O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira, durante passagem por Amã, na Jordânia, a atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) no processo de paz entre Israel e o povo palestino. Lula disse que o Brasil não tem pretensão de substituir a ONU, mas que “a ONU não cumpre este papel (de mediador)”.
“A ONU criou Israel, então a ONU deveria negociar a paz”, afirmou Lula, que disse ainda que paz na região não é só uma paz para o Oriente Médio, mas é uma paz para o mundo. “O Brasil quer conversar com pessoas com quem não se conversa. (…) Vamos conversar com o Irã. Queremos aproximar os interlocutores”, afirmou o presidente. Perguntado se uma das organizações com quem poderia conversar seria o Hamas – grupo palestino que se opõe ao governo atual – Lula não respondeu.
Mais longe que D. Pedro
Mais cedo, em um discurso em Amã, Lula afirmou que nenhum chefe de Estado do Brasil esteve naquele país. “Nenhum presidente brasileiro veio aqui. D. Pedro não veio aqui, D. Pedro parou em Israel”, disse o presidente, durante o Encontro Empresarial Brasil-Jordânia. Desde que D. Pedro II passou pela Terra Santa há 150 anos, nenhum chefe de Estado brasileiro esteve no local em visita oficial.
Lula encerra hoje a visita de quatro dias ao Oriente Médio, em que passou por Israel, Cisjordânia e Jordânia. Ainda nesta manhã, ele deve retornar ao Brasil, enquanto o chanceler brasileiro, Celso Amorim, segue para a Síria.
Como disse num post anterior, ONU significa “organização de nenhuma utilidade”.
Pode atear fogo e queimar tudo… “isso” não serve pra mais nada, a não ser dar a falsa idéia de que uma meia dúzia de famílias que mandam no mundo estariam, por intermédio de países supostamente democráticos, falando que esta ou aquela decisão é a “vontade de todos”. Isso é um engodo global, no mais alto e refinado grau de crime contra a humanidade !
A ONU é como uma igreja: está lá para nos lembrar que como humanos somos fracos e devemos buscar a nossa salvação através do amor e respeito mútuo, ou seja, é uma entidade com poder moral apenas, e o posto de secretário geral da ONU é como a de um zelador de um condomínio: ninguém o respeita por que nada acontece se fizer isso.
A ONU bem ou menos bem vai cumprindo a sua funcao, quem nao cumpre sao os países as suas resolucoes.
Israel é o país no mundo q mais resolucoes desrespeitou.
_A ONU foi fundada com a mentalidade do século 19, numa época de guerra, onde os vencedores seriam a cabeça da ONU e os demais países apenas participantes sem direito a nada. O cargo almejado para muitos países é o acento na cadeira permanente no Concelho de Segurança da ONU. _Um fato muito peculiar é que todos os países membros desse conselho são detentores da Bomba Tômica, o que para os demais países chega a ser uma barreira e tanto. Muitos pensam que para entrar é necessário ter essa arma ou uma força militar poderosa, bem, não é bem assim. Segundo algumas fontes internacionais e outras até na própria ONU apontam que os “favoritos” para o cargo seriam o Brasil e Japão. O que pode acabar com o sonho do Brasil em entrar para esse seleto grupo é o fato de o concelho permanente ser muito limitado, que pode terminar em problemas de aceitação por parte de um dos membros, o que pode impedir um maior diálogo é exatamente a fonte desse problema.
_O Brasil não seria aceito pelo fato de não ser um país exatamente alinhado ao lado mais forte nesse concelho, O eixo Estado Unidos e Reino Unido. Outro problema seria no fato do Brasil mesmo, se o Brasil fosse aceito, teriam que aceitar o Japão também, pois é um país de grande importância na economia mundial. A entrada do Japão pode não ser bem vista aos olhos da China, pois grande rivais na ideológico Ásia.
**********************************************************
_Pessoal, é exatamente por isso que eu acho que a ONU precisaria de uma reforma, ou melhor ainda, uma nova organização deveria ser crida. Não é mais possível admitir em pelo século 21 que meia duzia de países mandem no mundo. Ainda mais por que essa ONU foi feita apenas por países ricos daquele tempo, cujo os mesmo já estão perdendo presença com o crescimento econômico do Brasil e dos demais países emergentes em desenvolvimento.
_Eu temo muito pelo ONU no futuro, cada vez mais sem poder, não é a toa que eu vivo dizendo que no futuro seremos separados por Blocos de Interesse. A ONU perderá a força com tantos países ficando ricos e apenas cinco controlando a cabeça dela (EUA, Rússia, China, G.B. França).
_Ela terá que aceitar no futuro os novos emergentes como o Brasil, Índia, entre outros.
_Se não houver isso, então não haverá espaço para uma politica global, abrido o poder econômico, político e militar dos Blocos. Isso poderia terminar em guerras, pois sem uma mediação e uma comunhão entre os países do mundo, só haverá espaço para exibição de força e intimidação para se beneficiar de interesses estratégicos.
Falou a verdade. até o irak sofre a ausência da autoridade da ONU…quanto + os Palestinos , massacrados pelos sionistas sistemáticamente , td os dias…uma shoah.
Alguns de vcs criticam a ONU sem grandes argumentos, vcs realmente acham q aceitar o Brasil, o Japao a India ou outro qualquer vai mudar alguma coisa?
Um pequeno exemplo:
Os USA atacaram o Iraque a revelia da ONU, vcs acham q mudaria alguma coisa se outros países tivessem cadeira permanente?
A resposta é simples, nao mudava nada! E nao mudava porque?
Porque nao existe como impedir! Qualquer tentativa de impedimento poderia dar origem a uma guerra de dimensoes globais, preco q país nenhum esta interessado em pagar.
Os USA por vezes trazem presos para serem julgados em Haia, mas eles proprios nao reconhecem a legalidade do tribinal para q nenhum americano possa ser julgado pelo tribunal internacional, ora isto é incompreensivel.
Como ja disse antes a ONU vai fazendo o seu papel, o problema é q na pratica alguns paises nao a respeitam pois sabem q ninguem os pode obrigar a cumprir as resolucoes .
A ONU não representa mais nada…a não ser o interesse de seus próprios burocratas. é desacreditada. O comitê de direitos humanos por exemplo tem a presença da arabia saudita ( um dos países mais atrasados do mundo) qual a credibilidade disso?
Quando houve o terremoto do Haiti a ONU estava mais preocupada em retirar seus burocratas do que ajudar a população.
Meu caro Luiz a tão mundialmente conhecida sigla ONU não precisa apenas de reformas gerais, e sim de ser fechada pois nada vale nada opta a não ser em paises sem expressão alguma que vivem das migalhas das demais nações, tendoa como apenas destribuidora de donativos para seus povos famitos q. vivem na miséria.como na Africa e alguns paises da america central e asia essa é a unica função para q. serve a mesma. URSS, só vc não quer enchergar a pura e dura realidade desta organização falida e sem moral; não estou falando das pessoas mas da organização em se. Abraços.
Eraldo Cavalheiros, criticar é facil qd apenas se diz q nao vale nada.
Tens em vista uma solucao melhor?
A proxima vez q os USA decidirem invadir um país sem o aval da ONU o q propoes?
A ONU tem muitas funcoes e ajuda muitos povos, é uma organizacao q apresenta falhas como qualquer outra.
Mau com a ONU, muito pior sem ela.