Esquadra Brasileira realiza a Operação Marlim Azul/ADEREX 2010

http://diariodorio.com/wp-content/uploads/2008/01/desfilenaval-27-01-2008.jpg
Esquadra Brasileira realizará operação na área marítima entre santos e vitória


A Esquadra Brasileira realizará a Operação Marlim Azul/ADEREX-I/10, de hoje ((15 de março) a 2 de abril, na área marítima compreendida entre Santos-SP e Vitória-ES, com visita aos portos de Santos e Vitória.
A Força Naval será comandada pelo contra-almirante Ilques Barbosa Junior, comandante da 2a Divisão da Esquadra (ComDiv-2).
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/06/fragata-bosisio-f48.jpg

Os seguintes meios participarão da operação: Fragatas “Niterói” (F40), “Defensora” (F41), “Constituição” (F42) e “Bosísio” (F48), Corvetas “Jaceguai” (V31) e “Frontin” (V33), Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), Submarinos da Classe “Tupi”, Navio-Patrulha da Classe “Grajaú”, Rebocador de Alto-Mar “Almirante Guilhobel” (R25), Aviso de Apoio Costeiro “Almirante Hess”, aeronaves AF-1 “Skyhawk”, helicópteros AH-11A “Super Lynx”, UH-12 “Esquilo” e SH-3A/B “Sea King”; além de lanchas do Grupamento de Mergulhadores de Combate, e das Capitanias dos Portos do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo.

http://www.defesabr.com/Mb/AH-11A_Super_Lynx_1.jpg

A Força Aérea Brasileira tem previsão de participar da operação empregando aeronaves P-95, F-5 e A-1.

http://www.defesabr.com/Mb/AF-1_Dupla_A-12.jpg

Durante a operação, serão realizados exercícios e fainas marinheiras relacionados com o incremento e a manutenção do grau de aprestamento de parcela dos meios da Esquadra, que aperfeiçoam o preparo e o emprego do Poder Naval.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f6/S30_Submarino_Tupi.jpegSerão realizados os seguintes exercícios durante a Comissão:
– Navegação em águas restritas sob ameaça assimétrica;
– Navegação em canal varrido;
– Apoio de Fogo Naval;
– Tiro de Superfície sobre Alvo Rebocado;
– Tiro em proveito das aeronaves da MB e da FAB sobre alvo rebocado;
– Tiro de superfície (canhão de 40 mm) sobre alvo rebocado;
– Tiro Anti-Aéreo contra balão;
– Tiro Anti-Aéreo (canhão de 40 mm) noturno sobre granada iluminativa;
– Exercício de lançamento de armas Anti-Submarino (A/S);
– Trânsito sob ameaça de superfície;
– Trânsito sob ameaça aérea;
– Transferência de óleo no mar (diurna e noturna);
– Transferência de carga leve (diurna e noturna);
– Manobras Táticas (diurna e noturna);
– Exercícios de comunicações radioelétricas e visuais;
– Exercícios de sabotagem; e
– Exercícios em proveito da Força Aeronaval:
– Qualificação e Requalificação para Pouso a Bordo;
– “Helicopter In-Flight Refueling”;
– Vôo librado utilizando guincho; e
– Faina de recebimento vertical de carga.

Durante a estadia nos portos de Santos-SP e Vitória-ES, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO), com a doação de roupas e de sangue.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/linha-de-a-1-no-tac-2008-foto-fab.jpgNessas cidades, todos os navios da operação estarão abertos para visitação pública, com a exposição de aeronaves e de equipamentos utilizados nas operações aéreas, em combate a incêndio e no controle de avarias. Os visitantes terão oportunidade também, de participar do Cerimonial à Bandeira Nacional, realizado ao pôr-do-sol.

Fonte: Portos & NaviosVia Hangar do Vinna

16 Comentários

  1. Que esquadra? Nossos vasos de guerra são bem vestutos….então tá, q se mantenha os mesmos em condições operacionais e bem, mt bem armados…estamos na paz e nesse momento q se prepara p a guerra. Devemos reservar 2,5 do PIB p reeq

  2. temos que começa fazer operaçoes pro lado de recife fortaleza só faz operaçoes no rio em santos cade o resto do pais ?

  3. CARRASCO :
    temos que começa fazer operaçoes pro lado de recife fortaleza só faz operaçoes no rio em santos cade o resto do pais ?

    É por esse motivos de “centralismo”, que hoje está acontecendo briga dos Royalites do petróleo. Eu sou a favor que esse Royalites sejam dividivos. PORÉM a maior parte da verba do Estado do Rio, vem desses desses royalites, tal fato é que o Brasil corre o risco de NÃO ter olimpíadas. Mal comparando é como se fosse dividir as indústrias de São Paulo pelo Brasil.

    Alías E.M.Pinto vc poderia colocar matérias sobre essa “briga”.

    • Leandro, não está no escopo do blog a briga política federal-estadual.
      Mas minha opinião é de que o estado do rio nem precisa fazer este barulho, discordo da opinião do Sérgio Cabral e falo isto pois conheço o rio e tenho um amigo em Macaé maior renda percapta do Brasil onde a polícia só tem viatura porque as empresas pagam o “arrego”, é uma humilhação para o povo do rio infelizmente é uma vergonha o que se passa ai no Rio, desculpe se ofende mais é minha opinião.
      Acho que o governo está certo quanto a distribuição dos Royalts, mas não quero entrar nesta discussão pois sei que não chegaremos a uma definição.

      Bem, não quero entrar no mérito político por isso…
      Grande abraço
      E.M.Pinto

  4. Só complementando, por isso o END e o PEAMB, quer construir um nova base no Norte, que possivelmente abrigará a 2ª esquadra.

  5. Luiz :
    Leandro, não seria má idéia indústria por todo o país.

    O problema é que iria tirar a maior parte da verba de São Paulo, assim como poderá ocorrer com o Rio se essa lei de distribuição e Royalites for aceita.

  6. E.M.Pinto :
    Leandro, não está no escopo do blog a briga política federal-estadual.
    Mas minha opinião é de que o estado do rio nem precisa fazer este barulho, discordo da opinião do Sérgio Cabral e falo isto pois conheço o rio e tenho um amigo em Macaé maior renda percapta do Brasil onde a polícia só tem viatura porque as empresas pagam o “arrego”, é uma humilhação para o povo do rio infelizmente é uma vergonha o que se passa ai no Rio, desculpe se ofende mais é minha opinião.
    Acho que o governo está certo quanto a distribuição dos Royalts, mas não quero entrar nesta discussão pois sei que não chegaremos a uma definição.
    Bem, não quero entrar no mérito político por isso…
    Grande abraço
    E.M.Pinto

    Acho que a maior parte do “barulho” se deve ao fato de que 25 milhões desses royalites vão para os projetos das olimpíada. Mais creio que a maior parte dessa “humilhação” que o estado do Rio passou e passa atualmente se deve ao fato de que houve sempre uma “briga” entre o governo estadual contra o federal. Quando as coisas pareceriam que iam começar a andar, ai vem esse novo projeto e “pimba”.

    Mais o fato é que se essa lei for aprovada, eu acho que o governo federal deve pelo menos ajudar o rio a terminar os projetos para as Olimpíadas pq senão, “Adeus 2016” …

  7. Só complementando…

    De fato acho que o dinheiro deve ser divido entre os estados, mais creio que a maior parte deva ficar com os estados produtores.

  8. O problema no Brasil é que na parte militar, os nossos militares não tem visão de marketing. Aqui tudo é amador.
    Propaganda é a alma do negócio.

  9. Gostaria de saber que disse que os estados litorâneos avançam pelo mar territorial. No meu entender, o mar territorial e as praias, são bens da UNIÃO.

    Os estados poderiam sugerir ressarcimento pelos danos ambientais. O fato é que a poluição causada por um poço a 300 km do litoral do estado do Rio de Janeiro, Espirito Santo ou São Paulo, levando-se em consideração as correntes marítimas, vai poluir as praias da Bahia.

  10. CARRASCO :
    temos que começa fazer operaçoes pro lado de recife fortaleza só faz operaçoes no rio em santos cade o resto do pais ?

    Carrasco, isso é devido a logistica. Temos uma boa logistica na região do Rio e São Paulo. É naquela regiã onde se concentra a maior parte das nossas defesa. Isso significa que somos “alejados” pois só temos boa bases anquela rigião. A marinha brasileira é completamente despreparada para atuar em uma área onde não tem total cobertura de estratégia.
    Espero que situação mude com a Amazônia Azul, mas como todo esse “marketing partidário” que se fez sobre o Pré Sal, acho que as nossas forças vão morrer naquela região.

  11. O q é uma grande estúpidez, e falta de conhecimento militar…o ataque ocorre sempre onde se está + fraco…daí a importancia de novas bases na amazônia..e logo, p ontem…”ortoridades”.

  12. E.M.Pinto,vou discordar de vc nesse ponto,sou gaúcho e vivo no RIO DE JANEIRO há 8 anos,trabalhei em Macaé e conheço um pouco da história da cidade,parece que a cidade era pequena,uma cidade de pescadores,trabalhei 3 anos lá,a cidade arca com muita da sua infra-estrutura com seus recursos,imagine uma cidade que era pequena e derepente ter um fluxo de imigração imenso com pessoas de todos os cantos do brasil,os gastos com segurança que tem que ser aumentados,saúde,eu não conheço essa realidade que vc falou de empresas que pagam as viaturas da cidade,eu vejo bons investimentos,pois a cidade com seus recursos investe em infra-estrutura,saúde de lá que é boa,pelo menos quando precisei,apesar da empresa na época disponibilizar,mas tive que ir num posto de saúde,vi tb a prefeitura investir em outras areas que não há de petroleo,eu como gaúcho me sinto avontede de opinar,nunca gostei do Ibesen,ele tem a fama de ser uma pessoa que troca de posições para tirar proveito,não é como a gente diz no Sul um homem de peleia,mas sim de ver o seu lado,ele já foi homenageado pela Camara de deputados do RJ,e ele deu uma declaração dizendo que no RJ só tem mesmo uma boa vista do mar,eu não recrimino o direito dele de propor essa emenda,mas desdenhar de um estado que digo por causa propria,me recebeu de braços abertos,e que mesmo com essa emenda do IBSEN,E PELO FATO DEU SER GAÚCHO ASSIM COMO ELE,nunca ouvi de um carioca alguma ofensa ao RIO GRANDE DO SUL,eu acho injusto pois se vc tem um orçamento de 10X,e derepente tiram de vc 6x desse orçamento,vc vai quebrar mesmo,vi pelos meus próprios olhos o quando uma cidade como macae se beneficia mais tb sofre com os impactos da transformação,é uma mudança radical,se gasta muito em infra-estrutura saúde,educação.Eu estou do lado dos cariocas e muito dos meus parentes do sul tb,minha conteranea Xuxa hoje mesmo saiu em defesa do RJ,se fosse com o RS do Sul,CERTAMENTE A NOSSA REAÇÃO SERIA MAIS AGRESSIVA,RSRS,POR MUITO MESNO PEGAMOS EM ARMAS POR CAUSA DAS TAXAS QUE O IMPÉRIO RESOLVEU COBRAR POR TAXAS DE CHARQUES.É uma injustica o dinheiro dos estados do RJ,SP,ES,vai sustentar os coroneies do nordeste.Que o diga o senhor CID GOMES,que viajou com a familia pela europa a passeio as custas do povo do Ceára.
    Se querem a partilha porue não das novas descobertas,porque ir em cima do que já está em contrato?

  13. Jose :
    E.M.Pinto,vou discordar de vc nesse ponto,sou gaúcho e vivo no RIO DE JANEIRO há 8 anos,trabalhei em Macaé e conheço um pouco da história da cidade,parece que a cidade era pequena,uma cidade de pescadores,trabalhei 3 anos lá,a cidade arca com muita da sua infra-estrutura com seus recursos,imagine uma cidade que era pequena e derepente ter um fluxo de imigração imenso com pessoas de todos os cantos do brasil,os gastos com segurança que tem que ser aumentados,saúde,eu não conheço essa realidade que vc falou de empresas que pagam as viaturas da cidade,eu vejo bons investimentos,pois a cidade com seus recursos investe em infra-estrutura,saúde de lá que é boa,pelo menos quando precisei,apesar da empresa na época disponibilizar,mas tive que ir num posto de saúde,vi tb a prefeitura investir em outras areas que não há de petroleo,eu como gaúcho me sinto avontede de opinar,nunca gostei do Ibesen,ele tem a fama de ser uma pessoa que troca de posições para tirar proveito,não é como a gente diz no Sul um homem de peleia,mas sim de ver o seu lado,ele já foi homenageado pela Camara de deputados do RJ,e ele deu uma declaração dizendo que no RJ só tem mesmo uma boa vista do mar,eu não recrimino o direito dele de propor essa emenda,mas desdenhar de um estado que digo por causa propria,me recebeu de braços abertos,e que mesmo com essa emenda do IBSEN,E PELO FATO DEU SER GAÚCHO ASSIM COMO ELE,nunca ouvi de um carioca alguma ofensa ao RIO GRANDE DO SUL,eu acho injusto pois se vc tem um orçamento de 10X,e derepente tiram de vc 6x desse orçamento,vc vai quebrar mesmo,vi pelos meus próprios olhos o quando uma cidade como macae se beneficia mais tb sofre com os impactos da transformação,é uma mudança radical,se gasta muito em infra-estrutura saúde,educação.Eu estou do lado dos cariocas e muito dos meus parentes do sul tb,minha conteranea Xuxa hoje mesmo saiu em defesa do RJ,se fosse com o RS do Sul,CERTAMENTE A NOSSA REAÇÃO SERIA MAIS AGRESSIVA,RSRS,POR MUITO MESNO PEGAMOS EM ARMAS POR CAUSA DAS TAXAS QUE O IMPÉRIO RESOLVEU COBRAR POR TAXAS DE CHARQUES.É uma injustica o dinheiro dos estados do RJ,SP,ES,vai sustentar os coroneies do nordeste.Que o diga o senhor CID GOMES,que viajou com a familia pela europa a passeio as custas do povo do Ceára.
    Se querem a partilha porue não das novas descobertas,porque ir em cima do que já está em contrato?

    Acho que é porque, “é mais fácil tirar doce de criança, do que produzir o seu mesmo”…

    É… o Rio sempre “sofreu” nas mãos do Governo Federal desde quando deixou de ser a Capital do Brasil…

  14. Só complementando estou do Lado do Rio, afinal moro no estado. Alias acho que a imprensa nacional, não está se importando muito com isso, afinal é um “caso isolado”, quando na verdade é um caso de interesse nacional.

Comentários não permitidos.