China acredita que ainda há espaço para negociações com Irã

http://3.bp.blogspot.com/_hntojuBOgo0/Srn_mgbhQhI/AAAAAAAAIlI/feNrx7MUmBY/s400/ChinaIranFlags.jpg

Genebra, 17 mar (EFE).- A China considera que ainda há espaço para negociar com o Irã sobre o polêmico programa nuclear do país e rejeitou a aplicação de mais sanções internacionais contra Teerã.Assim declarou à imprensa o embaixador chinês no Escritório das Nações Unidas em Genebra, He Yafei, que defendeu hoje o diálogo para resolver as divergências.

“Nós vemos uma porta aberta para o compromisso. A via da diplomacia não está fechada”, respondeu Yafei ao ser questionado sobre a possibilidade de impor mais sanções ao Irã por descumprir os compromissos com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“Acreditamos na diplomacia, sanções não nos agradam porque sempre afetam as pessoas mais vulneráveis, as que mais sofrem”, acrescentou o embaixador.

No entanto, Yafei deixou claro que a China “não quer um Irã com armas nucleares”. Ele lembrou que, como Teerã é membro do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, teria que cumprir seus compromissos e, portanto, “não deveria desenvolver nenhuma capacidade que levará à obtenção de armas nucleares”.

O diplomata ressaltou que seu país mantém e continuará mantendo o diálogo bilateral com o Irã para conseguir uma solução de consenso.

Sobre a possibilidade de Teerã ser eleito membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Yafei respondeu que não comenta sobre países candidatos individualmente.

“O Irã é um país-membro da ONU e tem o mesmo direito de qualquer outro a ser eleito. Não podemos ‘rotular’ um país por determinadas coisas, somos todos iguais”.

Nesse sentido, o embaixador lamentou que o Conselho de Direitos Humanos, em sua opinião, “tenha o foco centrado demais nos temas políticos. O organismo deveria ter uma perspectiva mais ampla sobre os direitos humanos”. EFE.


Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte: Último Segundo

4 Comentários

  1. Toma ianks/sionistas…aprendam q vc dependem deles no CS…então violem as çleis internacionais, ataquem logo o irã e lançem certas econômnias no abismo e de revoltas sociais…até guerra civil….Paqguem p ver…Ochinese estão devolvendo as vendas a taiwan…tomem hehehehehe

  2. E.M Pinto

    Você sabe me informar, se essa atitude da China pode ter tido uma influência do Brasil?

    Se caso o Brasil fosse na onda dos EUA só restando a CHINA, essa seria mais fácil de aplicar sanções contra o IRÃ.

    Pois o Brasil dizendo um “NÃO” aos EUA a CHINA pode ter ficado mais confiante em seguir o mesmo passo do BRASIL.

    Desde já fico grato.

    Acho que ficou meio confuso o texto que fiz, mais pela pergunta que fiz dá para entender um pouco.

    • Brasimiliano, não sei te dar por certeza, mas creio que não.
      A china defende o seu interesse na região, especialmente pelo petróleo e contenção do avanço das nações ocidentais.
      O brasil segu(na minha opinião) o seu rumo sem se atrelar de fato a ninguém.
      Sds.
      E.M.Pinto

  3. Por que defendo que o Irã e outros países tenham a tecnologia e por conseguinte acesso as armas. Isto restringiria e muito a ação de países como Inglaterra, França (Europa), URSS, China e por fim EUA. Eles não teriam o peso que tem hoje.
    E me parece que a recusa do Brasil em impor sanções aos Iranianos, passa pelo nosso próprio programa nuclear. O que eu acho correto.

    Mas, não sou um especialista, gostaria de ler a opinião dos colegas tanto a favor como contra. É isso que enriquece o debate.

Comentários não permitidos.