“Eu sonho com Palestina livre no Oriente Médio”, diz Lula na Cisjordânia

http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/54850.jpg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira, em visita à Cisjordânia, a criação de um Estado palestino no Oriente Médio. “Ei sonho com uma Palestina livre e independente no Oriente Médio”, disse Lula, em Ramallah.

Lula visita passou por Israel, onde defendeu maior esforço para um acordo de paz na região, e visitou nesta quarta-feira o túmulo do ex-líder palestino Yasser Arafat, além de inaugurar a Rua Brasil, em frente à sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

“Eu acredito que os palestinos e os israelenses vão dividir a terra de seus antecessores”, completou Lula, citado pelo jornal israelense “Haaretz”.

O brasileiro colocou uma coroa de flores na tumba de Arafat, apesar das duras críticas de Israel, diante da recusa de Lula de visitar o túmulo do fundador do sionismo, Theodor Herzl.

Logo depois, Lula participou da inauguração da avenida com o nome do Brasil. A via, que dá de frente para o túmulo de Arafat, fica no centro de Ramallah, em um bairro tranquilo e arborizado, que abriga tanto residências como representações diplomáticas.

“Estou muito contente por inaugurar esta via, que expressa o amor do povo palestino pelo povo brasileiro e também pela seleção brasileira de futebol”, declarou Lula durante o ato, no qual reiterou o apoio do país à paz no Oriente Médio.

O prefeito de Ramallah, Janit Nijail, presente na inauguração, disse que a avenida foi batizada com o nome do Brasil “para expressar e consolidar a relação entre os brasileiros e o povo palestino, que busca sua liberdade e sua independência”.

Bloqueio

O presidente Lula criticou nesta terça-feira, primeiro dia de sua visita aos territórios palestinos, a ocupação e o embargo israelenses e defendeu a derrubada do muro que atravessa a Cisjordânia ocupada.

Em jantar com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, em Belém, na Cisjordânia, Lula voltou a defender a criação de um Estado palestino “viável e próspero”.

“Sabemos qual o primeiro desafio nessa caminhada: vencer o bloqueio que vem sofrendo o povo palestino”, afirmou Lula, segundo nota do Palácio do Planalto. “O Brasil está comprometido com a luta pelo fim desse embargo e do conflito que está na sua origem”.

Israel e Estados Unidos lideram um embargo imposto em 2006 aos palestinos, após a vitória do grupo radical islâmico Hamas nas eleições parlamentares palestinas. O bloqueio foi intensificado após a tomada da faixa de Gaza pelo grupo extremista, em 2007.

Lula criticou o muro construído por Israel e que, em Belém, isolou comunidades e bloqueou ruas e estradas. “O muro de separação cobra um alto preço em termos de sofrimento humano e materiais. Divide famílias, afasta amigos, desarticula a produção e consequentemente assusta o investimento”, disse ele.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), entre 50% e 75% das terras usadas por palestinos para agricultura foram confiscadas por Israel para a construção da barreira.

Dos territórios palestinos, Lula seguirá para a Jordânia, sua próxima escala no Oriente Médio.

Com agências internacionais
leia Também

Lula recolhe-se no mausoléu de Arafat na primeira visita a Ramallah

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte: Bol/UOL

6 Comentários

  1. Até os Palestinos…só o conseguiram se mantiverem-se em guerra, usando as armas do inimigo contra eles…ñ tem armas, ñ podem se armas por imposição do sionistas e ianks, ONU , + nada fazem p os ajudar e manter os invasores assassinos dos sionistas longe das terras dos mesmos; q mata os q reagem a invasão pode ser criança ou mulheres, uma shoah,um holocausto, Cadê o CS da ONU ? ior , onde estão os valentes cavaleiros arabes, egpicios e sauditas…um bando de covardes q até matam os Palestinos..com amigos assim quem precisa de sionistas p os matar? Lutem , vc estão sozinhos,po uma Palestinas Livres destes nazis sionistas .

  2. Acho que foi na Veja que li que Lula foi sondado (não sei por quem) para se candidatar à vaga de secretário geral da ONU na próxima eleição da entidade e essas viagens internacionais sem pé nem cabeça parecem uma pré campanha de lula para o cargo.
    Se tal fato for verdade Lula está sacrificando o interesse nacional para o seu sonho de “estadista do mundo”.

  3. É de interesse nacional sim, ampliar o mercado, se você ler as materias verá que em todos os lugares ele teve reunião com os empresários locais.

    Num futuro a Palestina precisará de tudo e o Brasil poderá ser o grande fornecedor.

    Além de que se estima entre 50.000 brasileiros palestinos.

  4. Essa diplomacia brasileira não consegue resolver os problemas do Mercosul,o confrito entre a Colombia e Venezuela,a crise em Honduras,parte para o Oriente Medio achando que pode trazer a paz entre palestino e israelense,isso não passa de uma viagem para conhecer os lugares sacrados,Lula nós brasileiros não samos idiotas.
    abraço.

  5. Eita,…falar o que..??? …au…au..au…KKKKKKkkkkkkkkkkk. O Lula gosta mesmo eh de
    desafios e especialmente judiar da oposicao, cruel…cool!!!!

  6. Uns dizem que Lula vai se candidatar novamente para Presidente em 2014…

    É aguardar para crêr.

    Caro E.M Pinto, se não for oportuno pedir para você fazer uma matéria sobre os candidatos à presidência, isso seria muito bom para pessoas que assim como eu não sabem em quem votar…

    Não que eu esteja fazendo propaganda partidária, mais um professor meu de geográfia disse esses dias que quando a DILMA ficou presa no chile na época da ditadura ela matou 3 ( três) pessoas…

    E isso são fatos curiosos… Desde já fico grato.

    Saudações

Comentários não permitidos.