Em visita de Hillary a Moscou, EUA e Rússia discordam sobre Irã

http://3.bp.blogspot.com/_C-7jylP6Cw0/SbGg38GkmXI/AAAAAAAACAY/cP6KkohiHyw/s400/Hillary_Clinton_and_Sergey_Lavrov_Reset.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, e seu colega russo, Serguei Lavrov, demonstraram publicamente divergências em relação ao programa nuclear do Irã, nesta quinta-feira, no primeiro dia de visita da americana a Moscou.

Enquanto Hillary e Lavrov entravam em reunião, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que o reator nuclear russo em construção na cidade iraniana de Bushehr deve começar a operar nesse verão (inverno no Brasil).

Questionada sobre o anúncio de Putin em entrevista coletiva, Clinton respondeu que, se o Irã assegura ao mundo que não está buscando armas nucleares, então poderia desenvolver energia nuclear para fins civis.

“Na ausência dessa segurança, achamos que seria prematuro ir adiante com qualquer projeto nesse momento, porque queremos mandar uma mensagem inequívoca aos iranianos”, disse a secretária de Estado.

Em oposição, Lavrov defendeu a cooperação nuclear russa com Teerã, afirmando que isso permitiria monitorar o país. “Bushehr tem um papel-chave em manter a presença da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) no Irã, e em garantir que o Irã está cumprindo com suas obrigações de não proliferação.”

O Irã nega as acusações americanas de que tenha intenção de desenvolver armas nucleares.

A Rússia concordou em construir o reator de mil megawatts em Bushehr 15 anos atrás, num projeto de US$ 1 bilhão. O início de operações foi adiado várias vezes, e diplomatas acusam Moscou de usar o projeto para controlar as relações com Teerã.

“Ainda restam oportunidades para a diplomacia”, declarou Lavrov, referindo-se à vontade americana de que a ONU imponha novas sanções contra o Irã. “Continuamos comprometidos com uma solução diplomática, mas é necessário uma solução”, respondeu Clinton.

As declarações de Lavrov são um balde de água fria para a diplomacia norte-americana, que acreditava só faltar convencer a China para que o Conselho de Segurança da ONU adotasse mais sanções contra o Irã.

Acordo para desarmamento

Por outro lado, os representantes dos EUA e Rússia deram quase por fechado um acordo sobre o desarmamento nuclear.

“Estamos fazendo progressos significativos em um novo tratado Start, segundo informam os negociadores em Genebra”, declarou Hillary. “O resultado das últimas negociações nos permitem pensar que logo chegaremos a um acordo.”

“Logo decidiremos a data e local para que os presidentes possam assinar o documento”, completou Lavrov.

Há vários meses, Moscou e Washington realizam negociações em Genebra para acertar um novo tratado de desarmamento estratégico, que vai substituir o Start 1, assinado em 1991 e cuja vigência expirou em 5 de dezembro do ano passado.

com Reuters e France Presse

Fonte: BOL

2 Comentários

Comentários não permitidos.