Acordo com os Estados Unidos busca impulsionar ensino do inglês no Brasil

http://www.clickpb.com.br/artigos/sendtmp/2009/20090929084934/brasil_eua_grande.jpg

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos renovaram hoje (19) um acordo de cooperação na área de educação que pretende fortalecer o ensino da língua inglesa nas escolas brasileiras. O documento assinado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo o vice-secretário de Educação dos Estados Unidos, Anthony Wilder Miller, trata ainda de parcerias nas áreas de educação profissional e promoção da equidade.De acordo com Haddad, é estratégico para o Brasil reforçar o ensino do inglês, já que o país vai receber um grande número de turistas estrangeiros para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Acordo semelhante já foi assinado com o governo da Espanha para apoiar a formação de professores em língua espanhola no Brasil.

“Os Estados Unidos têm experiência, por exemplo, com o aprendizado da população hispânica que vive no país”, comparou Haddad. Na avaliação do ministro, o Brasil pode aprender muito com os EUA sobre as políticas a promover a igualdade de oportunidades na educação.

“Os Estados Unidos têm experiências antigas de políticas afirmativas e neste momento os dois países discutem o assunto no âmbito dos Poder Judiciário. Nós vamos trocar experiências em torno do que acontece lá e aqui, verificar quais são as políticas efetivas na busca da equidade.”

O documento assinado hoje é uma renovação de acordos que já tinham sido firmados entre os dois países em 1997, 1999 e 2007.

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte: Bol

30 Comentários

  1. Olha…
    Tanto acordo mais importante para ser fechado…

    A gente mal sabe falar e escrever português e o governo ainda quer fortalecer o ensino do inglês?!?!

    Yes we have bananas!

  2. Disse tudo Luiz Medeiros, alias sei que isso não e muito dentro do assunto, mais creio que deveríamos era fazer o contrário, ou seja, estimular países a aprenderem o português, afinal somos a 8ª língua mais falada no mundo!

  3. lol. Acho que era desnecessário esse comentário. “…Yes we have bananas!…”
    É a língua universal… os povos quanto mais oportunidade tiverem, mais inteligentes ficam.
    Gostei da parte das bananas, ehehehe, tens sentido de humor

  4. Colonialismo cultural, um problema antigo.
    Não será nenhum empecilho se conseguirmos nos resolver como o fazem várias nações pelo mundo, que têm o inglês como segundo idioma.
    Mas aprender outro idioma não é adotar os valores da sociedade desse idioma.
    Apenas aprender um outro idioma não é obviamente perigo algum para uma nação.
    Não somos uma cultura anglo-saxônica, nem vamos nos tornar assim. Se isso ficar claro, nenhum problema no ensino do inglês como ‘outro’ idioma.
    E temos o espanhol, além do francês, como uma alternativa bem viável para o ensino público.
    São culturas mais próximas da nossa, além da proximidade linguística mesmo.

  5. Mas , não querendo ser do contra , haverá reciprocidade? ou seja , as escolas de lá irão ser incentivadas ao ensino do português?
    No caso, a justificativa é para políticas afirmativas , o que seria bom para igualitar um pouco as coisa, e dar mais acesso a quem tem menos condição à educação, mas já que é um acordo qual será a contra parte?

  6. Não adianta, não existe uma total interação cultural entre EUA e Brasil. Esse acordo vai como dizem “morrer na praia”.

  7. Duvido que irao ensinar os alunos brasileiros em LINGUA INGLESA, que a Amazonia e todos os recursos do Atlantico Sul em aguas brasileiras, sao nossos!!!!! Que o mar territorial brasileiro eh de 350 milhas e reconhecido e o Brasil tem total soberania sobre essas aguas. Duvido que fossem ensinar que os territorios indigenas compreendem a patria e as diversas nacoes indigenas constituem a nacao brasileira com interesses e territorios inseparaveis e nao dissociados e nem nunca poderao ser maiores, igual ou superiores aos da nacao brasileira. Brasil eh o pais mais rico do mundo e que toda essa riqueza deveria ser consumida pelo proprio povo brasileiro e somente o excedente exportado. Que a cultura, a lingua portuguesa, a historia do Brasil, deveria propagada e ensinada nos quatro cantos do mundo, inclusive na escola publica ianque, de forma a ser admirada e respeitada por todos os norte americanos. Duvido que a musica e cultura brasileira fosse divulgada 24 horas por dia nas emissoras de radio, bem como na midia em geral, norte-americanas. Se a alianca cultural Brasil-Estados Unidos trabalhar nesse sentido no Brasil e Estados Unidos, que venha a LINGUA INGLESA, nas escolas publicas brasileiras, com toda a forca.

  8. Pra mim deveríamos fazer um acordo assim era com os Chineses, divulgando e ensinando o Mandarim, o Inglês é coisa do passado, só não vê isso quem não quer!!

    O futuro da comunicação de nossos filhos e netos chama-se MANDARIN !! e não INGLÊS!!

    Valeu!!

  9. Eu quero perguntar uma coisa, nossos “hermanos” aprendem português?
    Deveríamos era criar uma língua universal, assim como a moeda universal.
    Eu sempre fico com inveja dos americanos, onde eles vão todos falam inglês. O que me deixa com raiva é que eles simplesmente nem se importam em aprender outro idioma. Sei que ensinam Frances e Espanhol para eles na escola, mas eles nem aprendem mesmo. É como o Português que é ensinado no Japão, ninguém aprende nada.
    Só se aprende uma língua no Brasil quando você faz um curso especifico. Aprender na escola é impossível e perda de tempo. Não tem como aprender com uma NADA numa turma de 50 alunos. Eu me lembro que no meu curso de inglês, cada turma tinha no máximo 10 alunos. Só assim para se aprender outro idioma.
    Peço desculpas antecipadamente para o amigo português, mas no Brasil, só se ensina algo quando o ensino é “diferente” do tradicional brasileiro. Não tem como aprender como é lá em Portugal.
    A mentalidade brasileira é muito alienada. Vou falar a verdade. Nem português se ensina aqui direito. Não é que o ensino seja ruim, é que não é da nossa cultura falar corretamente.
    Desde criança nós vivemos usando gírias junto ao modo regional de sotaque, isso é que confunde a nossa cabeça, por isso nós sempre falamos errado e sempre escrevemos como falamos.
    Desde dos tempo em que o Brasil era colonia de Portugal já falávamos errado. Escravos eram trazidos pra cá e aprendiam o que podiam do “português” do Brasil. Eles nunca aprenderam a falar corretamente ( e nem precisavam pois era apenas “escravos”) utilizavam sua língua materna junto ao português, assim veio o português brasileiro.
    O amigo Karlus já deve conhecer essa história.

    Pt = Senhor → Br – sinhô=inhô=sô (você)
    Pt = Nós → Br – nós=nóis=a gente
    Pt = Você → Br – você =cê

    Só aprenderemos a falar direito quando houve uma interação maior (se é que já houve uma) entre americanos e brasileiros. O que é muito difícil devido ao preconceito e medo mútuo entre ambas as nações em se envolverem pessoalmente.

    Os americanos já não gostam muito de se misturar aos latinos, é uma questão cultural. Já os brasileiros parecem ter muito medo e desconfiança de estrangeiros. Sim, isso é cômico, não ria.

    Resumindo.

    Nunca!

    Perdoem meus erros, o “corretor automático” do navegador é uma bost.

  10. Brasilino :
    Duvido que a musica e cultura brasileira fosse divulgada 24 horas por dia nas emissoras de radio, bem como na midia em geral, norte-americanas.

    Não sei onde você tirou essa ideia. As músicas brasileiras fazem algum socesso na europa.

  11. Nao estou me referindo a Europa, falo nos EUA. Filho, estive lah por muito tempo e um sem numero de vezes, eh um pais fechado, onde se promove somente o modo de vida americano, nao tem essa palhacada que tem aqui, onde nem se pode ouvir musica popular brasileira no radio. Quando mostram o Brasil, so mostram as desgracas, favelas e indios: so falam de generais oferecendo o Brasil por trinta dinheiros e politicos corruptos, que ocorrem aqui e em outros paises latino-americanos; tudo isso, so para mostrar como a vida dos ianques eh a melhor do mundo e fora dos EEUU a realidade eh outra, o modo de vida eh a desgraca, para endeusarem os ianques!!!!

  12. Sem contar que em livros didaticos das escolas publicas ianques o Brasil ja eh mostrado sem a Amazonia( pulmoes do mundo, regiao do mundo habitada por alguns “barbaros” e criaturas horrendas e selvagens), sendo esta anexada ao protetorado estadunidense na “Colombia”, onde os EEUU “tomam conta” para a ONU.
    Nem tampouco quero mencionar a “democracia” ianque de eleicoes indiretas para presidentes e um sem numero de pessoas sans, apenas de oposicao politica, de posicao contraria a dominante, de todas as nacionalidades, perseguidas e ilegalmente socadas em hospitais psiquiatricos dadas e rotuladas como “loucas” e doentes mentais. Isso funciona como a mafia medica, onde se protege um medico criminoso, simplesmente rotulando uma pessoa – a vitima que registrou queixa do medico – de louca e a interna.

  13. Francoorp

    Boa sorte no seu Mandarim.
    Eu desejo que a china afunde!
    Se alguem acha que o “domínio” dos EUA foi ruim ,espera só a China,esses sim estão espalhados por todo o lado ta pior que formiga,e barata juntos,e se alguem já reparou eles não se misturam, ai tem!
    TEORIA DA CONSPIRAÇÃO[ON]

  14. Vou voltar no que eu comentei… “Mal sabemos o português”…

    Devíamos estar fazendo acordo para essa porcaria de reforma ortográfica sair do papel, ou não, por mim tanto faz ela só vai complicar a vida dos “burro velho” como eu que vão ter que reaprender português, ou talvez até aprender de verdade… enfim…

    Antes de pensar em acordo com Americanos, Chineses, Espanhóis ou o que quer que seja temos que saber o que nós falamos e indo além, lembrar que somos a 8ª língua mais falada no planeta.

    O japonês passa longe disso, e os japoneses sabem bem sua língua, além de terem os mais diversos produtos estrangeiros com instruções em sua língua além de documentos oficiais e etc.

    Antes de pensar no raio que o parte de fora, temos que lembrar do nosso… Lembrar que ainda estamos longe de saber bem o nosso próprio português…

  15. Meu amigo, se a China parar de financiar os ianks eles com certeza vão p o fundo…quem vc pensa q os mantém ainda no topo? + aprender ingles pode a´te ser, é o mandarim q vai ser a lingua nos próximo anos….é a india é o contra ponto deles, calma.

  16. Francamente, prefiro que os brasileiros dominem e valorizem a lingua portuguesa, bem como todo o nosso patrimonio cultural e que tambem dominem a matematica e demais ciencias exatas. Isso eh o que nos interessa, essencialmente. Mas se tivermos que aprender uma lingua estrangeira, que seja a lingua propriamente dita, e nao o vira-latismo e um monte de porcarias e de valores estrangeiros que tradicionalmente tem enfiado na cabeca de brasileiros, – forjando essa sub-raca, destituidos de amor proprio, sem identidade nacional e com total desapego e despreso pela propria patria,lingua, cultura e valores, que temos hoje – vira-latas convictos sem culhoes para fazerem o Pais brilhar no universo das nacoes, ocupando um lugar digno e realmente compativel com os recursos deste imenso Pais. Eh exatamente isso que os ianques querem aprofundar e perpetuar aqui!!! Nao querem ensinar ingles, querem outra coisa, totalmente diferente do que os ingenuos pensam!!!!

  17. Pelo jeito que alguns falam aqui deveríamos aprender Tupi Guarani, afinal é a lingua original das terras brasileiras. Aprender inglês não significa ajoelhar diante dos EUA e sim melhorar suas habilidades de comunicação. Falando inglês você se comunica na Ásia, na Europa e na África, futuramente teremos de aprender mandarim. Também é muito importante que saibamos bem nossa língua, valorizemos nossa cultura, quem sabe assim vamos parar de chamar nossos filhos de MilkShakeisom, Wesclei, Maicon, Maiquel, Mahicon, Mercilaine, AHudson, Usnaive, Estivenson, Holiude. Isso é prova do que educação muito ruim e baixa autoestima podem fazer. Mas todos deveríamos ter a chance de aprender inglês.

    Todos os nomes que eu escrevi existem de fato!!!

    • Marcelo, compartilho da sua visão, estabelecer relações como esta são de fundamental importância.
      Não podemos culpar os Inglêses ou os Americanos pelo analfabetismo Brasileiro, temos é que cobrar de nossas autoridades um ensino de qualidade em que o cidadão aprenda de fato o Português, o Inglês o Francês, o Mandarin, o Tupi Guarani e todas as línguas que o interesse, já que pagamos para isto e não é pouco.
      Esta relação vai muito além da interação linguística e cultural, e comercial, abre portas a muitos brasileiros e americanos, abre espaços e quebra barreiras.
      O Brasileiro sempre se queixa de que o Brasil é desconhecido pelo mundo afora, sua cultura exportada é da televisão ( do Gugu para ser exato, dança da minhoquinha, bunda na cara e todas as depreciações possíveis), interagir é importante e é a única forma de mostrar de fato as nossas culturas, digo nossas pois o Brasil é multicultural e nem se dá conta disso, espera que os outros notem, enfim…
      Vejo com bons olhos esta pareceria e espero muitos intercâmbios para os jovens brasileiros e americanos, como quero também parcerias destas estendidas a outras nações, d eforma que nossos jovens possam ver o mundo e aprender sobre ele estando lá ou mesmo experienciando ai do Brasil o pouco de assimilação da cultura estrangeira.
      O que não dá é viver dentro da casca da Nóz, acreditando que é a melhor orma de se defender, o mundo é grande e para fazer parte dele precisa-se antes de mais nada conhecê-lo e experienciá-lo…
      Grande abraço
      E.M.Pinto

  18. Carissimos, estao enganados, esses nomes estrangeiros de brasileiros (Maicon, Deivid, Wesley, etc… constituem provas inequivocas das acoes colonialistas estadunidenses. Isso eh o resultado da admiracao e endeusamento da lingua, cultura, etc… IANQUE em detrimento da brasileira. Isso nada tem a ver com analfabetismo!!!!
    As elites(vira-latas e mercenarias) podem disseminar culturas e valores estrangeiros atraves da midia, nas maos do chamado PiG. No Brasil isso foi feito de forma ateh violenta, nossa cultura foi estuprada a partir de 1964!!! A historia eh testemunha disso.

  19. Brasilino :
    Filho, estive lah por muito tempo e um sem numero de vezes, eh um pais fechado, onde se promove somente o modo de vida americano, nao tem essa palhacada que tem aqui, onde nem se pode ouvir musica popular brasileira no radio.

    É, realmente os americanos são mais fechados para com a cultura alheia, mas é do mesmo modo que os europeus são também.

    Não é imposição dos americanos que no Brasil toque muita música deles, é cultura nossa mesmo. Na Europa, Ásia e África é assim do mesmo jeito. Fique sabendo que até na Rússia se houve música americana.

    Nos EUA é bem difícil achar qualquer tipo de música estrangeira onde não se canta em Inglês. É uma espécie de preferência dos americanos. Mas eu vou te contar uma coisa, lá nos Estados Unidos, existem várias rádios que tocam músicas específicas. Vou te contar outro segredo, lá tem umas 5 rádios que tocam música brasileira. Uma, acho que se chama Boça Nova Brazil, outra se não me engano, se chama Brazilian Night alguma coisa.

    Meu caro Brasilino, é como as músicas latinas que tocam no Brasil, eu nunca ouvi uma musica dos nossos hermanos latinos aqui, somente em rádios com conteúdo exclusivamente latino.

    Muitos dos americanos gostam só de música deles (Rock, Metal, Hip Hop) bem como nós brasileiros que só gostamos (ou não) das nossas (Sertaneja, Pagode, Samba, Boça nova). Nós temos mais estilos musicais que eles.

    Como eu disse antes, quem quer ouvir música diferente nos EUA tem que procurar noma rádio especifica.

    Agora só pra você saber, várias cantoras brasileiras já cantaram ao lado de outros cantores americanos, onde nem eles (outros latinos) tiveram essa chance como nós tivemos. Cito um exemplo, a nossa querida Ivete Sangalo fez um lindo dueto com o cantor Brian McKnight na música Back At One.

    Escuta essa música até o final http://www.youtube.com/watch?v=JN0s1N3tb10

    A nossa Ivete também já fez dupla com outros cantores latinos.

    Sobre o Modo Americano De Viver. Não é nada de mais, é só um “modo” de vida rico e elegante, tipicamente europeu, mas mais chegado ao lado americano e descontraído de ser. Vidinha essa que a grande maioria dos americanos vão morrer sem conhecer.

    Brasilino :
    Quando mostram o Brasil, so mostram as desgracas, favelas e indios: so falam de generais oferecendo o Brasil por trinta dinheiros e politicos corruptos, que ocorrem aqui e em outros paises latino-americanos; tudo isso, so para mostrar como a vida dos ianques eh a melhor do mundo e fora dos EEUU a realidade eh outra, o modo de vida eh a desgraca, para endeusarem os ianques!!!!

    Países que não tem uma grande interação é assim mesmo. Você já viu alguma coisa da Rússia no Brasil que não fosse assunto de sempre? Terrorismo, Arma, ou outro caça que caiu?

    Quando se passa algo do Japão no Brasil também é a mesma coisa, ou o assunto é o robozinho que faz coisas de humano ou é um reality show bizarro.

    É assim mesmo meu querido, para os americano, somos mais um mercado para os seus produtor, não os parceiros tecnológicos japoneses e europeus.

    Uma curiosidade. A vantagem é que quando se é insignificante para os EUA, você não é retratado nos seus filmes como terroristas. Vau te dar um exemplo. Em quase todos os filmes americanos de terrorismo, os malucos são sempre os russos, árabes, chineses, ou japoneses.

    Quando se fala no Brasil, naquele filme “Bem vindo a Selva” e qualquer outro filme que se passa n Brasil. Só mostram a Amazônia, as florestas e os animais. Já teve o filme “Turistas” onde mostrava um grupo de gringos que veio passar as férias na Amazônia. Foram mortos por um médico maniaco no filme que dizia que arrancava os órgãos dos americanos para por nos pobres brasileiros.

    A mídia americana é tão manipulada quanto a do Brasil, talvez até mais, só que lá o negócio é mais mascarado e não explicito como se vê nos nossos jornais da vida.

    O que você não pode é tirar conclusões precipitadas antes de conhecer as coisas, muita gente ignorante no Brasil pode acreditar no que você diz e achar a mesma coisa.

    Um abraço meu amigo.

  20. Sobre os nomes, pode-se notar a ignorância deles.

    Maicon, Roliudi, diône, Querolin entr outros.

    Isso só mostra que essas pessoas de origem humilde acham bonito o nome e colocam em seus filhos, é uma forma de não ficar na mesmisse de José, Joaquin, Carlos, Jão e etc.

    Veja como temmuito brasileiro descedente de japones que tem o nome de Ricardo.

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Eu ia comentar lá em cima mas vou comentar aqui, só pra você não pensar que a cultura brasilera não é apreciada lá fora, veja esse grupo de Pagode Japonês.

    São japoneses mesmo!!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=Kzy57MrTXpk

  21. Luiz,
    Primeiramente, a Ivete nao faz meu genero, eh bonita e tem boa voz, nada mais, muito pequena interiormente, vazia.
    Nao critico o modo de vida americano, se ta bom para eles, esta bom para mim. Isso vale para tudo, especialmente seu sistema politico e economico. Muito embora eu com o que eles fazem fora dos EEUU, em nome da democracia mundo afora. Certamente nao aceito o modo de vida deles, quando destroem suas florestas nativas e depois vem aqui, atraves dessas organizacoes criminosas – ONGs – querendo engessar o desenvolvimento do Brasil, sob o argumento que a Amazonia eh o pulmao do mundo e tem que ser preservada, sem contar o aliciamento de indigenas brasileiros, etc…
    Mas voltando a musica, nem pensar, exceto em raras ocasioes havia um programa de radio especial de uma hora, para falar da musica brasileira e ouvira algumas musicas velhas. Agora aqui, nao tem limites eh um monte de lixo, 24 horas por dia, poucas sao as musicas de qualidade norte-americana. Filho, se musica eh cultura, o povo esta sendo privado de aprender e apreciar a sua propria cultura, sacou??? Muitos sao os ensinamentos que podem ser transmitidos atraves da musica e sem duvida o povo brasileiro esta perdendo muito com isso, sobretudo num pais onde ainda ha muitos analfabetos!!!! A politica da Franca constitui um bom exemplo, da atitude a ser tomada pelo governo e povo brasileiro. O povo frances eh protegido desses estupros culturais, ela nao expoe o seu povo a esse tipo de imperialismo cultural, ateh porque eh, indiscutivelmente, uma das mais ricas e apreciaveis culturas do mundo e suas elites jamais permitiram e permitiriam tais leviandades, uma vez que suas elites sao extremamente responsaveis.
    Agora, nao vejo mal algum, que se ensinem linguas estrangeiras no pais, sobretudo na escola publica. Todavia, temos que estar atentos para a realidade da subversao cultural. Ou seja, quero que ensinem em ingles e com moderado ufanismo que o povo brasileiro eh o mais virtuoso do mundo, sendo flagrante a contribuicao de diversas linguas e culturas, sobretudo a portuguesa, na formacao do caracter e da natureza do povo brasileiro, como um ser unico e virtuoso. o Brasil eh o mais rico pais do mundo, nossa heranca lusitana farta, especialmente a nossa lingua eh riquissima: a Amazonia eh brasileira e temos o direito de fazer o que bem entendermos com ela, especialmente para o desenvolvimento da nacao brasileira, como um todo. Quanto a midia brasileira, filho, eh da pior especie. Paulo Henrique Amorim a identificou muito bem o segmento mais importante dela no Brasil, conhecida como PiG. Essa midia nao protege o povo, nem tampouco informa corretamente, distorce tudo, a servico dos ianques e seus comparsas, composto pelos partidos de oposicao ao governo Lula. Sinto muito desaponta-lo, nada a ver com a midia brasileira. Por fim, espero que entenda que para mim, o ensino da lingua francesa, inglesa e demais, em escolas brasileiras devem constituir apenas e tao somente em meios de nos comunicarmos com as demais nacoes, num mundo onde os recursos sao distribuidos de forma desigual, gerando uma flagrante interdependencia entre essas diversas nacoes. Assim, torna-se indispensavel uma convivencia pacifica com nossos vizinhos do planeta, para melhor aproveitarmos as grandes oportunidades e atividades comerciais que nosso pais pode desfrutar, devido as vastas riquezas e potencial do pais. Mas quero deixar claro que a intencao dos ianques nao eh essa, eh outra! Quer voce goste ou nao, mas a verdade nisso tudo eh isso, filho. Se eu nao conhecesse esse pais e nem iniciado e concluido o curso universitario ai, poderia ateh aceitar os seus argumentos, mas a verdade eh essa que eu estou te dizendo. Agora, tome cuidado com o que voce diz, uma vez que algum ingenuo e/ou desinformado, que nao desenvolveu a capacidade de analisar os fatos de forma objetiva e critica, pode ateh acreditar no que voce esta escrevendo.
    Um abraco brasileiro

  22. Caro Luiz e demais colegas do blog, me deculpem por alguns erros de estrutura de sentencas e grafia, foi a pressa.
    Completando sobre o imperialismo cultural, ele feito para funcionar assim mesmo, uma cultura passa a admirar a outra e denegrir a sua propria. A nacao vitima, passa a desvalorizar TODO o seu patrimonio, inclusive a propria patria – o objetivo dos imperialistas, sedentos pelos recursos nela disponiveis. Com alguns presentes para as elites, domina-se o Estado, o povo, o mercado e seus recursos naturais a festa esta feita na colonia. Ai eh soh chorar ao ouvir o hino nacional americano ou mesmo canta-lo. Assim se cria uma casta de brasileiros que ao som do primeiro tiro numa hipotetica invasao da amazonia pelos ianques, empunha a bandeira americana e comeca a cantar o hino daquele pais!!!! Nos EEUU se fala em patriotismo, mas antes disso e implicito vem o NACIONALISMO, como uma ideologia de natureza racista, hitleriano. No Brasil, por outro lado jogaram o patriotismo propriamente dito, vazio, amor a patria. Todos podem amar a patria brasileira, ateh os estrangeiros. O aculturado brasileiro acha que ela nao vale nada mesmo, fica ateh comovido com a atitude de amor dos estrangeiros pela patria brasileira. Na verdade, tenho presenciado que eh grande o numero de estrangeiros que se assustam com o tamanho desprezo do povo brasileiro por sua patria. Isso da legitimidade para eles explorarem em seu proprio beneficio a amada patria brasileira, enquanto o povo eh marginalizado, em pessimas condicoes de habitacao, saude, educacao, etc…Sera que ja viram isso em algum lugar???? Isso eh o imperialismo.
    Um abraco

  23. Tudo bem, mas notei que você não tem um argumento muito forte para rebater o que eu digo.
    Reconheço a ganancia alheia estrangeira nas nossas riquezas, porém, não se pode generalizar. Um cantor não compõe uma música para manipular o mundo. A questão do mundo de preferencia na mídia americana é óbvia. Hoje no Brasil temos banda de Rock e de Metal. Isso tem dois fatores. (1) A questão econômica: a influencia de uma nação rica, no caso cultural, é indireta e não “dominadora”. (2) A questão regional: Os EUA por serem um país ocidental, assimilamos muito bem os seus costumes, assim como os europeus. A aceitação é grande devido ao fato de também sermos ocidentais, afinal, já temos costume parecidos, em alguns casos. Países ocidentais tem mais facilidade de aceitação de outros costume também ocidentais.
    Mas, veja o exemplo oposto, o Oriental, no Japão, o suicídio é algo comum, as pessoas se matam de forma que, para nós ocidentais, pode ser algo um pouco estranho, uma vez que se suicida (para o ocidental) quando “parece que o mundo desaba ao nosso redor”.

    Veja bem, noções de imperialistas acontece sempre, em todas as partes do mundo, mas os EUA por serem mais ricos, abrangem mais o mundo como um todo.
    Baseado nisso e nos meus conhecimentos, eu não posso já achar que é uma total “dominação forçada”. O que realmente está claro, como você mesmo disse, é a “adoção” da mídia nacional pela cultura norte americana. Pode-se ver sempre tocando ao fundo do casal se beijando uma música americana. Nisso eu concordo com você, a nossa mídia é “podre”. Uma vez que também me irrita o “clichê” americano. O fato de todos eles tomarem vinho em taças, faze do cara de esnobe, rindo de forma esnobe, contando piadas sem graça e esnobe, tipicamente à moda “inglesa”de sempre. Tem também aquela “o jovem (bonito) branco rico encontra uma negra (linda) pobre, eles lutam contra o “preconceito” para viverem uma linda vida de amor”. Como se casamento entre brancos e negros, pobre e ricos no Brasil fosse uma coisa “absurda” e “mal vista” como é nos Estados Unidos. Se bem que eu sei, o Brasil só é o pais das racas, porque branco fazia filho com negra como se fosse a coisa mais comum do mundo, ate então, o que não ocorria em lugar NENHUM do mundo nos séculos 16,17, 18 , 19 e 20, somente aqui, no Brasil.

    O que não podemos é exportar aquela retórica americana de que “negro não gosta de branco e visse versa” e “casamento inter-racial é errado”.
    Baseado nisso, tenho a conclusão de que o brasileiro, em si, não é racista, mas preconceituoso. Isso sim, nós somos e muito.

    POLÍTICA

    Vou te dizer um coisa, entramos a base de Alcântara para os americano no governo PT de Fernando Henrique Cardoso, o tão falado “inteligente” “culto” mas que amor a pátria ele teve para assinar acordos de “quase rendição”. Amigo, foi no governo PT que nos restringiu a construir misseis que teriam alcance limite máximo de 300 Km, enquanto os EUA, Europeus, Chineses e Russos, fazia os seus misseis intercontinentais.
    Os russos e chineses foram espertos, entenderam e a jogada do tio sam era mesmo acabar com a festa dos países em desenvolvimento, isso eu assumo, pois até Rússia rasgou esse tratado.
    Outra coisa, foi no governo PT que assinamos a tal da clausula que deixa claro que os técnicos da AIEA (Agencia Internacional de Energia Atômica) pode nos visitar a vontade, aproveitar e roubar a nossa tecnologia de enriquecimento de urânio.
    No Brasil, não é preciso ser de direita nem de esquerda para ver que muitos estão pouco se lixando para o Brasil. O nosso governo supostamente esquerdista pseudo-anti-americano, que esbraveja para o mundo que não aceita pressões americana e estrangeira, não se proíbe de passar férias em Miami, de curtir no NY Palece Hotel, ou de ir com seus filhos para a Disney.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Francamente, eu te entendo. Mas não podemos misturar alguns fatos como cultura e ações politicas. Estou perfeitamente ciente e lucido das patifarias que os governantes mundias fazem, tenho amigos e New York também.

    Só uma coisinha a mais, o problema do brasileiro é que ele percebe a “ausência” do estado (Brasil) em sua vida, ele nota que o governo está se lixando para o país, sobretudo para os próprios brasileiros, ente outros fatores, o que os leva a desacreditar no país, facilitando a penetração da cultura externa.
    Algumas coisas parecem estar mudando, com o crescimento do país no cenário mundial, e a crescente valorização interna, pode-se já notar uma mudança da “fé” do povo com a nação. São pequenos gestos de patriotismo que muda esse país para melhor.

    Olha, não adianta você não aceitar a cultura ocidental estrangeira. Nós como ocidentais, assim como qualquer outros pais ocidental, temos muita facilidade em incorporar aos atos sociais as culturas de outros povos ocidentais. Assim como você acorda de manhã e lê seus e-mail, no resto do mundo é a mesma coisa. Assim como você assiste F1, ou esporte na TV, no mundo é a mesma coisa.

    http://www.youtube.com/watch?v=TNGmjyI3gLM&feature=player_embedded

    O Nosso país ganha importância lá fora. Com o tempo, os estrangeiros vão valorizar a nossa cultura assim como nós valorizamos a dos outros. Parece que vai ser cada vez mais comum no mundo no futuro.

    Então fica assim, eu vejo o seu ponto de vista, comparo ao meu e tiro conclusões. Espero que você faça o mesmo.

    Um abraço meu amigo

Comentários não permitidos.