Quarteto exorta Israel a congelar assentamentos judaicos

http://www.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2010/03/19/100319102710_quartetrussia_226x170_afp.jpgO Quarteto para a Paz no Oriente Médio, formado por Estados Unidos, ONU, União Europeia (UE) e Rússia, exortou Israel a congelar a ampliação de assentamentos judaicos em território palestino e condenou o anúncio de planos para a construção de casas em Jerusalém Oriental.

Após o encontro do grupo em Moscou, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, leu uma declaração do quarteto que pede à comunidade internacional que ajude a promover negociações entre Israel e palestinos para que um acordo de paz possa ser produzido em até 24 meses.

“O quarteto exorta o governo de Israel a congelar qualquer atividade relacionada a assentamentos – incluindo expansão natural – a desmontar colônias erguidas desde março de 2001 fora de limites demarcardos, e a não demolir ou retirar pessoas de suas casas em Jerusalém Oriental”, disse Ban, após o encontro com os chanceleres de EUA e Rússia, Hillary Clinton e Sergei Lavrov, e da nova chefe de Política Externa da UE, a baronesa Ashton.

O quarteto condenou o anúncio feito por Israel, semana passada, de que permitiria a construção de 1.600 casas em Jerusalém Oriental, região ocupada por Israel desde 1967. O anúncio da construção foi feito durante a visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, ao país, o que foi interpretado pela Casa Branca como um “insulto” e um recuo em seu esforço de paz.

Clique Leia na BBC Brasil: “EUA esperam ‘resposta formal’ de Israel sobre processo de paz”

Ban também pediu às duas partes que tenham “calma” e que evitem “ações provocativas” aos vizinhos.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, declarou que o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, deu uma resposta “útil e produtiva” aos seus questionamentos sobre as construções em Jerusalém Oriental, em uma conversa telefônica na quinta-feira. Segundo Hillary, Netanyahu propôs uma série de “medidas de construção de confiança”. Nenhum dos países, entretanto, divulgou detalhes sobre as medidas propostas por Netanyahu.

O porta-voz do departamento de Estado dos EUA, P.J. Crowley, afirmou que o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, deve se encontrar com Netanyahu e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, na região neste final de semana.

‘Fim da violência’

Horas antes da reunião, um caça israelense atacou ao menos seis alvos na Faixa de Gaza. Israel afirmou que o ataque foi uma resposta a um outro perpetrado pelo grupo extremista palestino Hamas, que teria lançado na quinta-feira um míssil contra Israel, matando um agricultor tailandês.

O quarteto pediu o “fim imediato da violência e do terror” na região.

“O quarteto está profundamente preocupado com a contínua deterioriação em Gaza, incluindo a situação humanitária e de direitos humanos da população civil, e ressalta a urgência de uma resolução para a crise de Gaza”, disse Ban.

Fonte:BBC Brasil

8 Comentários

  1. Israelenses são contrários ao fim da colonização em Jerusalém Oriental
    do Correio Braziliense
    Um total de 51% dos israelenses não aceitam a suspensão da colonização em Jerusalém Oriental anexado, contra 46% que a aceitariam, como pedem os Estados Unidos, segundo uma pesquisa publicada pelo jornal Yediot Aharonot. [SAIBAMAIS]Outro jornal, o Haaretz, apresenta uma pesquisa com resultado semelhante (48% contra 41%) para a mesma pergunta. As duas pesquisas foram realizadas no meio da semana, em plena crise diplomática com Washington, provocada pela autorização de Israel à construção de 1.600 novas casas em um bairro judaico de Jerusalém Oriental. A crise provocou tensão entre autoridades israelenses e fontes do governo de Barack Obama, que foi alvo de críticas dos jornais de direita. Segundo a pesquisa publicada pelo Haaretz (esquerda), 69% dos israelenses entrevistados consideram que Obama tem uma atitude honesta e positiva em relação a Israel, contra 21% que pensam o contrário. As pesquisas do Yediot e do Haaretz também registram queda de popularidade do partido Likud (direita), liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em consequência da crise nas relações com os Estados Unidos, mas o premier mantém a maior parte do apoio. As pesquisas, realizadas por dois institutos independentes, ouviram 500 israelenses, judeus e árabes cada, e têm margem de erro de 4,5%.

    Me permitam esta postagem, creio ser de grande importancia monstrar-mos a “Face Saudavel” da sociedade israelense demonstrada nesta pesquisa de opiniao publica.
    Outrossim, cabe tambem lembrar, que tal parcela da população, um percentual significativo, mesmo que dividido, não tem influencia sobre seus dirigentes. Incrivel,…..tanto quanto, se soma, agora, esta nota do “Quarteto”. ….Coisas do
    Sr. Sharon e demais.

    Grato. Abraços.

    Flavio Lauffer.

  2. Claudio;

    Correto, os numeros sao estes mesmos, ainda teriamos que computar, 4,5 %, para mais ou para menos, que é a margem de erro. Mas as diferenças se anulam sempre, o PRAGMATISMO prevalece, as “BOAS INTEÇOES”, mesmo sendo um ANSEIO REAL, nunca se torna EFETIVO. Observe que, na pratica, em momentos mais extremos e controversos, o SENTIMENTO de UNIDADE, provavelmente, por algum temor, insegurança, ou coisa semelhante domina o CENARIO COMO UM TODO, e, isto regra geral so tem favorecido a DIREITA belecista, expansionista.
    Abraços. Flavio Lauffer.

  3. Claudio, segue;

    http://www.pazagora.org/

    Este é o site do AMIGOS BRASILEIROS DO PAZ AGORA, este tema reflete paixoes, e não raras vezes veiculam-no como ‘OBJETO DE ODIO”. A PAZ é DIFICIL, mas temos o DEVER MORAL de ACREDITAR. INFORMAÇÃO,DISCERNIMENTO, AMOR Á VERDADE, AMOR Á JUSTIÇA!

    Grato. Abraços. Flavio lauffer.

  4. É senhores se houvesse algo que intereçasse aos donos do mundo(Yanks)na Palestina, garanto que a tão desejada Paz no oriente médio ou melhor entre sionistas e palestinosde a muito ja tinha sido selada,porem como são aliados incomunis garanto q. o q temos escutado sobre forsação da tal paz não passa de demagorgia barata e sem força alguma,pois bem sabemos q.a ONU nada mais é de uma reuniãozinha de adoradores do tio San dando-lhe poder absoluto para o mesmo executar o q. bem o quiser e deseja fazer.Haja visto o q. aconteceu no Iraque,embora todos sabem o motivo maior(O ouro negro) boa noite à todos.

  5. Esse quarteto,fantasma , é tão relevante , q nem responder os sionistas o fizeram…é como os sionistas ñ querem paz ,droga nenhuma, essa tal ONU e seus CS nada representam.

  6. Israel nunca obedeceu a ONU,depois da segunda guerra mundial foi criado o estado Palestino e o estado de Israel,o estado Palestino era maior,a liga árabe não aceitou o acôrdo e declarou guerra a Israel,agora o povo palestino está sofrendo por culpa dessa liga idiota.

Comentários não permitidos.