BRASÍLIA
Com a decisão política tomada, a Força Aérea pacificada e uma redução de 10% no preço do pacote, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, vai encaminhar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos próximos dias, uma exposição de motivos, acompanhada de um relatório assinado por ele, recomendando a compra de 36 caças franceses Rafale para equipar a FAB.
O impasse foi encerrado depois que uma comissão especial criada no Brasil pelo ministro Jobim, integrada pelos Ministérios da Defesa, da Fazenda e da própria Aeronáutica, foi à França e cobrou do governo francês a promessa feita pelo presidente Nicolas Sarkozy de redução de 10% do preço apresentado na última proposta, que não havia sido cumprida pela Dassault, fabricante do Rafale. Além disso, pediu novos esclarecimentos técnicos em relação a preço e transferência de tecnologia. Antes dessa fase de negociação, os franceses só tinham reduzido o preço do pacote, estimado em US$ 10 bilhões, em apenas 1,8%.
Do processo de seleção participam também o Gripen, da sueca Saab, e o F-18, fabricado pela norte-americana Boeing.
Acertados os ponteiros entre os dois países, Jobim dirá na exposição de motivos que o Rafale é mesmo o melhor produto para atender às demandas da Estratégia Nacional de Defesa (END).
E mais: agora, com o endosso dado pela Aeronáutica, o governo entende que todos os problemas estão superados. Na reunião de seu Alto Comando, na terça-feira, o assunto foi discutido e na ocasião foi preparada uma resposta ao questionamento do ministro se o Rafale atendia às premissas da Estratégia de Defesa, obtendo o aval da FAB.
Similares. Os militares reiteraram que os três modelos em disputa eram considerados similares, que todos atendiam a Força Aérea e o Rafale era o mais consistente em relação à END, mas reiteravam que não cabia a eles a decisão política. Os militares têm interesse em que o assunto seja resolvido o mais rapidamente possível.
Depois de receber o relatório da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate da FAB (Copac), que colocava o Gripen em primeiro lugar, o F-18 em segundo e Rafale em terceiro, o ministro da Defesa decidiu pedir um parecer de suas secretarias – de Logística e de Mobilização e de Política Estratégica e Assuntos Internacionais – sobre as propostas das três empresas concorrentes.
Jobim queria que fosse checado, em detalhes, se as propostas apresentadas correspondiam às afirmações feitas pelas empresas, principalmente no tocante à transferência de tecnologia, ponto fundamental para o governo, que queria cumprir a Estratégia Nacional de Defesa.
Argumentos. As secretarias concluíram que, embora o preço do Rafale fosse o mais alto, a transferência de tecnologia mais consistente é a dos franceses. O mesmo parecer reitera ainda argumentos que vêm sendo usados pelo governo para questionar a transferência de tecnologia proposta pelos norte-americanos, considerada falha. E, em relação aos suecos, o relatório fala da dependência na transferência que o Gripen tem em relação a outros países, já que muitos de seus componentes vêm de diferentes fornecedores.
Barganha
Dassault cumpre promessa do presidente Sarkozy.
10% foi o desconto no pacote do Rafale.
Será que poderemos usar qualquer tipo de armamento.
abraço.
prefiro o f-22 de fundo =b
Deveriamos escolher o sueco. Nenhum país europeu é mais independente que a suécia, nenhum incidente diplomatico-militar no mundo implicaria num eventual descasso com a troca de tecnologia caso fossem divergentes as opiniões de ambos. Não creio que a argentina invada as malvinas e sim pior, uma aliança com países do oeste sulamericano contra as falklands, os ditos revolucionários.
Essa palhaçada não tem fim
Um absurdo essa escolha, só resta rezar para que o congresso engrosse toda essa cagada gigantesca que estão fazendo.
Investir tanto dinheiro em caça de 4 geração que nem sequer tem projeto para evolução para um de 5 geração.
Mas espero que fique somente nos 36 caças e não evolua para os 120 que se pretende adquirir.
Com certeza não levaram em consideração a manutençãos dos M2000 e doa MIII que yinha por aki.
O que eles alegams empre são os embargos dos americanos mas vai lá o ST usa matrias dos americanos, os F5 estão por aqui mas de 30 anos, o novo avião de trsnporte da Embraer usara componentes americanos isso não é falado.
Os iroques estão aqui por 40 anoso e nunca teve problemas com peças e manutenção ao contrário dos Pumas que sempre aguardam no Hangar a boa vontade dos franceses no envio das peças.
Ainda tem os Ec725 que é um projeto velho da decada de 80 e que empurraram essa Jaca rotativa para o Brasil.
Helibrás tem 30 anos no Brasil enÕ PASSOU NADA EM TECNOLOGIA até o momento os esuilos são apenas montados na Helibrás.
A12 está ancorado no estaleiro esperando a boa vontade dos Franceses em enviar as peças que faltam para acabr sua manutenção, e os caras são bonszinhos, fala sério muitas pessoas não querem enchergar a verdade.
India rejeitou os M2000 por seu alto custo de manutenção e referiu os Su30MKI,sem contar os arabes que não querem o rafale e estão doido para tirar os M2000 de lá. Mas aqui nossos Governantes só pensam nas vantagens que possam ter en cima das negociações, nada é levado a sério, eo povo merece o que tem não existe um movimento sequer contra essa escolha dos Rafales, lamentável.
Agora somente o tempo vai dizer as reais condições que vamos ficar.
Abs.
Não dá pra saber se esta é a melhor escolha… mas espero que seja a que menos decepcione, para o bem do Brasil e do próprio PT, já que é a palavra do Sr. Molusco que está em jogo.
E MAIS A FRANÇA FIO A ÚNICA A FORNEÇER A TCN DO SUB NUCLEAR OS EUA VETARÃO A VENDA DOS AMX ALX PARECE QUE VC ESQUECERAM, O MIRRAGE 2000 NA GUARRA DA IRAQUE E NA RED FL FOI CAMPEÃO DE DIPONIBILIDADE 95%, PARECE QUE P/ VC/ SO PRESTA MATERIAL BELICO DA EUA, QUE ESCONDDEU QQUANDO NA GUERRA DO IRAQUE UM MIG 25 ABATEU UM F 18
Para aqueles que ainda acreditam que a Saab detém 100% da tecnologia que nos foi oferecida…
“E, em relação aos suecos, o relatório fala da dependência na transferência que o Gripen tem em relação a outros países, já que muitos de seus componentes vêm de diferentes fornecedores.”
Ps: Não tenho nada contra o Gripen NG, só acho que precisamos de avião para “ontem”.
Não sou entendido, apenas curioso, sobre o assunto.
Mas dos três finalistas, não havia muito o que escolher: era o rafale ou o F18.
Não que o gripen não seja ‘simpático’.
O problema é o atraso enorme em nossa aviação de caça.
Não dá para apostar em um projeto, mesmo que fortemente embasado em um avião bom.
E se o NG não desse o resultado esperado? Ficaríamos com o gripen CD ‘recauchutado’ e uns caças velhos (pré-históricos quase) ?
Como os americanos foram preteridos, resta o rafale mesmo.
Tecnologia não nos será dada, nem por contrato.
Temos de forçar a barra para obtê-la e , o que é mais difícil, estarmos aptos a recebê-la.
Não é assim, vamos ‘receber’ tecnologia: é necessário que toda nossa estrutura industrial esteja a altura para fazê-lo, não apenas uns centros de excelência.
Quem tem capacidade para absrver tecnologia de tal porte (de ponta) poderia desenvolvê-la, apenas quer ‘queimar’ umas etapas por questão de tempo principalmente.
Quem está apto para receber uma tecnologia dessas, estaria pronto para fazer ‘engenharia reversa’, e não precisaria insistir tanto em TT via ‘contratos’.
Assim, não creio que em nenhum dos três finalistas haveria uma TT do jeito que gostaríamos, precisamos e pensamos que haverá.
Precisamos sim de um caça operacional, testado, pronto, e daqui a algum tempo, poderemos entrar em um projeto mais avançado, mas com o nosso ‘céu’ minimamente seguro.
Bom amigos vou falar o que penso e sei que alguns não vão gostar, ate pelas opiniões dispostas acima.
O caça é uma excelente maquina de guerra em todos os quesitos coloca a o Brasil em um cenário maravilhoso caso cheguemos a 120 ou mais unidades (o custo de uma invasão sairia alto demais!) com a tecnologia embarcada e os materiais compostos que teremos chance de manusear e aprender se o Pais quiser e investir pode chegar ao 5g.
Ta vão dizer que é caro! É caro mesmo!! Já imaginaram quanto sairia o custo de se chegar a uma aeronave como a Rafele F3 sozinho!
Cada Rafale faz o serviço de três caças hoje existentes no Brasil!
Se nossos engenheiros tiverem acesso aos códigos fonte de maneira irrestrita como dizem e poderem mudar e moldar estes códigos as nossas necessidades esta ate barato.
A França esta nos oferecendo algo que nenhum dos outros concorrentes ofereceu (o
Gripen é uma colcha de retalhos dizer que o que vamos desenvolve aqui é mentira teremos acesso a algumas tecnologias e mesmo assim se o pais dono repassar já que a varias tecnologias de vários paises nele.)!
Também temos o argumento que o se o Brasil comprar vai estar salvando a fabricante!
Caros amigos se a FRANÇA ESTIVESSE VENDENDO O RAFALE AS MIL MARAVILHAS E FATURANDO LA ENCIMA ALGUEM ACHA QUE O BRASIL CONSEGUIRIA ESTAS CONDIÇOES QUE CONSEGUIU?
A o orçamento da FAB e pequeno!
Sim é, e muito porem se fosse mos pensar assim não poderíamos comprar nenhum pois, com o orçamento atual nenhuns dos três finalistas sairiam do chão!
Creio que o aumento de verbas virá sim. Parabenizo o Ministro da Defesa Nelson Jobim, o ex Ministro de Assuntos Estratégicos Mangabeira Hunguer e o Presidente Lula, pelo que tem feito pelas nossas Forças Armadas.
Sei que eles não resolveram tudo, pois o atraso é grande quase 30 anos sem investimento nenhum, mas posso dizer que eles começaram! Há mas vão deixar problemas para o próximo governo! Sim da mesma forma que receberam problemas do governo anterior e assim por diante nenhum governo resolve todos os problemas por isso espero que o próximo governo seja quem for de continuidade aos investimentos!
Boas!! visto que o vencedor é”possivelmente” o rafale e tendo enconta as dificuldades da FAb de manutençao de aparelhos francesses por dificuldade de reposiçao de peças por parte dos franceses como o Darkman disse no seu texto.. pergunto se no contrato de contrapartidas se inclui esse facto tanto dos novos caças como os ja em uso no brasil e se é possível no brasil a instalaçoes de um entreposto de peças de reposição tal como a jordania quer no caso das euronaves brasileiras. origado
“Ontem mesmo o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, entregou ao ministro da Defesa a resposta da FAB.”
Ontem=17/18-março-2010!!!
“Os militares têm interesse em que o assunto seja resolvido o mais rapidamente possível.” (?!, parece piada)
Acho que eles não queriam que fosse esse governo quem aparelhara a FAB.
Queriam que o governo adiara a compra-parceria.
Se o FX-2 foi uma novela, ou uma ‘palhazada’ como colocou um leitor, a responsável é a FAB, que demorou, hesitou, deixou vazar informações, e não respondeu as fofocas da Folha.
A MARINHA tem sido um exemplo:
sigilo, nada de fofoca, e resposta imediata a invenções da Folha.
A FAB e a Folha são os grandes perdedores do FX-2.
E também aqueles empresários que esperavam que o estado BR arcara com o 60% que faltava investir para completar o projeto Gripen-NG, que nem sequer for apoiado pelo próprio governo sueco.
Aqueles que falam mal do Rafale, mas não se inclinam por um dos outros dois, acho que estám fazendo política contra o governo, de 3 se tinha que escolher um, e o Gripen e o F18 tinham tecnologia americana, o Brasil tivesse perdido todo o crédito conquistado como polo independente dos States.
Vou dizer o que acho já comentaram o editor e vários leitores: tomara depois do Rafale venha uma parceria com os russos!
ERRATA:CORRIGINDO DISPARATE;eu não entendo porque que a FAB e a EMBRAER queriam o gripen,será que são burros ,imponderáveis….,não; eles tinham seus motivos….e tem critérios mais profissionáis e analíticos que muito de nós!(DESCULPE PELO MEU DISPARATE GROSSEIRO !…quem tem a verdadeira capacidadede de análise e profissional da compra dos caças é a FAB e a EMBRAER…A NOSSA OPINIÃO, É SÓ UMA OPINIÃO APAIXONADA…PISEI NA BOLA, PEÇO DESCULPA …PORQUE EU ACHO NA MINHA HUMILDE OPINIÃO(AGORA…)QUE É IMPOSSÍVEL QUE NÓS(MINHA OPINIÃO) VENHAMOS A SABER MAIS QUE A FAB E A EMBRAER…MAIS UMA VEZ PEÇO DESCULPA PELO MEU LAPSO…SERÁ QUE UM POLÍTICO TEM MAIS ENTENDIMENTO QUE A FAB E A EMBRAER…MAIS DISCERNIMENTO, UM CRITÉRIO MAIS APURADO.(USEI O CAPS LOCK SÓ PARA CORRIGER UM ERRO GROSSEIRO…UM ABRAÇO PESSOAL…).
“prefiro o f-22 de fundo”
Eu também! Cairia bem o GDA equipado com 20 F-22 eim?
Ainda bem que sonhar não paga imposto!
…eu acho que o governo deveria ouvir a EMBRAER e a FAB,porque eu duvido que um político essteje mais interressado que a FAB na defesa nacional,e se exite uma EMBRAER foi porque a FAB com seus parcos recursos acreditou,num sonho…e o interresse da FAB é que o brasil venha a ter o seu próprio vetor…
Jomado, estou completamente de acordo contigo.
São as peças do puzzle que têm de ser encaixadas.
Comentário perfeito!
Sem duvida é superior aos outros dois concorrentes, quem seria doido de enfrentar alguma ameaça aerea ao Brasil armado de Gripen NG e F18 SH?? Um nem existe, e o SH nem decolaria em caso de agressão Yankee ou de algum seu aliado(Colômbia), bloqueado no chão por um dos sistemas remotos incorporados pelos Yankees no F-18 SH!!!!!!!
Que venha o Rafale mesmo e passa a régua!!!!!!!
Valeu!!
Caro ‘jomado’, A FAB tinha que expor os ARGUMENTOS para a escolha do Gripen, e tinha que expor de tal jeito que qualquer um dos milhões de brasileiros interessados pelo progresso do país, entendesse.
A FAB recuou, a FAB não dá argumentos a favor do Gripen.
Caro ‘jomado’, esse político contra o qual você faz campanha recebeu o voto de 60% do povo brasileiro.
Eu entro a este blog para encontrar argumentos objetivos, não a repetição das fofocas da Folha.
A imagem da FAB caiu, foi um comportamento muito anti-ético, tipo politicagem.
Caro ‘jomado’ pelo bem do Brasil, não tem que usar o FX-2 para fazer política.
A realidade é que o Gripen custaba quase 5 bi, só que faltava um 60% de desenvolvimento.
Os suecos se ferraram, e ficaram com uma imagem de pouca seriedade, apostando a lobby e márketing.
Brasil já não compra fumaça, a gente quer um avião voando, transferência de tecnologia e longe de qualquer embargo americano.
Custo hora do Mirage 2000 = 10.000 dólares. Custo hora do F-5 e AMX = 2.000 dólares. Hora vôo média dos pilotos da FAB 100 horas (menos da metade do padrão OTAN, e bem menos do que Israel, USAF e RAF). Custo de vôo do Rafale = 16.000. 36 Rafales custam a mesma hora vôo de 288 F-5 ou AMX e quase 60 Mirages. Como a LDO do ano que vem (2011) não contempla nenhum aumento substancial de verba, e não há nas previsões da Secretária do Tesouro Nacional (nem qualquer mecanismo que impeça a restrição do orçamento da defesa) crescimento acelerado da verba destinada a área, certamente o FAB corre um grande, um imenso risco, de ter no Rafale a sua Rainha do Hangar. Bonito, mas preso no chão por falta de verba. Do jeito que está estruturada a distribuição de verbas na área de defesa a FAB vai ficar nos 36 ( e nunca em 120) e ainda vai voar apenas com os aviões de transporte e carga.
EUA = SUECIA = FRANÇA. E tudo igual. Todos usam tecnologia dos States, inclusive a França. Lembrem-se das Malvinas. No dia que os EUA quiserem a França entrega todos os códigos a eles, e nos vamos dançar.
Perguntas básicas: quantas concorrências o Rafale venceu? Quantos Rafale foram vendidos pra outros países? Será que somos os únicos fora da França que acreditam na capacidade do Rafale?
…eu só acho que a embraer e a FAB tem que ser ouvida(primeiramente a FAB);caro sr. Milton Bras…e eu não faço campanha contra e nem afavor de nenhum político só que eu acho que a decisão tem de ser técnica e não política ,também não quero polemizar,é muito díficil se viver isolado no mundo hoje em dia se nós não ficarmos dependentes dos americanos ,o seremos dos franceses…ou dos rusos …ou ainda dos chineses…os franceses tão acendendo uma vela para cada santo …mas na hora do vâmo vê …eles ficam do lado dos americanos…;mas também não tenho nada contra os franceses,foi só uma opinião(divagação);para se justificar o governo passar por cima da FAB e de EMBRAER só se tem alguma cláusula no acordo BRASIL-FRANÇA que venha a justificar isso e que seja de valia para o Brasil…em termos estratégicos….só isso se justificaria…porque os políticos sejem quais forem passam ,mas a FAB e a EMBRAER ficam…
Acho mal usar o FX-2 para fazer política contra o governo, só conseguem o contrário, as mentiras da Folha e os erros da FAB acordaram a muitos de nós.
O Brasil mudou e hoje é uma potência, nós temos de mudar também.
Política sem argumentos já ninguém compra.
Caro Joviro, bemvindo ao Brasil “do futuro” rsrs, quem decide agora são aqueles escolhidos por NÓS pra nos governar. Não tem outra, na democrácia é assim, decide um político, são os políticos os que representam ao povo. Eu também não gosto de políticos, mas é assim. Duvidar de se os políticos do governo “estejam mais interressado que a FAB na defesa nacional” acho que é fazer campanha contra o governo. Eu não duvido, este governo é que está aparelhando as forças, não tenho por que duvidar, tem demonstrado interesse como nenhum outro em fomentar a economia do país, a decição que tome será sem dúvida en benefício dos empresários e dos trabalhadores brasileiros.
O Brasil já é um dos países mais importantes, e chegará ainda neste século a superar aos própios americanos, por isso, é muito importante saber fazer parcerias.
Não podemos ficar ligados a um império em declínio como são os EUA, eles tem décadas pela frente para resolver suas dívidas, melhor ficar longe.
Êlerê!
Pessoal… Por favor… quem Realmente acha que a FAB e a Embraer não foram ouvidas nesse processo é LOUCO! O governo inclusive restringiu que a grande beneficiária do processo em termos de tecnologia será a Embraer…
O ganho dela será praticamente que o mesmo em qualquer que seja o vencedor…
Dizer que a opnião da FAB foi desprezada é uma loucura tão peculiar, que mal consigo comentar… Me faltam as palavras, pois… como se dizer isso depois de se ter uma lista bem maior de concorrentes e se reduzir a uma “short list” onde a ANOS é dito que os integrantes dessa “short list” cumprem com as necessidades da Força, não é de hoje, nem de ontem, nem de ante-ontem, é desde a criação da Short List.
O governo não passou por cima da FAB e nem mesmo da EMBRAER, mesmo que esses dois atores do “circo” tenham dado N provas de falta de habilitade (tal como o próprio governo).
Miranda,
Tens uma pergunta válida… Sem dúvida…
Mas… e quem foi que comprou o Gripen NG até agora?
Se for por essa o único que serve é o F-18
Blá BLÀ BLÀ…dá logo a decisão..Rafale é ponto final.
Caro Sr.Milton Bras em nenhum momento eu quiz polemizar em torno da política mesmo porque o governo FHC e o do LULA foram os melhores que passaram por aí desde Getúlio e JK, e eu quero lembrar o Sr. que o Brasil hoje é uma potência virtual…vai se tornar uma potência mas ainda não o é ,e ninguém aqui faz campanha contra o governo ou político seje este qual for nós apenas expresamos a nossa opinião…entendimento porque é isso que torna uma nação grande…e nenhuma nação consegue viver isolada sem que sua economia,defesa,sociedade esteje interligada com as outras…o kc390 vai usar turbinas dos E.U.A e aviônicos…,….queria lembrar que é os políticos que governam e nós que pagamos a conta(povo )por isso democráticamente podemos debater no campo das idéias as nossas posições,e os militares tem que ser respeitados porquê quando a coisa ficar feia eles é que vão garantir a integridade da nação(mesmo porque o governo não colocou isso como uma questão ideológica mas sim estratégica)não os politícos,mas eles tão interligados(governo e militares) mesmo com as suas divergências(que é comum numa casa democrática)…um abraço.
Preferência!?
Desde quando em concorrência pública pode-se expor preferência e imposição para compra de determinado objeto ?
Afinal é ou não concorrência Pública a compra dos Caças para o Brasil , onde se deve levar em conta : Preço, laudo Técnico atestando por quem de fato entende qual o melhor e capacidade técnica operacional ?
Sinceramente é Muito estranho essa preferência que muito foi explicita por parte do presidente Lula .
Pergunto: Não é estranho e no mínimo suspeito alguém querer expor sua periférica em concorrência pública e pagar bem mais caro e pior ignorar laudo técnico de quem realmente entendi e vai fazer uso das aeronaves ?
Sinceramente, muito estranho e suspeito esta preferência por parte de Lula.
Outra pergunta : Quando Lula vai comprar algo com dinheiro de seu próprio bolso será que ele aceita pagar mais caro por algo que não vale ?
Todos sabem que os Caças F-18 Super são os melhores e comprovadamente aprovados em guerra.
Claro que a ideologia política de esquerda ultrapassada do governo Lula , não o direciona para a compra de Caças americanos.
Fui…..
Nikacio lemos
23 anos Universitário
P.S. A compra dos Caças franceses fará de Lula um outro milionário na Família.
Seu Filho é o mais reassente onde se tornou-se milionário durante os 7 anos do governo Lula .
CONISICENCIA o filho de lula ficar milionário no governo de seu paipai !?
Claro que gostaria de ver as forças armadas do brasil mas competitiva,ma pelo jeito continuaremos ver o nosso brasil depedendo de outros.
Já que vamos gastar o que não temos…porque não gastar no melhor?
E o melhor sem duvidas nenhuma pra mim e para milhões de brasileiros que estão pagando esta furtuna.seria o f 18 pois a ficha técnica do aparelho fala por ele mesmo.
e não me venha falar que a tecnológia de um avião comprado a pesso de ouro não é tranferida.
Só o fato de que eles vão estar aqui para as manobras de treinamento,mostra de que eles concordarão com o que o brasil pedir.
Afinal está dinheirama toda não cai do céu da noite pro dia.
Se isto não acontecer vamos ficar pra traz da argentina!!! acreditem eles tem maior poder de fogo do que nós!! da pra acreditar?
Lula!!Lula não me faça passar vergonha.
As eleições estão… ai quer perder voto?
Compre os rafales.