Conheça o Locomosky

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=EPDefsTQ6hY&feature=related]

A Rússia lançou um programa para construir um  dirigível, multi-propósito  que certamente vai causar sensação. O dirigível Locomoskayner, flutua graças aos seus tanques de hélio, mas também, utiliza-se de outra tecnologia, está equipado com  sistemas de células de ar quente para regular a sua flutuabilidade.A Propulsão da nave é fornecida por vários motores elétricos e pequenas asas na periferia de seu fuselagem em forma de disco.  A aeronave  de forma invulgar,  assemelha-se à um objeto voador não identificado (OVNI), que segundo os seus projetistas lhe confere uma impressionante  estabilidade e capacidade de resistir a correntes de ar além de permitir-lhe pairar por longos períodos acima de pontos fixos no chão.

Sediada na cidade de  Ulyanovsk, cerca de 900 km a leste de Moscow, a Locomoskayners trabalha no desenvolvimento de diferentes modelos de veículos que deverão ser utilizados para o transporte de pessoas e mercadorias, bem como para a vigilância e monitoramento.

Porém uma versão de maior dimensões está sendo projetada  tendo como objetivo apresentar um modelo de transporte aéreo capaz de transportar até 600 toneladas.

http://www.locomosky.ru/userfiles/gallery_images/history%20of%20termoplane%20(3).jpgSugestão Armando Rozário

Mais informações no site Locomosky

19 Comentários

  1. Se há uma coisa que gosto em relação aos Russos a sua capacidade de inovação de apresentar projectos que nem Albert Einstein pensaria. Embora o conceito não seja novo.
    O problema disto é que… a teoria existe a pratica é sempre mais complicado e actualmente os projectistas têm de arranjar alguém que queira o projecto para pode-lo explorar comercialmente.
    Agora a minha pergunta é: será viável a nível económico?
    Transporte de pessoas? Acredito a nível turístico, funciona muito bem.
    Mas para transporte comercial, não é fiável…
    Qual é a velocidade desse dirigível.
    Vigilância… depende qual for a vertente… actualmente um pequeno UAV é mais barato, poderá voar mais rápido, com maior autonomia e é muito mais discreto.
    Naturalmente, é o meu ponto de vista.
    Abraços

    • Karlus, creio que posto de vigilância fixo, com radares de longo alcance, tal como o projeto ISIS.
      http://pbrasil.wordpress.com/2009/04/28/lockheed-martin-vence-concorrencia-para-o-desenvolvimento-do-projeto-isis/
      Radar de controle aéreo, meteorológico entre outros.
      No quesito turístico estou completamente de acordo consigo, só mesmo para um “cruzeiro” aéreo.
      Porém acho que estes veículos se adequam muito mais ao transporte de cargas volumosas e pesadas, a velocidade ai não seria um fator limitante, pois certamente seria mais rápido que qualquer navio e ainda poderia cruzar os continentes sem ocupar a malha ferroviária ou rodoviária.
      Vejo um futuro promissor para este tipo de veículos, e até sonho um dia poder fazer um passeio turístico, rsrs
      Sds
      E.M.Pinto

  2. E.M.Pinto; Tens razão, nesse ponto… é eficaz. (Radar de controle aéreo, meteorológico entre outros).
    Mas… agora o ponto de transporte com cargas pesadas…
    As condições atmosféricas não seriam o carrasco do projecto. Em 2 horas as condições atmosféricas podem mudar drasticamente e o dirigível não tem capacidade de fugir; pior se estiver sobre o mar.
    Acho que o barco, o Avião e o comboio batem no dirigível nesse aspecto. Volume de carga e velocidade.
    O dirigível é tipo borboleta… bonita mas frágil.
    Agora, a vertente turística é o ponto mais forte.
    Abraço

  3. Nossa mais pra mim seria um alvo facil só pelo tamanho pode destruir rapido se ele fosse uma maquina rapida poderia compesar mais com esse tamanho ate uma basuca derruba isso só pra diminur custa poder tem em prejuiso sou mais usar um mega cargueiro e isso poder ser utilizado em um grande helicótero e pra terminar por favor poderia fazer uma materia sobre as industria belica do brasil grandes marcas

  4. karlus73, os EUA estão estudando também dirigíveis para transporte de cargas.
    Acho que não é para a área militar, mas para a civíl.
    Carregar cargas pesadas de uma cida para outra. As vezes é mais barato com um grande dirigível do que com caminhões. Ao invéz de se usar 5 ou 10 caminhões para levar rolos de aço, poderia-se usar os dirigiveis, uma vez que são mais seguros.
    Sem duvida nenhuma (na minha opinião) se o emprego futuro dos dirigiveis for para transporte de carga, acho que vai sobrar interesados.

    🙂

  5. Carrasco,
    outros conceitos de aeronaves podem ser desenvolvidos para o transporte de carga super pesada e volumosa, mas não conseguiriam decolar e pousar verticalmente.
    O conceito do dirigível parece ser o ideal para deixar a carga no local de uso, de forma vertical. Um helicóptero não conseguiria elevar tanta carga e nem com tal eficiência.
    Quanto a ser vulnerável um dirigível definitivamente não é. Apesar do tamanho pode ter uma baixíssima assinatura radar e térmica. Também, apesar de lento, pode se elevar a grandes altitudes. Dirigíveis não tripulados podem se localizar a altitudes de até 50.000 metros e ficar lá por anos, “imóveis” e com os motores alimentados por energia solar.
    Dessa posição podem controlar uma área imensa com custo muito reduzido.
    Também não são mais carregados com hidrogênio como os Zepelins e sim com hélio, que não é combustível. Além de serem compartimentados, de forma a que rupturas localizadas não colocariam em risco toda a aeronave.
    Um abraço.

  6. Bosco, tive a oportunidade de realizar no meu trabalho um dirigível com forma de asa. É como os conceitos de asa voadora, porém é um dirigível.

    Acho que seria muito útil um dirigível, quem além de ser cargueiro, sejam um tanto rápido. Ele poderia voar a grande altitudes e a pelo menos 290 a 320 Km/h isso a 40.000ft. Podendo até ser empregado para o uso militar.

    No meu projeto, ele se parecia com o modelo B2 americano. Ele usa um motor a hélice. Feito de material como um “preservativo” (rsr) enchido com gás leve, sua estrutura era feita de papel dobrado (ficando bem resistente) e linha de costura normal.
    Ele cumpriu quase o esperado. A parte ruim foi a razão peso potência, mas como usei um motor elétrico fraco, já era de se esperar. Foi uma experiência muito fascinante para mim como entusiasta.

    Vou criar um blog só para falar dos meus trabalho sobre projetos e conceitos aeronáuticos.

    Pinto, gostaria de me associar ao Blog para juntos, e até o pessoal que esse site, me ajudarem a ter mais ideias. Já fiz vários trabalhos do tipo.

  7. E.M.Pinto :
    Luiz, podes enviar o material ao Blog se quiser, publico aqui com o devido crédito a você, posso criar um espaço para você divulgar as idéias sem problemas, é só me informar se lhe interessa.
    blog.p.brasil.@gmail.com
    Sds.
    E.M.Pinto

    Opa, opa!!! Não sabia que poderia enviar matérias. =)

    Posso ajudar também, quando encontrar uma matéria que seja interessante? ^^

  8. Ah, só uma informação a mais. Eu também faço miniaturas de aeronaves, bem detalhados. Vou estar disponibilizando para vendas a partir do meio do ano pela internet.

Comentários não permitidos.