Defesa & Geopolítica

F18 EF para o Japão????

Posted by

http://www.air-attack.com/MIL/f18sh/fa18e_japan.jpg

Assim como a proposta feita ao Brasil a Boeing externou que está disposta a terceirizar parte da produção de seus caças F/A-18 Super Hornet para empresas japonesas caso o Governo Nipônico se decida pelo caça da empresa.
É fato conhecido que Tóquio considera o F-22 usado apenas pelos EUA e o F-35 ambos fabricados pela Lockheed Martin, que já foi encomendado por um número de outros países, incluindo o Reino Unido e a Itália. O Japão também avalia o F-15 e o F-18 da Boeing e o Eurofighter Typhoon.

A análise visa a substituição da frota japonesa de caças F-4 Phantom, cuja a aquisição remonta dos anos 60/70 e que a cada dia se tornam um pesadelo de logística matê-los voando.

Entretanto a opção Japonesa pelo caças da Lockheed F-22 e F-35 esbarra não so na questão de liberalização de fabrico de componentes. A questão também esbarra no custo de manutenção dos novos caças americanos cada vez maiores e restritivos. Já noticiamos por exemplo que o custo de aquisição do F-35 gira em torno dos 100 milhões.

Custos como esse já levaram o governo Dinamarquês anunciar que estudam a substituição da compra de caças F-35 pelo Boeing F/A-18E/F Super Hornet. (a exemplo do que parece sinalizar a opção Japonesa).

O F-22 sofre a restrição do Governo Americano em exportá-lo além de não possuir mais linha de produção ativa depois de 2011. Já o F-35 sofre com a elevação “galopante” de custos além do “programa” esta sofrendo diversos atrasos no seu desenvolvimento.

Apesar de ser mais lógica a manutenção da linha de montagem da Mitsubishi Heavy Industries do F-16 (chamado no Japão de F-2) a empresa já anunciou o fim da linha de produção para o final do ano de 2011 e ao que parece o governo Japonês parece movimentar-se “rumo” a um caça bimotor.

Neste sentido é que a Boeing oferece ao país a liberalização de parte de produção do F/A-18 Super Hornet salientando ainda que se o país optar agora pelo caça da Boeing 10 aeronaves podem ser entregues ao país ainda em 2015.

Segundo informações oriundas do Ministério da Defesa Japonês a decisão acerca da substituição da frota de F-4 Phantom deverá ser decidida ainda já que vem sendo postergada a nos últimos 3 anos.

http://pbrasil.files.wordpress.com/2008/12/vinna.png?w=243&h=160#038;h=240

Fonte: Hangar do Vinna com informações do Money Control/Reuters

15 Comments

shared on wplocker.com