Força Aérea da Venezuela recebe jato de treinamento K-8 neste sábado

A Força Aérea da Venezuela (FAV) deverá incorporar neste sábado dia 13  os primeiros seis exemplares do jato de treinamento Hongdu JL-8 (K-8 Karakorun). A cerimônia de recebimento será feita na Base Aérea Libertador de Palo Negro e contará com a ilustre presença do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
No final de 2008 a Venezuela anunciou a compra de 18 exemplares do jato de treinamento avançado sino-paquistanês, que será utilizado para a formação dos futuros pilotos da FAV.
No dia 22 de janeiro, as seis primeiras aeronaves chegaram desmontadas na Venezuela, entretanto mais de um exemplar foi montado e já voou nos céus bolivarianos.

O avião, que realizou seu vôo inaugural em 1990 e teve as suas primeiras unidades entregues em 1994, é monomotor, porém pode ser equipado com um canhão de 23mm além dos quatro pontos de fixação de armamentos sob as asas, totalizando 943kg de carga bélica, entre bombas de queda-livre e foguetes não-guiados. O alcance operacional doK-8 é de 2.250km e desempenha velocidade máxima de até 800km/h. Até hoje, mais de 500 exemplares foram construídos e equipam as forças aéreas de mais de 11 países.

Fotos: Cavok

Fonte:   Revista Asas

3 Comentários

  1. O vizinho + louco do pedaço se armando até os dentes…e nós?O FX 2 sem solução, o VLS nem do chão sai, 4 subs e olha lá, deveriam ser uns 21…+os vizinhos só se armando…é na paz srs, q nos preparamos p a guerra; coisa q eles estão fazendo bem.

  2. Eu fico feliz em ver o cenário bélico sul-americano. Embora não seja nada tão devastador quanto à de outras potências, estamos crescendo num rítimo considerável. O que eu não gosto muito é ver que apenas vizinhos estão comprando equipamentos realmente bons e até superiores ao que o Brasil possue. O jato de treinamento Hongdu JL-8 com certeza vai melhorar o desempneho nos treinamentos dos pilotos venezuelanos e em consequência a forma de combater também.

  3. Nosso pais e assim gente politicos e especialistas arrogantes ,ufanistas que acham que um punhado de armas defendera o pais choram que não tem dinheiro para se reaparelhar e os vizinhos podem ate chorar mais fazem alguma coisa aqui o barato e o melhor pois etes ai acham que podem fazer um produto barato e inferior adquirido ser superior ,tem gente que acha que o brasil e mais poderoso que eua so em sonho nosso pais ja era so uma mudança de mentalidae mudara tudo isso

Comentários não permitidos.