Defesa & Geopolítica

“Eu sonho com Palestina livre no Oriente Médio”, diz Lula na Cisjordânia

Posted by

http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/54850.jpg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira, em visita à Cisjordânia, a criação de um Estado palestino no Oriente Médio. “Ei sonho com uma Palestina livre e independente no Oriente Médio”, disse Lula, em Ramallah.

Lula visita passou por Israel, onde defendeu maior esforço para um acordo de paz na região, e visitou nesta quarta-feira o túmulo do ex-líder palestino Yasser Arafat, além de inaugurar a Rua Brasil, em frente à sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

“Eu acredito que os palestinos e os israelenses vão dividir a terra de seus antecessores”, completou Lula, citado pelo jornal israelense “Haaretz”.

O brasileiro colocou uma coroa de flores na tumba de Arafat, apesar das duras críticas de Israel, diante da recusa de Lula de visitar o túmulo do fundador do sionismo, Theodor Herzl.

Logo depois, Lula participou da inauguração da avenida com o nome do Brasil. A via, que dá de frente para o túmulo de Arafat, fica no centro de Ramallah, em um bairro tranquilo e arborizado, que abriga tanto residências como representações diplomáticas.

“Estou muito contente por inaugurar esta via, que expressa o amor do povo palestino pelo povo brasileiro e também pela seleção brasileira de futebol”, declarou Lula durante o ato, no qual reiterou o apoio do país à paz no Oriente Médio.

O prefeito de Ramallah, Janit Nijail, presente na inauguração, disse que a avenida foi batizada com o nome do Brasil “para expressar e consolidar a relação entre os brasileiros e o povo palestino, que busca sua liberdade e sua independência”.

Bloqueio

O presidente Lula criticou nesta terça-feira, primeiro dia de sua visita aos territórios palestinos, a ocupação e o embargo israelenses e defendeu a derrubada do muro que atravessa a Cisjordânia ocupada.

Em jantar com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, em Belém, na Cisjordânia, Lula voltou a defender a criação de um Estado palestino “viável e próspero”.

“Sabemos qual o primeiro desafio nessa caminhada: vencer o bloqueio que vem sofrendo o povo palestino”, afirmou Lula, segundo nota do Palácio do Planalto. “O Brasil está comprometido com a luta pelo fim desse embargo e do conflito que está na sua origem”.

Israel e Estados Unidos lideram um embargo imposto em 2006 aos palestinos, após a vitória do grupo radical islâmico Hamas nas eleições parlamentares palestinas. O bloqueio foi intensificado após a tomada da faixa de Gaza pelo grupo extremista, em 2007.

Lula criticou o muro construído por Israel e que, em Belém, isolou comunidades e bloqueou ruas e estradas. “O muro de separação cobra um alto preço em termos de sofrimento humano e materiais. Divide famílias, afasta amigos, desarticula a produção e consequentemente assusta o investimento”, disse ele.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), entre 50% e 75% das terras usadas por palestinos para agricultura foram confiscadas por Israel para a construção da barreira.

Dos territórios palestinos, Lula seguirá para a Jordânia, sua próxima escala no Oriente Médio.

Com agências internacionais
leia Também

Lula recolhe-se no mausoléu de Arafat na primeira visita a Ramallah

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte: Bol/UOL

6 Comments

shared on wplocker.com