Arábia Saudita interessada em adquirir mais dois esquadrões de caças F-15 Eagle

http://homepage.tinet.ie/~steven/images/f15saudi33.jpgO jornal Middle East confirmou que a Arábia Saudita está em avançadas negociações para uma nova aquisição de caças F-15 Eagle dos Estados Unidos.

As lideranças sauditas, mesmo estando recebendo os primeiros caças Eurofighter, vem examinando os caças F-15 norte americanos para um contrato de aquisição em 2010. Eles dizem que Ministro da Defesa Saudita Príncipe Sultão Bin Abdul Aziz tem apoiado a prospecção de uma adicional aquisição de pelo menos dois esquadrões de caças F-15 num acordo que poderá chegar aos US$5 bilhões.

“A avaliação é que a Real Força Aérea Saudita requer uma plataforma com a qual esteja mais confortável, ainda muito mais avançada do que as que estão atualmente em operação,” disse uma fonte da indústria.

A força aérea saudita opera cerca de 150 caças F-15, adquiridos nos anos 70 e 90. As fontes disseram que Riyad tem se informado sobre a opção de um desenvolvimento de uma versão stealth do caça F-15E.

Neste mês, os Estados Unidos enviaram uma série de delegações de defesa para Arábia Saudita para discutir outra venda de caças. A primeira delegação foi da Boeing, fabricante do caça F-15, a qual, no dia 8 de março, se encontrou com o Sultão e também com seu filho, o representante do Minsitério da Defesa Príncipe Khaled, responsável oficial pelas aquisições de novos armamentos.

A delegação da Boeing foi encabeçada pelo Presidente James McNerney. Outros representantes da companhia foram identificados pelo vice presidente Shepherd Hill e o gerente da Boeing na Arábia Saudita Ahmed Jaazar.

Dois dias depois, o Secretário de Defesa dos EUA Robert Gates chegou na Arábia Saudita para o que foi conversa sobre uma cooperação de defesa e de termos militares. Gates também se encontrou com o Sultão e com o Rei Abdullah para discutir questões regionais e também vendas de novos armamentos.

As lideranças sauditas insistem na garantia de que qualquer pedido de F-15 necessitaria uma aceleração nos processos de produção e entrega. Os sauditas também negociam os detalhes como treinamento e apoio logísitico, bem como adicionais negócios sobre armas, particularmente sistemas de mísseis de defesa.

O fator complicador é que a Arábia Saudita continua patrocinando o Hamas e grupos da Organização de Libertação da Palestina (OLP), os quais mantém um estado de beligerância com Israel.

Fonte: The Bulletin – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

10 Comentários

  1. O mix HI-LO saudita será de F-15s e Eurofighters….

    Nada mais disse ou foi lhe perguntado…

    Quê qué isso sô….

  2. Penso eu que se o brasil comprase tambem mais aviões por que o rafale f3 e caro so 36 caças e pouco deveria pensar o seguinte la pra 2030 comprar uns f35 que estaram mais baratos ,pois muitos dizem que manter os f3 e caricimo então a chance de se fabricar mais aviões desses séra remota ,enfim como disse companheiro lula o mais importante e o conhecimento desse fabricar submarinos e de bonos helicopteros

  3. É um dos países que só tem que escolher… f-15 stealth , fica bem…
    Têm dinheiro para isso e acredito que este novo f15 stealth venha ter o papel que o seu mano mais velho teve no passado. Se olharmos um pouco para o preço do f22… o custo do f15 será muito menor. É verdade que o raptor (a principio) não será vendido para o exterior e a sua linha de produção já tem dada para acabar.
    Isso foi notícias antes do primeiro voo do avião stealth russo, o PAK 50.
    Penso que irá haver uma mudança nessa historia… não foi só os russo que beberam vodka, os americanos também o fizeram porque haverá “notas” na industria aeronáutica americana.
    Li á pouco tempo um noticia, o grupo que desenvolveu o f22 poderá modernizar os raptor´s;. o F35 poderá ter mais dinheiro para o seu desenvolvimento, embora o seu custo já seja maior do que esperado. (Bem são vários países que estão metido no projecto, que remédio…)
    Bem agora olhando para o futuro. Os EUA já estão a pensar desenvolver um novo bombardeiro, provavelmente irá surgir uma variante melhor do f-22 (pois os americanos terão de ter algo melhor que o PAK 50), um F35 como avião stealth dos menos ricos e para finalizar o f15 stealth para vender a torto e a direito a todos os países que o queiram.
    Pq que os russos tinha que inventar aquela máquina… deu a volta ás coisas.
    Ah… e se os russos começarem a vender o pak50 ao “eixo do mal”… acho que iremos ter F23. f24, f25, f26, f27 …
    🙂

  4. Por que os sauditas iriam querer mais esquadrões de F-15? Simples porque é um matador.Quantos F-15 derrubados por Mig´s e Mirages nos últimos vinte cinco? Nenhum! Dos 104 combates aéreos (e não em treinamento como aconteceu com os SU indianos) de que participou os F-15 ganham de 104 a 0. Metade das vitórias nas mãos de Israel. E com a versão Streak Eagle a coisa vai ficar mais interessante.

    Caro Karlus73, o codinome do novo brinquedinho (6 geração)a ser desenvolvido parece que vai ser F-44.

  5. Ricardo, obrigado pela informação… não sabia que poderia ter essa referência.
    Se tens alguma informação complementar, agradecia que colocasses algum link.
    Obrigado.
    Ab

  6. O Brasil que tem mais dinheiro que os Sauditas, não compra nem Bandeiras!

    Isso não justifica o Brasil de hoje!.

    Meu pai disse uma frase muito interessante: “Nesse país, ninguém passa mais fome, só se o camarada for sacana!” E isso é verdade mesmo, Bolsa Familia, Fome Zero e sei lá mais o quê!

    Mais o Brasil não gasta o necessário em: saúde, educação, incentivos comerciais e entre outros projetos, como os de Infra-estrutura;

    E isso não justifica o Brasil ser pobre em questão de auto-defesa. Hoje qualquer nação do oriente médio é mais forte que nós! Qualquer nação da Europa é mais forte que nós! e até mesmo nações da África, como é o caso:

    – Do ridículo Marrocos;
    – Argélia e entre outros;

    E se brincar até mesmo os Norte-Coreanos são mais forte nós! Temos os melhores homens, um campo imenso para treinamento, com variedades de bio-diverdidade.

    Acorda Brasil.

  7. Mais vida para o melhor que o ocidente já viu voar…

    Além disso eu julgo até dizer que é o mais bonito desde o P-51…

Comentários não permitidos.