dois aviões israelenses que violaram espaço aéreo

http://www.defensetech.org/images/israelif16-thumb.jpg

Aeronaves fazem incursões frequentes, sob protestos inúteis do governo. Voos são acompanhados de reforço militar de Israel na fronteira.

O Exército do Líbano disparou neste domingo (21) contra aviões israelenses que violaram o espaço aéreo nacional, informou o comando militar em um comunicado.

As baterias antiaéreas do Exército foram acionadas contra dois aviões israelenses que sobrevoavam a região de Hasbaya, no leste do Líbano, a uma altitude média.

Os voos estão sendo acompanhados de um reforço da presença militar de Israel em várias regiões próximas à fronteira libanesa, segundo a “Agência Nacional de Notícias” (ANN).

Aviões israelenses com frequência fazem incursões semelhantes no espaço aéreo libanês, apesar dos protestos do governo.

Um incidente similar aconteceu em 14 de fevereiro deste ano, justo quando o país homenageava a memória do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, assassinado em um atentado com carro-bomba cinco anos antes.

Fonte: G1

11 Comentários

  1. A tempos atrás eu disse q isso iria ocorrer, até eles derrubarem um caça dos sionistas,é vão dizer q foram atacados + na verdade eles estão testando as defesas áereas dos libaneses….espero q o Hesbollahh faça alguma coisa com seus novos misseis anti-aereo recebidos dos iranianos….prender os piloto e mostrar ao público…cadê os soldados da ONU q ñ denunciam essas constantes invasões ? Tão levando quanto dos nazis sionistas?

  2. Na verdade foram quatro aviões do modelo Phantom, e só atiraram também porque os aviões estavam a baixa altitude, não sei se estavam testando a defesa do Líbano uma vez que já não é de hoje que esses dois países são inimigos cada um sabe dos equipamentos do outro, e Israel tem um vasto conhecimento sobre armas e não precisaria mandar aviões e pilotos só pra testar a defesa do inimigo, acidente de percurso também acredito que não foi é óbvio que não. O exército libanês divulga comunicados quase que diários sobre violações em seu espaço aéreo porém nada e nem ninguém toma alguma atitude ou envia advertências para Israel, lamentável.

  3. A Forças de Defesa de Israel precisa estar sempre monitorando a atividade terrorista que o Libano abriga em seu territorio com apoio iraniano com vista grossa das forças da Onu no local, justamente por causa do aparato militar que o hezbollah mantém na área imiscuido covardemente no meio da populaçao civil libanesa. Isso que as forças da Onu deveriam impedir, pois na hora da verdade nao mostram a cara, ficam de Damasco escondidos e deixam seus combatentes escondidos em casas de inocentes que acabam pagando o pato num eventual confronto.

  4. Israel é um país democrático, o único do Oriente Médio, que nunca sofreu golpes de estados e foi atacado diversas vezes pelos vários governos autoritários da região. O Líbano é um país com uma organização terrorista financiada por países estrangeiros que rivaliza com o próprio Exercito nacional. Infelizmente o conceito de monopólio da violência sob o controle do Estado inexiste para os libaneses, que internamente está submetida a um terror hobbesiano. O que os israelenses fazem é se antecipar a um possível ataque do Hezbollah contra suas fronteiras, ou seja, exercem um direito, o da autodefesa antecipada.

  5. Isso é a prova da falta que faz um sistema anti aéreo eficiente, será que eles iriam fazer isso se o Líbano tivesse o sistema TOR russo, dúviso, é por isso que Israel e EUA tem pavor só de ouvir falar do contrato da Russia com o Irã para fornecimento do sistema anti áereo. Estão pressionando os russos de tudo que é lado para que eles não entreguem a encomenda que inclusive já está até paga…mas parece que os russo já afirmaram que vão cumprir o contrato e entregar em breve para o Irã o referido armamento.

  6. cuidado, essa presunção pode lavar a morte a mt inocentes,sem contar as covardias, o abuso da força; é por ser uma democracia, os sionistas podem , então invadir as terras dos Palestinos? Deixar só com 70 litros de água p um familia td beber?,vide relatório da ONU, Pode expandir os assentamentos em terras dos Palestinos, ocupadas pela suas forças militares? Pode tirar o direito de ir e vir dos Palestinos em sua própria terra ?Sendo uma democracia pq então o mundo , até o ianks, os estão condenando? Quer + fatos de pura covardia ?

  7. Carlos concordo com você,não é justo o que os israilenses fazem,mas acho que você tambem deveria pelo menos tentar entender os Judeus.
    E outra,esse tipo de acontecimento é só pra chamar a atenção mesmo,pois o exercito libanês(quase inexistente)não tem chance nenhuma contra a poderosa IAF,o Libano é praticamente dominado por terroristas e acho que os israilenses fazem essas incursões para sua propria defesa, pois assim como morrem palestinos inocentes tambem morrem judeus inocentes vitimas dos foguetes.

  8. Ricardo_Recife :
    Israel é um país democrático, o único do Oriente Médio,

    Não é verdade, que eu saiba no Libano e no Irã também tem votação, então são democracias, pois os líderes são eleitos pelo voto do povo.

  9. Veja um pouco de links Ricardo:

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,eleicoes-decidem-futuro-politico-do-libano,383703,0.htm

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ida-as-urnas-foi-recorde-no-libano-diz-ministro,383803,0.htm

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/06/090605_libano_entenda_cq.shtml

    http://pt.euronews.net/2009/06/08/coligacao-anti-siria-vence-no-libano/

    http://ultimosegundo.ig.com.br/new_york_times/2009/06/11/editorial+++eleicoes+no+libano+demonstram+poder+da+democracia+6672907.html

    Não gosto de Wikipédia, mas ponho mesmo assim:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_presidenciais_no_Ir%C3%A3_em_2009

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u581229.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u576828.shtml

    http://geografiaeduk.blogspot.com/2009/06/eleicoes-no-ira-2009.html

    Se estas notícias são verdadeiras ou não escolha o senhor, eu pessoalmente vejo aquela do NYT como propaganda, pois tem o Titulo ” prova a força da democracia”, veja só!!

    Mas resta o fato que de real existem as eleições no Libano e no Irã, ou seja a democracia!!

    Valeu!!

  10. A Irã tem eleições e todas as minorias são representadas no parlamento, inclusive os judeus. Há várias sinagogas pelo país. Nós temos uma visão distorcida do Irã. O perigo lá é a famosa Guarda revolucionária que pode comprometer o processo democrático. O Líbano tem eleições mas a divisão religiosa é muito forte. Lá o presidente tem de ser cristão, primeiro ministro muçulmano sunita, e o presidente da assembléia Xiita. Além de tudo tem a influência Síria que é muito forte…podemos dizer que uma democracia em termos. O Iraque realizou eleições e está caminhado pra se tornar uma democracia.

Comentários não permitidos.