F18 EF para o Japão????

http://www.air-attack.com/MIL/f18sh/fa18e_japan.jpg

Assim como a proposta feita ao Brasil a Boeing externou que está disposta a terceirizar parte da produção de seus caças F/A-18 Super Hornet para empresas japonesas caso o Governo Nipônico se decida pelo caça da empresa.
É fato conhecido que Tóquio considera o F-22 usado apenas pelos EUA e o F-35 ambos fabricados pela Lockheed Martin, que já foi encomendado por um número de outros países, incluindo o Reino Unido e a Itália. O Japão também avalia o F-15 e o F-18 da Boeing e o Eurofighter Typhoon.

A análise visa a substituição da frota japonesa de caças F-4 Phantom, cuja a aquisição remonta dos anos 60/70 e que a cada dia se tornam um pesadelo de logística matê-los voando.

Entretanto a opção Japonesa pelo caças da Lockheed F-22 e F-35 esbarra não so na questão de liberalização de fabrico de componentes. A questão também esbarra no custo de manutenção dos novos caças americanos cada vez maiores e restritivos. Já noticiamos por exemplo que o custo de aquisição do F-35 gira em torno dos 100 milhões.

Custos como esse já levaram o governo Dinamarquês anunciar que estudam a substituição da compra de caças F-35 pelo Boeing F/A-18E/F Super Hornet. (a exemplo do que parece sinalizar a opção Japonesa).

O F-22 sofre a restrição do Governo Americano em exportá-lo além de não possuir mais linha de produção ativa depois de 2011. Já o F-35 sofre com a elevação “galopante” de custos além do “programa” esta sofrendo diversos atrasos no seu desenvolvimento.

Apesar de ser mais lógica a manutenção da linha de montagem da Mitsubishi Heavy Industries do F-16 (chamado no Japão de F-2) a empresa já anunciou o fim da linha de produção para o final do ano de 2011 e ao que parece o governo Japonês parece movimentar-se “rumo” a um caça bimotor.

Neste sentido é que a Boeing oferece ao país a liberalização de parte de produção do F/A-18 Super Hornet salientando ainda que se o país optar agora pelo caça da Boeing 10 aeronaves podem ser entregues ao país ainda em 2015.

Segundo informações oriundas do Ministério da Defesa Japonês a decisão acerca da substituição da frota de F-4 Phantom deverá ser decidida ainda já que vem sendo postergada a nos últimos 3 anos.

http://pbrasil.files.wordpress.com/2008/12/vinna.png?w=243&h=160#038;h=240

Fonte: Hangar do Vinna com informações do Money Control/Reuters

15 Comentários

  1. Não dependo só do caça meus colegas, todos pensam nos Su-35, F-15 e o piriqito da vizinha, mas ninguém pensa no bendito míssil.

  2. Quantos F´s já foram derrubados por Mig´s e Sukhois? E em sentido contrário, quantos Mig´s e Sukhois já foram derrubados por F´s? Neste item os F´s batem de longe os russos. Os F-15 nunca foram derrubados em combate, mas derrubaram mais de 100 Mig´s e Sukhois. Os F/A-18 Hornet (não o Super) tem um índice de 40 (Mig, Mirage e Sukhois) para um derrubado (por um MIG-25 no Iraque). Olhando deste lado não acho que os SU e Mig´s possam ser, ainda, considerados matadores de alguma coisa. Os F-16 têm índices de vitórias imensas, derrubaram de tudo.

  3. Cara, toda x q os ianks derrubaram um mig ou su…o país estava em desvantagem ,por embargos e outras medidas,eles só batem em gato morto, a coreia do norte está chamando eles p a briga….Lembra-se do vietnam…vá lá e verifique..quem perdeu?

  4. carlos argus vieira
    Perdeu em que?
    Por não ficar lá? Isso é uma derrota? Quem perdeu mais… psicologicamente até acredito que foi os americanos… o povo é quem mais ordena… mesmo dentro dos EUA as coisas já estavam ruins e a opinião publica era muita má em relação a essa guerra.
    A máquina de guerra do norte estava muito bem afinada… os Mig 15 eram as melhores máquinas de guerra que havia na altura… os Mig´s muito combateram… mas não levaram a melhor…. inclusive diz-se que pilotos soviéticos pilotaram nessa guerra.
    As mortes do norte foram muitos acima das americanas.
    Que embargo havia nesses países que os F´s ganharam e que estavam em desvantagem. Tipo de embargo e quais foram os países?
    Como li num outro fórum… a cavalaria Russa não para de criticar. Desde que seja americano não presta mesmo…

    Usei um pouco de ironia…

    Mas é para dizer quando se faz uma análise das coisas… ponderamos várias coisas… não é só disparar.. dizer que é uma opinião tua, pessoal, muito bem… agora escrever como o “todo”.. Está errado.

    Em relação á opinião do Bruno… tens razão no que escreves… também nunca vi “tareias” de Mig e SU em F´s)
    NA MINHA opinião pessoal.. até têm muito coisa boa… o problema está em 2 pontos… Têm problemas de dar logística aos países que vendem o material e a fiabilidade nunca foi o forte dos russos.
    Por exemplo em relação ao PAK 50, o avião só agora começou a voar e está em teste, que provavelmente terá muitas alterações até ficar operacional e já li que é melhor do que o F-22 e que devia vir para o Brasil (Não é só pedir… e o resto! Custo de operacionalidade, por exemplo)… é esse tipo de opinião que critico ( o T-50 nem ainda voou com os motores para que foi projectado)… escrever por escrever… é melhor dizerem detesto os yankee e a minha opinião sobre este assunto é: (a malta assim já sabe para que lado salta).
    Eu vejo as coisas a um nível de histórico e de factos reais, aqueles que sei e pesquiso.
    Não gosto da arrogância de alguns americanos… mas também não gosto da atitude dos Russo… Entre arrogância e cinismo… prefiro os arrogantes…

  5. Bravo Sr Karlus, excelente comentário, alguns comentarista aqui se comportam como torcedores de futebol aí complica.

    E chega a dar desgosto de ver o pessoal torcer para a China contra o ocidente, é surreal, como se eles fossem os paladinos da virtude e as potências ocidentais só tivessem defeitos.

    Agora escrever que o PAK FA é supérior ao F-22 chega a doer as vistas, os EUA planejam iniciar a desativação dos F-22 em 2025, será que haverá algum esquadrão de PAK fa operacional até lá?

  6. Essa história do PAK ser melhor que o F-22 é história da Sukhoi. Posso dar um exemplo simples. Fala-se muito do SU-27 é muito melhor que o F-15, só que esqueceram de observar que a capacidade de processamento dos computadores do Eagle é pelo menos vinte cinco vezes maior que o do russo, isto é uma enorme diferença quando a coisa tem que ser na vera e não em treinamentos conjuntos. O F-15 tem radares melhores, sistemas de guerra eletrônica mais eficientes e comunicação bem mais avançada (inclusive datalink). Os pilotos do Eagle acertam os SU bem antes, os pilotos deste último nem vão saber o que os atingiu.

  7. Em primeiro lugar, acho uma opção um tanto infeliz dos japoneses que tiveram um projeto conceito de 5ª geração…
    Creio que seria mais interessante gastar esforços aí, dado que o Japão se interessou em comprar o F-22 independente dos custos, e depois da restrição do Raptor, os japoneses acenaram com o outro absurdamente caro EF-2000, ou seja, para mim isso significa que dinheiro não é problema…

    O F/A-18 EF é um excelente avião contra qualquer adversário hoje, e ainda mais levando em consideração as armas que utiliza, como foi bem citado anteriormente aqui. Mas o futuro pode não ser tão “belo” para o pequeno Hornet.

    Esse é tipo de assunto que não dá para colocar na mesa sem ter um quilo de “porém”.

    Comparar jatos russos com americanos e colocar as vitórias dos combatentes ocidentais como argumento é apequenar demais a discussão.
    Todos sabem muito bem que até os 70 os russos se concentraram em Quantidade sobre a Qualidade, logo, valia mais tem 1 mihão de Migs 21 voando do que os modelos mais “avançados”, tal como o Mig 25.

    O fato é que pilotos americanos enfrentaram modelos russos, mas esses modelos são iguais aos que voam na Rússia, e com a mesma capacidade logística para supri-los? E o treinamento dos pilotos, como Iraquianos por exemplo? Podemos colocar na balança?

    Se o Vietnã foi uma derrota ou não… eu acho que foi e os próprios americanos pensam assim… Não derrubaram o governo do norte e não racharam o país em dois (minimamente), mas todo mundo perde… algum dia… E se a logística e força deles fosse tão capaz de sustentar eles teriam rachado o país em dois e ponto.
    Segundo ponto fatídico é: “Ter menos baixas determina vitória?” Os russos morreram as montanhas na 2ª Guerra, e ainda sim eles varreram os alemães do seu território e de todos os outros até a capital alemã… Morrendo as toneladas, mas ganhando, se tivesse UM russo que fosse para erguer a bandeira isso bastaria…

    Por último eu acho que falar mal de equipamento é tão fácil quanto falar bem do equipamento americano e europeu…
    A verdade é para um combate real em cenário moderno ninguém faz nem idéia de quem ganharia… Por que os EUA não usam 100% do que eles tem, e os russos nunca precisaram passar nem perto dos 100% ainda mais agora…

    Sobre o Su-27 e F-15, tem um exercício em que eles combateram… O cara do Su-27 conseguiu engajar o avião que acompanhava o voo, por engano, e ainda teve tempo de corrigir o erro e engatar o Eagle e ele nem não escapou… E será, que esse computador russo é tão ruim assim? Você já viu ele lutando com tudo que pode? Nós sabemos que o Eagle merece respeito… Mas… eu aposto que um piloto americano não quer ter que encontrar um Flanker russo na frente em combate.

Comentários não permitidos.