Palestinos sugerem Lula como futuro secretário-geral da ONU

Brasília – O comando da Autoridade Nacional Palestina defendeu nesta  quarta-feira        (17/3) o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para futuro secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em substituição ao sul-coreano Ban Ki-moon. O porta-voz da ANP, Mohamed Edwan, disse que esta é a expectativa dos palestinos. O comentário ocorreu depois da visita de Lula à Cisjordânia. Na ocasião, o presidente brasileiro disse que era “irmão” do povo palestino.

“Ele poderia ser um ótimo secretário-geral da ONU, pois é um homem de paz e de diálogo e sabe negociar de maneira inteligente e admirável”, disse Edwan. “O próprio presidente Abbas também pensa assim”, acrescentou o porta-voz, segundo a BBC Brasil.

O embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Al Zeben, afirmou que concorda com a sugestão feita pelo porta-voz da ANP. “O presidente Lula demonstrou ser um estadista muito importante, de estatura internacional.”

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que a proposta dos palestinos já foi citada anteriormente. Segundo ele, um dos que defendeu a ideia de Lula ser nomeado para a ONU foi o presidente da França, Nicolas Sarkozy. “Não é a primeira vez que ouço essa sugestão, o Sarkozy já havia sugerido isso no passado.”

Durante a inauguração da Rua Brasil em Ramallah, os palestinos presentes aplaudiram de pé o presidente brasileiro e gritaram “Viva Lula!”. O primeiro-ministro da ANP, Salam Fayad, também elogiou o presidente. “Muitos dos que aplaudiram não entendem português, mas o presidente Lula fala uma língua universal e que todos entendem”, disse ele.

Cerca de 5 mil brasileiros, de origem palestina, vivem na Cisjordânia. Morador da cidade de Hebron – uma das áreas que gera conflito com os israelenses – o palestino brasileiro Jamil Abu Fara, de 26 anos, levou um cartaz para a cerimônia com o presidente Lula. No cartaz estava escrito: “O Brasil está em nossos corações”.

Fonte: Correio Braziliense.

14 Comentários

  1. O nosso presidente é um excelente articulador e negociador além de contar com a simpatia de muitos dos seus pares mundo afora. Entretanto os americanos preferem alguém que obedeçam cegamente os seus ditames. Certamente que o Lula faria grandes transformações naquele orgão e o mundo ganharia um fórum global de maior abragência e incontestável respaldo.

  2. O Presidente Lula poderia sim comandar a ONU. Mas EUA, Europeus e Isarael não o dixariam trabalhar. É melhor ele ficar fora.

  3. É pra rir ele não ganha nem pra presidente de barrio, tão falando besta todos fala isso ai por lula bate nas costa e chama de amigo lula não fez nada no brasil alem de apoiar o mst quebrar leis pergunta o que o lula como ele pode cosntruir e quere fazer medo TCU para fazer a suas obras faturadas ate as telhas tudo oque lula fez foi perdou dividas dos amigos e apoia os seus amigos socialista ainda bem que tem gente que acha o melhor presidente do brasil a respota o melhor presidente foi Getulio Vargas o unico que fez a petrobras a SDN e o unico que conseguia que a UNO construise uma siderugia oque lula fez no brasil fez mais que sua obrigação como politico para de conta historia pra boi dormi.

  4. Sem querer fazer qualquer tipo de insinuações ou criticas, mais acho que o Lula foi lá mais para fazer marketing pessoal de sí mesmo, do que tentar resolver os problemas dessa região!

  5. A ONU há algum tempo carece reencontrar seu sentido original. Passou ser a sede do “clubinho” dos poderosos como EUA, Reino Unido, Japão, Alemanha, etc. As nações unidas precisa fazer seu papel e atuar de forma convincente, não usando a força como pregam os yankees, mas arquitetando acordos, pacificando, encontrando alternativas para conflitos. Vemos nosso presidente agindo neste sentido há algum tempo. É o jeito Brasileiro que acredita que tudo se resolve com uma boa conversa.

  6. Significado atual da ONU: “Organização de Nenhuma Utilidade”.
    E, sinceramente, não adianta fazer qualquer “reforma”, pois, reformar roupa velha e mal-trapilha não faz ela ficar nova, ela continua velha… só mesmo uma revolução, substituindo tudo o que existe por algo novo seria capaz de mudar, de fatos e em fatos, a realidade atual do mundo. Até lá, é só fumaça e jogo de interesse de uns e de outros.

  7. Eu apoio Lula na ONU….Assim ele leva as metáforas futebolísticas para o mundo. E quem sabe aprende um pouco sobre geopolítica ….rsss

  8. Luiz :

    Ito :
    A ONU há algum tempo carece reencontrar seu sentido original. Passou ser a sede do “clubinho” dos poderosos como EUA, Reino Unido, Japão, Alemanha, etc. As nações unidas precisa fazer seu papel e atuar de forma convincente, não usando a força como pregam os yankees.

    Meu amigo, precisamos de uma nova ONU, essa já não tem morau alguma, se é que ja teve. Só por ela ser controlada pelos seus membros permanentes da IIGM já mostra que ela foi fundada num pensamento do século 19, onde o perdedor cala a boca* (Japão, Alemanha) e os super heróis mandam. Você já ouviu falar na S.H.I.E.L.D.? É mais ou menos isso mesmo. Eles acham que tem o direto de mandar e desmandar no mundo, mas agora com os países que naquela epoca* eram pobres e que agora estão ricos, eu quero ver se essa “festa” vai durar muito tempo.
    Faz muito tempo que eu venho dizendo isso, ou a ONU muda*, ou será criada uma nova ONU sem os poderosos no poder. E a antiga ONU vai ser mais uma de tantas Liga Das Nações que faliram.

  9. Pinto, não é necessariamente comentário repetido, mas é que na primeira saiu muito erro. Se for pra apagar, apaga a primeira ok?

  10. Gostaria de mandar um recado ao CARRASCO. Meu filho. vá fazer um cursinho de português. Como tu escreves mal. Não consegui entender nada do teu post. Deveriam proibir analfabetos de postarem qualquer baboseira aqui, alias deveriam nao vender nem deixar usar computadores para pessoas com qi abaixo de 9. Quanto ao Lula, só os cegos e os mal intencionados deste país não conseguem enxergar seus feitos, mas a historia sim, esta registra tudo. 82% de aceitação entre 200 milhões de pessoas não é nada desprezível. Fui

  11. Luiz :
    Pinto, não é necessariamente comentário repetido, mas é que na primeira saiu muito erro. Se for pra apagar, apaga a primeira ok?

    Neste caso não importam os erros de digitação… o que vale é idéia desenvolvida. Perfeito….

  12. [Com licença caro amigo Pinto, vou colar um fragmento de outra comentário. Muito obrigado.]

    É a hora do Brasil mostrar seu jeito de ser potência, um jeito baseado no respeito a todos os países raças e culturas do mundo.

    O Brasil herdeiro do imperio português, mostrará nesse século XXI que a política americana do big stick já não é mais aceitada por ninguém, que essa política será superada pela diplomacia de Itamaraty, deste novo Itamaraty respeituoso das diversidades.
    Éste é o Itamaraty que o Brasil precisava para conquistar adhesões em todos os cantos do Globo.

  13. quero saber porque a ONU nao da nunhuma ajudar para a somalia?
    por que ate onde eu sei a ONU foi criada pra ajudar paises em conflitos; manter a paz, e esse pais esta precisando de ajudar !!!

Comentários não permitidos.