‘Humanidade deve repetir: nunca mais’, diz Lula sobre Holocausto

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/347/96/96/7536389.lula_mundo_266_399.jpg

Em visita ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que conhecer o local era “quase obrigatório” para qualquer chefe de Estado do mundo.Em seu último dia de viagem oficial a Israel, Lula esteve no centro que foi erguido na capital israelense para homenagear os 6 milhões de judeus mortos durante a 2ª Guerra Mundial.

“Eu acredito que a visita ao Museu do Holocausto deveria ser quase obrigatória a todo ser humano que quer governar uma nação”, disse o presidente na saída do local.

“A humanidade deve repetir todos os dias, quantas vezes for necessário, ‘nunca mais’, ‘nunca mais’, ‘nunca mais'”, enfatizou Lula.

Depois da visita ao museu, o presidente brasileiro participou de um plantio de uma árvore no Bosque de Jerusalém. O próximo passo de sua agenda é um encontro com representantes das sociedades civis israelense e palestina.

Recusa polêmica

A ida ao museu ocorreu no mesmo dia em que a chancelaria israelense havia programado uma visita ao túmulo de Theodor Herzl, fundador do movimento sionista cujo aniversário de 150 anos está sendo celebrado pelo governo de Israel.

O fato de a comitiva brasileira ter rejeitado o convite gerou duras críticas de alguns setores da sociedade israelense.

Segundo a imprensa local, por causa da recusa de Lula, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, teria boicotado o discurso que o presidente brasileiro fez no Parlamento israelense.

O chanceler também boicotou um encontro entre Lula e o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu.

Lieberman, líder do partido ultra-nacionalista Yisrael Beitenu (“Israel, nosso lar”, em tradução livre), é conhecido por suas posições duras com relação ao Irã e à Palestina. O chanceler ainda não se pronunciou oficialmente sobre o episódio.

No entanto, o chefe do protocolo do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yitzhak Eldan, conversou com a BBC Brasil na saída da visita de Lula ao Museu do Holocausto.

“Apreciamos o fato de o presidente ter vindo ao museu e plantado uma árvore em seu bosque. Mas nada substitui a visita ao túmulo de Theodor Herzl”, declarou Eldan.

O embaixador disse, porém, que o episódio do túmulo não afetava o resultado final da viagem de Lula.

“Não diria que isso comprometeu o sucesso da visita. Houve muitos aspectos positivos, mas há ainda muitas pontes a serem construídas nessa relação. Esperamos que a passagem de Lula pelo museu faça o presidente entender melhor a nossa posição”, declarou em entrevista à BBC Brasil.

No dia anterior, Eldan havia definido como “lamentável” o fato de o governo brasileiro ter recusado o convite de Israel para visitar o túmulo de Herzl. Porém, disse ele, o governo israelense não queria insistir no assunto para não comprometer “o sucesso da visita”.

Clique Leia mais na BBC Brasil: “Chanceler de Israel boicota discurso de Lula no Parlamento”

Repercussão

O incidente já está causando repercussão em alguns setores da sociedade israelense.

Em entrevista à BBC Brasil, o porta-voz da Agência Judaica, Michel Jankelowitz, classificou de “insulto” a recusa do convite.

“Lula entraria para a história como o primeiro chefe de Estado a se recusar a prestar essa homenagem a Israel”, disse.

Para ele, a decisão compromete as ambições do governo brasileiro de participar das negociações de paz no Oriente Médio.

Lula tenta lançar o Brasil como mediador numa eventual retomada do processo de paz entre israelenses e palestinos, que está congelado desde dezembro de 2008.

Fonte: BBC Brasil

6 Comentários

  1. “Lula entraria para a história como o primeiro chefe de Estado a se recusar a prestar essa homenagem a Israel”…. Não sabia que existia uma lei obrigando os chefes de estado de homenagear Israel.

    Tadinho deles….hahaha

  2. Eu sempre julgo q eles, os sionistas, peloq seus pais passaram no passado, teriam respeito aos Palestinos, q são seus irmão , descendetes de IBRAIM/ABRAÃO..+ td le a crer , por suas atitudes com os mesmos, q o passado é um meio de angariar o “DÓ” do mundo, é praticar atrocidades contra os Palestinos,,a SAHOAH. Uma pergunta: Pq os Arabes continuam calados, comprando armas dos algozes dos seus irmãos , onde está esse matido CS da ONU q ñ para esses covardes sinostas?Os Palestinos ñ possuem tanques, aviões de caças, subs..só armas antiogas e fundas…como são bravos esses soldados sionistas , é mt bem armados as brancaleonas forças Palestinas.Pq será q a coisa foi tão diferente com o HESBOLLAH ?Nunca terrão paz , se ñ retirarem-se das terras Palestinas, os assemtamentos, enclaves, por uma Palestinas livre é independente, por um Esatados Palestinos livre é Pacifico ao lado dos Sionistas.

  3. Que eu saiba nem o Sarkozy, e nem outro líder estrangeiro visitou o Túmulo do senhor Herzl, porque o Lula deveria fazer isso obrigatóriamente???

    É uma tentativa clara de manipulação da visita do nosso Presidênte pelos Sionistas, lembrando que Israel não é toda Sionista, e nem tão pouco governada somente por eles. Vamos por os pingos nos “i” pra esclarecer.

    Quanto a visita do Lula ao museu do holocausto, vejo que foi também, além de ser uma homenagem real aos judeus, como uma menssagem clara ao Iraniano de que o Brasil reconhece de forma esplícita o holocausto, e que este tema nunca será usado de forma política por parte do Brasil.

    Vai tirando desde já o cavalo da chuva sobre este tema durante a visita do Lula em Teerã daqui alguns meses.

    Valeu!!!

  4. Era só o que faltava, agora tem que fazer o que eles acham certo e pronto….faça-me o favor, depois dessa o presidente Lula ganhou meu respeito, é brincadeira….é o velho ditado faça o que eu digo não faça o que eu faço…o problema de Israel é que eles convenientemente se consideram os únicos lesados no mundo e todos os outros estão abaixo em escala de perseguição, etc…e o pior é que eles cometem com os palestinos muitas das praticas a que foram submetidos, ou seja pimenta no…dos outros é refresco….qualquer dúvida é só olhar para o lado (Palestina).

  5. Prezados:

    Quem tem mais de 50 anos sabe que a história do Holocausto começou com algo em torno 4 milhões de vítimas incluindo Poloneses, ciganos, etc, etc.
    Com Juros e correções esse montante chegou a 6 milhões – de judeus,(numero inclusive cabalístico das seis pontas,)sendo que foram deixados de lado todos os outros milhares, se não milhões de vítimas. Dificil negar o Holocausto bem como a existência da industria do mesmo, vide Norman Filkenstein inclusive.
    Alguém viu as Weapons of Mass Destruction do Iraque? O avião que atingiu o Pentágono? O ahamadinejad “negando” o holocausto e falando que queria destruir Israel? Acho que tem muita história mal contada por aí.

  6. Não devemos nos ocupar desse episódio.
    Não é algo que faça parte protocolar da visita, portanto a inclusão de última hora pode até ter sido manobra política, para criar anti-clima para a visita posterior, que foi ao palestinos.
    Simplesmente foram indelicados, e não surtiu nenhum efeito, pois nenhum outro chefe de estado fez a tal ‘visita’
    Uma grosseria diplomática que é melhor ignorar.
    Sou avesso à esse tipo de comportamento indelicado em diplomacia, mas estamos ‘pagando’ um pouco por umas pequenas indelicadezas (diplomáticas) recente com Mrs. Clinton.
    Não é algo importante, apenas chato.

Comentários não permitidos.