‘Falsa invasão’ causa pânico na Geórgia

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HdvFzwi2EwM]

Um programa transmitido por uma emissora de televisão da Geórgia provocou pânico no país, ao levar ao ar imagens de tanques russos nas ruas e a notícia de que o presidente do país estava morto.

No programa do canal governista, imagens de arquivo da guerra de 2008 são mostradas enquanto um apresentador fala do que aconteceria caso a oposição tomasse o poder depois do assassinato do presidente do país, Mikheil Saakashvili.

Embora a transmissão tenha sido apresentada como uma “simulação de eventos possíveis”, muitos georgianos não viram a advertência, segundo o correspondente da BBC em Tbilisi, Tom Esselmont.

De acordo com Esselmont , por alguns momentos, os georgianos tiveram a sensação de que a história se repetia, em uma volta à época da guerra com a Rússia, em 2008.

O presidente da empresa que controla o canal Imedi TV, George Arveladze, pediu desculpas pelos problemas que o programa possa ter causado à população.

Problemas de saúde

Hospitais afirmaram ter recebido inúmeras ligações com queixas de infartes, palpitações e outros problemas provocados pelo programa.

A guerra com a Rússia, que invadiu o país para apoiar a província da Ossétia do Sul, aconteceu há apenas 18 meses, e tanques russos chegaram a passar a menos de 50 km da capital georgiana.

Segundo o correspondente da BBC, depois que a situação voltou ao normal no país, ficou claro que o programa foi um ataque mal-disfarçado a políticos da oposição georgiana que recentemente estiveram em Moscou, em encontros com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Um político da oposição classificou o programa de “nojento” e dezenas de georgianos fizeram um protesto espontâneo em frente aos estúdios da Imedi TV.

O conflito se iniciou no dia 7 de agosto de 2008, quando a Geórgia bombardeou a região separatista para tentar retomar o controle sobre a província rebelde.

Em reação, forças da Rússia, país com a qual parte da população da província se identifica, repeliram o ataque e avançaram em território georgiano até chegar a 45 km da capital, Tbilisi.

Os russos acabaram expulsando soldados georgianos das regiões da Ossétia do Sul e da Abecásia, que desde então são reconhecidas por Moscou como Estados independentes, mesmo sem o respaldo da comunidade internacional.

Segundo um relatório europeu, cerca de 850 pessoas morreram durante a guerra e mais de 100 mil foram obrigadas a deixar suas casas. Cerca de 35 mil ainda permanecem na situação de deslocados, afirmou a comissão.

Nota do editor: No comment

E.M.Pinto

Aproveitandoo gancho e exercitando o humor, segue um velho e conhecido vídeo, A invasão do Brasil…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JffmWtjxVq8]

Fonte: BBC Brasil

4 Comentários

  1. Bom Dia ,
    Essa propaganda nao poderia ter sido divulgada sem a autorização do commedor de gravatas que esta no poder em Tbilisi.
    Ela mostra que esse regime esta no seu fim e ele tenta de raliar a população com o grito do ” enemigo na porta ” .
    De fato a oposição representado principalmente por Salomé Zourabchvili não é ” pro-russa ” e si ela quer até accordar uma larga autonomia pelas provincias perdidas , ela nao quer renunciar a entrada da Georgia na UE é até no NATO é não quer se alignar sobre Moscu .
    Esssa oposição nao é liderada por um maluco incapaz de propor um projeto
    que posse federar os varios povos da Georgia [ Georgianos , Ossetos , Armenianos , ….. ] fora da estrategia da tensão permanente com a Russia é da ” Gergianização “de tudo que nao é Gergioano.
    Dando uma larga autonomia nas provincais da Ossétia é da Abecásia poderia até prejudicar Moscu no norte do Caucaso com suas provincias da Cécénia ou do Dagestà .
    Mais a primeira coisa qué o maluca de Tblisi fiz foi de bombardear os povos que ele chama de ” irmaos ” dos Georgianos afim de ” restabeleser a ordem constitucional ” .
    Um analisto Francés mostra que a falencia das chamadas ” revoluções coloridas ” é ligada na pessima qualidade do ” material humano ” que esta no poder .
    Ler ” La faillite des révolutions colorées ”
    http://www.realpolitik.tv/

    Cordialmente
    Daniel BESSON

  2. Esse pessoal da Georgia tá mais perdido do que… sei lá o que…

    O melhor é o vídeo do final da matéria!
    Humor sempre!
    rs.

Comentários não permitidos.