Israel bombardeia Gaza em represália a foguetes que mataram agricultor

http://zerosix.files.wordpress.com/2008/06/israel_fighter.jpgAviões de Israel bombardearam alvos na Faixa de Gaza nesta quinta-feira, 18, sem que até o momento fossem registradas vítimas, informaram responsáveis da segurança palestina e fontes locais. 

O ataque ocorreu horas depois de que foguets lançados de Gaza ao sul de Israel mataram um agricultor tailandês.

Um grupo desconhecido de Gaza chamado Ansar al-Sunna se responsabilizou pelo atentado, realizado um dia antes da reunião do Quarteto para o Oriente Médio em Moscou, onde se discutiriam formas para restabelecer as negociações de paz na região.

Segundo a Polícia israelense, o míssil atingiu a comunidade agrícola de Netiv Ha’asara, no deserto do Neguev. Apenas o tailandês foi morto e não houve notícias de mais feridos ou mais ataques.

Os aviões israelenses miraram em um escritório da cidade de Gaza, em túneis usados para o contrabando na fronteira egípcia e em um terreno baldio.

O exército israelense não se pronunciou sobre o bombardeio até o momento.

Crise

Os enfrentamentos em Gaza ocorrem em meio a pior crise vivida por Israel e seu aliado estratégico, os Estados Unidos, em décadas.

O atrito entre americanos e israelenses começou na semana passada, durante visita a Israel do vice-presidente dos EUA, Joe Biden.

Na ocasião, o Estado judeu anunciou a construção de 1,6 mil casas em Jerusalém Oriental, região de maioria árabe e reclamada pelos palestinos como a capital de seu futuro Estado.

A área também faz parte do território ocupado por Israel na Guerra dos Seis dias em 1967, não reconhecido pela ONU.

O anúncio de Israel já foi condenado pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pelo próprio Biden e até pelo presidente Barack Obama.

O líder afirmou em entrevista à Fox News que as novas construções “eram uma escolha lamentável” do país, a qual não ajudará o processo de negociações de paz entre Israel e palestinos.

Telefonema

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, telefonou nesta quinta para a secretária de Estado americana Hillary Clinton, e acordou com ela um encontro em Washington na próxima semana, com o objetivo de amenizar as tensões entre os dois países.

“Eles discutiram ações específicas que podem melhora a atmosfera para o progresso do processo de paz”, afirmou em um comunicado o porta-voz do Departamento de Estado, P.J Crowley.

Segundo o porta-voz, o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, viajará à região neste fim de semana para manter conversações em separado com autoridades isralenses e palestinas.

Fonte: Estadão

4 Comentários

  1. É uma postura realmente ridícula por parte de Israel. Eles instalam suas casas em território palestino, os palestinos lançam o foguete em represália e os israelenses em “represália da represália” atacam as casas dos palestinos. Ou seja, é uma palhaçada. Israel abusa, os palestinos protestam, suas pedras são devolvidas com balas de fuzil e granada pelos dos soldados Israelenses.

    O problema, é que Israel sempre acaba apelando. Quando os pelestinos jogam pedras, são repreendidos com tamanha violência pelos soldados Israelenses que batem em crianças e em mulheres de forma tão violenta que atiça a raiva dos extremistas. Lançam seus foguetes, Israel ataca lançando um monte de outros foguetes. É realmente uma covardia.

    Eu não posso acusa Israel como os únicos monstros desse mundo, pois qui no Brasil é a mesma coisa, e até pior. A prefeitura vai e derruba a casa das famílias, não dão a essas pessoas uma chance.
    Quando há uma manifestação, a polícia já chega atirando balas de borracha na cabeça de quem for.

    Aqui em Belo Horizonte, um policial atirou propositadamente na cabeça de um jovem de 11 anos. O garoto ficou cego. Quando a mãe foi denunciar para a Corregedoria, ela foi mal atendida e ainda ameaçada de morte (ela e o filho) pelo policial jundo de seus comparsas (outros polícia).

    Morrem mais gente no Brasil que naquela guerra.

    O Pres. Lula via na favela?
    O Pres. Lula vai lá acabar com uma guerra onde aqui mesmo no Brasil é pior, e o governo simplesmente finge que não sabe de nada.

    Quem tem a oportunidade de assistir a TV Senado, sabe do que eu estou falando.

    Nossos políticos são AMADORES. Não vão resolver NADA naquele lugar. É um lado provocando o outro.

  2. Eu detesto bancar o “revoltado”, mas é realmente ridícula a postura desse governo.

    Sabem por que realmente o Brasil nãos se deu tão mau nessa crise mundial? Porque a nossa economia é diversificada e não dependemos tanto de outros países.

    Aí vai o Lula e fala que foi o governo dele que salvou o Brasil.

    Só para você não me chamar de anti-pt, eu também acho a oposição uma lástima.

  3. Com 60.000 assassinados no Brasil por ano (grande parte por representantes do Estado), fora outro tanto no trânsito criminoso do país (a maior parte por descaso do setor público com a vida dos cidadãos), vai chegar uma hora que vamos ter que nos mudar para o Afeganistão, Iraque, Israel ou Faixa de Gaza se quisermos garantir um futuro para nossos filhos.

Comentários não permitidos.