Anistia critica Brasil por não condenar Cuba

[Farinas1.jpg]Jornal Folha de S.Paulo – 17/03/2010

Sugestão Gérsio Mutti


A Anistia Internacional questionou o silêncio brasileiro em relação a Cuba, afirmando que o país “deveria mostrar um nível maior de integridade em relação aos direitos humanos” para ocupar o papel que almeja no palco global. Em carta publicada hoje, a entidade exorta o governo cubano a revogar as leis que permitem a repressão e a soltar todos os chamados prisioneiros de consciência.

“Direitos humanos são universais e indivisíveis. Se o Brasil quer ter um papel maior no cenário internacional e se envolver com organismos da ONU, como vem tendo, deveria mostrar um nível maior de integridade em relação aos direitos humanos e mais coerência”, afirmou à Folha, por telefone, Kerrie Howard, a vice-diretora do grupo para as Américas.
“Não se pode criticar a questão dos direitos humanos apenas quando é conveniente.”


Howard afirmou que o Brasil tem exercido papel importante para o avanço dos direitos humanos pelo mundo. A resposta anterior veio para a pergunta sobre a política do país de se calar em fóruns internacionais sobre acusações de violações por governos como Cuba, Irã, Coreia do Norte e Sudão.


Apesar de algumas exceções -como o recente pedido a Teerã para receber os relatores da ONU-, tradicionalmente o Itamaraty abdica de críticas e cobranças alegando se tratar de um instrumento de pressão menos efetivo que o diálogo.

Fonte: F SP via Políbio Braga on line

5 Comentários

  1. Esses direitos são violados dentro do próprio BRASIL, sistemáticmante, como poderemos dar pitaco na vida de outros países, só os cínicos como os ianks/sionistas q tortura os arabes ,irakianos e palestinos..td os dias…

  2. Quando é que a Anistia Internacional vai reclamar dos EUA sobre as frequentes violações de direitos humanos em Guantânamo(base militar dos EUA em Cuba),onde prisioneiros sofrem torturas e sevícias sem ao menos uma acusação formal?????
    Tenha santa paciência!!!A máquina de propagada do Departamento de Estado remunera bem os jornais do Partido da Imprensa Golpista(PIG) no Brasil.

  3. Caro Marco Aurélio, a Anistia Internacional já reclamou de Guantanamo, prisões secretas, Afeganistão e Iraque muitas vezes, isto é de conhecimento público. É só dar uma pesquisada no Google que você vai ver isto.

  4. Concordo com Anistia Internacional e todos concordam. O que eu não concordo é com uso seletivo de notícias que os Barôes da Mídia fazem quando os que estão no poder são desafeto deles. Sou a favor da liberdade de imprensa não da liberdade empesa.

Comentários não permitidos.